3.4.25

(derrota 2-0 com o Sporting) O nosso Jamor é segunda, frente ao Boavista

 O Rio Ave perdeu por 2-0 em Alvalade, num resultado que poderia ter ficado 4 ou 5. A nossa equipa, em contrapartida, não teve uma clara oportunidade de golo. Exibição muito fraca de uma equipa que só existiu nos cinco minutos de descontos.

Como não acredito que este Rio Ave consiga vencer 3-0 (ou pelo menos 2-0) no jogo da segunda mão, face ao que se viu hoje, o Jamor fica para outras núpcias e o mais importante é a equipa em ganhar ao Boavista para, o mais depressa possível, garantir a manutenção.

Desde a vitória com o Braga que não se vê um bom jogo do Rio Ave.

E é com esta realidade que temos de vencer o Boavista na segunda-feira.

Boa exibição de Ndoj no centro da defesa.
 

 

Ficou tudo mais difícil: Rio Ave perde em Alvalade



O Rio Ave saiu de Alvalade com uma derrota por 2-0 frente ao Sporting, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. O resultado deixa a eliminatória em aberto, mas a tarefa do Rio Ave ficou bem mais complicada.

Petit surpreendeu ao lançar Tomé no onze titular, um jogador que há muito tempo não fazia parte das primeiras escolhas. Outra decisão inesperada foi a titularidade de Graça no meio-campo, deixando Martim Neto no banco. No entanto, estas alterações não tiveram o impacto desejado e o Rio Ave teve uma exibição muito pálida.

A equipa nunca conseguiu impor o seu jogo, sendo incapaz de controlar a posse de bola e de criar perigo no último terço do terreno. O único lance digno de registo foi um remate de André Luiz, que nem sequer acertou na baliza. Clayton tentou puxar pelo ataque, mas a sua individualidade acabou por prejudicar a fluidez ofensiva da equipa.

Do outro lado, o Sporting dominou a partida e criou uma avalanche de oportunidades claras. Gyökeres voltou a demonstrar por que é um dos melhores avançado da Europa, sendo uma constante dor de cabeça para a nossa defesa. O resultado final de 2-0 acabou por ser lisonjeiro para o Rio Ave, uma vez que o Sporting teve ocasiões suficientes para resolver a eliminatória ainda nesta primeira mão.

Com este resultado, a segunda mão em casa será uma verdadeira missão difícil para o Rio Ave. A equipa terá de apresentar um futebol completamente diferente se quiser sonhar com uma presença na final da Taça de Portugal.

Bilhetes e transporte para Paços de Ferreira: o que foi anunciado

(Imagem retirada do Facebook do Rio Ave)

O Rio Ave divulgou o plano de aquisição de bilhetes para o jogo frente ao Paços de Ferreira, que terá lugar no Estádio Capital do Móvel. Recorde-se que esta mudança de recinto se deve à interdição do nosso estádio, na sequência dos estragos provocados pela tempestade Martinho.

Aqui ficam as informações disponibilizadas pelo clube:

Transporte:

  • O Rio Ave vai disponibilizar autocarros gratuitos para os seus sócios.

  • A inscrição é obrigatória e deve ser feita na Rio Ave Store, mediante apresentação do bilhete do jogo.

  • As inscrições decorrem até sábado às 18h30.

  • Horários no dia de jogo:

    • Concentração: 18h00

    • Saída: 18h15


Análise às medidas anunciadas

O apoio na deslocação é positivo.
Não era garantido que o clube assumisse os custos do transporte, mas acabou por fazê-lo. Uma decisão correta e que merece ser destacada pela sua importância na mobilização dos adeptos.

O horário de saída pode dificultar a adesão.
Sair de Vila do Conde às 18h15 para um jogo às 20h15 significa partir duas horas antes, o que pode ser demasiado cedo para quem trabalha até tarde. Este fator pode condicionar a presença de muitos adeptos ainda que se compreenda a hora de saída.

O timing do anúncio.
O clube decidiu divulgar esta informação no dia do jogo da Taça de Portugal, ainda antes do apito inicial. Isto demonstra que havia capacidade para comunicar atempadamente, pelo que teria sido preferível anunciar estas medidas logo no início da semana, dando mais tempo para a mobilização dos adeptos.

O prazo para inscrições podia ser mais alargado.
As inscrições para o autocarro terminam no sábado às 18h30. Embora seja compreensível que haja desafios logísticos, seria mais sensato permitir inscrições até segunda-feira às 12h30, nem que isso implicasse um custo adicional com um ou dois autocarros extra para cobrir eventuais inscrições de última hora. Será possível levantar bilhete até essa hora.


(Imagem retirada do Facebook do Rio Ave)


A decisão de oferecer transporte gratuito é um gesto positivo e necessário. No entanto, há detalhes que poderiam ter sido melhor planeados para maximizar a adesão dos adeptos. A comunicação tardia e o horário de saída podem condicionar a mobilização, mas ainda assim, acredito que os Rioavistas se juntem nesta deslocação.

2.4.25

Podemos repetir 2014?



Amanhã voltamos a jogar as meias-finais da Taça de Portugal.

A última vez que marcámos presença nesta fase foi há 9 anos. A título de curiosidade, fomos eliminados numa eliminatória jogada a duas mãos pelo SC Braga. Curiosamente, nas duas anteriores épocas também tínhamos chegado às meias-finais e jogámos também frente ao SC Braga.

Numa dessas meias-finais, em 2013/2014, saímos vencedores e marcámos presença na final do Jamor.

Foi o momento mais feliz que vivi com o Rio Ave. Estar no Jamor e ver o Rio Ave a jogar como uma das equipas finalistas é inesquecível. Estar na mata do Jamor antes do jogo, com todos os sócios e simpatizantes do Rio Ave, é algo inexplicável e que gostaria muito de voltar a repetir. Tenho a certeza que é um sentimento partilhado pela grande maioria dos sócios e simpatizantes do Rio Ave.


(Eu no Jamor em 2014)

Passar esta eliminatória vai muito além do que pode significar desportivamente e economicamente. É algo único e que todos nós queremos reviver.

Por isso, o jogo de hoje (o primeiro de uma eliminatória a duas mãos) tem um valor muito importante: ele acarreta possivelmente o segundo maior desejo dos sócios do Rio Ave depois da manutenção - o desejo de voltar ao Jamor.

Entrem no Estádio de Alvalade como se tratasse da primeira parte do jogo mais importante da vossa vida: vocês são a nossa extensão dentro do campo e aqueles que podem lutar pelos nossos desejos.

Petit completou uma volta no campeonato: as suas Estatísticas

(foto retirada do site do Rio Ave)


Este fim de semana, frente ao Casa Pia, Petit completou uma volta completa no campeonato ao serviço do Rio Ave. Desde que assumiu o comando técnico da equipa, a 9 de novembro de 2024, no jogo contra o Boavista, o treinador já defrontou todas as equipas da Primeira Liga.

A estreia de Petit trouxe algum entusiasmo, com uma vitória fora de casa – a primeira do Rio Ave em mais de um ano e meio. No jogo seguinte, para a Taça de Portugal, garantiu o apuramento para os oitavos de final e, na segunda partida para o campeonato, voltou a vencer, desta vez contra o Moreirense. No entanto, o impacto inicial do treinador esfumou-se ao longo das jornadas.

Desde esses primeiros três jogos positivos, o Rio Ave tem tido um percurso irregular. Nas 17 jornadas sob o comando de Petit, a equipa conquistou 5 vitórias, 5 empates e 7 derrotas. Os números deixam a nu algumas fragilidades defensivas e a incapacidade de manter consistência ao longo da época.

Estatísticas de Petit 
  1. Pior série da era Petit – Atualmente o Rio Ave soma agora três derrotas consecutivas.
  2. Apenas uma vitória nos últimos oito jogos – A equipa venceu apenas uma vez nos últimos oito jogos do campeonato.
  3. Quatro derrotas nos últimos cinco jogos – A equipa perdeu 4 dos seus últimos 4 encontros
  4. 16 jogos consecutivos a sofrer golos – Desde a sua estreia frente ao Boavista, a equipa nunca mais conseguiu manter a baliza inviolável.
  5. Eficácia ofensiva e vulnerabilidade defensiva – O Rio Ave marcou em 76% dos jogos sob o comando de Petit, mas sofreu golos em 94% das partidas.
(dados retirados do Zerozero)

Os números são claros: Petit tem uma equipa com capacidade ofensiva (não deixa de ser curioso este dado visto que só temos Clayton como avançado - Zoabi só entra em último caso -), mas demasiadamente permeável na defesa (teoricamente foi o setor mais reforçado).  

1.4.25

Sub-23 voltam às vitórias (uma volta depois)



O Rio Ave voltou aos triunfos esta terça-feira ao vencer o Portimonense por 2-1, curiosamente a única equipa que tínhamos conseguido derrotar nesta fase da Liga Revelação.

Os golos da equipa do Rio Ave foram apontados por Naziru e Medina, com destaque para o regresso deste último à competição. Medina, que não jogava pelo Rio Ave desde novembro, voltou a vestir a camisola verde e branca e contribuiu diretamente para a vitória.

Apesar deste resultado positivo, o Rio Ave continua em último lugar a três pontos de distância do Portimonense e com mais um jogo que a equipa Algarvia.

Ganhar/Perder a Final da Taça: - o que vale?

Ganhar ao Sporting e chegar à final dá-nos muito mais do que nos faz perder, mas será que nos dá mesmo?

 Impensável no inicio da época chegar até aqui mas, depois de se chegar ás meias finais da taça, devemos fazer tudo para tentar vencer a meia final frente ao Sporting, e depois se isso acontecer vencer o SLB/Tirsense na Final, e ainda, lá para Agosto, tentar vencer a taça Candido Oliveira, isto claro partindo sempre do principio que ou SLB ou SCP serão os campeões da Liga. Em caso de vitória na taça de Portugal podemos apurarmo-nos directamente para a Europa League. O que em termos financeiros seria a cereja no topo do bolo para a nossa SAD.

 Poder terminar a época e começar a seguinte com um ou 2 títulos, não seria inédito (2014/15 Disputamos a final das 3 taças), mas seria histórico se ganhássemos pelo menos uma, e sim, esta meia final pode dár-nos muito mais, mas muito mais do que a final da taça de Portugal, se não veja:

  1. Só iremos á final se ganharmos ao sporting nas meias finais.
  2. Se o finalista for o SLB/Tirsense, temos que vencer essa final para irmos á Europe League e iremos sempre disputar a prova Cândido Oliveira.
  3. Se o Benfica for o finalista vencedor da taça, tem também que se classificar no campeonato em 1º lugar, para  que possamos ir á taça Candido Oliveira. 
  4. Só iremos á Europa League se Ganharmos a Taça de Portugal. Não vencer a final da taça já NÃO dá acesso á Europa League.
  5. Temos estádio para jogar na Europa League? Agora com os problemas da cobertura de certo que não...
  6. E se os nossos adversários na Europa League forem Nottingham e/ou Olimpiacos? como fica a questão desportiva?
O que vale então a vitória na taça de Portugal?
  1. O 1º Titulo Nacional do nosso clube.
  2. Acesso directo á fase de 8 jogos num grupo da liga Europa. Não precisamos de eliminatórias.
  3. No Plano Financeiro - até/ou mais de  12 milhões que poderão entrar nos cofres se entrarmos diretamente na Europa league.
  4. Em agosto de 2025 acesso á final da Taça Candido Oliveira.
O que vale ser finalista vencido?
  1. pode/dá direito a jogar a super-taça Candido Oliveira
  2. Conforme disse, o finalista vencido já não tem acesso á Liga Europa
        O que não conseguimos saber e prever?
  1. Temos estádio para jogar Liga Europa? Provavelmente vamos ter que jogar fora (Bessa/Gil/Famalicão/Braga/Paços?)
  2. Foi feita a pré-inscrição na UEFA, e o seu pagamento? E se nos apurarmos para liga Europa? podemos disputá-la?
  3. E se os nossos adversários forem Nottingham e/ou Olimpiacos? como será? Haverá a verdade desportiva? Existirão ordens de cima? Espero que não!

  A ver vamos, mas deste post acho que a SAD(a presidente), ALGUÉM seja quem for,  tem que vir a terreiro esclarecer se realmente podemos mesmo ir á Europa League, e jogá-la no nosso estádio ou não, pois estas questões que não se punham no inicio da época,  AGORA são criticas e podem fazer a SAD perder mais de 12 milhões de euros.

Boa sorte para o Sporting CP x Rio Ave SAD - Vamos Rio Ave, somos a força maior de Portugal!

OFICIAL: RIO AVE TERÁ NOVO ESTÁDIO ULTRAMODERNO!



É com enorme orgulho e entusiasmo que anuncio que o Rio Ave Futebol Clube vai finalmente ter um estádio digno da sua grandeza! Após longas e intensas negociações nos bastidores, está tudo fechado para a construção de uma nova casa para os rioavistas – um autêntico colosso arquitetónico que fará inveja aos maiores clubes do mundo!

O novo estádio contará com:

Capacidade para 75.000 espectadores – O número de sócios do Rio Ave FC tem aumentado exponencialmente desde 2023 e como tal, a capacidade do estádio aumentará para corresponder às necessidades dos últimos tempos.

Cobertura total – Para nunca mais sofrermos com tempestades ou com a nortada típica da nossa zona.

Bancadas 100% reclináveis com massagem lombar – Nada de cadeiras duras e sujas, isso acabou! Cada lugar terá aquecimento, carregador wireless e um assistente virtual que explica o que o treinador quer fazer com as alterações que faz ao longo do jogo.

WC – Os WC serão dotados de dispensadores de sabão para a lavagem de mãos (um upgrade do que temos agora) e finalmente poderemos ir ao WC ser ter de ir de "golachas".

Área VIP e Presidencial com menu gourmet e vinhos exclusivos – Finalmente um estádio onde se pode ver um jogo enquanto se degusta um tártaro de wagyu e um Château Margaux 1996.



Estacionamento subterrâneo para todos os adeptos – Com lugares marcados (para todos os sócios e não apenas reservado para camarotes e tribuna presencial) para ninguém perder tempo a procurar lugar.

Concertos de abertura com artistas de renome – Acabou o Domingo Moça. Fala-se em Beyoncé, Coldplay e Quim Barreiros para o evento inaugural.


😏 Va....😏

Hoje é 1 de abril, dia das mentiras, e se há coisa que sabemos fazer tão bem como sofrer golos é manter o sentido de humor.

Infelizmente, não há estádio novo, nem cadeiras reclináveis, nem estacionamento para os sócios. Para já, vamos continuar a lutar com o que temos, com chuva ou sol porque o que importa não é o luxo... é o amor ao clube! 

Feliz Dia das Mentiras! 
É tudo fruto da minha imaginação e as imagens foram geradas por IA.

Mas já agora, se alguém da direção estiver a ler isto... ficam algumas ideias! 😜