Mostrar mensagens com a etiqueta objetivos 14-15. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta objetivos 14-15. Mostrar todas as mensagens

10.5.15

Ainda o empate (derrota?) de ontem com o Paços

Ponto prévio, para que não fiquem dúvidas: só o Rio Ave quis ganhar o jogo e só o Rio Ave o mereceu. Há, pelo menos, três lances de golo claro, que falhámos (e no de Jebor só havia o guarda-redes pela frente) ou o guarda-redes defendeu com mérito.
Dito isto, não concordo que tenha sido um grande jogo.
Foi um  jogo lento, muito por culpa do Paços (seria mais Passos, tal a falta de velocidade), mas também temos algumas culpas.
O que mais me impressionou negativamente no jogo foi a incapacidade para terminar a partida em cima do adversário. Nos últimos 10 minutos, além das paragens, quase não conseguimos chegar à área do Paços. Tenho saudades daqueles jogos em íamos para cima do adversário, lutando até cair.
Como é óbvio que os jogadores seriam os primeiros a querer uma qualificação europeia, só posso concluir que deram o que tinham, mas não tinham mais para dar - por esgotamento. E se assim é quem sou eu para os criticar?
O míster acha - e matematicamente assim é - que está tudo em aberto.
No final veremos se este empate foi ou não uma derrota.
PS - A substituição de Jebor aos 55 minutos é um dos momentos mais curiosos da época. Com o jogo empatado e o Rio Ave a precisar de marcar golos, sem pontas de lança no banco, Pedro Martins tira, na primeira substituição, o ponta de lança. Penso que merece reflexão (e, já agora, ainda bem que o fez - Marvin Zeegelar foi, para mim, o melhor em campo).

5.5.15

Golo do Braga foi festejado no balneário do Rio Ave...

... confidenciou Pedro Martins, ontem em Belém.
(e compreende-se: partindo do pressuposto de que o Belenenses perderá pontos, até porque ainda joga com Académica, FC Porto e Gil Vicente, dependeremos apenas de nós se ganharmos os três jogos que faltam)

O campeonato começou agora!

No dia em que ficou definido (matematicamente) que o sexto lugar dá lugar à Europa, três equipas ficaram 'empatadas' nesse obejtivo: Paços de Ferreira (6º) iguala o Belenenses (7º), com 43 pontos, o Rio Ave (8º) chega aos 42 e o Nacional (9º) tem 40.
A equipa que ganhar os três jogos apura-se!
É caso para dizer que o nosso campeonato começou agora.
A primeira de três finais é sábado.

PS - quem é que disse que o Braga não é nosso amigo???

2.5.15

Ganhar em Belém é a única alternativa

Para uma equipa que não ganha desde 21 de março (Benfica) e quer chegar ao 6º lugar, só há uma hipótese: vencer o Belenenses depois de amanhã!

25.4.15

As contas para o 6º lugar fazem-se agora

e daqui a pouco!
(clicar para aumentar; em O Jogo de hoje)

21.4.15

E o apelo de Pedro Martins?

A seguir ao frustrante empate no Bessa (um dos piores jogos da época), Pedro Martins assumiu publicamente o objetivo da entrada na Liga Europa pela via da classificação (5º lugar).
Desde esse momento, o Rio Ave já fez nove jogos para o campeonato e apenas ganhou dois.
Somou 10 pontos em 27 possíveis.

Rio Ave, 1 - Moreirense, 1
Arouca, 1 - Rio Ave,0
Rio Ave, 0 - Braga, 2
Rio Ave, 1 - Nacional, 1
Penafiel, 0 - Rio Ave, 2
Rio Ave, 2 - Benfica, 1
Académica, 0 - Rio Ave, 0
Rio Ave, 1 - FC Porto, 3
Gil Vicente, 0 - Rio Ave, 0 

Parece-me justo dizer que a equipa não correspondeu ao desafio, que, aliás, mereceu o meu elogio.
E escrevo isto após um empate muito injusto em Barcelos.
Já nos jogos com o Moreirense,, Arouca, Nacional e Académica a equipa tinha de ter feito mais.


30.3.15

A entrevista de Pedro Martins a O Jogo (1): A Europa

Pedro Martins deu uma grande (e boa!) entrevista a O Jogo de ontem.
O míster fala de muitas e coisas importantes.
Entre hoje e amanhã vamos analisar e comentar as principais.
Desde logo a 'candidatura europeia', que é, aliás, o título: «eu não fujo: o futuro é a Europa».
Pedro Martins explica que quando anunciou a candidatura europeia «era o momento certo para o fazer. Sob pena de também entrarmos num marasmo que não queria. (...) poderia chegar-se a uma fase de desresponsabilização e não é isso que eu quero. (.,.) Se não o conseguirmos, estou cá para assumir as consequências».
(O Jogo/Fábio Poço/Global Imagens)
(o meu comentário: partilho integralmente do que diz o míster e se na altura o aplaudi também o faço agora. Só não percebo exatamente o que quer dizer 'assumir as consequências'. Com ou sem Europa, penso que Pedro Martins deve ser o treinador na próxima época)

25.2.15

Jogadores não (co)responderam ao desafio europeu do míster

Pedro Martins quis agitar a equipa anunciando o objetivo europeu a seguir ao empate no Bessa e antes do jogo com o Moreirense.
Espero não estar a ser injusto, mas acho que os jogadores não corresponderam ao desafio que foi bem lançado.
Empate com o Moreirense e derrota com o Arouca não eram o que a equipa precisava depois do repto.
Ainda vamos a tempo?

14.2.15

Pedro Martins assume entrada directa na Liga Europa

O objetivo já existia mas Pedro Martins nunca o tinha assumido (sempre os oito primeiros).
Hoje, na confereência de imprensa, o míster teve a iniciativa de dizer que o Rio Ave quer entrar na Liga Europa diretamente esta época - os seis primeiros, portanto.
Acredito que Pedro Martins tenha sentido de o dizer, de elevar psicologicamente a fasquia, depois do que se passou no Bessa.
Digamos que agora está a responsabilizar mais os jogadores e um eventual falhanço!

9.2.15

Importante

Hoje o Rio Ave, SDUQ, pode dar um passo importante, assumindo-se como um sério candidato à Liga Europa.
No caso de vencer o jogo, fica a seis pontos do 5º lugar, atualmente pertencente ao Vitória de Guimarães que está a atravessar uma fase menos boa, igualando o surpreendente Belenenses (quem diria?).
Não sendo um jogo fácil, é um jogo que poderá mostrar até que ponto o Rio Ave, SDUQ, se assume já não para os oito primeiros, mas para os cinco/seis primeiros.
A palavra é para a equipa técnica e jogadores.
Nós acreditamos.

JPMeneses: acrescento apenas isto, em complemento ao que escreveu o Vítor: Pedro Martins fala, e bem, nos oito primeiros. Temos de alcançar os objetivos passo a passo. Mas depois da derrota em Setúbal, a equipa tem de nos dar uma alegraia hoje! 

17.10.14

Ideias principais da entrevista de ASC ao Sol

O nosso presidente dá hoje uma entrevista na revista do jornal Sol.
Relativamente à questão essencial (a recandidatura), teremos de continuar à espera para ouvir a notícia:
Na próximas eleições vai-se recandidatar? [pergunta da jornalista do Sol, na edição de hoje) «Há alturas em que tenho a certeza que sim. Principalmente nestes momentos de alegria. Há outros momentos em que penso na minha familia e na minha vida profissional. Sei que os êxitos não duram para sempre e não sei se não passarei de bestial a besta. Talvez seja o momento certo para eu sair». A sua resposta é 'nim'? «É».
Outras ideias:
- (sobre a quebra física e de resultados nesta fase) «Vamos conseguir sair ainda melhores desta fase enquanto grupo profissional»;
- (sobre as contas e não-venda de Marcelo) « com mais alguns pontos que vamos conseguir, acho que conseguimos equilibrar os valores [do orçamento]»;
- (escolher o melhor jogador do mundo para o Rio Ave): «tenho grande carinho pelo Tarantini, pela sua personalidade e espirito de liderança, um exemplo no futebol e um jogador de seleção, e pelo Marcelo. Mas também gostava de ter o nosso Cristiano Ronaldo, claro».
- (objetivos desportivos para esta época) «Idealmente os cinco primeiros para termos acesso à Liga Europa (...) queremos estar numa das finais nacionais, de preferência na Taça de Portugal»)
- (Gostava de ver o Varzim na primeira divisão) «Gostava, acho que mereciam, pela sua história no futebol»;
(única resposta errada, Presidente: a do Varzim! «Gostava, porque já não lhes ganhamos há muito tempo...»)

16.10.14

Ideias de Marcelo

- O melhor central em Portugal é Luisão;
- acho que posso chegar ao topo;
- o reconhecimento deixa-me feliz, mas os elogios trazem uma responsabilidade maior;
- no Rio Ave tenho menos oportunidade de subir à área (comparado com o tipo de equipa num 'grande'); é mais facil sobressair num grande
- eu queria ir para um patamar mais alto, mas estive sempre com a cabeça no Rio Ave; deixei sempre tudo em campo;
-Jorge Mendes disse-me para não me preocupar; a minha hora vai chegar; Janeiro continua ser um cenário para sair;
- ASC melhorou o contrato por ter ficado;
- sobre a sucessão de jogos: «tenho dores, mas esqueço isso»
- objetivo são os oito primeiros
- vim sozinho para Portugal e continuo sozinho (solteiro...)
- a mãe disse-lhe: corta essa barba [da final da Taça de Portugal], que pareces um homem das cavernas»
- dormir é o 'passatempo' favorito


9.10.14

Chegar à Europa? (e falar a uma só voz)

Nuno Lopes dá uma pequena entrevista ao Record de ontem e, entre outras coisas, diz que «temos equipa para chegar à Europa, pela via da classificação». Ou seja, nos cinco ou seis primeiros.
Bressan já tinha dito que queria ficar nos cinco primeiros e Pedro Moreira falou em lutar pelos seis primeiros.
Qual é o problema?
É que Pedro Martins tem falado sempre nos oito primeiros, tal como o presidente ASC.
E não é a mesma coisa, certo?

(agora a minha opinião, ao cuidado do míster e dos capitães de equipa:
primeiro, a equipa deveria falar a uma só voz, isto é deveria dizer a mesma coisa;
segundo, é muito mais ajuizado, por várias razões, falar em oito primeiros do que em quinto ou sexto lugar; os jogadores serão os primeiros a poder ser penalizados/confrontados com isso)

12.9.14

«Lutar pelos seis primeiros lugares»

Pedro Moreira (citado no JN de hoje): «desde o início da época garantimos que queremos lutar pelos seis primeiros lugares, mas vamos lutar por isso jogo a jogo».

10.9.14

Pedro Martins: «o que se vive atualmente não se vivia»

O Record faz hoje uma grande entrevista a Pedro Martins, com duas páginas nas centrais.
Ideias principais:
- o que se conseguiu não superou as expetativas;
- temos de perceber também as nossas limitações;
- importante é perceber o que se está a construir neste clube;
- o nosso objetivo será sempre ficar nos oito primeiros, aliando os resultados a boas exibições;
- estou muito satisfeito com o trabalho (na construção do plantel) da direção, quer do Presidente quer do Miguel Ribeiro que «fizeram um excelente trabalho»;
- quero sair daqui, seja daqui a um ano, dois ou três, com história feita;
- o que se vive atualmente não se vivia. Nota-se entusiasmo,  temos uma equipa a jogar com qualidade, com alma e coração;
- Finalmente o meu destaque:

7.9.14

Bressan: «podemos ficar nos cinco primeiros»

O Jogo volta a dar as centrais ao Rio Ave, com uma entrevista a Bressan.
Entre várias coisas que conta sobre si e sobre a sua carreira, destaco o que diz sobre a época do Rio Ave:
(se não estou enganado, Bressan é o primeiro a assumir publicamente este objetivo dos cinco primeiros)

PS - um destes dias ainda conto a extraordinária história da vinda de Bressan para Vila do Conde. Fica prometido!