Mostrar mensagens com a etiqueta mercado 15-16. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta mercado 15-16. Mostrar todas as mensagens

31.5.16

Uma época sem reforços...

(aviso à navegação, para evitar eventuais equívocos: o título é exagerado, serve apenas para suscitar a discussão!)

Por falta de oportunidades ou de valor, a verdade é que, de uma forma geral, os reforços contratados esta época (mercado de Verão) não fizeram a diferença (e excluo Capela, por razões óbvias, e Edimar, porque não o considero um reforço).
Eu sei que vários destes reforços são jovens, com valor para se virem a afirmar (João Novais, por exemplo), mas sem esquecer isso há um dado que me parece objetivo: basta ver que no onze que fechou o campeonato havia Pedrinho (porque Lionn não foi opção) e Heldon (que até fez uma época abaixo do que pode e sabe).
Ou seja, no essencial, o Rio Ave fez a época com os que já cá estavam, o que por um lado é positivo mas por outro deve merecer alguma reflexão.
(amanhã veremos os reforços de janeiro)

PS - por falar em Capela, tem sido visto pelo Estádio (ginásio...), trabalhando na recuperação da maldita inflamação do tendão de Aquiles, que o afastou do onze.

18.12.15

MZ no Sporting; ASC confirma

«Confirmo que o Marvin vai ser jogador do Sporting. Vamos perder um bom atleta, com muito futuro, mas estava em final de contrato e podia assinar por qualquer clube a partir de janeiro», explicou o dirigente, à margem do jantar de Natal do emblema de Vila do Conde. «Estávamos numa situação difícil para negociar, mas dentro do possível foi um bom negócio. Ele acabaria por sair, pois não tínhamos condições para oferecer os ordenados que outros clubes ofereciam», constatou António Silva Campos.

1.9.15

Lições a tirar do mercado de transferências ou pensamentos de quem não gostou lá muito do que aconteceu até 31 de Agosto

1 - este foi o mercado de Verão mais estranho que me recordo. Já tivemos anos com plantel por definir até ao fecho, mas não envolvendo tantos nomes como esta temporada.

2 - o Rio Ave terá (terá mesmo?) recebido 3 milhões de euros por Diego Lopes e Ederson, mas esse valor não foi suficiente para equilibrar contas e manter entre nós outros jogadores, como Del Valle ou Tiago Pinto;

3 - o Rio Ave consegue atrair alguns valores, mas não tem ainda peso desportivo e financeiro para os manter "sossegados" mais que uma temporada;

4 - alguns dos nossos jogadores não são assim tão bons como nós pensamos, ou pelo menos como eu penso; só assim entendo que Ukra ainda seja nosso jogador e que Hassan e Filipe Augusto tenham sido empurrados para um clube como o Braga e não para campeonatos melhores que o português;

5 - apesar de tudo, somos melhores que o Braga. Levaram-nos dois jogadores e só não nos levaram Marcelo porque infelizmente o central está lesionado.

6 - a crise que começou em 2008 e ainda se vive não trouxe grandes ensinamentos: os clubes não baixaram orçamentos, os jogadores não passaram a ganhar menos nem a procurar estabilidade nas carreiras e no futebol acentuou-se a tendência de ser mais negócio do que desporto. Os clubes são cada vez menos nossos, dos adeptos, e cada vez mais dos empresários. Nós, adeptos, emprestamos as gargantas para gritar golo e as lágrimas de tristeza para enfeitar o espectáculo. A culpa é de quem?

E o fecho do mercado trouxe-nos...

Zé Pedro!

O jogador, por sinal, não estava ainda inscrito e passa agora a constar na lista dos nossos jogadores. Para além de Zé Pedro que já estava connosco e afinal não estava, Krovinovic foi também inscrito.

Se já não é possível inscrever jogadores, quanto a saídas não é bem assim. De saída, para já, só Filipe Augusto partiu para Braga. Para Inglaterra e Turquia ainda é possível transaccionar atletas, pelo que Ukra ainda não viu o fim da sua saga com vista à saída de Vila do Conde.

Confiram aqui a lista final das transferências disponibilizada pela Liga.

(uma nota [JPM]: pelo que se vê na lista, Zé Pedro foi dos últimos inscritos, perto da meia noite. Só se pode deduzir, para um jogador que está no plantel desde o início dos trabalhos, que tentaram uma venda até ao último minuto)

O plantel (ainda?) não encurtou e Ukra (ainda?) não saiu (CORR)

Para além da saída de Filipe Augusto,  duas notas do fim do mercado de transferências:
1) Pedro Martins considerou em 11 de agosto que o plantel era "excessivamente extenso e temos de o encurtar rapidamente, para garantir qualidade no treino" e, 18 dias depois, que vai  "sofrer um emagrecimento" ;
Para já esse emagrecimento não aconteceu e há, pelas minhas contas, 32 31 jogadores. Não sei se poderá sair algum jogador para o CNS, mas na segunda liga não conseguimos meter ninguém.
Os treinadores gostam de treinar 25, no máximo 27 jogadores, pelo que há cinco 'a mais';
Mas o problema não é só do treino. Jogadores como Abalo, Luís Gustavo, Bruno Sousa, Zé Pedro e Postiga vão ter poucas oportunidades, por haver muitos médios e avançados na equipa. E só ganhavam, jogando.
2) Ukra não saiu. Na Turquia ainda se podem fazer transferências e - imagino - isso ainda alimenta uma luz para o nosso jogador. Mas o que Ukra precisa é de estabilizar, 'dar a volta' e colocar no relvado toda a sua qualidade. Esquece a Turquia, Ukra e vamos jogar à bola!

31.8.15

Rio Ave empresta Filipe Augusto por uma época ao Braga

É oficial.
O SC Braga anuncia que chegou a acordo com o Rio Ave FC para a cedência, por uma temporada, do jogador Filipe Augusto.
O meu comentário:
Para o jogador, de quem fui grande fã: vai e não voltes!
Para a Direção: gostaria de ouvir uma explicação, mas parece-me óbvio que manda quem pode e, neste caso, manda Jorge Mendes (vê-se bem, por ser um empréstimo)

O universo Rioavista em choque com a "notícia" de Filipe Augusto em Braga

Se ASC quiser  estar sintonizado com os adeptos Rioavistas e tiver capacidade/margem negocial para isso, tem de impedir a ida de Filipe Augusto para Braga.
Espero que seja possível convencer o jogador a ficar.

PS - O Record de hoje diz que Paulo Fonseca prefere Sérgio Oliveira em vez de Filipe Augusto. É embaraçoso...

30.8.15

Afinal o plantel não estava fechado; chega médio criativo

Informa o Rio Ave:
Filip Krovinovic tem 20 anos (celebrou ontem o 20º aniversário), é uma das maiores promessas do futebol croata. É já apontado como um dos jogadores mais valiosos do futebol europeu.
Médio criativo, aos 17 anos jogou pela primeira vez na 1ª Liga croata e desde então é muito cobiçado por vários clubes e referência para a Croácia onde é apontado como um dos valores mais seguros e promissores. Formado no Lokomotiv de Zagreb, passou depois pelo Dinamo, antes de rumar ao NK Zagreb. Internacional sub 21 pela Croácia, Filip Krovinovic, assina por 4 épocas com o Rio Ave FC e promete trazer magia ao campeonato português.
O jogador irá estar nos serviços da selecção sub 21 da Croácia durante a próxima semana, nos compromissos de qualificação para o Europeu da categoria».
«Gosto do estilo de Iniesta e de jogar como ele.»
(foto: Rio Ave FC)

Surpresa?
Sim, se pensarmos que Pedro Martins tinha 'fechado' o plantel.
Mas para quem, como eu, ainda há dias escreveu sobre a falta de um médio criativo, esta pode ser uma boa notícia.
(alguma coisa relacionada com a hipotética saída de Filipe Augusto? Ao nível de empresários, não. Krovinovic é representado por António Araújo, o mesmo que tem em Vila do Conde Lionn e Edimar)

Filipe Augusto em Braga? O bom e o mau de Jorge Mendes

Não sei o que pensa Filipe Augusto, mas acredito que o tenham convencido de que poderá brilhar mais em Braga. Jorge Mendes, que investiu no jogador e ainda não obteve o retorno devido, também pensará que com a Liga Europa conseguirá  mostrar mais e melhor de Filipe Augusto.
Daí esta notícia que fala na saída do nosso segundo melhor jogador (depois de Marcelo) para Braga.
A confirmar-se é um daqueles casos em que estamos reféns da ligação a Jorge Mendes.
Por muito que o Rio Ave não queira, o jogador e o seu empresário decidirão.
Ninguém no Rio Ave deseja uma coisa destas, mas não podemos fazer nada (o Clube terá 10% do passe do jogador e não 'risca').
Resta pensar que sem Jorge Mendes não tinhamos visto Filipe Augusto com a camisola do Rio Ave FC:

27.8.15

O plantel 2015/16 (com o mercado fechado)

(atualizado a 01/9/2015)

Entradas.

Rafa  Miranda (ataque)
Aníbal Capela (defesa)
Pedrinho (defesa)
Yazalde (ataque)
José Postiga (ataque)
Guedes (ataque)
Zé Pedro (ataque)
Kizito (ataque)
Rui Vieira (baliza)
João Novais (médio)
Pedro Paulo (avançado)
Zé Paulo (médio)
Kayembé (avançado/defesa) [emprestado FC Porto]
Heldon (avançado) [emprestado pelo Sporting]
Edimar (defesa) [emprestado pelo Chievo]
Filip Krovinovic (médio, 4 épocas)
(16)
(Iuri emprestado ao Farense)
(Silvério emprestado ao Fafe)
(Bruno Sousa emprestado à UD Oliveirense)

Saídas.

Certas:
Diego Lopes (Benfica)
Ederson (Benfica)
Prince (emprestado pela Atalanta ao Bolton)
Pap Sow (?)
Júlio Alves (?)
Del Valle (emprestado ao Kasimpasa)
Boateng (Moreirense)
Jony (?)
Tiago Pinto (Osmanlispor)
Jebor (emprestado ao Ponteferradina)
Esmael (Al Ittifaq, Arábia Saudita)
Hassan (Braga)
Filipe Augusto (empréstimo ao Braga)


Continuam
Carlos Alves
Vilas Boas
Monte
Abalo
Roderick
Zeegelar
Cássio
Tarantini
Pedro Moreira
Lionn
Wakaso
Marcelo
Bressan
Luís Gustavo
Ukra
(15)
(16+15=31)

26.8.15

Ukra ainda deve jogar em Setúbal

Enquanto Hassan parece ir apenas até Braga (infelizmente, digo eu que não queria que fosse para lá, mas as coisas são como são...), já Ukra vai até à Turquia, pelo que dizem as duas linhas que A Bola hoje publica sobre o assunto. Não se fala de clube, mas adianta-se que o jogador ainda deve jogar contra o Setúbal.

Confesso que o assunto já me cansa e a resolver-se deve ser também um alívio para o jogador que, apesar de todo o profissionalismo que tem, parece algo afectado psicologicamente pelo arrastar da situação.

Ainda da transferencia de Hassan...

(que, até este momento, não foi confirmada pelos clubes)

Segundo se sabe, Hassan vai assinar por cinco anos, o Braga paga 700 mil euros por metade do passe, ficando a outra metade, dividida em partes iguais, no Rio Ave e em Jorge Mendes.
(o meu comentário: dinheiro é dinheiro e o Rio Ave precisa; gostariamos todos que fosse para outro clube, até pelo valor do atleta, mas está visto que não foi possível; 700 mil euros é pouco, mas o mercado está a fechar... e, realmente, não parece mau negócio; para Jorge Mendes ter 25% do passe é porque terá entrado com algum quando foi preciso pagar os direitos de formação?

25.8.15

Filipe Augusto fica - consequências

Pelos vistos Filipe Augusto fica mesmo e isso é uma excelente notícia!!!
(foto:Record)
Mas ao nível da gestão do plantel há consequências:
Wakaso, Pedro Moreira e Luis Gustavo vão ter muito menos oportunidades, para já não falar de Abalo.
Como não acredito que o Rio Ave volte a jogar, pelo menos regularmente, em 4-4-2 (nesse caso, abrir-se-ia mais um lugar no meio campo),  Filipe Augusto, Tarantini e Bressan/Zé Paulo serão as opções de meio campo.
Pedro Moreira faz de '6' e '8', mas Wakaso e Luis Gustavo não (têm feito).
Como se tem visto, emprestar jogadores não é fácil, mas alguma coisa tem de ser feita.
Até João Novais se vai ressentir, mais cedo ou mais tarde.

24.8.15

O que se espera para mudar?

A propósito deste texto do João Paulo:

Não é preciso uma busca muito apurada para encontrar queixas de treinadores em todos os países a propósito da data de fecho do mercado de transferências e das dificuldades em fechar planteis. De quem é a culpa? Dos clubes? Dos agentes? Dos jogadores? Não seria melhor pedir a quem manda para alterar as regras?  Não querendo tirar valor aos nossos jogadores, o que me parece é que anda meio mundo a ver o que consegue arranjar no mercado e só avança para determinados jogadores se não arranjar melhor. Quem era mesmo desejado foi contratado antes dos inícios dos campeonatos, os demais serão se forem, se não forem é porque não eram assim tão importantes, digo eu. Isto de depender de terceiros para fazer negócios é tramado.

Uma semana de muitas decisões

A menos que fique tudo para a ultima da hora (segunda é dia 31...), vamos ter certamente várias novidades esta semana.
Para além do trio Ukra, Hassan e Filipe Augusto, há a necessidade de reduzir o plantel com alguns empréstimos - e desde a entrevista de Pedro Martins só saiu Silvério.
Dos 15 reforços que entraram, só jogaram cinco nas duas primeiras jornadas.
Dos 32 jogadores,  só jogaram 16.
Mesmo sem Ukra, Hassan e FA, ficam 29 elementos.
Três notas:
- Não é só dificil vender, emprestar também parece complicado; a equipa B, na próxima época, resolverá certamente esta questão, mas há que avaliar, mais tarde, se não comprámos jogadores a mais;
- Se Filipe Augusto continuar, até me faço sócio outra vez [ok, não é possível estatutariamente, mas é uma forma de falar...  houve quem me contactasse a perguntar se tinha saído de sócio...], mas é para mim incompreensível como é que Jorge Mendes não consegue colocar um jogador com a classe, a qualidade e o potencial de Filipe Augusto.  Será por isso que há mais jogadores a deixar a Gestifute?
- Ukra? O verdadeiro Ukra tem estado ausente; este é apenas o seu fantasma...

22.8.15

Hassan na Turquia

A confirma-se a notícia de hoje do Record, Hassan é mais um que parte para a Turquia...
(foto: Lusa/Record)
E deixa um milhão nos cofres do Rio Ave???

18.8.15

"Ukra e Hassan vão mesmo sair"

... garante O Jogo.
Jogam frente ao Braga?

15.8.15

Monte a caminho de Itália???

Diz o Record: "havendo uma proposta concreta, e continuando paradas as vendas de Ukra e Hassan, a saída é um cenário a ter em conta".
E diz também que poderá ser titular logo.

O que pensar?

12.8.15

«Heldon é o grande reforço do Rio Ave»

«Foi o Pedro Martins que me trouxe para aqui. É por ele que vim e, claro, também por mim, porque estou a precisar. Trabalhámos três anos e meio juntos, temos uma boa relação e foi isso que mais balanceou nesta escolha, porque também tinha outros projetos, até de outros países. O Pedro convenceu-me a vir aqui.»

11.8.15

Edimar já se apresenta como jogador do Rio Ave

Na sua página no Facebook, Edimar já se apresenta como jogador do Rio Ave FC.
E na semana passada partilhou a imagem da notícia de O Jogo sobre o seu regresso, dizendo "estamos chegando".
Edimarjá foi visto em Vila do Conde, mas penso que ainda não se desvinculou do Chievo, razão pela qual ainda não foi apresentado como jogador do Rio Ave.
(Mas, por aquilo que Pedro Martins diz hoje no Record, Kayembé será o titular pelo menos na primeira fase do campeonato; Edimar não está em forma?)