Mostrar mensagens com a etiqueta Paulo Morim. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Paulo Morim. Mostrar todas as mensagens

29.10.18

Futsal: o que significa agir (ATUAL. - Paulo Morim demitiu-se)

No final da derrota frente à equipa de Pontde Sor (ainda no Pavilhão) escrevi que é preciso fazer alguma coisa para inverter o que se passa: sete jogos, zero vitórias, último lugar.
Eis o que quis dizer:

- Surpreendentemente, equipa está mais fraca do que a do ano passado. Basicamente são os mesmos (Moreira, Lincoln, Simas, Tiaguinho, Cristiano), sem dois jogadores que faziam (Rúben Reis) ou podiam fazer (Balão) a diferença. Que peso têm os reforços desta época? Com estes jogadores vamos conseguir sair do último lugar? Parece inevitável pensar em contratar.

- A necessitar urgentemente de ganhar, esperava uma primeira parte do Rio Ave com garra, com imposição, com determinação. O que se viu foi uma equipa amorfa, que, quando ficou a perder, não encontrou antídotos. Mais: entrou na segunda parte também sem chama e só acordou quando sofreu o 2-0. E nestas questões de motivação coletiva a 'culpa' é sempre (indiretamente, pelo menos) do treinador. Será Paulo Morim capaz de dar a volta?

Uma coisa é certa: sete jornadas já lá vão e o Rio Ave está em último lugar, isolado. É preciso agir, porque o que se passa é, no mínimo, embaraçoso.
(foto: Rio Ave FC)
ATualizo: "A equipa técnica do futsal sénior do Rio Ave FC apresentou a sua demissão que foi aceite pela Direcção. A todos os membros que a constituíram, em especial a Paulo Morim, o Rio Ave FC deixa um profundo agradecimento pela dedicação, esforço e trabalho desempenhado no nosso Clube ao longo de vários anos, desejando as maiores felicidades para o futuro profissional."
(Pessoalmente não esperava outra coisa do Rioavista Paulo Morim - abraço Paulo)

4.6.18

Futsal: 10 renovações mas...

O Rio Ave anunciou a renovação de 10 atletas da equipa principal de futsal.
Entre eles alguns indiscutíveis como Simas, Bruno Santos, Tiaguinho, Cristiano e, claro, Renato Pontes.
Mas há dois nomes que merecem destaque na hora da partida (desconheço os motivos): Balão e Ruben Reis - dois jogadores dos melhores que passaram pela equipa nos últimos anos.

PS - na nossa tertúlia foi dito que Paulo Morim e a direção iam conversar para renovar. Nada mais se soube (mas deduz-se que a opção pela continuidade da maior parte do plantel também tem a ver com a continuidade do míster).

15.5.18

9ª tertúlia está no ar!

Ideias fortes da 9ª Tertúlia Rioavista, mais uma vez a decorrer no Restaurante Praça Velha e com transmissão directa na Rádio Linear:

António Silva Campos
- 2017|2018 foi uma excelente época, ficará para sempre na nossa história;
- os acertos do mercado de Janeiro foram aqueles que entendemos serem necessários para reequilibrar o plantel que ficou mais fraco, sobretudo com a saída de Ruben Ribeiro;
- o Rio Ave mais uma vez valorizou os seus atletas e é normal que se fale na saída
de um ou outro atleta, mas ainda não há nada de concreto; financeiramente é essencial proceder às vendas que têm vindo a acontecer;
- o Rio Ave preocupa-se primeiro com o homem e só depois vem o atleta;
- Tarantini é para renovar, é um elemento fundamental no balneário;
- há intenção de renovar com Cássio;
- o scouting tem feito um trabalho muito forte no sentido de encontrar jogadores que venham trazer mais valias para o nosso plantel;´
- haverá obras no estádio até ao final deste ano (início das obras na Academia de Formação) , assim que estejam aprovados os projectos (e cobertura de toda a bancada)
- O Rio Ave vai ter 3 equipas na próxima época, a principal, a B e os sub23. Considera o presidente muito importante esticar o ciclo de formação dentro do Rio Ave;
- Pedro Cunha será treinador da equipa de Sub23 e Zé Gomes ficará com a B.
- o perfil do coordenador da formação está definido, mas ainda não se encontrou a pessoa certa;
- não haverá muitas contratações para a equipa de Sub23, vamos tentar recuperar alguns jogadores que saíram e outros que estão actualmente emprestados;
- a equipa de Sub23 é um investimento;
- futsal: quando preparámos a época queríamos ir ao playoff;
- a estrutura de treinos no pavilhão municipal condiciona muito a equipa;
- o Rio Ave quer vincar e afirmar ainda mais a imagem de ser uma equipa de 1ª divisão no futsal;

Tarantini
- tem intenção de renovar o seu contrato com o Rio Ave, valoriza muito os 10 anos que leva de clube.
- é muito exigente consigo mesmo e não se vai deixar "arrastar" pelos relvados; continuará a jogar enquanto se sentir útil;
- é preciso não esquecer o crescimento que o Rio Ave teve nos seus 10 anos de clube e como é importante consolidar este crescimento sustentado; o Rio Ave é um clube invejável e não se deve pedir tudo de uma vez só, sobretudo no que toca ao sucesso desportivo.
- Miguel Cardos trouxe mudanças muito profundas e substanciais na mentalidade e na forma de jogar;
- o capitão considera que teve uma equipa muito boa, considera que viu em si qualidades que não sabia nem admitia ter.

José António Pereira, vice-presidente para a área de formação
- temos uma estrutura com 452 atletas, com muitos técnicos e até prestadores de serviços externos. é já uma máquina muito pesada;
- os resultados atingidos pela formação são uma boa preocupação. O objectivo do clube é colocar sempre as equipas da formação nos campeonatos nacionais, dentro dos 8 melhores a nível nacional;
- a nossa preocupação é formar bem, se podermos aliar a bons resultados, melhor.
- a nossa equipa B foi uma experiência positiva, foi provavelmente a equipa que melhor jogou no campeonato que disputou;
- A equipa B foi um bom balão de ensaio para a nova equipa de Sub23;
- A criação de mais uma equipa de patamar profissional vai ajudar muito à transição dos jogadores para os desafios como profissionais;

Pedro Cunha, treinador da equipa B
- o esquema da formação é fazer com que esta alimente a equipa B, que por si alimentará a equipa de Sub23, sempre com o objectivo de poder fazer daí a ponte para a equipa principal;
- o nível de exigência na formação aumentou consideravelmente, e esse é o caminho que o clube terá de seguir.
- os títulos e as goleadas das competições menos exigentes são para esquecer, o patamar está definitivamente mais elevado com esta mudança de paradigma do clube;
- o arranque da equipa B foi um pouco tarde, mas foi uma experiência muito positiva;


- colocamos muitos jogadores a treinar semanalmente com a equipa principal e foi muito gratificante a experiência;
- a "não" aposta dos treinadores principais nos atletas de formação é uma falsa questão, têm de ser traçados objectivos num patamar ainda de formação e tem de haver qualidade;
- Diogo Teixeira está pré-convocado para o Torneio de Toulon;
- as equipas grandes estão a seguir os nossos miúdos em todos os escalões;
- a marca do Rio Ave é a qualidade de treino;
- estes dias têm sido uma loucura com os empresários a tentarem também colocar atletas no Rio Ave devido à nossa qualidade de treino;
- o Rio Ave tem de formar mais atletas;

Diogo Teixeira, atleta de Sub19 e da equipa B
- a transição feita com treinos entre sub19, equipa B e até com a equipa principal, ajudou ao seu crescimento e maturação como atleta;
- assim é mais fácil absorver os valores e os princípios de jogo de um nível de exigência mais elevado;
- sente-se gratificado por passar os últimos 4 anos no Rio Ave, sente-se ao nível de atletas de clubes com outros pergaminhos;
- nas convocatórias das selecções, os clubes "grandes" exercem a sua influência;
- sonha jogar na equipa profissional, mas sabe que ainda tem um percurso de afirmação para fazer;
- vai tudo fazer para já ter uma oportunidade na equipa principal em 2018/2019;

Ernesto Ramalho, vice-presidente para o futsal
- esta época podia ter corrido melhor, era essa a nossa expectativa, mas a equipa esteve bem, fez uma época razoável;
- 1 ponto separou-nos dos nossos objectivos;
- a equipa deste ano era melhor que a do ano anterior;
- apesar de alguns resultados menos conseguidos, a equipa mostrou que tinha valor
- o futsal começa a enraizar-se no Rio Ave e está também a ser feito um trabalho a nível da formação;
- a Direcção foi inexcedível no apoio que procurou dar à equipa de futsal;
- o próximo ano tem como objectivo o playoff e as fases finais das Taças da Liga e Portugal;



Paulo Morim, treinador dos seniores de Futsal
- um treinador espera sempre mais das épocas;
- o treinador considera que a época não foi propriamente positiva;
- tínhamos equipa para chegar ao play-off;
- este ano houve uma maior proximidade entre o futsal e a estrutura do clube;
- a equipa acusou um pouco o peso de não estar a conseguir alcançar aquilo a que se tinha proposto;
- este ano tivemos um apoio como nunca visto, esse apoio dos adeptos foi muito bom;
- "o Rio Ave é o meu clube, devo mais ao Rio Ave do que o Rio Ave me deve a mim";
- há equipas de pequenas localidades que têm orçamentos maiores e que são profissionais que treinam o triplo da equipa do Rio Ave.

24.2.17

Algumas ideias sobre o futsal

Tenho evitado falar sobre o comportamento desportivo da nossa equipa senior de futsal, sobretudo por não ter muitas coisas boas para dizer.
Devo dizer que a classificação atual e os resultados conseguidos não me surpreendem: o futsal em Portugal atingiu um nível qualitativo que não se compadece apenas com muita entrega e profissionalismo.
É preciso talento e isso é mais raro (e caro...).
Falta talento individual na nossa equipa, um ou dois jogadores que façam a diferença, que resolvam, que desequilibrem (Simas, que não é um fora-de-série, é muitas vezes suplente no Módicus...).
Paulo Morim teve tempo para escolher os jogadores, mas provavelmente não teve o dinheiro suficiente para contratar um dois talentos que equilibrassem um plantel.
Resultado: a sete ou oito jornadas do fim, estamos em lugar de descida.
Dos jogos que vi, não se pode apontar falta de empenho à equipa. Mas, como se sabe, só isso não chega.
Do final da primeira volta ainda se falava em disputar os oito primeiros, agora luta-se para não descer de divisão.
Têm a palavra os jogadores e a equipa técnica (se achasse que mudar o treinador resolveria, não teria problemas em o assumir, mas não tenho essa certeza). Boas notícias: o calendário não é desfavorável).
PS - Dos seis últimos classificados, o único clube de uma sede de concelho, com uma dimensão digamos 'nacional', é o Rio Ave. Como é que possível os outros cinco terem mais argumentos financeiros do que nós, alguns deles clubes de freguesia ou de lugares de freguesia???

17.5.16

7ª tertúlia Rioavista - estamos no ar


António Silva Campos, o presidente:
- foi uma épocas brilhante;
- em poucos anos da permanência passamos a lutar pela Europa;
- se não tivéssemos chegado à Europa ia sentir-me frustrado;
- o segundo relvado deverá estar pronto a 15 de Julho;
Sobre o futsal:
- preparação da época vai decorrer com mais tempo; dificuldades em arranjar patrocinios mantém-se, mas o treinador já tem uma equipa-base para trabalhar;
- o futsal é para continuar no Rio Ave;
- nas camadas jovens, a origem do jogador é indiferente. O que importa é que os jogadores tenham qualidade  e tragam valor acrescentado;
Sobre a saída de Pedro Martins:
- não foi surpreendido pela saída. Tentou acordo para renovar, mas a qualidade do treinador tornava difícil a continuidade no Rio Ave;
- terminou um ciclo e vem aí um novo ciclo. Temos de criar soluções. O plano A era o Pedro Martins, agora tenho de ir atrás de um plano B e C;
- já temos perfil para o plano B, vamos precisar de chegar a um acordo;
- substituir o Pedro Martins não vai ser nada fácil, ele deixa uma herança muito pesada;
- tenho a certeza que o Pedro Martins vai para um grande clube, porque merece;
- espero não ter problema em encontrar um novo treinador; o novo treinador precisará de ter sorte;
- serei rigoroso na escolha; será um bom treinador e com um plantel forte;
- saídas no plantel: Bressan tem saída consumada; o Ukra termina contrato e tem expectativa de procurar um contrato no estrangeiro; Kuka será muito difícil de manter;
- o novo treinador terá uma palavra nas novas aquisições;
- quer muito que Postiga continue no Rio Ave; se continuar, virá a ser um bom capitão;
- no início da época, o objectivo principal será a fase de grupos da Liga Europa; depois no campeonato tentaremos fazer o melhor possível;



Paulo Morim, treinador de futsal:
- foi uma época sofrida, mas acaba por ser fantástica, face às circunstâncias;
- o presidente era único que acreditava que éramos capazes de ir ao playoff;
- paragem no campeonato prejudicou-nos, porque ficámos sem competição e as equipas profissionais continuaram a competir em torneios e regressaram com outro andamento;
- o timing da preparação da época condicionou muito o desempenho no campeonato;
- o esqueleto da equipa vai manter-se e ja temos reforços em vista. Partimos melhor que o ano passado, mas vamos olhar à relação preço-qualidade;
- o objectivo da próxima época foi imposto pelo presidente e é lutar pelo playoff;
- vamos ter 6 jogadores de Vila do Conde no plantel sénior do Rio Ave;


François, coordenador da formação de futebol:
- temos colocado jogadores com qualidade e competência no futebol sénior;
- poder aliar o título nacional de juniores a este trabalho seria óptimo;
- a mentalidade da formação é próxima da da equipa profissional;
- o mérito dos resultados tem a marca dos treinadores. E na formação eles são todos de Vila do Conde;
- não faz sentido falar em atletas de Via do Conde, são atletas do Rio Ave, do clube, isso é que importa;
- o Pedro Martins pode atestar a qualidade do nosso trabalho;
- o Rio Ave não tem ninguém na prospecção e isso seria fundamental;
- reforçar o quadro de treinadores também seria muito importante.

Pedro Cunha, treinador dos juniores de futebol:
- não é qualquer jogador que vinga no Rio Ave; só qualidade não chega, é preciso mais;
- acredito no título e vamos lutar até à última das nossas possibilidades;
- esta época tem sido extraordinária, as pessoas às vezes nem têm bem noção disso;
- se não formos campeões parece que será uma má época, mas não é assim.
- vamos acreditar que nestes 3 jogos a equipa vai aguentar a pressão;
- o apoio dos adeptos nesta recta final vai ser fundamental.


Cássio, o REI DO AVE 2015\2016
- o prémio é também de toda aquela gente que esteve comigo, dos directores aos técnicos, passando por aquelas pessoas que não se vêem no dia-a-dia;
- divide o mérito do prémio com Rui Vieira e Carlos, por aquilo que trabalharam com ele.
- no balneário antes do jogo com o União, o André Vilas Boas pediu a palavra e mostrou o grande capitão que é, foi um grande incentivo;
- a saída de Pedro Martins deixa um sabor agridoce, a tristeza de perder um grande treinador, mas felicidade por ele porque vai para algo maior;


Pedro Martins, o treinador:
- reuni com o presidente e fechamos o ciclo, não vou continuar no Rio Ave;
- tenho várias situações a analisar, mas tudo indica que irei para o estrangeiro;
- o Rio Ave tem gente muito boa, um grande presidente, é uma grande família;
- o clube está muito forte e muito bem estruturado; é imperioso que a cidade acompanhe o seu clube;
- gostei muito de ter estado 2 anos cá e não é fácil para mim sair, mas quero ter outro tipo de experiências; fui muito feliz e não me faltou nada; mas está na altura de procurar outro caminho;
- teria sido muito injusto não irmos à Europa; é um prémio justo para estes atletas que escreveram mais uma página memorável na história do clube;
- alguns maus momentos são naturais em futebol; após a derrota com o Nacional talvez ninguém acreditasse em nós e depois arrancámos 3 vitórias seguidas;
- sempre acreditei até ao fim que íamos à Europa;
- o nosso grupo era muito especial; alguns atletas vivem o clube como se fossem adeptos;
- adorei isto, saio daqui feliz, quero o melhor para o clube!;
- saio de Vila do Conde rioavista; aqui deixam-nos trabalhar com qualidade e com serenidade e paz de espírito.

11.5.16

Sobre a renovação de Paulo Morim

O Rio Ave anunciou a renovação de Paulo Morim, como treinador do futsal do Rio Ave, e a notícia tem vários significados.
Para além da avaliação positiva que é feita ao trabalho do treinador, é sinal de que na próxima época haverá futsal. Atempadamente e não "apressadamente" como no ano passado.
E de que continuará a haver (pelo menos ) uma equipa de Vila do Conde no principal campeonato de futsal em Portugal.

PS  - agora falta anunciar a renovação de Renato Pontes, a nossa referência na equipa.

1.3.16

Futsal: um jogo, uma equipa, dois treinadores?

O Rio Ave perdeu 5-1 na jornada deste fim de semana.
Uma derrota pesada frente a um adversário com as mesmas ambições do nosso Clube.
Li no jornais sobre o jogo e reparei que no Record o treinador já não é Paulo Morim
(Paulo Morim continua a ser o nosso treinador mas esteve adoentado e não pode desloca-se a Lisboa)

4.9.15

Futsal: Paulo Morim antes do arranque

O jogo de amanhã à tarde frente ao Benfica, no arranque de mais um campeonato nacional de futsal, não dará certamente uma imagem completa do que vale este Rio Ave, mas já ficaremos com uma ideia.
Face ao que foi sendo anunciado, as minhas expetativas são baixas.
Mas lá estarei, jogo a jogo, para dizer que estava enganado.
(a equipa após ter vencido o torneio na Póvoa de Varzim, no passado fim de semana)

No arranque do campeonato, Paulo Morim vai esta tarde à Linear (em direto, depois das 18h) dizer o que podemos esperar!

7.7.15

Paulo Morim acredita numa equipa com qualidade

Uma ideia da primeira entrevista de Paulo Morim como novo treinador do futsal do Rio Ave, para ouvir às 18h na Linear.

17.6.15

... e o regresso lógico de Paulo Morim

Era a escolha óbvia, o que não quer dizer que fosse a escolha (veja-se como Vítor Pimenta não serviu para o Rio Ave quando, na época passada, foi preciso contratar um fisioterapeuta mas serviu para o Real Madrid...)
A confirmar-se a notícia do JN, saúdo o regresso de Paulo Morim ao futsal do Rio Ave e, mais importante, a continuação da modalidade no Clube.
(uma imagem a repetir em 2015/16...)

(O grande e eterno Alex vai defender a baliza do Póvoa Futsal na próxima época)

9.11.13

(10j Futsal) Rio Ave vence por 3-1 (ATUAlizado com vídeo)

A segunda parte foi melhor e correu-nos tudo bem.
Ainda sofremos um pouco, mas a vitoria é justa.
ATualizo o comentário:
Pedia-se uma segunda parte diferente e isso aconteceu - logo no primeiro lance o Rio Ave marca. E a partir daí a nossa equipa acalmou. Continuou a tomar más decisões, a falhar mais passes do que o habitual e a chegar tarde às disputas de bola. Mas deu para controlar.
Quando o adversário avança o guarda-redes reduz de imediato e anteviam-se dois minutos finais muito intranquilos e difíceis para nós. Mas eis que no lance imediato um jogador do Póvoa é expulso. Ainda deu para marcar mais um.
Mantenho que Vítor Hugo foi o nosso melhor jogador.
E mantenho que esta equipa está a desiludir (Israel e Coelho - apesar dos golos - são os aqueles em que mais se nota a quebra).
O que se espera é que esta vitória seja o momento da reviravolta, mas sinceramente não acredito.
A equipa de Paulo Morim brilhou Cristiano. Nem parecia o mesmo Cristiano que jogou no Rio Ave!
Uma nota final: Raul Moreira fez alinhar apenas oito jogadores, os cinco do costume, mais Renato Pontes, Preto e Emerson; da cantera caxineira não jogou ninguém. E mesmo Fábio Marafona continua longe da quadra (esteve no banco)
PS - não faltou apoio à nossa equipa!

19.5.13

Jaime e Faneca colocam Póvoa Futsal na primeira

Paulo Morim cumpriu o objetivo e o Póvoa Futsal jogará na primeira divisão na próxima época. Os golos decisivos de ontem foram marcados pelos antigos jogadores do Rio Ave Jaime e Bruno "Faneca".
Na próxima época já podemos ultrapassar aquela derrota e eliminação da Taça de Portugal, na época passada frente aos poveiros...

30.11.12

Os bons resultados de Paulo Morim

Os nossos ex são sempre nossos, mesmo quando estão... na Póvoa!
É o caso de Paulo Morim e dos ex-jogadores que o acompanharam esta época.
O Póvoa Futsal está em segundo lugar no nacional da segunda divisão e em lugar de subida, com seis jornadas disputadas.
Lá teríamos de o derrotar na próxima época...

14.6.12

Jaime vai jogar no Póvoa (Vila do Conde!) Futsal

Acabadinho de ouvir na Linear: o capitão Jaime não aceitou o convite do Rio Ave para continuar ligado ao Clube e vai jogar no Póvoa Futsal, onde vai ter como colega Bruno Miguel e treinador Paulo Morim (além do ex-dirigente Paulo Calhão e do antigo guarda-redes Luciano)

O meu comentário: Jaime tem todo o direito de continuar a querer jogar; tenho pena apenas porque era um símbolo do nosso futsal. (uma nota ainda mais pessoal: mais valia chamarem ao clube poveiro 'Vila do Conde futsal'...)

13.6.11

A descida do futsal: três treinadores (o bom e o mau)

Como prometido, aqui fica o primeiro de vários textos sobre a descida da equipa de fusal.
Comecemos pelos três treinadores.
- Paulo Morim pareceu a escolha lógica no regresso à primeira divisão, mas saiu cedo de mais. Ainda  hoje não se conhecem todos os pormenores que ditaram a sua saída, mas é curioso que tenha acontecido depois de um jogo que não orientou (por estar castigado). Ainda assim, terá as suas responsabilidades, quer na escolha dos reforços quer pelos maus resultados nessas primeiras jornadas;
- Fernando Melo foi o treinador que fez mais jogos, mas isso não lhe permitiu fazer melhor do que o seu antecessor. Deixou o Rio Ave no mesmo lugar e saiu sem glória. Deveria ter saído antes, porque se é certo que houve um ou outro resultado bom, no geral esteve sempre abaixo.
- Raul Moreira é o menos culpado. Falhou o milagre, é verdade, mas não era legítimo pedir mais. A AMSAC era mesmo melhor e o Freixeiro tinha muito mais pontos. E a verdade é que conseguiu adiar a descida de divisão até ao limite do possível.
Assim sendo, nota negativa para Fernando Melo, nota neutra (mas a pender ligeiramente para o negativo) para Paulo Morim e nota positiva para Raul Moreira.

(amanhã: os reforços)

9.6.11

Saída de Paulo Morim foi precipitada

O presidente da Direcção do Rio Ave reconhece hoje no JVC que a saída de Paulo Morim foi «precoce».

Ainda é cedo para se fazer um balanço, mas é por demais evidente que houve vários erros nesta temporada do futsal senior, e que um deles foi a precipitação na saída de Paulo Morim.

26.4.11

Futsal: balanço da primeira fase

26 jogos, apenas sete vitórias (e, destas, quatro têm um 'valor' diferente, porque foram contra Alpendorada e Mogadouro, que perderam todos os jogos). Ou seja, APENAS três vitórias 'a sério', conseguidas no tempo de Fernando Melo;
- Paulo Morim fez nove jogos, Melo 19 [o jogo nº 9, o último, nos Olivais, foi feito com Morim castigado e Melo a comandar a equipa];
- O Rio Ave não ganhou uma única vez fora (se tirarmos Alpendorada e Mogadouro) nem sequer empatou; os dois empates (com o Modicus e o Belenenses) foram em Vila do Conde.
- Morim, em nove jogos, fez cinco fora e quatro em casa (derrotas com o Instituto D. João V, Sporting, Fundão e Freixeiro). Apenas ganhou em Mogadouro; nos quatro jogos em casa, empatou com o Modicus, perdeu com o Instituto e com o Sporting e foi a Mogadouro;
- Melo, em 19, tem as tais seis vitórias (três mais três);
O que é que estes números significam? Que foi uma primeira fase de grande desilusão, em que podiamos e deviamos ter feito mais (perdemos os quatro jogos com os nossos adversários mais directos, AMSAC e Vitória de Oliveias);
- O Modicus, que subiu connosco, fez um campeonato brilhante;
(foto AVL)
Agora é preciso ganhar todos os jogos (sobretudo ao AMSAC, que nos venceu duas vezes, mas isso não chega, se não ganharmos ao Vitória de Olivais e ao Freixieiro) e andar de calculadora na mão, até ao fim.

22.11.10

Ainda a saída de Paulo Morim

«Existiram várias razões para a minha decisão, entre elas os resultados, obviamente, e a onda de lesões que assolou o plantel. Decidi que o melhor seria colocar o meu lugar à disposição. Foi uma escolha minha», referiu a A BOLA Paulo Morim»

21.11.10

Paulo Morim já não é o treinador do futsal

As coisas não estão a correr nada bem e este desfecho não surpreende - mas talvez surpreenda por acontecer após um jogo que Paulo Morim não comandou (por estar a cumprir castigo, tendo sido o seu adjunto a comandar a equipa).
Das duas, uma: ou a demissão acontece pelo acumulado de situações e este jogo foi apenas a gota que fez transbordar o copo ou então Paulo Morim está a ser responsabilizado por decisões que não tomou?

PS - Paulo Morim já conquistou o seu lugar na (curta) história do futsal do Rio Ave: é o treinador das duas subidas

25.9.10

Futsal - explicações para a derrota (ACT com fotos)

O Rio Ave perdeu esta tarde com o Instituto D. João V por 2-0.
Eis duas hipoteses de explicação para a derrota (uma vez que foi a primeira vez que vi a equipa, esta época):
(foto: AVL)

1) O Instituto é muito forte, o Rio Ave aguentou até onde pôde e a derrota é normal;
(foto: AVL)
2) O Rio Ave está a atravessar um mau momento psicológico, há jogadores em sub-rendimento (Jaime é um caso por demais evidente), os reforços não fazem a diferença (à excepção do guarda-redes Alex), a equipa não tem soluções e, a jogar assim, vai regressar à segunda divisão. Tirando os primeiros 10 minutos, em que o Rio Ave mereceu marcar e foi a melhor equipa, faltou sempre força, concentração, acerto. O melhor foi mesmo o guarda-redes e quando é assim (fez excelentes defesas, mas parece mal batido no primeiro golo; a rever: dos 20 lances de ataque que tentou fazer, raros foram os acertados)...
(sim, João, é verdade que ainda não viste o Rio Ave ganhar esta época, mas ser adepto de um clube pequeno é uma lição de vida, é aprender a sofrer e a dar valor às vitórias; Ó pai, cala-te! Foto: do malando do AVL!)

(como foi possível perceber, Paulo Morim não prestou declarações no final; não quero acreditar - até porque o sei frontal - que tenha sido por ter perdido. Assim sendo, é possível especular sobre coisas mais graves. Para já nada digo. Aguardarei)

PS - o melhor da tarde foi mesmo ver que há uma pequena claque a apoiar o Rio Ave. São poucos mas são bons e merecem mais carinho (bandeiras, equipamentos) da Direcção.