Mostrar mensagens com a etiqueta orçamento. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta orçamento. Mostrar todas as mensagens

31.7.17

Orçamentos

Primeiro: as informações que as revistas do Record e de O Jogo  publicam, relativas a esta época, podem não ser as mais exatas (problema não apenas das informações relativas aos orçamentos...). Por outro lado, em alguns casos há números relativos às mesmas equipas tão diferentes que isso lhes retira credibilidade.
Mas dão-nos informação que serve para extrair algumas conclusões:
- o fosso entre os três grandes e os restantes clubes;
- Rio Ave e Guimarães com o mesmo orçamento?
- Como é possível fazer orçamentos com 2 milhões se os direitos televisivos são quase esse valor?
- Guimarães, Rio Ave e Marítimo aparecem depois do Braga;

Clube
Record
O Jogo
Benfica
60
80
Fc Porto
80
90
Sporting
60
75
Guimarães
6,5
6,5
Braga
12
15
Marítimo
7
5
Rio Ave
6
6,5
Feirense
3
3,5
Boavista
2,5
3
Estoril
3,5
3,5
Chaves
3
3,5
Setúbal
3
4
Paços de Ferreira
3
3
Belenenses
2,5
4
Moreirense
3,5
4
Tondela
2,5
2,5
Portimonense
2,5
2
Aves
4
4,5
(em milhões de euros)

13.7.16

A pergunta do dia

Sou só eu ou há mais quem não acredite que o Paços de Ferreira vai gastar apenas 2,5 milhões de euros na próxima época, o mesmo que gastou na anterior?

25.9.15

Coisas dos outros, mas que têm a ver connosco

- O Vitória de Guimarães apresentou contas e a grande novidade é que reduziu o passivo de 14.2 milhões de euros para 12,6 milhões (e já foi de 24 milhões). Como é que um clube com a dimensão do Vitória de Guimarães pode viver com um passivo de quase  13 milhões é para mim um mistério;

- O presidente do Marítimo revelou que o clube vai receber 1,7 milhões de euros do governo regional, lamentando que haja um corte, já que o subsídio chegou a ser de 5 milhões! Por  muitas modalidades que o Marítimo tenha, receber 1,7 milhões do Estado desvirtua a sã concorrência que tem de existir entre clubes.

25.6.14

As contas da SDUQ (3)

Vistas, ontem, as despesas, vejamos agora as receitas previstas pela SDUQ para 2014/15:
Dos 3,8 milhões previstos, dois milhões vão entrar pelos direitos televisivos.
O resto, para citar as rubricas principais, são bilhetes (250 mil), publicidade (150 mil) ou patrocínios (250 mil). Também estão previstos 150 mil euros a receber da Liga de Clubes...
O que é mais surpreendente neste orçamento é a menor dependência das receitas extraordinárias, em resultado da cedência de jogadores e venda de direitos desportivos: apenas 560 mil euros, contra o quase milhão de outros orçamentos anteriores (ou seja, até poderá ser mais, se houver várias vendas durante a próxima época).
A SDUQ conta fechar a época com 22 mil euros de 'lucro'. A confirmar-se esta previsão para 2014/15 (e a de 2013/14, porque as contas finais não são conhecidas), será o sétimo ano consecutivo com contas positivas.
Atenção caros amigos jornalistas: haverá outro clube em Portugal em que isto aconteça? Não merece mais atenção?

7.11.13

ASC: 5 anos/5 textos - as finanças

Outra área em que o Rio Ave beneficiou da liderança de ASC nestes cinco anos.
Já manifestei, por mais do que uma vez, o meu medo com orçamentos muito elevados, sobretudo em tempo de crise, mas a verdade é que ASC tem conseguido apresentar saldos positivos, ano após ano. Notável!
Também não acho possível dizer que 'o Rio Ave não deve nada a ninguém' (seria virtualmente impossível isso acontecer), mas não dever ordenados nem fisco é muito positivo, muito mais nos tempos em que vivemos.
Nota: 4 (em 5).
(amanhã: o Clube)

3.11.12

A fechar as contas...

Termino a semana de análise às contas com um conjunto de números que me parecem indiscutíveis:
(Nota: a recuperação destes números, tirados dos relatórios anteriores, não põe em causa nem o rioavismo nem a competência das anteriores direções, seja de Paulo de Carvalho seja ainda de Carlos Costa. Mas é forçoso reconhecer que quatro anos seguidos são uma marca muito forte. Mais: todos reconheceremos que ser presidente nesta altura de enorme aperto financeiro em Portugal há-de ser muito mais difícil do que antes de 2008. E antes já não era nada fácil).

19.11.11

3º ano consecutivo com contas positivas

Não posso garantir que seja inédito na história do Clube, mas pelo menos relativamente à última década é certamente novo em Vila do Conde: aos 20,600 euros de 08/09 e aos 119 mil de 09/10, juntam-se agora os 116 mil de 10/11.

O meu comentário: quantos clubes, a começar pelo FC Porto ou Benfica, conseguem ter três anos seguidos de contas positivas?
Não estamos a falar de grandes verbas, mas isso não é o mais importante; para mim o mais relevante é que depois de pagar tudo, ainda sobrou dinheiro; isso quer dizer muita coisa.

Sobre a AG de amanhã: 116 mil euros positivos (sem Júlio Alves)

Já li o documento que amanhã vai ser discutido na Assembleia Geral e gostava de deixar ficar estas notas:
- confirma-se o saldo positivo nas contas de 2010/11, de 166 mil euros;
- nestes valores falta ainda a venda do Júlio Alves, feita após 30 de Junho;
- a venda de jogadores resultou em cerca de um milhão de euros (Sílvio mais Coentrão ou só Sílvio?)
- o passivo aumentou, mas é considerado 'passivo momentâneo', porque terá sido abatido logo após a venda de Júlio Alves;
- não há dívidas ao Estado, Segurança Social ou outras entidades públicas;
- já está registada uma verba (gasta portanto) de 250 mil euros para investimentos (sintéticos?)

Amanhã há mais, depois da AG.

13.4.11

O orçamento para a próxima época: redução?

Se há área em que devemos confiar na Direcção é nas contas. Eu confio em que sabem o que estão a fazer.
Mas estou um pouco preocupado com a preparação da próxima época ao nível do orçamento.
A menos que seja feita uma grande venda (os 10 milhões do Vítor...) ou duas de média dimensão (1 milhão cada?), temos de contar com algum aperto em 2011/2012.
Não me admirava se a própria Câmara tivesse de reduzir o subsídio, que é importante, quer para a equipa profissional quer para a formação. E outras receitas, provavalmente, irão também ser reduzidas.
Conseguiremos gastar menos do que esta época?
Os nossos orçamentos têm crescido, mas o FMI também vai chegar ao futebol!

PS - e se se concretizasse essa 'loucura' da UEFA, então seriam ainda mais as despesas!

4.4.11

Estágios

Volto aos estágios que a equipa está a realizar antes dos jogos em casa.
Pelos vistos os resultados são bons e, assim sendo, pouco ou nada há a dizer.
Mas serão mesmo necessários?
Tanto quanto sei, foi a equipa (ou os capitães) que os pediram. Para fortalecer o grupo? Para criar melhor espírito? Para aumentar a concentração?
Devemos encará-los como um investimento, que teve bom retorno. Mas é, sejamos claros, uma despesa-extra, não orçamentada.

16.2.11

Odivelas pede 570 mil euros ao Rio Ave (em tribunal)

Aí está uma notícia que não gostamos de dar nem de comentar - mas a partir do momento em que é público não vamos meter a cabeça na areia: o Odivelas pôs o Rio Ave em tribunal, exigindo 570 mil euros. Só pode ser pela transferência de Sílvio.
(Para que não fiquem dúvidas, o caso é público no endereço Citius do Ministério da Justiça, em Distribuição de processos: Tribunal de Vila do Conde, 15/02/2011, 1º Juizo Cível)
Um primeiro comentário:
- depreende-se que não será pela aquisição de Sílvio ao Odivelas mas pela venda ao Braga; se é assim, há algumas coisas que não batem certo: por um lado, sabia-se que o Rio Ave tinha menos de metade do passe e por outro não consta que Sílvio tenha sido vendido por tanto dinheiro; é que 570 mil euros é muita massa!
- Se há uma área em que ASC já deu mostras de saber servir bem o Rio Ave é na área financeira; a minha confiança nele nesse aspecto é muito grande.

9.2.11

«Como os clubes enganam os adeptos»

Sim, passou despercebido, mas aqui não: entre o que o Benfica diz que pagou por Fábio Faria e o que Rio Ave recebeu há uma grande diferença.
Vem isto a propósito de quê?
De um excelente artigo do Expresso desta semana, chamado precisamente «Como os clubes enganam os adeptos», e de que aqui está um excerto relevante.

PS - desta vez não falei em Jorge Mendes!

15.1.11

«Vítor Gomes está certo (em Guimarães)» diz a A Bola (ACT)

Volto ao tema da saída de Vítor Gomes, já depois de ter actualizado o texto de ontem, porque acabei de ler os jornais desportivos.
E dos três, A Bola é o mais claro: «está acertada a transferência (...) e é possível que o Vitória a anuncie ainda antes do jogo desta noite» (frente ao Olhanense). Fica a saber-se que o contrato é de três anos e meio e que o acordo ficou celebrado durante uma reunião (ontem?) entre ASC e Emílio Macedo.
Diz-se ainda que o Rio Ave continua detentor de 50% do passe do jogador, que VG deverá apresentar-se na próxima semana em Guimarães e - mais importante - que o Rio Ave «vai encaixar no imediato alguns milhares de euros». Alguns milhares de euros??? 50 mil???
(os outros jornais dividem-se: O Jogo diz que o jogador espera «ansiosamente» o desfecho das negociações, mas já diz que o Vitória «não é um bom clube, é um clube grande» e o Record limita-se a dizer que o negócio está «em banho maria»)

ACTualizo a 16/1: ainda não foi ontem que VG foi anunciado em Guimarães

20.12.10

Rabos rioavistas mais valiosos!

No jogo com o Atlético já apareceu, mas só reparei agora na Luz (não é dos locais para onde costume olhar...)
Há um novo patrocinador do Clube.
Trata-se de uma marca portuguesa de decoração de interiores, com implantação nacional.
(fotos: AVL)
PS - vai haver multas para os jogadores que usarem a camisola por fora dos calções, a tapar o patrocínio?????

17.11.10

Este jogo da Taça é mais importante

Depois da eliminação da Taça da Liga, há menos uma competição e há menos dinheiro para o Clube ganhar (ontem na Linear dizia-se que o Rio Ave ganhou, a época passada, 300 mil euros com a Taça da Liga, valor que vai faltar no orçamento deste ano).
A responsabilidade dos jogadores é, portanto, maior, pelo que se espera uma atitude diferente - diferente da que tiveram frente ao Estoril e frente ao Paços de Ferreira, sobretudo na primeira parte.

31.10.10

Sobre a AG de hoje (2) Um orçamento muito ambicioso? (ACT com foto)

Uma assembleia dentro da normalidade - uma normalidade muito positiva, já que o Clube vive um bom momento, muito mais depois das duas vitórias de ontem sobre o Braga, que Mário Almeida não deixou de lembrar logo no início dos trabalhos.
Relativamente às contas, os destaques vão para a redução de passivo*, para o saldo positivo e para o aumento significativo da despesa (compensada pelos 2,4 milhões de euros de vendas de jogadores, a que se têm de retirar 500 mil para o empresário).
Apenas houve uma intervenção sobre o assunto das contas, a minha precisamente, que pedi informação sobre uma nova rubrica que aparece em 'fornecimentos de serviços', chamada subcontratos, com um valor de quase 700 mil euros (rubrica essa que não constava na proposta de orçamento aprovada no início da época passada e é um dos valores mais elevados dessa secção). O tesoureiro, dr. Augusto Fonseca, explicou que se trata de pagamentos, sobretudo ao plantel profissional, de subsídios de férias e de natal [no final da reunião, este nosso director teve a amabilidade de me contactar para concretizar melhor essa informação, o que muito agradeço].

(um comentário final: provavelmente tão cedo não teremos uma venda tão significativa, pelo que, provavelmente, tão cedo não teremos possibilidade de tirar partido dessa verba; por isso gostaria de ter visto mais contenção neste orçamento - que aprovei - ao nível das despesas; apesar da redução de passivo, do cumprimento das obrigações, etc. etc., a verdade é que a previsão era de 3,974 milhões mas acabaram por ser gastos 5,830 milhões; os leitores sabem que eu não percebo nada do assunto [e que, acima de tudo, respeito que tem a tarefa de nos dirigir], mas assusta-me esse aumento, genérico, de quase dois milhões);

* Foi revelado na AG que, desde Junho, ou seja, desde o fecho destas contas, o Rio Ave já abateu em mais meio milhão o total do passivo;

As contas da época 09/10 (1): 119 mil de 'lucro'

Feitas as contas, a época terminou com um pouco mais de 119 mil euros de resultado positivo.
É pouco, para aquilo que eu achava que poderia acontecer (mas sem dados nenhuns, a não ser a expectativa). Quero destacar a importância da redução do passivo e a estabilização financeira do clube.

Na AG, que decorre neste momento, a Direcção apresentará todos os números e esclarecerá as eventuais dúvidas.

As contas da época 09/10 (2): mais dois milhões de despesa

Comparando as despesas previstas há um ano com aquelas que foram efectivamente feitas há um acréscimo significativo.
A previsão era de 3,974 milhões mas acabaram por ser gastos 5,830 milhões.
De acordo com as contas de exploração, que fazem parte do relatório a apresentar esta manhã, há algumas rubricas que aumentaram bastante: em 'fornecimentos e serviços externos', aparece a rubrica 'subcontratos', com 664 mil euros; também de 'comissões' houve um agravamento: estavam previstos 50 mil, mas Jorge Mendes leva 500 mil [estas duas rubricas somam mais de um milhão de euros]; finalmente nos custos de pessoal, onde se pensava gastar 2,379, gastaram-se 2,856. A direcção explica este aumento em concreto não com o plantel ou equipa técnica, mas com encargos com férias e subsídios de férias e de natal, que passaram a ser contabilizados em momento diferente; mais cerca de 250 mil euros.

Ao nível das receitas, aparecem mais 2,4 milhões, que são basicamente da transferência de Fábio Fária, mais os 10% de Fábio Coentrão (poderá haver aqui uma parte respeitante a outro jogador, que me esteja a escapar).
O Rio Ave contava receber 3,974 milhões, mas recebeu 5,983 milhões [há uma queda nos patrocínios, de cerca de 250 mil euros, não compensada por mais 100 mil da televisão, ainda que globalmente o capítulo dos proveitos suplementares tenha crescido face à previsão inicial, mesmo em tempo de crise, o que é notável]

29.10.10

As contas da época 09/10 (3): um milhão a menos de passivo

Das contas que serão apresentadas no domingo - e que estão disponíveis para consulta aos sócios na secretaria do Clube - retenho este dado: o passivo, que era de 4,124 milhões, passou a ser de 3,111 milhões. Menos um milhão é significativo, embora os três milhões ainda sejam muito dinheiro.
Confirma-se por outro lado que o empréstimo contraído em 2005, para pagar dívidas ao Estado, não só continua a ser pago regularmente como terminará em Agosto de 2011. Quando isso acontecer o Rio Ave respirará muito melhor.

(quanto ao resto, confirma-se que o exercício é positivo, o que acontece pela quarta vez seguida, mas prefiro deixar outra análise dos dados para domingo, até porque eles precisam de ser melhor compreendidos)