Mostrar mensagens com a etiqueta Pedro Soares. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Pedro Soares. Mostrar todas as mensagens

1.7.19

Ecos finais de uma AG calma

Da AG de ontem já destaquei três momentos: ASC a assumir a Liga Europa, a confirmação de que não teremos bancada coberta antes de 2021 e a saída do vice-presidente José António Pereira.

Outras notas:
- quem esperava uma AG com o aparecimento de críticas saiu desiludido. Foi das mais tranquilas de sempre. Apenas quatro sócios intervieram [eu intervim para perguntar pela bancada].
- foi, no entanto, das assembleias mais participadas. Como dizia Pedro Soares, que regressou 4 anos depois para elogiar ASC e lembrar o que é o Clube hoje, não há muitos anos tinhamos assembleias com 10 sócios.
- o futsal vai custar 105 mil euros na próxima época;
- o Rio Ave vai criar dois pólos das escolinhas em Aveleda e Guilhabreu (aproveitando os relvados sintéticos aí existentes) [aqui sugerido em 2015];
- vai abrir uma loja nova nas Caxinas, com mais condições, que vai substituir a existente;
- vai haver uma App Rio Ave e será possível pagar as quotas online;
- as obras na sede vão arrancar em breve (já feita a adjudicação), custarão 60 mil euros e serão pagas pela SDUQ, como todas aliás;
(foto: Rio Ave FC)

(amanhã as contas da equipa principal)

15.12.18

De regresso às escolas, mas...

Mais uma iniciativa com jogadores do Rio Ave numa escola de Vila do Conde!
Excelente.
Mas uma visita que confirma que apenas entramos nas escolas onde o nosso ex-dirigente Pedro Soares tem influência e apenas na cidade (nem nas Caxinas nem nas freguesias).
PS - no jantar dos 10 anos do Presidente Campos, o nosso amigo Borges abordou uma questão que merece reflexão: a primeira escola a que devemos prestar atenção é a nossa própria escola de formação. É nos nosso miúdos que temos de meter, em primeiro lugar, o Rioavismo, sobretudo os da 'escolinha'. Quantos jogadores da equipa principal contactaram com esses jovens?

29.11.18

Um mistério difícil de compreender

Na jantar que organizamos para assinalar os 10 anos de ASC como nosso Presidente abordamos o assunto: o Rio Ave não vai às escolas do concelho, metendo o 'bichinho' nos miúdos.
O Presidente explicou aquilo que já aqui tinha sido abordado mas que não cabe na cabeça de ninguém: as escolas de Vila do Conde não querem receber o Rio Ave!
(fotos: Facebook Rio Ave FC)

Todas as escolas de Vila do Conde? Não! Nas do Agrupamento Afonso Sanches parece haver recetividade, como ainda esta semana aconteceu. É o resultado da boa influência do Prof. Pedro Soares, a quem devemos estar agradecidos.
Mas sinceramente não se compreende: ou Pedro Soares está errado (não está certamente!) ou então é preciso desafiar o nosso Clube a não aceitar passivamente a inércia das escolas..

9.1.18

Vamos encher pelo menos a bancada coberta!

Saúdam-se as várias iniciativas que têm sido realizadas no sentido de, amanhã, termos 3 ou 4 mil a apoiar o nosso Clube na 'final' frente ao Aves *.
À noite o Presidente levou Monte e Carlos Alves e foi aos treinos da formação explicar-lhes  a importância de todos apoiarmos o Clube; antes, Marcão e Vitó tinham estado na Escola dos Correios, para mais uma iniciativa - que originou belas fotos, como esta:
O Clube tem uma dívida de gratidão para com Pedro Soares, pelos vistos o único diretor de uma escola de Vila do Conde que abre as portas ao Rio Ave.
* a previsão de aguaceiros não vai, certamente, ajudar a compor a bancada nascente [se é que o Clube está a promover a presença de adeptos Rioavistas para essa bancada, o que desconheço].

9.6.15

Lourenço Pinto e Pedro Soares

A equipa de infantis do Rio Ave  recebeu no fim de semana a taça de Campeão da Associação de Futebol do Porto.
E quem entregou a taça?
O presidente da Associação de Futebol do Porto, Dr. Lourenço Pinto.
Nesse mesmo dia Pedro Soares entregou a taça dos juniores; era o reis do ave a meter-se com o vice-presidente...

29.5.15

Acabar com o futsal? A opinião de Pedro Soares

Pedro Soares escreve sobre o cenário - que dizem ser cada vez mais próximo - do fim do futsal no Rio Ave: «Considero importante a continuidade da modalidade no clube, pelo facto de que, qualquer clube para crescer tem que ter várias ofertas para os seus associados, os seus projectos podem ser mais ou menos ambiciosos, ter maiores ou menores orçamentos mas, devemos saber manter os projectos que já fazem parte da historia do clube.Num momento que tanto se fala de SDUQ ou SAD , mais importante será o Futsal para o Rio Ave Futebol Clube».
(A minha opinião: sou pelo futsal, sempre fui e continuarei a ser; o fim da modalidade não me agrada e espero que não aconteça; mas também espero ouvir as justificações do Presidente; uma nota mais: sem futsal, adivinha-se uma diminuição do subsídio da Câmara Municipal, já que sobrará no Clube a equipa de infantis?)

26.5.15

A despedida de Pedro Soares

Pedro Soares diz adeus ao Rio Ave para abraçar projecto na Associação de Futebol do Porto.

22.5.15

Pedro Soares também na 6ª tertúlia Rioavista

No dia em que é empossado vice-presidente da Associação de Futebol do Porto, Pedro Soares despede-se do Rio Ave na nossa Tertúlia Rioavista.
Sem Pedro Soares, as audiências deste blogue vão cair! É verdade! Os textos sobre o nosso ainda vice-presidente são quase sempre os mais populares. Como vai ser a partir de agora?

8.5.15

Da Gala do 76º aniversário: últimos destaques

Já (ou)vimos o hino, já lemos o que prometeu Pedro Martins, soubemos do novo embaixador e demos os parabéns aos sócios que receberam o emblema de 50 anos.
Resta falar:
- da homenagem a Lino, funcionário do ano. Grande momento. Rioavista de corpo inteiro.
- de Tiago Pinto, que foi considerado o atleta do ano.É com pena que o veremos partir.
- da despedida de Pedro Soares. A propósito, esta terá sido a melhor gala de sempre.
PS - à margem dos assuntos do Clube, fiquei impressionado com o jovem fadista de Vilar do Pinheiro, Kiko. Como cantor, foi brutal!


6.5.15

A notícia mais vista desde sempre neste blogue...

... foi a da saída de Pedro Soares (podem ver as 10 mais populares de sempre na coluna mais à direita do blogue).
Uma palavra: impressionante!

5.5.15

O adeus de Pedro Soares

Pedro Soares vai ser vice-presidente da Associação de Futebol do Porto na lista única que deu entrada nas últimas horas.
Isto significa que abandona, por incompatibilidade, o Rio Ave, que serviu como dirigente durante muitos anos (e não apenas no futsal, tendo estado ligado desde sempre à modalidade no Clube).
(Havemos de fazer com o Pedro o balanço destes anos e saber que perspetivas tem para esta nova função, mas gostaria de deixar um abraço amigo para quem sempre respeitou o trabalho que aqui fazemos)


19.12.14

Futsal: o adeus de Pedro Soares

A tomada de posse dos novos órgãos sociais do Rio Ave FC, este domingo, significa o fim da ligação direta de Pedro Soares ao futsal do Rio Ave.
Com uma interrupção, antes de ASC chegar, Pedro Soares soma 20 anos de futsal em Vila do Conde e no Rio Ave - já que esteve na origem do Touguinhó e da sua passagem para o Rio Ave.
O normal é falarmos dos treinadores e dos jogadores e só nos lembrarmos dos dirigentes quando alguma coisa corre mal.
Por me parecer justa esta evocação, saúdo Pedro Soares num momento em que deixa o futsal e passa a ter outras funções, mais institucionais, no Rio Ave FC.
PS - Pedro Soares deixou uma equipa dirigente no futsal; Ilídio Gomes é agora quem manda.

14.10.14

Pedro Soares: «uma equipa ambiciosa, competitiva e preparada»

Em face das respostas que Raul Moreira nos deu sobre a equipa de futsal, impunha-se ouvir a Direção.
Eis as perguntas que enviámos e as respostas de Pedro Soares:
1) confirma-se uma "redução significativa" do orçamento? Porquê e com que consequências (assumem a luta pela manutenção)?
Pedro Soares - O futsal do clube tem um orçamento adequado ao momento actual. Este é um Clube sério e cumpridor, que pauta a sua atuação por honrar os compromissos que assume e nessa medida o orçamento sofreu uma redução, reflexo da diminuição de receitas. Há uma diminuição significativa de subsídios e de patrocínios existentes no ano anterior e consequentemente, tivemos que reajustar o orçamento à previsão de receita. Aliás, ainda teremos que encontrar durante o ano receitas para colmatar a diminuição das verbas que deixamos de receber com o corte que referi anteriormente nos subsidio e patrocínios. O orçamento do ano anterior rondou os 130.000,00€. No entanto, para esta época, a redução em cerca de 25% daquele valor, não invalida que construímos uma equipa ambiciosa, competitiva e preparada para atingir os nossos objectivos, que passam por uma época tranquila no plano desportivo. Repito, este orçamento é o adequado para a realidade da modalidade no clube e não fugimos as nossas responsabilidades e objectivos.

2) o que é que podemos esperar desportivamente do (valor do) plantel, classificado como "debil" pelo treinador? Estas três derrotas são sinal do que podemos e devemos esperar?
PS  -Não considero o plantel " débil", considero, sim, um grupo na sua maioria jovem com bastante talento que aliado à presença de outros jogadores com mais experiência serão um grupo forte para alcançar aquilo que definimos para esta época como prioritário, ou seja a manutenção. Este plantel é um grande desafio para o clube mas também para a equipa técnica visto que é necessário trabalhar bastante o colectivo e fazer com que o grupo cresça todos os dias. Assim, este plantel dá todas as garantias de sucesso à Direcção do clube e temos a certeza que estão preparadíssimos para cumprir os objectivos a que nos propomos. É preciso meter mãos à obra e fazer desta uma grande equipa. O futuro dar-nos-á razão seguramente. Aproveito para dizer que este plantel foi elaborado com critério, apostando numa miscelânea de jogadores jovens com muito potencial e jogadores mais experientes que os ajudaram na integração da competição a este nível. Foi construído no tempo certo, sempre com os pés bem assentes no chão, procurando dotar o Clube de bons jogadores dentro dos nossos padrões salariais. Temos conhecimento dos valores salariais praticados no futsal português e o nosso padrão esta inserido nessa média. Procuramos e conseguimos construir um plantel equilibrado, sem colocar em causa a nossa saúde financeira e que desportivamente nos dá absolutas garantias de sucesso. Trabalhamos exaustivamente para contratar, sem nos precipitarmos ou cometer loucuras mas sempre em sintonia com o corpo técnico e dotando a equipa de jogadores que nos permitem assumir sem rodeios que os objectivos vão ser alcançados. Aproveito para transmitir uma mensagem de orgulho e confiança para os nossos jogadores, pois a Direcção do Clube tem a plena certeza que são capazes de defender as nossas cores e atingir os objectivos para que nos propormos.

3) a entrevista do Raul Moreira revela a existência de divergências entre equipa técnica e Direcção?
PS - Quem define as linhas orientadoras da acção do Clube é sempre a direcção. Nesta casa as hierarquias e a política de decisão estão bem definidas e a nós, como Direcção, cabe tomar as decisões que entendemos serem melhores para o Clube, com os resultados que todos os Rioavistas conhecem. Cabe à Direcção definir o orçamento e executá-lo. Ao treinador cabe potenciar os recursos existentes e fazer com que se consiga atingir os objectivos. Isto é muito claro nesta casa. Quanto à sua questão, vou chamar-lhe uma falsa questão. Numa estrutura tão definida, conhecida e objectiva como a nossa, não há lugar a divergências entre quem lidera e os assalariados do Clube. Cada um sabe o seu papel. Nesta casa trabalha-se para ganhar e engrandecer o Clube e, em momento algum, o elemento A ou B poderá colocar isso em questão. Os bons resultados do Futsal do Clube no passado recente são consequência do trabalho árduo de uma Direcção empenhada, atenta e competente. Orgulha-nos o que conseguimos e trabalhamos para conseguir sempre mais. Escolhemos quem trabalha connosco e gostamos de quem se dedica a fazer crescer o nosso Clube. Hoje, o nosso clube atravessa o melhor momento da sua história, mas o sucesso também se faz de estarmos sempre atentos aos momentos e actuar com assertividade para nos mantermos sempre na rota das conquistas.

8.10.14

Academia de estudo fechou? Não (ATUAL.x2)

Há um ano estava a arrancar a ideia de uma Academia de estudo no Estádio, uma ideia que, não sendo eu especialista na coisa, me parecia bem estruturada e ambiciosa e que o Clube queria por ao serviço dos jogadores da formação mas também dos filhos dos sócios.
Pelos vistos, a boa intenção não passou disso e a Academia não recomeçou esta época (não houve qualquer promoção e o espaço está sempre às escuras). A confirmar-se, o sucedido terá merecido certamente reflexão sobre o que aconteceu.
ATUAlizo e corrijo: Pedro Soares contactou-me para dizer que a Academia está de portas abertas  e que as aulas decorrem antes de almoço e a meio da tarde.
PS - há vários cartazes alusivos às aulas que, assim sendo, me parece fazer sentido retirar.
ATUALizo a 9/10: o Clube pôs informação no site; já valeu a pena o alerta.

5.6.14

Paulo de Carvalho 'desiste'

Segundo avança a TSF, Paulo de Carvalho vai apoiar Rui Alves à presidência da Liga. Entrará na lista?

Quem também parece que não avança é Júlio Mendes, apoiado pelo grupo de que faz(ia?) parte o Rio Ave. Foi por causa do apoio a Júlio Mendes que Pedro Soares retirou a intenção da candidatura. Quem apoiará o Rio Ave? Rui Alves????

28.5.14

Futsal ou um ponta de lança?

Os 100 mil euros do futsal davam para comprar um bom ponta de lança - que tanta falta nos tem feito.
Mas com 100 mil euros ganhamos uma equipa de futsal que compete na primeira divisão e tem conseguido, nas duas últimas épocas, o apuramento para o playoff.
Há muitos Rioavistas que não gostam de/do futsal e que preferiam que esse dinheiro fosse gasto, por exemplo, no futebol.
Eu acho importante ter uma equipa de futsal - sem futsal, e imaginando um daqueles meses em que o campeonato de futebol pára, corremos o risco de ver futebol em Vila do Conde uma vez por mês!
O futsal ajuda a criar identidade Rioavista, ajuda a sermos um clube maior e melhor.
Na nossa tertúlia,  não ficou absolutamente claro que vá continuar a haver futsal na próxima época (ou percebi mal?). Espero que Pedro Soares e Raul Moreira possam ser mais claros na entrevista, logo, na Linear, a partir das 18horas.

PS - Futsal com Raul Moreira? Para mim é perfeitamente óbvio. É o treinador que melhores resultados conseguiu no Rio Ave e, mesmo que a época que acabou não tenha sido das mais felizes, o treinador merece toda a confiança.

20.5.14

Pedro Soares, vice-presidente para o futsal

- época bem conseguida. Objectivo de chegar aos 1/4 final foi atingido;
- aposta na formação vai continuar no futsal;
- futsal vai adequar-se à realidade financeira do país, reajustes têm de acontecer;
- futsal é imagem do presidente, é ambicioso, mas de muito rigor
- protocolo com o Caxinas foi um aproveitar de sinergias com quem trabalha a formação e que vai dar frutos, ainda que os resultados demorem o seu tempo.
- próxima época ainda vai ser debatida com o presidente;
- futsal feminino veio dar um ar rosa ao clube;

24.4.14

Pedro Soares: afinal já não sou candidato (ATUAL.)

De acordo com o Record de hoje, ASC inviabilizou a pseudónima-candidatura de Pedro Soares à Liga de Clubes, ja que o Rio Ave apoia a possibilidade de Júlio Mendes ser o candidato.
(clicar para aumentar)

Durou poucas horas, portanto, a intenção do nosso vice-presidente que, sem me querer alongar, por ter simpatia com Pedro Soares, sai bastante mal desta 'estoria'.

ATUALizo: à hora de jantar, Pedro Soares ainda falava para a Lusa: «O dirigente, de 43 anos, profissionalmente ligado à área da educação, disse à Lusa estar "disponível para liderar um grupo de trabalho e criar um movimento que pense o futebol na Liga de clubes", garantindo que já recebeu "apoios de alguns clubes para uma eventual candidatura"»

23.4.14

Pedro Soares apresenta-se como candidato à Liga

Surpresa completa!
A versão online (paga) do Record está a noticiar a disponibilidade e a vontade de Pedro Soares para ser candidato à presidência da Liga.
Na edição em papel de amanha haverá declarações do nosso vice-presidente, dizendo que não pretende correr contra ninguém e que gostava de discutir o futebol e não as quintinhas de cada um.

A noticia também está no Jogo, onde Pedro Soares diz ter recebido muitos telefonemas de apoio.

Comentário:
O que dizer?
Em primeiro lugar, que seria uma honra ter um presidente da Liga com origem no Rio Ave e em Vila do Conde. Ou mesmo um vice-presidente.
Em segundo, que parece uma tarefa muito difícil de conseguir. PS é um desconhecido no futebol português (mas nao no futsal) e encontrar os 10% de votos necessários. Terá o voto do Rio Ave? O Rio Ave nao apoia Julio Mendes?
São muitas as interrogações, mas que não lhe falte o ânimo!
(Nas ultimas eleições, se a memória nao me atraiçoa, Paulo de Carvalho tentou e não saiu muito bem)

7.9.13

Entrevista a Raul Moreira/13 (5): o protocolo com o Caxinas

5) O que te parece o protocolo com o Caxinas? Estando tu ligado às duas instituições, como reages aos que têm dúvidas sobre os eventuais riscos para o Rio Ave?
Raul: «Sou suspeito para falar, porque sou o "pai" deste projecto. O outro "Pai", infelizmente, já não está entre nós (Rui Barros).
As Caxinas são uma formação de excelência, o melhor que há no nosso país. São a referência do bem formar, com qualidade e exigência, preparando os miúdos não para a competição mas sim para a alta competição. São os mais altos responsáveis da modalidade em Portugal que o dizem, publicamente, a alto e bom som. Isso é incontornável e indesmentível.
Tal como o Ginásio no Voleibol e na Ginástica, o Fluvial no Remo e na Canoagem ou o Clube José Régio no basquetebol, as Caxinas são o clube de Futsal em Vila do Conde.
Digo isto porque, tal como o Rio Ave no futebol, uma modalidade terá afirmação num clube se tiver uma grande base de recrutamento (escalões de formação), para que seja possível num espaço de 8/10 anos (mínimo de tempo necessário para podermos ver "frutos" de um bom projecto de formação) poder começar a "colher" e a tirar dividendos do investimento e da aposta feita.
Nas Caxinas isso é a realidade nua e crua!
O projecto foi ímpar e apenas é igualado, agora, por um Gigante do Desporto Nacional e Internacional, o Sporting Clube de Portugal, que é apenas e só o clube com mais títulos Nacionais e Internacionais no Mundo, no conjunto das varias modalidades.
Isto chegava para demonstrar o tamanho deste projecto e a sua importância no panorama Nacional da modalidade. Só que é importante e obrigatório lembrar que o Sporting, clube que nos dois últimos anos dividiu connosco, os 4 títulos Nacionais de Formação, tem um orçamento geral para o Futsal de "apenas" um milhão e cem mil euros, contando diariamente com mais de 130 colaboradores para a formação do Futsal.
Para além disto, e como é lógico, tem um campo de recrutamento 10 vezes maior que o nosso, uma procura dos miúdos para representar o clube sem igual e um poder negocial, de infraestruturas e de logística sem comparação
Para além de tudo isto, na ultima Final-Four de Juniores, o tempo de presença no clube dos nossos atletas era em média de 6 anos, ao contrário do deles que se cifrava em 2,5 anos. Elucidativo!
Mediante tudo isto, era impossível não haver no Rio Ave FC alguém com sensibilidade, em virtude da impossibilidade por questões logísticas e estruturais para ter uma boa formação, para perceber que o caminho só podia ser este.
Juntar o potencial dos dois clubes e partir para um projecto de união, com cabeça, tronco e membros procurando a curto prazo demonstrar a tudo e a todos que só não se forma bem quando não se quer ou não se sabe, porque Vila do Conde não é só uma terra de Desportistas, e uma terra de Desportistas Campeões.
Por isso, era impossível esta situação, óbvia e evidente, passar despercebida a uma pessoa perspicaz e inteligente como o actual Presidente do Rio Ave FC.
Este acordo poderia e deveria ter sido feito já há bastantes anos, mas apenas esta Direcção do Rio Ave FC, na pessoa do Presidente e do Prof. Pedro Soares, tiveram a sensibilidade, o respeito e a cordialidade de dar valor quem o tem e a quem o merece.
Os grandes clubes nunca deverão querer a subserviência e o oportunismo, mas sim o respeito e a igualdade entre todos.
Ninguém é mais do que ninguém, pode é ser bem diferente!
Riscos para o Rio Ave, não vejo, não descortino nenhum mas o tempo assim o dirá!
Espero, sim, é que o Rio Ave alcance rapidamente os seus objectivos, em todas as modalidades e escalões, com a ajuda de todos os que verdadeiramente gostam do Clube.
As pessoas passam e o Clube fica.
Apoiem o Rio Ave FC, pelo Rio Ave FC!
(Se me permites e porque já falei em nomes de pessoas que têm feito bem ao Rio Ave, às Caxinas, ao desporto de Vila do Conde, e por inerência à própria Cidade, queria finalizar agradecendo publicamente a dois nomes incontornáveis de Vila do Conde, um bem presente e mediático, o Caxineiro Fábio Coentrão e o outro eterno e inigualável, Eng. Mario Almeida.
Ao Caxineiro pela ajuda importantíssima que tem dada de há uns anos para cá,em termos logísticos, à associação das Caxinas. Muito obrigado em nome de todos os miúdos, por continuares a ser genuíno e o mesmo de sempre.
Ao eterno Presidente, por demonstrar, com atos e não com meras palavras, ser ao longo de todos estes anos o adepto mais "fanático" e o dirigente mais importante na afirmação do Rio Ave FC como um Clube Nacional. Pela disponibilidade inigualável ao longo de todos estes anos em ajudar as associações e clubes de Vila do Conde, dando valor e condições a quem trabalha por amor à causa, transformando a Nossa magnifica cidade uma referencia Nacional a todos os níveis.
Como formador desportivo, técnico e dirigente associativo, espero que os próximos autarcas Vilacondenses sigam o exemplo, nas ajudas às instituições Desportivas e Culturais da nosso cidade, tal como ele o fez ao longo de todos estes anos)