No final da época passada Rafa Miranda, vindo do Varzim, surpreendia por jogar nos juvenis e nos seniores ao mesmo tempo. Fez, aliás, história, tornando-se o segundo jogador mais jovem a alinhar em jogos oficiais com a nossa camisola.
Seria de pensar que o jogador faria a sua evolução na equipa principal e que Nuno continuaria a apostar no avançado. Muito mais porque cedo se soube que iria continuar a treinar com o plantel principal.
Mas Rafa desapareceu das escolhas de Nuno, jogando - ainda que com alguma irregularidade - na equipa junior (ainda que treine com os grandes).
Mostrar mensagens com a etiqueta Nuno ES 13-14 formação. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Nuno ES 13-14 formação. Mostrar todas as mensagens
24.12.13
6.11.13
Silvério-Monte, a futura dupla de centrais do Rio Ave
Até pode ser que algum deles faça um contrato excelente e/ou nunca cheguem a jogar no Rio Ave, mas - nesta altura - parece-me que temos ali os dois centrais de médio-prazo da nossa equipa.
São dois valores indiscutíveis, que fizeram a formação no Rio Ave (mais Silvério do que Monte...), que não podemos desperdiçar.
Contrato de profissional já em janeiro!
PS - Nuno sabe o que faz, como é evidente. E até já explicou que confia no responsável pelo departamento de formação. Mas se a coerência é um valor de que me orgulho e se critiquei Brito por não observar os jogos dos juniores, tenho de fazer a mesma coisa com Nuno. Se estiver a ser injusto, peço desculpa.
São dois valores indiscutíveis, que fizeram a formação no Rio Ave (mais Silvério do que Monte...), que não podemos desperdiçar.
Contrato de profissional já em janeiro!
PS - Nuno sabe o que faz, como é evidente. E até já explicou que confia no responsável pelo departamento de formação. Mas se a coerência é um valor de que me orgulho e se critiquei Brito por não observar os jogos dos juniores, tenho de fazer a mesma coisa com Nuno. Se estiver a ser injusto, peço desculpa.
Publicada por
João Paulo Meneses
16.10.13
Nelson Monte, contrato profissional já (ATUAL)
Nélson Monte tem vindo a afirmar-se na equipa junior, sendo titular indiscutivel (e, além disso, também marca!).
Vilacondense, Monte é um jogador que - certamente - nos interessa manter. Para jogar na equipa principal e/ou para vender como ativo.
Impõe-se, portanto, propor-lhe um contrato profissional, muito mais agora que fez os três jogos da seleção de sub20 a titular (e com grandes elogios). Colocá-lo a treinar com a equipa principal, a partir de janeiro, seria outra medida motivadora
(esperemos, do nosso ponto de vista, que não aconteça com Monte aquilo que aconteceu com Nuno Santos: deu nas vistas no Rio Ave, foi para o Benfica - onde é o melhor elemento da equipa junior)
ATUALizo com declarações do jogador ao site do Rio Ave: «O que quero concretizar mais depressa é chegar à equipa principal do Rio Ave. Cada vez mais, por ser uma equipa afirmada na primeira divisão e por se estar a tornar um grande clube, todos temos esse sonho»
Vilacondense, Monte é um jogador que - certamente - nos interessa manter. Para jogar na equipa principal e/ou para vender como ativo.
Impõe-se, portanto, propor-lhe um contrato profissional, muito mais agora que fez os três jogos da seleção de sub20 a titular (e com grandes elogios). Colocá-lo a treinar com a equipa principal, a partir de janeiro, seria outra medida motivadora
(esperemos, do nosso ponto de vista, que não aconteça com Monte aquilo que aconteceu com Nuno Santos: deu nas vistas no Rio Ave, foi para o Benfica - onde é o melhor elemento da equipa junior)
ATUALizo com declarações do jogador ao site do Rio Ave: «O que quero concretizar mais depressa é chegar à equipa principal do Rio Ave. Cada vez mais, por ser uma equipa afirmada na primeira divisão e por se estar a tornar um grande clube, todos temos esse sonho»
Publicada por
João Paulo Meneses
26.9.13
O júnior que não joga nos juniores mas treina com os seniores (ATUAL.)
Lembram-se de Nuno ter recorrido a um defesa-esquerdo completamente desconhecido no jogo com o Newcastle?
Murillo ainda não alinhou pela equipa junior esta época.
Mas Nuno chamou-o aos treinos da equipa principal.
ATUAlizo: Murillo não está inscrito, por dificuldades relacionadas com a FIFA, segundo parece.
Murillo ainda não alinhou pela equipa junior esta época.
Mas Nuno chamou-o aos treinos da equipa principal.
ATUAlizo: Murillo não está inscrito, por dificuldades relacionadas com a FIFA, segundo parece.
Publicada por
João Paulo Meneses
16.8.13
Balanço da pré-época (V): o pior
Eu tinha muitas expetativas de que alguns dos jogadores da equipa junior fossem promovidos ao plantel principal.
Eram esses, aliás, os sinais, dados em janeiro, com o anúncio de contratos profissionais para Rúben, Kiki e Zé Diogo [Rafa Miranda e Diogo Neiva ainda tinham idade de juvenis]. Mas também Daniel poderia ter essa oportunidade.
Afinal, não só nenhum destes quatro ficou como não ficou ninguém.
Penso que não será fácil explicar como é que da equipa que ficou em quarto lugar no campeonato nacional de juniores (a melhor equipa de sempre, portanto), nenhum jogador se aproveitou para o plantel principal.
Se isso não aconteceu nestas circunstâncias, acontecerá quando?
Aliás, como é que se pode motivar os miúdos a jogar no Rio Ave se eles vêem que o mais longe que irão é para o Gondomar?
Alguma coisa, aqui, não está bem.
Nuno argumentará que os miúdos em causa não têm qualidade suficiente?
E o que diz o Rio Ave?
Eu limito-me a ficar triste que assim tenha sido, até porque via muita qualidade nos três médios (Daniel, Kiki e Ruben, os três nesta altura sem qualquer ligação ao Rio Ave).
Eram esses, aliás, os sinais, dados em janeiro, com o anúncio de contratos profissionais para Rúben, Kiki e Zé Diogo [Rafa Miranda e Diogo Neiva ainda tinham idade de juvenis]. Mas também Daniel poderia ter essa oportunidade.
Afinal, não só nenhum destes quatro ficou como não ficou ninguém.
Penso que não será fácil explicar como é que da equipa que ficou em quarto lugar no campeonato nacional de juniores (a melhor equipa de sempre, portanto), nenhum jogador se aproveitou para o plantel principal.
Se isso não aconteceu nestas circunstâncias, acontecerá quando?
Aliás, como é que se pode motivar os miúdos a jogar no Rio Ave se eles vêem que o mais longe que irão é para o Gondomar?
Alguma coisa, aqui, não está bem.
Nuno argumentará que os miúdos em causa não têm qualidade suficiente?
E o que diz o Rio Ave?
Eu limito-me a ficar triste que assim tenha sido, até porque via muita qualidade nos três médios (Daniel, Kiki e Ruben, os três nesta altura sem qualquer ligação ao Rio Ave).
à(s)
10:00
Etiquetas:
balanço pré-época 2013-14,
Daniel,
formação,
Kiki,
Nuno ES 13-14 formação,
Ruben
Publicada por
João Paulo Meneses
10.8.13
Ruben e Kiki - interrogações
A assinatura do contrato de Ruben com o Feirense e o desaparecimento de Kiki das opções de Nuno suscitam-me uma série de interrogações:
- a ser verdade, como diz o Record de hoje, que Ruben era um jogador livre, isso significa que não tinha contrato ou que o Rio Ave o libertou de um eventual contrato?
- se já não tinha contrato, é porque assinou por ser seis meses ou não assinou contrato profissional?
- se assinou por seis meses, não se percebe que aposta é esta;
- se não assinou contrato profissional, então o que diz o site é mentira?
- se o Rio Ave o libertou de um eventual compromisso é porque a avaliação que se fez do jogador é negativa?
- ou Ruben não quer jogar no Gondomar por ter hipotese de fazer um contrato profissional?
As mesmas perguntas podem ser feitas relativamente a Kiki.
Não tenho esperanças de que o Clube nos informe sobre o que se passou, mas sinceramente não se percebe que aposta na formação é esta; vale a pena ter equipa de juniores se não se aproveitam os melhores? Provavelmente haverá uma boa ou várias boas explicações, mas não estou a ver.
Finalmente: se cinco ex-colegas de equipa de Kiki e Ruben estão no Gondomar, porquê estes não?
(e ainda há Daniel, que chegou a jogar nesta pré-época)
- a ser verdade, como diz o Record de hoje, que Ruben era um jogador livre, isso significa que não tinha contrato ou que o Rio Ave o libertou de um eventual contrato?
- se já não tinha contrato, é porque assinou por ser seis meses ou não assinou contrato profissional?
- se assinou por seis meses, não se percebe que aposta é esta;
- se não assinou contrato profissional, então o que diz o site é mentira?
- se o Rio Ave o libertou de um eventual compromisso é porque a avaliação que se fez do jogador é negativa?
- ou Ruben não quer jogar no Gondomar por ter hipotese de fazer um contrato profissional?
As mesmas perguntas podem ser feitas relativamente a Kiki.
Não tenho esperanças de que o Clube nos informe sobre o que se passou, mas sinceramente não se percebe que aposta na formação é esta; vale a pena ter equipa de juniores se não se aproveitam os melhores? Provavelmente haverá uma boa ou várias boas explicações, mas não estou a ver.
Finalmente: se cinco ex-colegas de equipa de Kiki e Ruben estão no Gondomar, porquê estes não?
(e ainda há Daniel, que chegou a jogar nesta pré-época)
Publicada por
João Paulo Meneses
23.7.13
Silvério vs Ângelo Meneses
Primeira nota prévia:
- não conheço o valor de Ângelo e se das minhas palavras oode ficar alguma "crítica" ao jogador que veio do Famalicão, então espero que os factos me venham a desmentir o mais rapidamente possível; não tenham dúvidas de que cá estarei para o reconhecer;
Segunda nota: no limite, a contratação de Ângelo não é incompatível com a promoção de Silvério à primeira equipa, sobretudo tratando-se de um jogador que ainda pode fazer mais uma época como júnior.*
Mas o meu ponto é: será Ângelo muito melhor do que Silvério?
Quando é que apostamos, a sério, nos bons valores da nossa formação?
Silvério é um desses bons valores, super-titular na equipa do ano passado e merecia essa possibilidade.
Se Brito não tinha grande sensibilidade para os jovens jogadores, relativamente a Nuno ainda não consegui definir uma opinião.
* Nuno terá quatro centrais à sua disposição? Marcelo, Nivaldo, Rodrigues, Ângelo (mais Vilas Boas). Qualquer outro nome, como Silvério, já não terá grandes hipóteses de se mostrar. É disto que eu falo.
- não conheço o valor de Ângelo e se das minhas palavras oode ficar alguma "crítica" ao jogador que veio do Famalicão, então espero que os factos me venham a desmentir o mais rapidamente possível; não tenham dúvidas de que cá estarei para o reconhecer;
Segunda nota: no limite, a contratação de Ângelo não é incompatível com a promoção de Silvério à primeira equipa, sobretudo tratando-se de um jogador que ainda pode fazer mais uma época como júnior.*
Mas o meu ponto é: será Ângelo muito melhor do que Silvério?
Quando é que apostamos, a sério, nos bons valores da nossa formação?
Silvério é um desses bons valores, super-titular na equipa do ano passado e merecia essa possibilidade.
Se Brito não tinha grande sensibilidade para os jovens jogadores, relativamente a Nuno ainda não consegui definir uma opinião.
* Nuno terá quatro centrais à sua disposição? Marcelo, Nivaldo, Rodrigues, Ângelo (mais Vilas Boas). Qualquer outro nome, como Silvério, já não terá grandes hipóteses de se mostrar. É disto que eu falo.
Publicada por
João Paulo Meneses
Subscrever:
Mensagens (Atom)
