Lembro-me de Carlos Costa, quando fazia parte do 12º Jogador da Linear, dizer muitas vezes que os reforços de janeiro têm uma lógica diferente, porque entram numa equipa já formada e os próprios treinadores têm de gerir com mais cautelas, face aos que já lá estavam [até que ponto a crise do Braga não tem a ver com a utilização a titular dos três jogadores que Simão trouxe do Chaves?].
Ou seja, ou são claramente reforços ou então...
Lembrei-me disto ao projetar até que ponto algum dos quatro poderá ser titular logo mais.
Luis Castro disse ontem que Paciência terá de esperar a sua vez, porque Guedes está a trabalhar bem.
Bruno Teles saiu do onze com o regresso de Rafa.
Sobram Petrovic e Traoré.
Deste último não queria falar, porque não conheço nem sei ao certo que lugar faz ou pode fazer (extremo? médio centro?), mas Petrovic justifica duas palavras: vestiu 44 vezes a camisola da seleção principal da Sérvia e tem 27 anos. Não é um jovem inexperiente. Vai 'tirar' o lugar a Pedro Moreira?
Mostrar mensagens com a etiqueta mercado janeiro 2017. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta mercado janeiro 2017. Mostrar todas as mensagens
6.2.17
1.2.17
Record diz que saída de Filipe Augusto valeu 1,5 milhões
Informação completamente diferente da que O Jogo hoje traz na primeira página, portanto. Ninguém se entende?
A confirmar-se, já há dinheiro para a bancada????
A confirmar-se, já há dinheiro para a bancada????
Publicada por
João Paulo Meneses
Do treino desta manhã
Petrovic ainda não esteve.
Ronan (1,95) e Roderick (1,94) ainda não viram o homem que lhes fará sombra (1,93)...
Adama Traoré já treinou.
Vitó, Tiago André e Jaime continuam com a equipa principal.
Ronan (1,95) e Roderick (1,94) ainda não viram o homem que lhes fará sombra (1,93)...
Adama Traoré já treinou.
(fotos: Facebook Rio Ave FC)
Vitó, Tiago André e Jaime continuam com a equipa principal.
Publicada por
João Paulo Meneses
O plantel ficou maior?
Entraram quatro, saíram três?
Neste momento há 31 jogadores (se saírem os três jovens da formação, que cada vez têm menos espaço, ficam 28):
Publicada por
João Paulo Meneses
Benfica contrata "Filipe Augusto a custo zero"
É primeira página de O Jogo de hoje.
"O Rio Ave garantiu percentagem numa futura venda do jogador", diz também o jornal.
(o que dizer? Manda quem pode e neste caso quem manda é Jorge Mendes).
PS - ainda das transferências: o nosso ex-junior Pedro Matos, que jogava no Trofense. foi contratado pelo Braga (B?).
"O Rio Ave garantiu percentagem numa futura venda do jogador", diz também o jornal.
(o que dizer? Manda quem pode e neste caso quem manda é Jorge Mendes).
PS - ainda das transferências: o nosso ex-junior Pedro Matos, que jogava no Trofense. foi contratado pelo Braga (B?).
Publicada por
João Paulo Meneses
Sporting empresta médio defensivo Petrovic
Radosav Petrovic, internacional sérvio, de 27 anos, médio defensivo, é o novo reforço do Rio Ave FC. Vem cedido pelo Sporting.
Fez três jogos nesta época, apenas um a titular.
Publicada por
João Paulo Meneses
31.1.17
Benfica confirma contratação de Filipe Augusto até 2022
Agora falta saber pormenores contratuais.
Os direitos são maioritariamente de Jorge Mendes, mas quanto receberá o Rio Ave?
Vem alguém da Luz?
E o Rio Ave, depois de perder Wakaso e Filipe Augusto, tem alguém novo para aquele lugar?
(o meu comentário: o Rio Ave perde o seu melhor elemento, o jogador com mais qualidade e classe do plantel. Mais cedo ou mais tarde isso seria inevitável. Foi mais cedo do que se pensava. Pedro Moreira estará à altura da herança deixada por Wakaso e Filipe Augusto?)
Os direitos são maioritariamente de Jorge Mendes, mas quanto receberá o Rio Ave?
Vem alguém da Luz?
E o Rio Ave, depois de perder Wakaso e Filipe Augusto, tem alguém novo para aquele lugar?
(o meu comentário: o Rio Ave perde o seu melhor elemento, o jogador com mais qualidade e classe do plantel. Mais cedo ou mais tarde isso seria inevitável. Foi mais cedo do que se pensava. Pedro Moreira estará à altura da herança deixada por Wakaso e Filipe Augusto?)
Publicada por
João Paulo Meneses
Adama Traoré, médio do Monaco, chega por empréstimo [ATUAL: oficial]
O internacional maliano, de 21 anos, pode atuar no centro do terreno, mas também no corredor esquerdo do ataque.
ATUALização: O Rio Ave já confirmou o empréstimo, dizendo que Traoré é actualmente um dos jogadores mais promissores do futebol africano e mundial.
ATUALização: O Rio Ave já confirmou o empréstimo, dizendo que Traoré é actualmente um dos jogadores mais promissores do futebol africano e mundial.
Publicada por
João Paulo Meneses
Filipe Augusto no Benfica? [5 épocas e meia; já em Lisboa - ATUALIZADO]
O Jogo diz que sim.
Vai já?
No final da época?
Porque valores?
Quem vem para o seu lugar?
Pedro Moreira vai ser a aposta?
O Record diz que assina por cinco épocas e meia! (o que significa que vai já?)
ATUALIZADO: "Segundo o diário, o médio brasileiro já se encontra em Lisboa e só falta realizar os exames médicos para assinar pelo clube encarnado um contrato com duração de cinco épocas e meia".
Vai já?
No final da época?
Porque valores?
Quem vem para o seu lugar?
Pedro Moreira vai ser a aposta?
O Record diz que assina por cinco épocas e meia! (o que significa que vai já?)
ATUALIZADO: "Segundo o diário, o médio brasileiro já se encontra em Lisboa e só falta realizar os exames médicos para assinar pelo clube encarnado um contrato com duração de cinco épocas e meia".
Publicada por
João Paulo Meneses
13.1.17
Bruno Teles é reforço para o lado esquerdo da defesa
É oficial:
"Defesa esquerdo, brasileiro, Bruno Teles, regressa ao campeonato português, (...)Bruno Martins Teles é natural de Alvorada (Brasil), com formação no Grêmio. Jogou na Portuguesa, Sport, Juventude, do noutro lado do Atlântico, antes de viajar para Portugal, em 2009, para representar o Vitória SC.Depois seguiu-se a aventura na Russia, no Krylya Sovetov (2012/14). Regressou ao Brasil, para o Vasco, Mogi Mirim e America Mineiro, clube de onde vem agora para representar o Rio Ave FC.
"Defesa esquerdo, brasileiro, Bruno Teles, regressa ao campeonato português, (...)Bruno Martins Teles é natural de Alvorada (Brasil), com formação no Grêmio. Jogou na Portuguesa, Sport, Juventude, do noutro lado do Atlântico, antes de viajar para Portugal, em 2009, para representar o Vitória SC.Depois seguiu-se a aventura na Russia, no Krylya Sovetov (2012/14). Regressou ao Brasil, para o Vasco, Mogi Mirim e America Mineiro, clube de onde vem agora para representar o Rio Ave FC.
O jogador tem 30 anos.
Publicada por
Gil
12.1.17
Afonso Figueiredo já não vem?
O negócio esteve muito perto de se consumar, com o atleta a aceitar um acerto salarial para assinar pelos vilacondenses, só que o clube francês terá feito novas exigências ao Rio Ave que não foram aceites pela direção de António Silva Campos, ao que apurou o zerozero.
Publicada por
João Paulo Meneses
11.1.17
Wakaso, au revoir!
Vai para o último classificado do campeonato francês, mas é certamente um contrato vantajoso. Para ele e também para o Rio Ave.
PS - já é oficial em França mas não por cá?
Publicada por
João Paulo Meneses
10.1.17
Wakaso em França (ATUAL. - Um milhão????)
O médio Wakaso, do Rio Ave, está em França para fazer exames médicos no Lorient, clube para onde deverá transferir-se agora em janeiro, confirmou o Maisfutebol.
Já não está na lista de convocados para o jogo de amanhã.
No Lorient, o médio defensivo deve assinar contrato por três épocas e meia.
ATualização: Wakaso passou nos testes médicos e que vai assinar ainda hoje.
(Parece certa a saída. Resta desejar as maiores felicidades a um atleta que deu tudo ao Clube que o fez evoluir; é muito diferente o Wakaso que sai daquele que chegou do Portimonense - uma das raras apostas em jogadores de divisões inferiores que deram certo, nos últimos anos. Atendendo a que Wakaso era um jogador livre no fim da época, qualquer coisa acima do meio milhão de euros é um excelente negócio; a imprensa francesa fala num milhão de euros - L'indemnité de transfert est d'environ 1 million d'euros. Será????)
Já não está na lista de convocados para o jogo de amanhã.
No Lorient, o médio defensivo deve assinar contrato por três épocas e meia.
ATualização: Wakaso passou nos testes médicos e que vai assinar ainda hoje.
(Parece certa a saída. Resta desejar as maiores felicidades a um atleta que deu tudo ao Clube que o fez evoluir; é muito diferente o Wakaso que sai daquele que chegou do Portimonense - uma das raras apostas em jogadores de divisões inferiores que deram certo, nos últimos anos. Atendendo a que Wakaso era um jogador livre no fim da época, qualquer coisa acima do meio milhão de euros é um excelente negócio; a imprensa francesa fala num milhão de euros - L'indemnité de transfert est d'environ 1 million d'euros. Será????)
Publicada por
João Paulo Meneses
7.1.17
Paciência, já está!
Chegou e já treinou.
Que marque muitos golos é o desejo de todos os Rioavistas.
As dúvidas, nesta altura, ficam para trás.
É nosso jogador, por empréstimo, até ao final da época!
Em Vila do Conde vai encontrar um técnico com quem trabalhou no FC Porto B. Luís Castro, técnico dos vila-condenses conhece bem Gonçalo, pelo que será mais fácil a integração do antigo internacional sub-21.
Que marque muitos golos é o desejo de todos os Rioavistas.
As dúvidas, nesta altura, ficam para trás.
É nosso jogador, por empréstimo, até ao final da época!
Em Vila do Conde vai encontrar um técnico com quem trabalhou no FC Porto B. Luís Castro, técnico dos vila-condenses conhece bem Gonçalo, pelo que será mais fácil a integração do antigo internacional sub-21.
Publicada por
João Paulo Meneses
6.1.17
Afonso Figueiredo (ex-Boavista) é o defesa-esquerdo que o Rio Ave procura? [ATUAL.]
"O lateral português, que saiu no verão para o Rennes, pode ver reaberta a porta do campeonato nacional neste mês de janeiro, pois o seu futuro pode passar por um empréstimo. (...) Ao que apurou o zerozero, existem dois clubes em Portugal que querem contar com os serviços do lateral esquerdo, que hoje completa 24 anos: o Marítimo e o Rio Ave".
Publicada por
João Paulo Meneses
5.1.17
Chérif já foi à sua vida (Bélgica)
"Pouco utilizado no Rio Ave desde o início da época, Chérif terminou a cedência ao clube vila-condense e voltou ao Mónaco, tendo já sido emprestado aos belgas do Cercle de Brugge. O avançado da Guiné-Conacri só jogou 13 minutos no campeonato, frente ao Sporting, somando ainda um jogo na Taça da Liga, contra o Chaves, na única vez em que foi titular. Cedido pelos monegascos a pedido de Nuno Capucho, anterior treinador do Rio Ave, que já o tinha orientado no Varzim, o avançado nunca singrou no clube. Apesar de já ter sido apresentado pelo Cercle de Brugge, Chérif ainda terá de acertar com o Rio Ave a desvinculação".
(algumas notas: Chérif foi, de várias formas, vítima da situação criada pelo antigo treinador Capucho, que o quis contratar [e veio por 2 anos!] mas nunca apostou nele. Porquê? A saída é óbvia e, o mais honestamente possível, desejo o maior dos sucessos ao jogador; provavelmente não será o único a sair, como se antecipa)
Publicada por
João Paulo Meneses
2.1.17
ASC em O Jogo de hoje: "continuarei" se... (e dois reforços a caminho)
Entrevista muito interessante de ASC a O Jogo de hoje.
O Presidente diz por exemplo que "se sentir que os sócios e as forças vivas da cidade e do Clube estão ao meu lado, continuarei"; Diz ainda que acha que haverá concorrência nas próximas eleições e que até poderá apoiar essa lista, se vir que é "uma concorrência capaz e e que são pessoas responsáveis"; mas avisa: "agora é muito fácil criticar".
Outras ideias:
- Fala das obras no Estádio (bancada nova nascente, cobertura nova na poente, mas sem datas;
- Vem aí um defesa esquerdo e um ponta de lança ("temos de estar preparados para lesões e castigos");
- Relacionado com isto, "alguns miúdos do plantel serão emprestados para evoluírem a nível competitivo" (não são referidos nomes, mas é fácil perceber que Tiago André estará na lista, tal como Vitó);
- "Vender jogadores só por valores que sejam significativos";
- Sobre os dinheiros da MEO e dos novos contratos televisivos em geral: ASC lembra que esse dinheiro é apenas a partir de 2018, mas o Presidente acha que há clubes já a gastar por conta ("Não é o caso do Rio Ave") e que os orçamentos vão subir, porque haverá mais dinheiro para gastar;
à(s)
13:03
Etiquetas:
ASC,
ASC recandidatura17,
estádio,
MEO,
mercado janeiro 2017,
orçamento 2017/18,
Tiago André
Publicada por
João Paulo Meneses
27.12.16
Gonçalo (im)Paciência
Aperta-se o cerco; Paciência está cada vez mais próximo.
PS - ficamos com Guedes, Yazalde, Ronan e Paciência (mais Heldon, Gil Dias, Kizito, Cherif e Jaime nas alas)?
PS - ficamos com Guedes, Yazalde, Ronan e Paciência (mais Heldon, Gil Dias, Kizito, Cherif e Jaime nas alas)?
Publicada por
João Paulo Meneses
Silvério e outros exemplos
Em complemento a este texto, gostaria de deixar mais algumas ideias: quem evoluiu mais nestes dois anos, Silvério ou Nelson Monte?
A resposta não é objetiva, mas penso que todos concordam que sem jogar, sem competir, a evolução não será a mesma.
Silvério fez 30 jogos pelo Famalicão a época passada (4 golos) e mais 16 esta época (46 no total).
Monte apenas 3 esta época, a que se acrescentam os 17 de 2015/16 (20).
Não sei o que pensam os próprios jogadores (e para este caso pouco interessa) porque o objetivo é reforçar a ideia de que jovens atletas, para evoluir, precisam de jogar.
Na Luz, sem Marcelo, Luis Castro chamou Vilas Boas.
Com o regresso de Capela, ficam a ser cinco os centrais (jogam dois, um está no banco e dois na bancada) - faz sentido?
Faz sentido ter um jogador como Cheriff no plantel, emprestado, se não joga?
E como evoluirá Nadjack se não sai da bancada?
Quando chegarmos a meados de janeiro a fase de grupos da Taça da Liga já terá acabado. Continuando em prova, há mais dois jogos, incluindo final. Não faz sentido ter 30 jogadores no plantel,
A resposta não é objetiva, mas penso que todos concordam que sem jogar, sem competir, a evolução não será a mesma.
Silvério fez 30 jogos pelo Famalicão a época passada (4 golos) e mais 16 esta época (46 no total).
Monte apenas 3 esta época, a que se acrescentam os 17 de 2015/16 (20).
Não sei o que pensam os próprios jogadores (e para este caso pouco interessa) porque o objetivo é reforçar a ideia de que jovens atletas, para evoluir, precisam de jogar.
Na Luz, sem Marcelo, Luis Castro chamou Vilas Boas.
Com o regresso de Capela, ficam a ser cinco os centrais (jogam dois, um está no banco e dois na bancada) - faz sentido?
Faz sentido ter um jogador como Cheriff no plantel, emprestado, se não joga?
E como evoluirá Nadjack se não sai da bancada?
Quando chegarmos a meados de janeiro a fase de grupos da Taça da Liga já terá acabado. Continuando em prova, há mais dois jogos, incluindo final. Não faz sentido ter 30 jogadores no plantel,
Publicada por
João Paulo Meneses
25.12.16
O que janeiro nos vai trazer
Parece evidente, pelo que tem sido dito, que janeiro vai mexer com o plantel do Rio Ave.
Entrará certamente alguém e, inevitavelmente, terá de sair alguém (alguns...)
Algumas notas:
- com excesso de jogadores (o maior plantel da primeira liga?), quem entra terá de ocupar o 'lugar' (em termos de vagas na Liga) de quem sai;
- defesa (três defesas-direitos!) e meio campo têm excesso de contingente;
- vem aí a Taça da Liga, oportunidade para alguns jogadores se poderem mostrar. Mas, afastados da Taça de Portugal, não acredito que a opção seja apenas 'rodar jogadores'. Não me admirava que o Rio Ave assumisse a candidatura ao primeiro lugar do grupo - e isso far-se-á sempre com os melhores;
- Luís Castro ainda tem sido mais conservador do que Capucho na gestão do plantel - ou seja, jogam basicamente os mesmos. O que é que isto significa? Que alguns jogadores dificilmente terão a sua vez.
- Capela está de volta e é 'reforço';
- Nestes anos de ASC raramente se viram rescisões de contrato, pelo que podemos esperar mais a opção dos empréstimos (e não estou apenas a falar dos três jovens da formação, mas também de jogadores como Nadajck ou Monte - este, em particular, é um caso sério: cada época que passa nestas circunstâncias atrasa a sua evolução e desvaloriza-se!; nos próximos dias falarei de outros)
Entrará certamente alguém e, inevitavelmente, terá de sair alguém (alguns...)
Algumas notas:
- com excesso de jogadores (o maior plantel da primeira liga?), quem entra terá de ocupar o 'lugar' (em termos de vagas na Liga) de quem sai;
- defesa (três defesas-direitos!) e meio campo têm excesso de contingente;
- vem aí a Taça da Liga, oportunidade para alguns jogadores se poderem mostrar. Mas, afastados da Taça de Portugal, não acredito que a opção seja apenas 'rodar jogadores'. Não me admirava que o Rio Ave assumisse a candidatura ao primeiro lugar do grupo - e isso far-se-á sempre com os melhores;
- Luís Castro ainda tem sido mais conservador do que Capucho na gestão do plantel - ou seja, jogam basicamente os mesmos. O que é que isto significa? Que alguns jogadores dificilmente terão a sua vez.
- Capela está de volta e é 'reforço';
- Nestes anos de ASC raramente se viram rescisões de contrato, pelo que podemos esperar mais a opção dos empréstimos (e não estou apenas a falar dos três jovens da formação, mas também de jogadores como Nadajck ou Monte - este, em particular, é um caso sério: cada época que passa nestas circunstâncias atrasa a sua evolução e desvaloriza-se!; nos próximos dias falarei de outros)
Publicada por
João Paulo Meneses
Subscrever:
Mensagens (Atom)



















