Mostrar mensagens com a etiqueta mercado janeiro 2017. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta mercado janeiro 2017. Mostrar todas as mensagens

6.2.17

Ainda a utilização dos reforços (Petrovic)

Lembro-me de Carlos Costa, quando fazia parte do 12º Jogador da Linear, dizer muitas vezes que os reforços de janeiro têm uma lógica diferente, porque entram numa equipa já formada e os próprios treinadores têm de gerir com mais cautelas, face aos que já lá estavam [até que ponto a crise do Braga não tem a ver com a utilização a titular dos três jogadores que Simão trouxe do Chaves?].
Ou seja, ou são claramente reforços ou então...

Lembrei-me disto ao projetar até que ponto algum dos quatro poderá ser titular logo mais.
Luis Castro disse ontem que Paciência terá de esperar a sua vez, porque Guedes está a trabalhar bem.
Bruno Teles saiu do onze com o regresso de Rafa.
Sobram Petrovic e Traoré.
Deste último não queria falar, porque não conheço nem sei ao certo que lugar faz ou pode fazer (extremo? médio centro?), mas Petrovic justifica duas palavras: vestiu 44 vezes a camisola da seleção principal da Sérvia e tem 27 anos. Não é um jovem inexperiente. Vai 'tirar' o lugar a Pedro Moreira?

1.2.17

Record diz que saída de Filipe Augusto valeu 1,5 milhões

Informação completamente diferente da que O Jogo hoje traz na primeira página, portanto. Ninguém se entende?
A confirmar-se, já há dinheiro para a bancada????

Do treino desta manhã

Petrovic ainda não esteve.
Ronan (1,95) e Roderick (1,94) ainda não viram o homem que lhes fará sombra (1,93)...
Adama Traoré já treinou.

Vitó, Tiago André e Jaime continuam com a equipa principal.

O plantel ficou maior?

Entraram quatro, saíram três?
Neste momento há 31 jogadores (se saírem os três jovens da formação, que cada vez têm menos espaço, ficam 28):

Benfica contrata "Filipe Augusto a custo zero"

É primeira página de O Jogo de hoje.
"O Rio Ave garantiu percentagem numa futura venda do jogador", diz também o jornal.
(o que dizer? Manda quem pode e neste caso quem manda é Jorge Mendes).

PS - ainda das transferências: o nosso ex-junior Pedro Matos, que jogava no Trofense. foi contratado pelo Braga (B?).

Sporting empresta médio defensivo Petrovic

Radosav Petrovic, internacional sérvio, de 27 anos, médio defensivo, é o novo reforço do Rio Ave FC. Vem cedido pelo Sporting.
Fez três jogos nesta época, apenas um a titular.

31.1.17

Benfica confirma contratação de Filipe Augusto até 2022

Agora falta saber pormenores contratuais.
Os direitos são maioritariamente de Jorge Mendes, mas quanto receberá o Rio Ave?
Vem alguém da Luz?
E o Rio Ave, depois de perder Wakaso e Filipe Augusto, tem alguém novo para aquele lugar?

(o meu comentário: o Rio Ave perde o seu melhor elemento, o jogador com mais qualidade e classe do plantel. Mais cedo ou mais tarde isso seria inevitável. Foi mais cedo do que se pensava. Pedro Moreira estará à altura da herança deixada por Wakaso e Filipe Augusto?)

Adama Traoré, médio do Monaco, chega por empréstimo [ATUAL: oficial]

O internacional maliano, de 21 anos, pode atuar no centro do terreno, mas também no corredor esquerdo do ataque.

ATUALização: O Rio Ave já confirmou o empréstimo, dizendo que Traoré é actualmente um dos jogadores mais promissores do futebol africano e mundial.

Filipe Augusto no Benfica? [5 épocas e meia; já em Lisboa - ATUALIZADO]

O Jogo diz que sim.
Vai já?
No final da época?
Porque valores?
Quem vem para o seu lugar?
Pedro Moreira vai ser a aposta?
O Record diz que assina por cinco épocas e meia! (o que significa que vai já?)
ATUALIZADO: "Segundo o diário, o médio brasileiro já se encontra em Lisboa e só falta realizar os exames médicos para assinar pelo clube encarnado um contrato com duração de cinco épocas e meia".





13.1.17

Bruno Teles é reforço para o lado esquerdo da defesa

É oficial:

"Defesa esquerdo, brasileiro, Bruno Teles, regressa ao campeonato português, (...)Bruno Martins Teles é natural de Alvorada (Brasil), com formação no Grêmio. Jogou na Portuguesa, Sport, Juventude, do noutro lado do Atlântico, antes de viajar para Portugal, em 2009, para representar o Vitória SC.Depois seguiu-se a aventura na Russia, no Krylya Sovetov (2012/14). Regressou ao Brasil, para o Vasco, Mogi Mirim e America Mineiro, clube de onde vem agora para representar o Rio Ave FC.

12.1.17

Afonso Figueiredo já não vem?

O negócio esteve muito perto de se consumar, com o atleta a aceitar um acerto salarial para assinar pelos vilacondenses, só que o clube francês terá feito novas exigências ao Rio Ave que não foram aceites pela direção de António Silva Campos, ao que apurou o zerozero.

11.1.17

Wakaso, au revoir!

Vai para o último classificado do campeonato francês, mas é certamente um contrato vantajoso. Para ele e também para o Rio Ave.

PS - já é oficial em França mas não por cá?

10.1.17

Wakaso em França (ATUAL. - Um milhão????)

O médio Wakaso, do Rio Ave, está em França para fazer exames médicos no Lorient, clube para onde deverá transferir-se agora em janeiro, confirmou o Maisfutebol.
Já não está na lista de convocados para o jogo de amanhã.
No Lorient, o médio defensivo deve assinar contrato por três épocas e meia.

ATualização: Wakaso passou nos testes médicos e que vai assinar ainda hoje.

(Parece certa a saída. Resta desejar as maiores felicidades a um atleta que deu tudo ao Clube que o fez evoluir; é muito diferente o Wakaso que sai daquele que chegou do Portimonense - uma das raras apostas em jogadores de divisões inferiores que deram certo, nos últimos anos. Atendendo a que Wakaso era um jogador livre no fim da época, qualquer coisa acima do meio milhão de euros é um excelente negócio; a imprensa francesa fala num milhão de euros - L'indemnité de transfert est d'environ 1 million d'euros. Será????)


7.1.17

Paciência, já está!

Chegou e já treinou.
Que marque muitos golos é o desejo de todos os Rioavistas.
As dúvidas, nesta altura, ficam para trás.
É nosso jogador, por empréstimo, até ao final da época!
Em Vila do Conde vai encontrar um técnico com quem trabalhou no FC Porto B. Luís Castro, técnico dos vila-condenses conhece bem Gonçalo, pelo que será mais fácil a integração do antigo internacional sub-21.

6.1.17

Afonso Figueiredo (ex-Boavista) é o defesa-esquerdo que o Rio Ave procura? [ATUAL.]

"O lateral português, que saiu no verão para o Rennes, pode ver reaberta a porta do campeonato nacional neste mês de janeiro, pois o seu futuro pode passar por um empréstimo. (...) Ao que apurou o zerozero, existem dois clubes em Portugal que querem contar com os serviços do lateral esquerdo, que hoje completa 24 anos: o Marítimo e o Rio Ave".

5.1.17

Chérif já foi à sua vida (Bélgica)

"Pouco utilizado no Rio Ave desde o início da época, Chérif terminou a cedência ao clube vila-condense e voltou ao Mónaco, tendo já sido emprestado aos belgas do Cercle de Brugge. O avançado da Guiné-Conacri só jogou 13 minutos no campeonato, frente ao Sporting, somando ainda um jogo na Taça da Liga, contra o Chaves, na única vez em que foi titular. Cedido pelos monegascos a pedido de Nuno Capucho, anterior treinador do Rio Ave, que já o tinha orientado no Varzim, o avançado nunca singrou no clube. Apesar de já ter sido apresentado pelo Cercle de Brugge, Chérif ainda terá de acertar com o Rio Ave a desvinculação".
(algumas notas: Chérif foi, de várias formas, vítima da situação criada pelo antigo treinador Capucho, que o quis contratar [e veio por 2 anos!] mas nunca apostou nele. Porquê? A saída é óbvia e, o mais honestamente possível, desejo o maior dos sucessos ao jogador; provavelmente não será o único a sair, como se antecipa)

2.1.17

ASC em O Jogo de hoje: "continuarei" se... (e dois reforços a caminho)

Entrevista muito interessante de ASC a O Jogo de hoje.
O Presidente diz por exemplo que "se sentir que os sócios e as forças vivas da cidade e do Clube estão ao meu lado, continuarei"; Diz ainda que acha que haverá concorrência nas próximas eleições e que até poderá apoiar essa lista, se vir que é "uma concorrência capaz e e que são pessoas responsáveis"; mas avisa: "agora é muito fácil criticar".
Outras ideias:
- Fala das obras no Estádio (bancada nova nascente, cobertura nova na poente, mas sem datas;
- Vem aí um defesa esquerdo e um ponta de lança ("temos de estar preparados para lesões e castigos");
- Relacionado com isto, "alguns miúdos do plantel serão emprestados para evoluírem a nível competitivo" (não são referidos nomes, mas é fácil perceber que Tiago André estará na lista, tal como Vitó);
- "Vender jogadores só por valores que sejam significativos";
- Sobre os dinheiros da MEO e dos novos contratos televisivos em geral: ASC lembra que esse dinheiro é apenas a partir de 2018, mas o Presidente acha que há clubes já a gastar por conta ("Não é o caso do Rio Ave") e que os orçamentos vão subir, porque haverá mais dinheiro para gastar; 

27.12.16

Gonçalo (im)Paciência

Aperta-se o cerco; Paciência está cada vez mais próximo.

PS - ficamos com Guedes, Yazalde, Ronan e Paciência (mais Heldon, Gil Dias, Kizito, Cherif e Jaime nas alas)?

Silvério e outros exemplos

Em complemento a este texto, gostaria de deixar mais algumas ideias: quem evoluiu mais nestes dois anos, Silvério ou Nelson Monte?
A resposta não é objetiva, mas penso que todos concordam que sem jogar, sem competir, a evolução não será a mesma.
Silvério fez 30 jogos pelo Famalicão a época passada (4 golos) e mais 16 esta época (46 no total).
Monte apenas 3 esta época, a que se acrescentam  os 17 de 2015/16 (20).
Não sei o que pensam os próprios jogadores (e para este caso pouco interessa) porque o objetivo é reforçar a ideia de que jovens atletas, para evoluir, precisam de jogar.
Na Luz, sem Marcelo, Luis Castro chamou Vilas Boas.
Com o regresso de Capela, ficam a ser cinco os centrais (jogam dois, um está no banco e dois na bancada) - faz sentido?
Faz sentido ter um jogador como Cheriff no plantel, emprestado, se não joga?
E como evoluirá Nadjack se não sai da bancada?
Quando chegarmos a meados de janeiro a fase de grupos da Taça da Liga já terá acabado. Continuando em prova, há mais dois jogos, incluindo final. Não faz sentido ter 30 jogadores no plantel,

25.12.16

O que janeiro nos vai trazer

Parece evidente, pelo que tem sido dito, que janeiro vai mexer com o plantel do Rio Ave.
Entrará certamente alguém e, inevitavelmente, terá de sair alguém (alguns...)

Algumas notas:
- com excesso de jogadores (o maior plantel da primeira liga?), quem entra terá de ocupar o 'lugar' (em termos de vagas na Liga) de quem sai;
- defesa (três defesas-direitos!) e meio campo têm excesso de contingente;
- vem aí a Taça da Liga, oportunidade para alguns jogadores se poderem mostrar. Mas, afastados da Taça de Portugal, não acredito que a opção seja apenas 'rodar jogadores'. Não me admirava que o Rio Ave assumisse a candidatura ao primeiro lugar do grupo - e isso far-se-á sempre com os melhores;
- Luís Castro ainda tem sido mais conservador do que Capucho na gestão do plantel - ou seja, jogam basicamente os mesmos. O que é que isto significa? Que alguns jogadores dificilmente terão a sua vez.
- Capela está de volta e é 'reforço';
- Nestes anos de ASC raramente se viram rescisões de contrato, pelo que podemos esperar mais a opção dos empréstimos (e não estou apenas a falar dos três jovens da formação, mas também de jogadores como Nadajck ou Monte - este, em particular, é um caso sério: cada época que passa nestas circunstâncias atrasa a sua evolução e desvaloriza-se!; nos próximos dias falarei de outros)