Mostrar mensagens com a etiqueta orçamento 2012-13. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta orçamento 2012-13. Mostrar todas as mensagens

24.11.13

Outras notas da AG desta manhã

Em complemento a isto, mais algumas notas:
- as contas foram aprovadas apenas com uma abstenção (ver texto);
- por causa dos dinheiros dos empresários, o volume de negócios na época passada atinge os 6,655 milhões de euros, o que será um recorde absoluto;
- relativamente às contas relativas a essa época que nos foram apresentadas em julho do ano passado há alterações significativas. A começar pelo aumento da massa salarial com jogadores e treinadores, não se confirmando esta previsão; dos 145 mil previstos para treinadores, aparecem agora 379 mil efetivados; os gastos com ordenados da equipa de futebol também passam de 1 milhão e meio para dois milhões.
- Fui um dos aprovei estas contas, embora estes números grandes me assustem. Aprovei porque ASC tem dado provas de que sabe o que está a fazer e o facto serem cinco exercícios positivos seguidos dá-lhe credibilidade e, para nós, confiança. Pode ser parvo, mas tenho receio de que estejamos a crescer muito rapidamente.
- o Rio Ave pagou em 2012/13 428 mil euros em transferências. Hassan?
- Além dos resultados positivos, duas notas felizes: foi dito pela vice-presidente Alexandrina Cruz que além de não haver dívidas a fisco, segurança social e banca, também não devemos a particulares; o Clube está a recuperar os seus capitais próprios, que estavam muito negativos há poucos anos e já se encontram positivos;
- foi apresentada a Comissão de Honra para acompanhamento das comemorações dos 75 anos: além dos presidentes da AG e da Direção, será integrada também pelo capitão Duarte Sá, pelo dr. Teófilo Bernardes e pelo sócio nº1. Aprovado por unanimidade.
- pouco mais de dez sócios presentes;

30.6.13

Ainda o negócio de Ivo Pinto

O Jogo de ontem diz que o jogador foi transferido por um milhão de euros e que o FC Porto vai receber 400 mil euros (40% do passe). [depois dos cinco milhões, que passaram a três, ficamos agora em um milhão! Vêm 25% para Vila do Conde?]

5.2.13

Dá 50 mil euros?

Mas mais importante do que a verba (que fará sempre jeito, apesar de pequena), é percebermos que estamos na lista daqueles que nada devem ao Estado. E da primeira divisão só há seis equipas!

PS - a propósito, António Silva Campos há-de ser por estes dias um homem feliz (pelo menos enquanto presidente do Rio Ave). A equipa principal está na quinta posição e nas meias finais da Taça da Liga, a equipa de futsal luta pelo terceiro lugar e a equipa de juniores classificou-se com brilhantismo para a fase final (3º lugar). Talvez seja possível, mas não vai ser fácil igualar um momento como este!

3.1.13

Tomás já "foi" (ATUAL.)

Confirmada a saída, as duas partes chegaram a acordo.
Veremos se ainda treina amanhã.

ATUALizo: a generalidade da comunicação social já dá o negócio como fechado, embora o Rio Ave ainda nada tenha dito (por isso não me parece correto dizer que é «oficial»). Também não se avança o valor da verba que o Rio Ave vai receber, mas eu apostaria em 100 mil euros  mínimo (se da outra vez saiu tranquilamente por 50 mil...).

14.12.12

«Contas equilibradas»

No 12º jogador desta semana Carlos Costa dizia que o Rio Ave tem as contas equilibradas.
Vítor Carvalho lembrava, contudo, que o orçamento contempla um défice a ser colmatado com venda de jogadores.
Em concreto, 575 mil euros.

11.11.12

5 mil euros

O Jogo publicou ontem duas páginas sobre o Rio Ave e quase todo o destaque é dado a uma entrevista a Mário de Almeida.
Algumas das ideias:
- «Pela forma como nos está a correr a época, nem teremos de esperar pelo fim da temporada para vender um ou mais jogadores. Em janeiro é bem provável que isso aconteça»;
- «Ninguém no Rio Ave ganha mais do que 5 mil euros e mesmo os jogadores que vêm emprestados, o que vai acima é suportado pelos clubes de origem. De outra forma não estariam aqui»;
- «Estarei sempre disponivel para o clube mesmo quando deixar o lugar de presidente de Câmara. (...) quando deixar de ser vou ter mais tempo disponível»;
- «sou eu quem os escolhe» (aos presidentes do Rio Ave, deixando grandes elogios a ASC)
- Sobre Carlos Brito: «tenho a certeza que ele um dia vai voltar, porque temos um enorme carinho por ele. Entendemos que era a hora de um novo ciclo.Estou hoje muito feliz com as escolhas que fizemos»

Fica também a saber-se o subsídio da Cãmara para esta época: 175 mil euros.

8.11.12

Entrevista a ASC: vender um jogador em Janeiro

Outro dos tópicos da entrevista daqui a meia hora na Linear, dos mais interessantes, por sinal: «vamos fazer um grande esforço para vender um jogador, mas não queremos desequilibrar o plantel». ASC revela ainda que «neste momento não existem propostas para a compra de algum jogador», acrescentando que «devido a esta conjuntura económica tivemos uma quebra de receitas na ordem dos 700 mil euros». Mesmo assim, «pagamos os ordenados do mês antes do jogo com o Moreirense»

3.11.12

A fechar as contas...

Termino a semana de análise às contas com um conjunto de números que me parecem indiscutíveis:
(Nota: a recuperação destes números, tirados dos relatórios anteriores, não põe em causa nem o rioavismo nem a competência das anteriores direções, seja de Paulo de Carvalho seja ainda de Carlos Costa. Mas é forçoso reconhecer que quatro anos seguidos são uma marca muito forte. Mais: todos reconheceremos que ser presidente nesta altura de enorme aperto financeiro em Portugal há-de ser muito mais difícil do que antes de 2008. E antes já não era nada fácil).

22.7.12

Da AG: orçamento de 3,4 milhões com 575 mil em aberto (ATUAL.)

Acabo de passar os olhos pelo orçamento que a direcção propõe para a próxima época e ficam desde logo algumas ideias:
- um orçamento de 3,4 milhões de euros (mais ou menos o mesmo da época passada);
- um "buraco" de perto de 600 milhões de euros que terá de ser compensado com venda de jogadores;
- redução nos custos com a equipa técnica, que apesar de ser a maior de sempre acaba por ser mais barata (145 mil agora para 165 mil com Brito);
- a massa salarial para os jogadores mantém-se globalmente a mesma (ou seja, não foi possível reduzir esta parte do orçamento)
- ATUALizo: falta a verba que a Câmara virá a dar, quer para o futebol profissional quer para a formação), por limitações legais das autarquias; os direitos televisivos continuam a ser à volta de 1,8 milhões
Aprovado por unanimidade.

18.7.12

Fabinho no Real Madrid B! (ATUAL.)

É mais uma transferência surpreendente, porque Fabinho apenas fez um jogo de preparação pelo Rio Ave, apesar dos seus créditos na seleção brasileira de sub-20.
Acredito que temos uma pequena percentagem do passe, mas se pagar um mês de ordenados já não está tudo perdido. Ainda assim, para quem assinou por seis anos, meio milhão seria o mínimo (digo eu, que sou bom a mandar palpites...)!
(temos é que arranjar com urgência um defesa direito, já que este é o terceiro que sai sem ter jogado pelo Rio Ave!!!!!)

ATUALizo a 19/7: O Record diz que Fabinho foi emprestado ao Real Madrid; O Rio Ave já empresta jogadores ao Real Madrid!!!

12.7.12

AG dia 22


(realizar a AG em Julho é o mais acertado; errado foi colocar Junho nos estatutos)

11.7.12

Os clubes da Madeira muito mal habituados!

«Os dois clubes de futebol profissional a disputar a I Liga, Marítimo e Nacional, recebem 1,785 milhões de euros cada um. Sofreram um corte na ordem dos 21%, relativamente aos 2,244 milhões atribuídos».
1,785 milhões é quase tanto como aquilo que o Rio Ave recebe dos direitos televisivos!
«Penso despedir-me do dirigismo desportivo ainda antes da época começar. Porventura, iremos analisar juridicamente a eventual extinção do clube e da SAD»

PS - também é provável um corte relevante do subsídio da Câmara de Vila do Conde, mas ninguém pensará em demitir-se por causa disso!

15.6.12

Orçamentos: a olhar para a concorrência

O Gil Vicente aprovou ontem à noite o orçamento para a próxima época (é idêntico ao da época passada, num total de 3.621.760 euros, e tem como receitas previstas 3.683.000), mas o mais relevante é que os associados aprovaram também uma proposta da Direção para um eventual pedido de um empréstimo bancário até 400.000 euros, para possíveis dificuldades de tesouraria.
Será uma solução para nós ou não vamos precisar, com as vendas de Tiago Pinto, Vítor Gomes e Ivo Pinto?

4.6.12

Mais (menos...) da redução do orçamento

Por todo o lado a preocupação existe: em Guimarães a massa salarial da equipa de futebol vai ser cortada em metade!

16.5.12

Mais uma confirmação do presidente

Orçamento é para emagrecer.

Uma pergunta

Se a Gestifute vai colocar vários jogadores em Vila do Conde, qual o impacto disso no cenário de redução de orçamento?

9.5.12

Ainda a redução do orçamento

Nem de propósito; depois de ontem ter escrito isto, hoje lê-se que «O orçamento do futebol profissional do Olhanense, que esta época teve um valor líquido de cerca de 1,6 milhão de euros, vai ser reduzido de forma significativa para 2012/13, face à quebra de receitas. O corte poderá atingir os 20%».

PS - outra coisa completamente diferente é acreditar que a Olhanense fez esta época com 1,6 milhões e que conseguirá fazer a próxima com 1,3 milhões...

8.5.12

Orçamento reduzido para 2012-13?

Uma questão muito importante na preparação da nova época que, acredito, já começou é perceber se o orçamento será o mesmo ou irá haver uma redução. Até por causa destas questões da Europa. O aperto financeiro é geral em Portugal e, apesar de até termos tido um ano de investimentos, não me admiraria se houvesse previsão de queda de receitas e consequente redução de orçamento na próxima.
Preocupante?
Sinceramente não me parece.
Uma das coisas que esta época mostrou é que jogadores caros não ganham jogos; muito mais se não jogarem...