Continuo a fazer uma leitura das contas do Rio Ave, aprovadas domingo, e relativas a 2011-12.
Na lista de custos, que totalizam pouco mais de 6, 7 milhões de euros, a maior fatia são os custos com o pessoal, quase três milhões de euros (1,7 milhões com o plantel, contra 1,4 previstos inicialmente).
Se no caso do plantel há um agravamento dos custos (explicado no próprio documento com o facto de o orçamento ser feito em Julho, antes do plantel estar fechado, o que só acontece no final de Agosto, o que deveria levar a repensar a data nos Estatutos), no caso do treinador isso não acontece: os 300 mil euros previstos são os 300 mil euros gastos.
Outra rubrica com diferença entre o previsto e gasto é a que diz respeito às deslocações e estágios: mais 100 por cento do que o inicialmente orçamentado! Posso adivinhar porquê?
Mostrar mensagens com a etiqueta orçamento 2011/12. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta orçamento 2011/12. Mostrar todas as mensagens
30.10.12
29.10.12
Futsal custou 80 mil euros
De acordo com o relatório aprovado ontem, o Rio Ave gastou perto de 82 mil euros com a secção de futsal na época 2011-12. Destes 82 mil, cerca de 67 mil são honorários (aos jogadores e treinadores). Não é muito, mas se atendermos aos sete mil euros de receitas, é desanimador: um subsídio de 2500 euros e perto de cinco mil euros com bilhetes vendidos. Nem um só euro de publicidade?
Como será este ano?
Como será este ano?
Publicada por
João Paulo Meneses
28.10.12
4ª época com contas positivas
Acabou há instantes a AG que serviu para conhecer as contas relativas à época 2011-12, contas essas que, no essencial, se revelaram uma boa surpresa.
Pelo quarto ano consecutivo (os quatro anos de ASC), o Rio Ave fecha com resultados positivos, no caso cerca de 160 mil euros.
Isto sem necessidade de ir ao banco ou de ficar a dever aos impostos ou à segurança social.
Nos próximos dias irei desenvolver com algum detalhe certos elementos deste relatório, mas o mais importante foi isto: merecido o voto de louvor proposto e aprovado por unanimidade (tal como as próprias contas).
Pelo quarto ano consecutivo (os quatro anos de ASC), o Rio Ave fecha com resultados positivos, no caso cerca de 160 mil euros.
Isto sem necessidade de ir ao banco ou de ficar a dever aos impostos ou à segurança social.
Nos próximos dias irei desenvolver com algum detalhe certos elementos deste relatório, mas o mais importante foi isto: merecido o voto de louvor proposto e aprovado por unanimidade (tal como as próprias contas).
Publicada por
João Paulo Meneses
18.10.12
AG a 28 de Outubro para aprovar
o orçamento 2011-12. Será este ou muito diferente?
Publicada por
João Paulo Meneses
2.3.12
«Autocarro topo de gama»
Via JVC ficamos a saber que está eminente a "aquisição de um autocarro «topo de gama» para digno e cómodo transporte da equipa".
O meu comentário: tudo o que possa valorizar o Clube e o seu património é bem vindo (além disso, desconheço as condições do actual autocarro), mas em coerência com o que sempre defendi, fico um pouco preocupado quando se gasta muito, sobretudo em tempo de crise.
Resta-nos ter confiança nas opções dos responsáveis do Clube (aliás, por falar em responsáveis do Rio Ave e em JVC, ficamos também a saber que António Silva Campos foi sujeito a uma intervenção cirúrgica, com alguma delicadeza, mas que terá corrido satisfatoriamente. Rápido regresso em forma, é o que todos lhe desejamos).
O meu comentário: tudo o que possa valorizar o Clube e o seu património é bem vindo (além disso, desconheço as condições do actual autocarro), mas em coerência com o que sempre defendi, fico um pouco preocupado quando se gasta muito, sobretudo em tempo de crise.
Resta-nos ter confiança nas opções dos responsáveis do Clube (aliás, por falar em responsáveis do Rio Ave e em JVC, ficamos também a saber que António Silva Campos foi sujeito a uma intervenção cirúrgica, com alguma delicadeza, mas que terá corrido satisfatoriamente. Rápido regresso em forma, é o que todos lhe desejamos).
Publicada por
João Paulo Meneses
1.3.12
Terroso na Ucrânia; 7 mil euros para o Rio Ave (AT.)
Os direitos de formação são no máximo 5% do valor da transferência.
5% de 150 mil euros dá pouco mais de7 mil euros.
Dá para pagar o ordenado mais elevado...
ATUALIZO: ou os jogadores do Leiria ganham muito pouco ou este dinheiro não vai dar para pagar sequer um mês de ordenados em atraso
5% de 150 mil euros dá pouco mais de7 mil euros.
Dá para pagar o ordenado mais elevado...
ATUALIZO: ou os jogadores do Leiria ganham muito pouco ou este dinheiro não vai dar para pagar sequer um mês de ordenados em atraso
Publicada por
João Paulo Meneses
1.2.12
Totonegócio - vem aí uma surpresa?
Ainda aqui não falei de um assunto que tem estado na primeira linha da preocupação dos dirigentes do futebol português: uma dívida de 30 milhões, resultado do desvio das receitas previstas pelo Estado que os clubes receberiam anualmente pelo totobola a partir de 1999, ano em que foi estabelecido um acordo para pagamento das dívidas fiscais anteriores a 1996.
E nós?
O que sabemos, das contas que nos vão sendo apresentadas, é que não devemos nada às Finanças. E na última AG foi mesmo dito que a dívida do chamado totonegócio estava liquidada. Devemos, por isso estar tranquilos.
O problema é outro, tanto quanto percebi.
O acordo feito pelo Estado pressupunha determinados valores (a reter das verbas do totobola) que pelos vistos não se cumpriram.
Mas isso lembra-me quando comprei há muitos anos o meu primeiro computador (usado) a um amigo jornalista. Acertámos um preço e fez-se a troca. Um mês depois ligou-me a dizer que o preço era muito baixo e que queria o computador de volta...
E nós?
O que sabemos, das contas que nos vão sendo apresentadas, é que não devemos nada às Finanças. E na última AG foi mesmo dito que a dívida do chamado totonegócio estava liquidada. Devemos, por isso estar tranquilos.
O problema é outro, tanto quanto percebi.
O acordo feito pelo Estado pressupunha determinados valores (a reter das verbas do totobola) que pelos vistos não se cumpriram.
Mas isso lembra-me quando comprei há muitos anos o meu primeiro computador (usado) a um amigo jornalista. Acertámos um preço e fez-se a troca. Um mês depois ligou-me a dizer que o preço era muito baixo e que queria o computador de volta...
Publicada por
João Paulo Meneses
31.1.12
Sagres patrocina o Rio Ave (ACT)
Beira Mar, Paços de Ferreira e Rio Ave são os novos clubes patrocinados pela Cerveja Sagres!
Diz a nota de imprensa que acabei de receber: «A cerveja Sagres tem uma forte tradição e uma grande herança no que diz respeito à sua associação ao futebol. A Sagres é desde 1993 patrocinadora da Selecção Portuguesa e também da principal Liga de Futebol Nacional, a Liga Zon Sagres. Patrocina ainda clubes como o Benfica, o Braga, a Académica, o Olhanense e o Portimonense. Paralelamente, a cerveja Sagres também é parceira da Liga Portuguesa de Futebol Não Profissional.».
Aguardemos por mais pormenores, mas para já é a Superbock que fica a perder...
ACTualizo com uma informação: a publicidade será visível em vários suportes mas não nos equipamentos.
Diz a nota de imprensa que acabei de receber: «A cerveja Sagres tem uma forte tradição e uma grande herança no que diz respeito à sua associação ao futebol. A Sagres é desde 1993 patrocinadora da Selecção Portuguesa e também da principal Liga de Futebol Nacional, a Liga Zon Sagres. Patrocina ainda clubes como o Benfica, o Braga, a Académica, o Olhanense e o Portimonense. Paralelamente, a cerveja Sagres também é parceira da Liga Portuguesa de Futebol Não Profissional.».
Aguardemos por mais pormenores, mas para já é a Superbock que fica a perder...
ACTualizo com uma informação: a publicidade será visível em vários suportes mas não nos equipamentos.
Publicada por
João Paulo Meneses
19.11.11
Sobre a AG de amanhã: 116 mil euros positivos (sem Júlio Alves)
Já li o documento que amanhã vai ser discutido na Assembleia Geral e gostava de deixar ficar estas notas:
- confirma-se o saldo positivo nas contas de 2010/11, de 166 mil euros;
- nestes valores falta ainda a venda do Júlio Alves, feita após 30 de Junho;
- a venda de jogadores resultou em cerca de um milhão de euros (Sílvio mais Coentrão ou só Sílvio?)
- o passivo aumentou, mas é considerado 'passivo momentâneo', porque terá sido abatido logo após a venda de Júlio Alves;
- não há dívidas ao Estado, Segurança Social ou outras entidades públicas;
- já está registada uma verba (gasta portanto) de 250 mil euros para investimentos (sintéticos?)
Amanhã há mais, depois da AG.
- confirma-se o saldo positivo nas contas de 2010/11, de 166 mil euros;
- nestes valores falta ainda a venda do Júlio Alves, feita após 30 de Junho;
- a venda de jogadores resultou em cerca de um milhão de euros (Sílvio mais Coentrão ou só Sílvio?)
- o passivo aumentou, mas é considerado 'passivo momentâneo', porque terá sido abatido logo após a venda de Júlio Alves;
- não há dívidas ao Estado, Segurança Social ou outras entidades públicas;
- já está registada uma verba (gasta portanto) de 250 mil euros para investimentos (sintéticos?)
Amanhã há mais, depois da AG.
Publicada por
João Paulo Meneses
28.7.11
500 mil por Gama
Atendendo aos vários factores e numa primeira reacção, parece-me bom.
Publicada por
João Paulo Meneses
26.7.11
Câmara paga departamento juvenil
Neste caso não há propriamente novidade, tem sido assim nos últimos anos, mas penso que faz sentido partilhar esta nota com os leitores: dos pouco mais de 400 mil euros que todo o departamento juvenil vai custar na próxima época, a Câmara paga 340 mil.
Ou seja, o Clube pouco gasta com aquele que é o seu maior tesouro (as receitas da televisão dão 1,8 milhões mas as transferências, por exemplo deste ano, têm dado mais).
Ou seja, o Clube pouco gasta com aquele que é o seu maior tesouro (as receitas da televisão dão 1,8 milhões mas as transferências, por exemplo deste ano, têm dado mais).
Publicada por
João Paulo Meneses
24.7.11
Da AG: números (sem venda de jogadores) CORR
3,097 100 euros, menos 10%.
Este seria um orçamento que eu aprovaria, basicamente por estas razões:
- confirma uma redução que me parece sensata, face aos tempos que vivemos;
- os vencimentos dos jogadores passam de 1 milhão, 520 mil previstos para a época que acabou para 1 milhão, 425; os vencimentos da equipa de Brito mantém-se iguais;
- surpreendente é o facto de o orçamento de base-zero não estar suportado (pela primeira na história do Rio Ave?) na 'venda de direitos desportivos de jogadores da formação', que habitualmente 'aguentam' o défice entre receitas e despesas; desta vez a previsão de receitas não inclui receitas extraordinárias, porque a autarquia vai aumentar a sua comparticipação (passa de 259 mil para 393 mil euros) e há um claro aumento dos direitos televisivos, que passam de 1 milhão e 550 mil para 1,8 milhões.
Ou seja, sobem a receitas e diminuem as despesas. (a autarquia vai dar ao Rio Ave, entre futebol profissional, jovem e futsal, quase 800 mil euros);
Só posso aplaudir. CORRIJO a 30/7/11: a formulação atrás pode pressupor que estou a aplaudir o financiamento da Câmara ao Rio Ave. Nada disso. As minhas palavras têm a ver com o orçamento apresentado pela Direcção do Rio Ave.
PS - e assim se explica que o dinheiro (ou pelo menos uma parte) da venda de Júlio Alves vá para obras;
Este seria um orçamento que eu aprovaria, basicamente por estas razões:
- confirma uma redução que me parece sensata, face aos tempos que vivemos;
- os vencimentos dos jogadores passam de 1 milhão, 520 mil previstos para a época que acabou para 1 milhão, 425; os vencimentos da equipa de Brito mantém-se iguais;
- surpreendente é o facto de o orçamento de base-zero não estar suportado (pela primeira na história do Rio Ave?) na 'venda de direitos desportivos de jogadores da formação', que habitualmente 'aguentam' o défice entre receitas e despesas; desta vez a previsão de receitas não inclui receitas extraordinárias, porque a autarquia vai aumentar a sua comparticipação (passa de 259 mil para 393 mil euros) e há um claro aumento dos direitos televisivos, que passam de 1 milhão e 550 mil para 1,8 milhões.
Ou seja, sobem a receitas e diminuem as despesas. (a autarquia vai dar ao Rio Ave, entre futebol profissional, jovem e futsal, quase 800 mil euros);
Só posso aplaudir. CORRIJO a 30/7/11: a formulação atrás pode pressupor que estou a aplaudir o financiamento da Câmara ao Rio Ave. Nada disso. As minhas palavras têm a ver com o orçamento apresentado pela Direcção do Rio Ave.
PS - e assim se explica que o dinheiro (ou pelo menos uma parte) da venda de Júlio Alves vá para obras;
Publicada por
João Paulo Meneses
11.7.11
Olhanense com orçamento de 1,4 milhões
Sinceramente não acredito que seja possível: «"a questão financeira limita mas não tira ambição. Em ano de centenário temos de estar à altura e já pedi aos jogadores e equipa técnica disponibilidade total para nos darem novas alegrias". O orçamento para 2011/12 é de cerca de 1,4 milhões de euros, um orçamento mais baixo que, todavia, "não impedirá o Olhanense de estar sempre entre a elite do futebol"».
Das duas uma:
- ou é possível fazer uma época «entre a elite» e gastar apenas 1,4 milhões, o que significa que clubes, como por exemplo o Rio Ave, são uns tótós, gastam mais do que é preciso;
- ou é uma forma de atirar areia para os olhos, de enganar tudo e todos (30 pessoas a ganhar uma média de 4000 euros dá 120 mil euros mês; vezes 10 meses dá 1,2 milhões; e prémios? e deslocações? e tratamentos?)
Das duas uma:
- ou é possível fazer uma época «entre a elite» e gastar apenas 1,4 milhões, o que significa que clubes, como por exemplo o Rio Ave, são uns tótós, gastam mais do que é preciso;
- ou é uma forma de atirar areia para os olhos, de enganar tudo e todos (30 pessoas a ganhar uma média de 4000 euros dá 120 mil euros mês; vezes 10 meses dá 1,2 milhões; e prémios? e deslocações? e tratamentos?)
Publicada por
João Paulo Meneses
6.7.11
Próximo orçamento será menor
Ainda não está marcada - que eu saiba - a próxima AG, que servirá para aprovar o orçamento e o plano de actividades da próxima épca, mas já se sabe que o orçamento andará próximo do da época passada. Ou um pouco menor.
Publicada por
João Paulo Meneses
Coentrão + Júlio Alves = 2,5 milhões?
Ufa, que dia!
Primeiro Coentrão, depois Júlio Alves.
De Madrid vão chegar pelo menos 2,5 milhões, o que paga o défice previsto no orçamento da época passada e abre boas perspectivas para esta que aí vem. Jorge Mendes está nas duas.
PS - Um milhão e meio de direitos de formação não é igual a isso, mais três ou seis milhões, mas não vale pena continuar a olhar para trás; foi um excelente negócio por Júlio Alves, nem por isso no caso de Coentrão.
Primeiro Coentrão, depois Júlio Alves.
De Madrid vão chegar pelo menos 2,5 milhões, o que paga o défice previsto no orçamento da época passada e abre boas perspectivas para esta que aí vem. Jorge Mendes está nas duas.
PS - Um milhão e meio de direitos de formação não é igual a isso, mais três ou seis milhões, mas não vale pena continuar a olhar para trás; foi um excelente negócio por Júlio Alves, nem por isso no caso de Coentrão.
Publicada por
João Paulo Meneses
Júlio Alves - negócio fechado? (ACTx2)
Finalmente a pergunta encontrou resposta e de acordo com os jornais de hoje, Júlio Alves já não volta ao Rio Ave.
A Bola de hoje diz que o negócio está fechado («tudo acertado») e que se fez por 2,5 millhões. Também diz que na próxima época jogará com Sílvio, mas o Record é mais cauteloso e avança que Júlio Alves irá para o Atlético de Madrid B (acrescentando que o «acordo total ainda não foi encontrado).
Falta saber quanto receberá o Rio Ave, mas pelo menos metade dos 2,5 milhões! (ACT: e se assim for, é um excelente negócio, uma vez que Júlio Alves fez apenas três jogos como titular e 208 minutos no total (mais de seis mil euros por minuto!)
PS - tem dois meses esta informação!
(a concretizar-se será a primeira grande transferência da completa responsabilidade desta Direcção - de um jogador 'formado' neste contexto)
ACTualizo: O Atlético de Madrid não confirmou oficialmente o negócio, mas para ser uma fonte do Rio Ave a dar a notícia à Lusa é porque os de Madrid já assinaram o contrato!
A Bola de hoje diz que o negócio está fechado («tudo acertado») e que se fez por 2,5 millhões. Também diz que na próxima época jogará com Sílvio, mas o Record é mais cauteloso e avança que Júlio Alves irá para o Atlético de Madrid B (acrescentando que o «acordo total ainda não foi encontrado).
Falta saber quanto receberá o Rio Ave, mas pelo menos metade dos 2,5 milhões! (ACT: e se assim for, é um excelente negócio, uma vez que Júlio Alves fez apenas três jogos como titular e 208 minutos no total (mais de seis mil euros por minuto!)
PS - tem dois meses esta informação!
(a concretizar-se será a primeira grande transferência da completa responsabilidade desta Direcção - de um jogador 'formado' neste contexto)
ACTualizo: O Atlético de Madrid não confirmou oficialmente o negócio, mas para ser uma fonte do Rio Ave a dar a notícia à Lusa é porque os de Madrid já assinaram o contrato!
Publicada por
João Paulo Meneses
4.7.11
Orçamento de 3,45 milhões?
O Jogo avançava ontem que o Rio Ave terá um orçamento que rondará os 3,45 milhões de euros na próxima época.
A confirmar-se algumas ilações se podem tirar:
- é, mais euros menos euro, na linha do que foi proposto para a época que terminou (3,4 milhões);
- se assim for, não está em linha com a generalidade dos orçamentos para esta época, que têm vindo a reduzir;
- reduzir seria desejável, mas impossivel para se manter uma equipa competitiva?
A confirmar-se algumas ilações se podem tirar:
- é, mais euros menos euro, na linha do que foi proposto para a época que terminou (3,4 milhões);
- se assim for, não está em linha com a generalidade dos orçamentos para esta época, que têm vindo a reduzir;
- reduzir seria desejável, mas impossivel para se manter uma equipa competitiva?
Publicada por
João Paulo Meneses
29.6.11
Beira Mar com dois milhões de euros (ACT)
Continuo atento aos orçamentos da concorrência, porque me parece que é preciso gastar menos do que gastámos em 2010/11.
Agora é o Beira Mar que anuncia que fará a próxima época com cerca de dois milhões de euros.
PS - se não estou enganado, devemos ter AG proximamente para conhecer o próximo orçamento.
ACTualizo a 30/6: em contrapartida o VdGuimarães vai ter orçamento recorde: «Emílio Macedo resolveu abrir os cordões à bolsa e vai propor aos sócios em Assembleia Geral marcada para 8 de Julho a aprovação de um orçamento de quase 15 milhões de euros (14,8 milhões), dos quais só 9,1 milhões se destinam ao futebol profissional. Significará o maior orçamento de sempre do clube e um crescimento de praticamente 34 por cento em relação ao orçamento da época passada: 11,6 milhões, com quase seis milhões a serem canalizados para o futebol profissional. Ou seja, há uma aposta ainda mais forte na equipa sénior que se traduz num aumento efectivo de três milhões»
Agora é o Beira Mar que anuncia que fará a próxima época com cerca de dois milhões de euros.
PS - se não estou enganado, devemos ter AG proximamente para conhecer o próximo orçamento.
ACTualizo a 30/6: em contrapartida o VdGuimarães vai ter orçamento recorde: «Emílio Macedo resolveu abrir os cordões à bolsa e vai propor aos sócios em Assembleia Geral marcada para 8 de Julho a aprovação de um orçamento de quase 15 milhões de euros (14,8 milhões), dos quais só 9,1 milhões se destinam ao futebol profissional. Significará o maior orçamento de sempre do clube e um crescimento de praticamente 34 por cento em relação ao orçamento da época passada: 11,6 milhões, com quase seis milhões a serem canalizados para o futebol profissional. Ou seja, há uma aposta ainda mais forte na equipa sénior que se traduz num aumento efectivo de três milhões»
Publicada por
João Paulo Meneses
24.6.11
Mais da relação privilegiada com o Ribeirão (ACT)
Estas notícias nunca mais tiveram desenvolvimentos, mas parece haver uma relação privilegiada com o Ribeirão (Gilmar, Feliz e Marcelo).
A Bola de ontem diz que o Ribeirão espera a cedência de jogadores do Rio Ave e que o presidente do clube famalicense estava em negociações (é a palavra usada pelo jornal) com um clube da 1ª Liga para vender Marcelo (como se soube depois, ao Rio Ave).
Por falar em negociações, o mesmo jornal dá conta que o Ribeirão vendeu um jogador ao Benfica (um extremo chamado Eliseu) e que é a maior transferência de sempre do clube, «superando os valores envolvidos nas saídas de Pedro Mesquita (...) para o Aves e do ponta-de-lança Gilmar, recentemente oficializado pelo Rio Ave». É isto?
PS - não me parece nada mal que o Rio Ave invista algum dinheiro, dentro das suas posses, em jogadores jovens, muito mais se existe a convicção de que «certamente serão mais valias nas competições nacionais e europeias».
ACtualizo a 25/6: A BOla de ontem diz que o Rio Ave vai ceder cinco jogadores ao Ribeirão por empréstimo. Serão alguns dos que contratou? Outros, da formação? Sobretudo para estes será uma boa forma de os ver evoluir.
A Bola de ontem diz que o Ribeirão espera a cedência de jogadores do Rio Ave e que o presidente do clube famalicense estava em negociações (é a palavra usada pelo jornal) com um clube da 1ª Liga para vender Marcelo (como se soube depois, ao Rio Ave).
Por falar em negociações, o mesmo jornal dá conta que o Ribeirão vendeu um jogador ao Benfica (um extremo chamado Eliseu) e que é a maior transferência de sempre do clube, «superando os valores envolvidos nas saídas de Pedro Mesquita (...) para o Aves e do ponta-de-lança Gilmar, recentemente oficializado pelo Rio Ave». É isto?
PS - não me parece nada mal que o Rio Ave invista algum dinheiro, dentro das suas posses, em jogadores jovens, muito mais se existe a convicção de que «certamente serão mais valias nas competições nacionais e europeias».
ACtualizo a 25/6: A BOla de ontem diz que o Rio Ave vai ceder cinco jogadores ao Ribeirão por empréstimo. Serão alguns dos que contratou? Outros, da formação? Sobretudo para estes será uma boa forma de os ver evoluir.
Publicada por
João Paulo Meneses
20.6.11
Rafinha e Gilmar confirmados
O médio Rafinha e o avançado Gilmar são oficialmente jogadores do Rio Ave.
A dúvida, agora, é se vão ficar no plantel ou se vão rodar.
PS - Gilmar custou 50 mil euros ao Rio Ave?
(plantel actualizado)
A dúvida, agora, é se vão ficar no plantel ou se vão rodar.
PS - Gilmar custou 50 mil euros ao Rio Ave?
(plantel actualizado)
Publicada por
João Paulo Meneses
Subscrever:
Mensagens (Atom)
