Mostrar mensagens com a etiqueta Nuno ES ideias. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Nuno ES ideias. Mostrar todas as mensagens

8.4.14

Ainda a derrota de ontem

O Rio Ave não atacou (um remate à baliza e um cruzamento) nem defendeu (os dois primeiros lances são falhas claras da defesa).
Faltou agressividade, concentração, rapidez. Faltou, mesmo, alguma entrega (no sentido de 'dar o litro').
Faltou tudo.
O pior jogo dos últimos tempos, que embaraça a imagem do Clube.
Uma exibição miserável, que apenas se pode explicar pelo facto de os jogadores estarem com a cabeça na meia final da Taça de Portugal.
Espero que no sábado, frente ao Olhanense, e novamente com a 'equipa B', o Rio Ave dê outra imagem, até porque já mostrou que, mesmo com as taças pelo meio, consegue fazer bons jogos.
Qual é a responsabilidade de Nuno?
Sinceramente, acho o menos culpado.
Usou o 'melhor' onze, não poupou ninguém e, sem a colaboração dos jogadores pouco mais poderia ter feito. Apenas acho que deveria ter outros recursos táticos para jogos em que o modelo do Rio Ave não resulta, e frente ao Benfica a história da posse de bola é muito dificil.
Nuno diz que «Jogámos aqui como costumamos jogar nos outros jogos. É este o modelo de jogo que queremos, com a intenção de ter a bola, mesmo sabendo que aqui não é fácil», mas isto não é bom. É como se um aluno estudasse sempre da mesma forma para todos os exames, mas nuns tirasse boas notas e noutros más. Matemática não é História, da mesma forma que Inglês não é Fisico-Quimica. Teria sido possivel surpreender o Benfica? Nota 1 para Nuno.

1.3.14

Nuno vê Ederson, Felipe Augusto e Diego Lopes na seleção brasileira

«Não tenho dúvidas que estão todos capacitados para um dia jogarem pela seleção brasileira. Têm aquilo que eu acho que é fundamental, o facto de perseguirem o sonho de estarem com o Brasil ao mais alto nível»

17.2.14

Em complemento ao comentário do jogo: o mesmo onze

Em complemento a isto:
Não é absurda a opção de Nuno pelo mesmo onze (Rodriguez por Roderick): a equipa vinha motivada e Nuno pensou que isso podia fazer a diferença.
Não fez e pelos vistos até prejudicou.
Agora é fácil criticar?
Sinto que não sou oportunista em fazê-lo.
Defendi, nestas semanas, a rotatividade no plantel, pelo que esta cedência de Nuno, ontem, me parece incoerente.
Foi por isso que o Rio Ave perdeu?
O Rio Ave perdeu porque não marcou nenhum golo (em três boas oportunidades) e porque não foi agressivo nem 'mandão' (ao intervalo já escrevia que o Rio Ave estava muito macio, pouco acutilante - na primeira parte apenas uma oportunidade).
Se Nuno tivesse refrescado a equipa teria sido diferente? Ninguém poderá dizer. Pelo menos teria sido coerente. E não seria possível dizer no final que a equipa estava muito cansada. Ainda por cima, para mim, Rodriguez (o único 'fresco') até foi o melhor em campo.
Nota 1 para Nuno.

PS - ontem, em Guimarães, lá tivemos a velhinha claque. Apenas essa. A de sempre.

21.12.13

Sistema tático frente ao FC Porto - Nuno fala em erro (ATUAL.)

Afinal foi mais do que isto.
«Nuno Espírito Santo, treinador do Rio Ave, reconheceu esta sexta-feira que errou ao montar a equipa para defrontar o FC Porto, na última jornada (derrota por 3-1), algo que não se repetirá diante do Paços de Ferreira, adversário de sábado (16 horas). "Aquele sistema tático não corresponde à nossa maneira de jogar, mas pensei que fosse a melhor solução para esse jogo e até estou satisfeito com a prestação dos jogadores, que estiveram dentro do que se pedia no sistema montado", referiu o técnico na conferência de imprensa de lançamento do jogo em Paços de Ferreira».

(o erro, parece-me, não foi a opção por Edimar. Pelo contrário. Braga a ponta de lança ou um meio campo sem fogo são problemas maiores)

ATualizo após o jogo com o Paços de Ferreira (21/12/13): está esclarecido; o que Nuno considerou um erro foi ter jogado sem ponta de lança frente ao FC Porto 

1.12.13

Nuno 'zangado'

«É um jogo com uma exposição maior, a cobertura é diferente, os jogadores interpretam isso como uma boa oportunidade para relançar as suas pretensões mas é um erro. É um erro esperar por estes jogos para fazer brilharetes. Não vou permitir isso. Não o vou permitir que abandonem a tarefa individual. Caso o façam, serão punidos», avisou o treinador dos vila-condenses.

24.11.13

«Vamos conseguir»

Ao contrário do que pensavam os meus colegas de bancada, saí do Estádio com o palpite de que Nuno tinha comunicado aos jogadores, quando os mandou reunir no centro do terreno no final, que iria abandonar o comando da equipa.
Em que é que baseio isto: por um lado, nunca Nuno tinha feito uma coisa destas (lembram-se do último jogo em casa?) e, por outro, é por demais evidente a dificuldade em dar a volta.
Não considero que Nuno não tenha condições para continuar. É evidente que tem, porque a equipa está dentro dos objetivos.
Mas, sinceramente, pensei isso.
Está visto que estou muito longe de conhecer o pensamento de Nuno.

PS - o que é que Nuno disse, então? Segundo revelou na conferência final, transmitiu aos jogadores que «vamos conseguir». E o que é que eu acho disso? Como sempre achei que o problema era sobretudo psicológico, só posso aplaudir a intenção do mister.

22.11.13

Nuno afasta qualquer mudança no sistema tático

Eu bem tentei...
mas Nuno é claro: «Nuno Espírito Santo recordou esta sexta-feira que em tempos mais distantes era difícil qualquer adversário vencer em Vila do Conde e por isso apelou "à história do Rio Ave para inverter a recente situação", considerando o jogo de domingo "ideal para mudar a tendência negativa dos jogos em casa". O técnico adiantou ainda na conferência de imprensa para o lançamento do embate nos “Arcos”: “Temos de mudar comportamentos nos jogos em casa, mas nunca se irá mudar o sistema de jogo”.

PS - percebi bem? apelou à história?

3.11.13

E se Nuno quiser mudar a equipa?

Não tem muitas alternativas, sejamos claros - apenas deixou um jogador em Vila do Conde por opção.
Por filosofia, Nuno já é extremamente conservador relativamente ao que se pode designar por onze-tipo e só isso já inibiria mudanças. Mas se as quiser fazer, porque a defesa tem estado bem e no meio campo não há opções, só no ataque se perspetivam alterações - para além das que resultam de lesões (Nuno Lopes será titular, porque a outra alternativa, absurda nesta altura, de fazer deslocar Marcelo para o lugar e por Roderick ao lado de Vilas Boas, seria... absurda!).
Assim, com Wakaso ou Roderick (aposto em Wakaso) atrás de Tarantini e de Diego Lopes, resta o ataque.
Ukra é inquestionável, mas há mais dois lugares. Para jogadores que talvez estejam mais motivados, possam estar mais inspirados, que consigam mostrar mais raça, e que estejam mais adaptados às características da equipa nesta altura, do que que Braga e Hassan.

PS - outra coisa, a conversar um dia destes, é sobre a construção do plantel. Quem substituirá Diego Lopes se este, por alguma razão, estiver impedido?

1.11.13

Nuno pede aos sócios: «venham assistir aos treinos»; e esta, hein?

«Nuno Espírito Santo abordou ainda a abertura dos treinos aos associados, medida que se manterá já amanhã, explicou-a com a necessidade de resolver o problema dos jogos em casa e deixou o convite aos sócios do Rio Ave FC: “Venham assistir aos treinos, ajudem-nos a superar esta situação, partilhem connosco a preparação da equipa, todos juntos vamos conseguir, tenho a certeza.”»

O meu comentário: surpreendente, sem dúvida. Mas se critiquei na altura, não posso criticar agora; mais vale tarde do que nunca. Eu, quando puder, irei.

28.10.13

Primeiro passo para a cura

Com a admissão de termos um problema, Nuno deu o primeiro passo para o regresso às vitórias em casa. Há uma coisa que não esclareceu totalmente, porém: ao ludibriar a questão como o próprio admite, fê-lo apenas para fora ou também para dentro do balneário? Para fora não me parece grave, será estratégia de comunicação, mas se ainda não tinha conversado com o plantel sobre isso, parece-me que errou. Neste momento o Rio Ave tem o 3º pior registo em casa das 16 equipas da Liga. No ano passado, se considerassemos apenas os jogos em casa o Rio Ave teria sido 10º.


Daqui em diante só podemos melhorar.

17.10.13

Descubra as diferenças sobre o que aconteceu no sábado de manhã

Site do Rio Ave: «A equipa do Rio Ave treinou na manhã de hoje. A paragem no campeonato não altera a rotina do plantel que continua a fazer a preparação para o próximo jogo, frente ao Esperança de Lagos para a Taça de Portugal»;

JVC desta semana: «perante dificuldades em encontrar um clube disponível face a vários dos campeonatos não terem sido interrompidos, o treinador Nuno Espírito Santos optou por um jogo-treino com os juniores»;

(seriam possíveis várias considerações, que vou evitar fazer nesta altura, mas fico-me por esta: excluo a hipótese de distração por parte quem quem fez a informação no 'site', pelo que resta a alternativa de ter sido propositado omitir a informação; Porquê? Já agora: nenhum jornal desportivo noticiou o jogo-treino, o que não deixa de relevar sobre a qualidade da informação que os jornais trazem, quase só pendurados no site ou nas estatísticas) 

Já que se perspectivam mudanças,

por que não experimentar na Taça de Portugal um novo modelo táctico?

Por princípio, não sou adepto de grandes mudanças, acho que mudar um jogador por sector é a melhor maneira de dar oportunidade a quem tem jogado menos sem desvirtuar a equipa. As rotinas já criadas não se perdem tanto e os novos elementos integram-se melhor. Mas acho que os jogos de Taça, sem promover demasiadas alterações no onze, podem servir para testar soluções tácticas alternativas. Estará o treinador disposto a isso, não esquecendo de lembrar sempre aos jogadores que os jogos da Taça são sempre para levar a sério, mesmo que o adversário seja, em teoria, mais fraco?

(é sabido que eu não gosto da Taça, mas uma coisa é perder com quem nos bate com mérito, outra é perder por sobranceria e falta de atitude)

16.10.13

Proibido fazer faltas

Já se sabe que Nuno não gosta que os seus jogadores façam faltas.
E a equipa tem isso bem apreendido.
Até ao momento, apenas o Arouca fez menos falta do que nós (89 para eles, 92 para nós).
As equipas melhor classificadas têm todas mais de 100 faltas acumuladas, mas o Setúbal tem 121 e está o fim...
Consequência direta: apenas o Sporting tem menos cartões do que nós, 12 para eles, 14 amarelos para nós e zero vermelhos.

(por curiosidade: só a Académica sofreu mais faltas do que o Rio Ave, 128 para eles, 120 para nós. Haverá uma explicação ou nem por isso?)

4.10.13

O dilema de Nuno

Optando pelo mesmo onze:
- se correr mal,  vai ser um dos criticados;
- se correr bem, arriscou mas teve razão, ele é que conhece os jogadores e se voltou a apostar neles é porque viu que estavam em condições de dar a volta;
Optando por um onze diferente:
- se correr bem, fez o que devia e o que era lógico;
- se correr mal [não vou especular sobre este cenário, até porque o Rio Ave vai pontuar em Coimbra esta noite!]

(não sei algumas destas coisas passam ou não pela cabeça de Nuno, antes de anunciar o onze aos jogadores, mas não parece uma equação fácil)

Atualizo: na época passada, após uma sequência E-D ou DD, houve sempre mudanças na equipa; uma tendência que Nuno vai manter (página 18 deste documento)?

27.9.13

E os outros jogadores?

Nuno voltará a apostar no onze que já fez quatro jogos, o que se compreende.
O reverso da medalha é que há jogadores que gostariam de jogar e não têm tido oportunidades.
É natural que as venham a ter, mas aqui abre-se uma questão suplementar: Nuno ainda hoje é atacado pelas opções que fez em Arouca, no jogo da Taça de Portugal, quando utilizou alguns habituais suplentes.
O que fará na primeira eliminatória da Taça? Apostará nos onze do costume ou dará oportunidade a outros?

PS - O meu onze seria ligeiramente diferente: Braga no lugar de Diego Lopes e Del Valle no lugar de Braga.

31.8.13

O principal problema que deteto no Rio Ave

Tendo em vista, sobretudo, a exibição do Rio Ave frente ao Setúbal encontro - nesta altura - uma lacuna na equipa: quando o adversário parte em contra-ataque a nossa equipa fica partida em duas, seis defendem e quatro ficam para trás (nomeadamente Hassan, Ukra, Braga e Diego Lopes).
Isso foi várias vezes visível no passado domingo.
E é preocupante - por acaso, o Setúbal não marcou, mas até o podia ter feito.
Que Hassan não recue logo, até se compreende; que o extremo mais distante da bola demore um pouco mais também se aceita. Mas não podem ficar quatro lá na frente.
Diego Lopes tem de corrigir o posicionamento, Ukra também tem de recuar.
Corrigida esta lacuna na equipa, ficaremos mais fortes.
E com mais probabilidades traremos três pontos de Arouca.

19.8.13

Uma equipa mais agressiva?

As estatísticas do jogo de ontem dizem-nos duas coisas:
- que o Rio Ave fez 17 faltas, contra as 10 do Belenenses; uma equipa mais agressiva? Isto significará uma alteração na ideia de Nuno, que no início da época passada defendia que as faltas deviam ser evitadas?
- que o Rio Ave fez 12 remates à baliza, quatro deles com perigo. Três entraram. Nuno tem razão.

25.7.13

Nuno ao JVC

«A ambição que nos caracterzia, ao Clube, à equipa técnica e aos jogadores, é melhorar o que fizemos. A única promessa e é de que vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para melhorar».

Outra ideia: «Achamos que um clube tem uma cultura, que tem de se identificar com uma região e isso [na época passada] foi conseguido em pleno».

23.7.13

Silvério vs Ângelo Meneses

Primeira nota prévia:
- não conheço o valor de Ângelo e se das minhas palavras oode ficar alguma "crítica" ao jogador que veio do Famalicão, então espero que os factos me venham a desmentir o mais rapidamente possível; não tenham dúvidas de que cá estarei para o reconhecer;
Segunda nota: no limite, a contratação de Ângelo não é incompatível com a promoção de Silvério à primeira equipa, sobretudo tratando-se de um jogador que ainda pode fazer mais uma época como júnior.*
Mas o meu ponto é: será Ângelo muito melhor do que Silvério?
Quando é que apostamos, a sério, nos bons valores da nossa formação?
Silvério é um desses bons valores, super-titular na equipa do ano passado e merecia essa possibilidade.
Se Brito não tinha grande sensibilidade para os jovens jogadores, relativamente a Nuno ainda não consegui definir uma opinião.

* Nuno terá quatro centrais à sua disposição? Marcelo, Nivaldo, Rodrigues, Ângelo (mais Vilas Boas). Qualquer outro nome, como Silvério, já não terá grandes hipóteses de se mostrar. É disto que eu falo.