Algumas curiosidades na comparação das contas de 2013/2014, 2014/2015 e de 2015/2016:
1.Na rubrica venda e serviços prestados temos (bilheteiras, patrocínios, publicidade, direitos televisivos, etc):
a) 2013/2014 - € 3.047.997,23;
b) 2014/2015 - € 2.742.662,97;
c) 2015/2016 - € 3.719.348,66.
2. Na rubrica fornecimento e serviços externos:
a) 2013/2014 - € 1.082.009,03;
b) 2014/2015 - € 1.997.139,68;
c) 2015/2016 - € 1.694.097,87.
3. Na rubrica gastos com o pessoal:
a) 2013/2014 - € 4.139.730,78;
b) 2014/2015 - € 4.361.915,41;
c) 2015/2016 - € 4.702.429,52.
4. Na rubrica outros rendimentos e ganhos:
a) 2013/2014 - € 2.599.923,98;
b) 2014/2015 - € 4.166.685,82;
c) 2015/2016 - € 3.158.103,51.
5. Valor conjunto das rubricas de fornecimento e serviços externos e gastos com o pessoal:
a) 2013/2014 - € 5.221.739,81;
b) 2014/2015 - € 6.359.055,09;
c) 2015/2016 - € 6.396.527,07.
6. Valores dos ativos:
6.1 Tangíveis:
a) 2013/2014 - € 227.569,02;
b) 2014/2015 - € 440.973,18;
c) 2014/2015 - € 647.604,66.
6.2 Intangíveis:
a) 2013/2014 - € 504.840,00;
b) 2014/2015 - € 413.188,51;
c) 2014/2015 - € 2.130.604,04.
7. Total do Capital Próprio:
a) 2013/2014 - € 263.605,94;
b) 2014/2015 - € 275.019,15;
c) 2015/2016 - € 280.620,96
8. Total do Passivo:
a) 2013/2014 - € 926.636,30;
b) 2014/2015 - € 1.566.036,65;
c) 2015/2016 - € 4.286.536,28.
9. Total do Capital Próprio e Passivo:
a) 2013/2014 - € 1.254.168,92;
b) 2014/2015 - € 1.876.145,51;
c) 2015/2016 - € 4.567.157,24.
Mostrar mensagens com a etiqueta orçamento 2013-14. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta orçamento 2013-14. Mostrar todas as mensagens
27.1.17
27.11.15
Ainda as contas de 2013/14 (4 milhões para ordenados)
Na ressaca da nossa deslocação à Conservatória do Registo Comercial, e dos números que pudemos ler, há uma informação que me preocupa.
Aliás, não é de agora nem tem a ver com a SDUQ.
O peso dos custos com ordenados no peso do orçamento.
Em 2013/14 foram mais de 4 milhões de euros*.
Se 4 milhões são para ordenados, qualquer orçamento a partir de agora nunca poderá ser inferior a 5 milhões (um milhão para outras despesas, desde deslocações, estágios, como aconteceu nessa época).
A questão não é confiar nas capacidades de ASC de levar o Rio Ave a bom porto.
Todos nós confiamos.
O problema é perceber se o Rio Ave tem 'estrutura' para ter um orçamento anual de 5 milhões em despesas.
.
* A rubrica diz "gastos com o pessoal", o que também incluirá funcionários do Clube que estarão a ser pagos pela SDUQ?
Aliás, não é de agora nem tem a ver com a SDUQ.
O peso dos custos com ordenados no peso do orçamento.
Em 2013/14 foram mais de 4 milhões de euros*.
Se 4 milhões são para ordenados, qualquer orçamento a partir de agora nunca poderá ser inferior a 5 milhões (um milhão para outras despesas, desde deslocações, estágios, como aconteceu nessa época).
A questão não é confiar nas capacidades de ASC de levar o Rio Ave a bom porto.
Todos nós confiamos.
O problema é perceber se o Rio Ave tem 'estrutura' para ter um orçamento anual de 5 milhões em despesas.
.
* A rubrica diz "gastos com o pessoal", o que também incluirá funcionários do Clube que estarão a ser pagos pela SDUQ?
Publicada por
João Paulo Meneses
26.11.15
Contas da SDUQ, já agora
Complementando o "post" do JPM, a receita prevista na época 2013/2014 relativamente a Fábio Coentrão, teria a ver com a possível transferência do Real Madrid, o que não se verificou de todo (e seria, naturalmente, uma verba elevada).
Publicada por
Vítor Carvalho
Ainda as contas da SDUQ (2013/14)
Aceitámos o repto e fomos à Conservatória do Registo Comercial, solicitar as contas relativas à época 2013/14, as únicas disponíveis até ao momento.
E, de certa forma, ainda mal que o fizemos...
Antes da SDUQ, quando os números eram apresentados em AG, ainda havia alguma explicação e podia fazer-se perguntas.
Agora estão lá os números a seco e ficamos sem saber como ou porquê.
Por exemplo, diz o documento da SDUQ que o Rio Ave na época 2013/14 teve receitas (ordinárias) de cerca de 3 milhões euros. Ou seja, além da Sporttv, que são dois milhões, o clube encontrou forma de fazer entrar mais um milhão, o que é sempre de aplaudir.
Fica também a saber-se que de receitas extraordinárias há 2,6 milhões de euros, mas aqui já se conhecia que tinha vindo dinheiro do empréstimo de Fabinho, das vendas de Vítor Gomes, Ivo Pinto, Geraldes [sim, Geraldes, que tem pagamentos anuais], e eventualmente uns restos de Fábio Coentrão. São estes, em concreto? Há mais?
Num orçamento de 5,7 milhões de euros, 4,1 milhões são para ordenados (sobretudo jogadores e equipa técnica).
E, de certa forma, ainda mal que o fizemos...
Antes da SDUQ, quando os números eram apresentados em AG, ainda havia alguma explicação e podia fazer-se perguntas.
Agora estão lá os números a seco e ficamos sem saber como ou porquê.
Por exemplo, diz o documento da SDUQ que o Rio Ave na época 2013/14 teve receitas (ordinárias) de cerca de 3 milhões euros. Ou seja, além da Sporttv, que são dois milhões, o clube encontrou forma de fazer entrar mais um milhão, o que é sempre de aplaudir.
Fica também a saber-se que de receitas extraordinárias há 2,6 milhões de euros, mas aqui já se conhecia que tinha vindo dinheiro do empréstimo de Fabinho, das vendas de Vítor Gomes, Ivo Pinto, Geraldes [sim, Geraldes, que tem pagamentos anuais], e eventualmente uns restos de Fábio Coentrão. São estes, em concreto? Há mais?
Num orçamento de 5,7 milhões de euros, 4,1 milhões são para ordenados (sobretudo jogadores e equipa técnica).
Publicada por
João Paulo Meneses
9.12.14
A Assembleia Geral
A Assembleia geral do Rio Ave teve um acontecimento inédito. Destinava-se a discutir e deliberar as contas da gestão do último ano. Naturalmente foram aprovadas, tanto mais que apresentaram resultados positivos. Iniciou-se a Assembleia Geral e não estava presente nenhum membro do Conselho Fiscal. Os seus membros terão justificado as faltas. Contudo foi apresentado o seu relatório que, como normalmente acontece, aprova as contas e propõe um voto de louvor.
No final de um mandato, num período em que o Rio Ave apresenta resultados positivos, estranha-se a ausência de todos os membros do órgão fiscalizador.
Realce para o movimento financeiro do universo do Rio Ave. Qualquer coisa como cerca de sete milhões de euros. Um pouco mais de um milhão e duzentos mil euros do Clube e cinco milhões e setecentos mil euros da SDUQ. É certo que não sabemos qual o valor pago ao(s) empresário(s) pela participação em transferências dos direitos desportivos e de imagens de jogadores. O que poderá reduzir o montante do que ficou efetivamente para a SDUQ. Mas sabemos que não houveram transferências definitivas (não foram anunciadas, pelo menos), mas sim cedências temporais, eventualmente com opção de aquisição.
De anotar a presença de um número significativo de associados e participativos, o que demonstra a vitalidade do associados e do Rio Ave Futebol Clube.
Por último, regista-se o elogio de vários sócios ao mandato da direção, em especial ao presidente António Silva Campos, como obreiro de um Rio Ave investidor, moderno, de futuro, realçando todo o bom trabalho que ao longo dos últimos seis anos desenvolveu. Penso que estes elogios são merecidos e que certamente todos os sócios se revêem neles.
Publicada por
Vítor Carvalho
7.12.14
Da AG desta manhã (ATUALizado)
Ideias da intervenção de ASC:
"Demos uma vida ao nosso Estádio (com as obras)"
"Somos um Clube apontado como exemplo desportivo e exemplo de gestão"
"Somos um caso raro e exemplar e temos de nos orgulhar"
"Temos uns sócios especiais"
O relatório e as contas relativas a 2013/14 foram aprovadas por unanimidade.
(Assembleia muito participada)
Na parte das intervenções do público, vários sócios se dirigiram a ASC, agradecendo o trabalho realizado e a sua recandidatura. Manuel Quintela lançou o desafio da votação recorde no próximo sábado. Muitos aplausos.
Sobre as obras na sede, ASC reconheceu não houve capacidade para as fazer neste mandato, como estava nos planos, mas «vamos começar brevemente».
Sobre a falta de conforto no Estádio (um associado queixou-se que, com as obras nos camarotes, «fomos empurrados para a chuva». «Vamos continuar a melhorar as condições», disse ASC, tendo, antes, Mário Almeida acrescentado que «há boas ideias para o futuro do Estádio».
Atualizado a 11/12/2014 com uma frase dita por ASC na AG (via JVC desta semana): «O Presidente da Direção, na Nota Introdutória, afirma que “o Clube tem grande passado, mas também um presente e um grandíssimo futuro».
à(s)
11:14
Etiquetas:
AG dez14,
ASC,
ASC recandidatura14,
estádio,
orçamento 2013-14,
SAD,
sede,
sócios
Publicada por
João Paulo Meneses
Das contas da SDUQ
Ficou a saber-se durante a AG desta manhã que o primeiro exercício da SDUQ (que terminou a 30 de Junho) fechou com um resultado positivo de 13605 euros.
Da acta da reunião realizada no dia 30 de Setembro, e lida na AG de hoje [a informação foi apenas oral], há ainda a informação de que o orçamento da SDUQ tinha um total de 5,7 milhões de euros e que os ativos da Sociedade se situam nos 1,254 milhões de euros (capitais próprios: 263 mil euros).
Publicada por
João Paulo Meneses
4.12.14
Relatório e Contas 2013/14 já disponível
No Espaço Verde, é só levantar.
PS - o Clube fechou 2013/2014 com 20 mil euros positivos, sexto resultado positivo consecutivo. Bateu certa a previsão. Falta conhecer as contas da SDUQ [no ano passado as contas da SDUQ também foram entregues].
PS - o Clube fechou 2013/2014 com 20 mil euros positivos, sexto resultado positivo consecutivo. Bateu certa a previsão. Falta conhecer as contas da SDUQ [no ano passado as contas da SDUQ também foram entregues].
Publicada por
João Paulo Meneses
25.6.14
As contas da SDUQ (3)
Vistas, ontem, as despesas, vejamos agora as receitas previstas pela SDUQ para 2014/15:
Dos 3,8 milhões previstos, dois milhões vão entrar pelos direitos televisivos.
O resto, para citar as rubricas principais, são bilhetes (250 mil), publicidade (150 mil) ou patrocínios (250 mil). Também estão previstos 150 mil euros a receber da Liga de Clubes...
O que é mais surpreendente neste orçamento é a menor dependência das receitas extraordinárias, em resultado da cedência de jogadores e venda de direitos desportivos: apenas 560 mil euros, contra o quase milhão de outros orçamentos anteriores (ou seja, até poderá ser mais, se houver várias vendas durante a próxima época).
A SDUQ conta fechar a época com 22 mil euros de 'lucro'. A confirmar-se esta previsão para 2014/15 (e a de 2013/14, porque as contas finais não são conhecidas), será o sétimo ano consecutivo com contas positivas.
Atenção caros amigos jornalistas: haverá outro clube em Portugal em que isto aconteça? Não merece mais atenção?
Dos 3,8 milhões previstos, dois milhões vão entrar pelos direitos televisivos.
O resto, para citar as rubricas principais, são bilhetes (250 mil), publicidade (150 mil) ou patrocínios (250 mil). Também estão previstos 150 mil euros a receber da Liga de Clubes...
O que é mais surpreendente neste orçamento é a menor dependência das receitas extraordinárias, em resultado da cedência de jogadores e venda de direitos desportivos: apenas 560 mil euros, contra o quase milhão de outros orçamentos anteriores (ou seja, até poderá ser mais, se houver várias vendas durante a próxima época).
A SDUQ conta fechar a época com 22 mil euros de 'lucro'. A confirmar-se esta previsão para 2014/15 (e a de 2013/14, porque as contas finais não são conhecidas), será o sétimo ano consecutivo com contas positivas.
Atenção caros amigos jornalistas: haverá outro clube em Portugal em que isto aconteça? Não merece mais atenção?
Publicada por
João Paulo Meneses
15.9.13
Orçamento da SDUQ aponta para 3,755 milhões (ATUAL)
Acaba de ser anunciado que a SDUQ terá um orçamento de 3,755 milhões para 2013/14. Os ordenados do futebol profissional custarão 2,965 milhões.
A PPTV (Sporttv) pagará 2 milhões nesta época, não em duas vezes mas em seis (de dois em dois meses).
(Números tirados da apresentação feita na AG, uma vez que nenhum documento foi distribuído. Algum erro fica assim justificado)
ATUALizo: Não se confirma, assim, a redução de 200 mil euros de que tinha falado ASC no início de agosto. Se não houve alterações significativas, que só conheceremos em novembro, orçamento da época passada era de 3,4 milhões. Se agora juntarmos os 400 mil de orçamento do Clube, apontaríamos para para 4,1 milhões no global do universo Rioavista. Onde terá havido redução, da época passada para esta, é na massa salarial.
O aumento dos valores, se não estou enganado, deve-se às obras que vão ser feitas esta época.
(A minha opinião: qualquer investimento em património é, à partida, uma valorização do Clube, pelo que se aplaude. Como já disse muitas vezes, assusta-me movimentar-mos orçamentos tão grandes, sobretudo em tempo de crise, mas quem sou para criticar ASC, que tem tido excelentes resultados e, sobretudo, que já anunciou resultado positivo para este orçamento da SDUQ? Pelo contrário. E como disse a vice-presidente Alexandrina Cruz, na AG desta manhã, não há nada a pagar a bancos de empréstimos ou juros!)
ATUALizo: Não se confirma, assim, a redução de 200 mil euros de que tinha falado ASC no início de agosto. Se não houve alterações significativas, que só conheceremos em novembro, orçamento da época passada era de 3,4 milhões. Se agora juntarmos os 400 mil de orçamento do Clube, apontaríamos para para 4,1 milhões no global do universo Rioavista. Onde terá havido redução, da época passada para esta, é na massa salarial.
O aumento dos valores, se não estou enganado, deve-se às obras que vão ser feitas esta época.
(A minha opinião: qualquer investimento em património é, à partida, uma valorização do Clube, pelo que se aplaude. Como já disse muitas vezes, assusta-me movimentar-mos orçamentos tão grandes, sobretudo em tempo de crise, mas quem sou para criticar ASC, que tem tido excelentes resultados e, sobretudo, que já anunciou resultado positivo para este orçamento da SDUQ? Pelo contrário. E como disse a vice-presidente Alexandrina Cruz, na AG desta manhã, não há nada a pagar a bancos de empréstimos ou juros!)
Publicada por
João Paulo Meneses
25.8.13
Da AG: ASC anuncia saldo positivo na próxima época
ASC revelou um pouco do orçamento da SDUQ para a próxima época, em que haverá uma redução de 200 mil euros. Será portanto de 3,2 milhões de euros.
O presidente revelou também que haverá saldo positivo nas contas com as vendas e empréstimos já realizados e recebimentos garantidos (o empréstimo de Fabinho, as vendas de Vítor Gomes, Ivo Pinto, Geraldes [sim, Geraldes, que tem pagamentos anuais], e Fábio Coentrão).
«Vamos ter um ano tranquilo, vamos ter saldo positivo», disse ASC.
«Vamos ter um ano tranquilo, vamos ter saldo positivo», disse ASC.
Publicada por
João Paulo Meneses
19.8.13
Quanto vamos receber com a venda de Bruno Gama?
Bruno Gama foi vendido à equipa ucraniana do Dnipro, depois de duas épocas na Corunha.
Vamos receber algum?
A confirmar-se, será quarta verba a receber esta época por jogadores que não jogavam no Rio Ave (Vítor Gomes, Ivo Pinto, Fabinho e agora Bruno Gama).
Vamos receber algum?
A confirmar-se, será quarta verba a receber esta época por jogadores que não jogavam no Rio Ave (Vítor Gomes, Ivo Pinto, Fabinho e agora Bruno Gama).
Publicada por
João Paulo Meneses
12.8.13
A mentira dos orçamentos (ATUAL.)
A Revista do Record relativa à época 2013-14 inclui informações sobre os orçamentos de cada equipa. Uma informação curiosa, mas pouco mais do que isso: em alguns casos esse valor ainda não é conhecido (é o que acontece com o Rio Ave, mas não só), noutros é uma mentira.
Alguém acredita que o Setúbal faça uma época na primeira divisão com 1,1 milhões?
20 jogadores (só 20...) a 4 mil euros dá 800 mil euros em 10 meses.
Mas não são 20 e há mais a equipa técnica e os impostos e as deslocações, etc,etc.
Se fosse possível fazer um orçamento de primeira divisão com 1,1 milhões de euros, sabendo que a Sporttv paga quase um milhão por época, o Setúbal nunca teria salários em atraso...
Por outro lado, já viram a desproporção do FC Porto para as restantes e dos quatro mais ricos para as restantes equipas?
(A Liga, como acontece com alguns países, deveria fiscalizar estes valores e ser a Liga a divulgá-los oficialmente)
ATUALIZO a 13/8: leitor amigo e informado lembrou-nos que a partir desta epoca, com a obrigatoridade das SAD e das SDUQ, as coisas tendem a ser mais rigorosas. No caso do FC Porto, o valor não é apenas para o futebol, mas para toda a SAD, Benfica e Sporting apresentaram orçamentos só para o futebol profissional.
EQUIPA
|
Orçamento
|
FC Porto
|
90 Milhões Euros
|
Benfica
|
40 ME
|
Paços de Ferreira
|
3 ME
|
Braga
|
13 ME
|
Estoril
|
3 ME
|
Rio Ave
|
4 ME
|
Sporting
|
20 ME
|
Nacional
|
3,5 ME
|
Vitória de Guimarães
|
3,4 ME
|
Marítimo
|
4 ME
|
Académica
|
3 ME
|
Vitória de Setúbal
|
1,1 ME
|
Gil Vicente
|
2,9 ME
|
Olhanense
|
Não divulgado
|
Belenenses
|
2,5 ME
|
Arouca
|
Não divulgado
|
20 jogadores (só 20...) a 4 mil euros dá 800 mil euros em 10 meses.
Mas não são 20 e há mais a equipa técnica e os impostos e as deslocações, etc,etc.
Se fosse possível fazer um orçamento de primeira divisão com 1,1 milhões de euros, sabendo que a Sporttv paga quase um milhão por época, o Setúbal nunca teria salários em atraso...
Por outro lado, já viram a desproporção do FC Porto para as restantes e dos quatro mais ricos para as restantes equipas?
(A Liga, como acontece com alguns países, deveria fiscalizar estes valores e ser a Liga a divulgá-los oficialmente)
ATUALIZO a 13/8: leitor amigo e informado lembrou-nos que a partir desta epoca, com a obrigatoridade das SAD e das SDUQ, as coisas tendem a ser mais rigorosas. No caso do FC Porto, o valor não é apenas para o futebol, mas para toda a SAD, Benfica e Sporting apresentaram orçamentos só para o futebol profissional.
Publicada por
João Paulo Meneses
7.8.13
Um Rio Ave mais forte fora das quatro linhas
Volto ao tema dos emprestados para reforçar uma ideia que me parece muito positiva: o Rio Ave garantiu (maiores ou menores, agora nao é o mais importante) percentagens nos passes de jogadores como Luís Gustavo, Roderick, Diego Lopes ou Lionn.
É, penso, a primeira vez que isto acontece de uma forma sistemática,
Até agora, os jogadores vinham apenas emprestados e nós não tínhamos direito a nada. Agora, porque se reforçou a atitude e o poder negocial do nosso Clube, porque se mudaram pressupostos ou apenas por coincidência, alguma parte dos direitos económicos desses jogadores passa a ser do Rio Ave.
É uma situação que vale a pena registar, porque teremos no onze apenas um ou dois emprestados e isso é excelente.
Publicada por
João Paulo Meneses
5.8.13
Orçamento reduzido 200 mil euros
ASC diz no Jogo de hoje que o orçamento para a proxima época foi reduzido em 200 mil euros, o que é uma boa notícia. O Presidente revela ainda que além dos dinheiro que veio das vendas de Vitor Gomes e de Ivo Pinto, o Rio Ave fez um bom negocio com o empréstimo de Fabinho. E, reconhecendo que as vendas não chegaram aos dois milhões que seriam necessários, ainda aguarda que possam vir mais alguns euros com percentagens nas vendas de Fábio Coentrão e Bruno Gama.
O que parece estar fora de cenário é a venda de algum dos atuais elementos do plantel, o que é uma boa noticia para Nuno mas não para o Presidente...
O que parece estar fora de cenário é a venda de algum dos atuais elementos do plantel, o que é uma boa noticia para Nuno mas não para o Presidente...
Publicada por
João Paulo Meneses
30.6.13
Sport Tv dá 3,2 milhões por época?? [DESMENTIDO}
Só isso quase paga o orçamento do futebol profissional!
Obviamente que o Rio Ave não pode pedir/querer menos!
ATualizado a 1/7/13: Sport Tv e Gil Vicente desmentem a notícia. É pena, mas faz sentido. Só que naõ era dia 1 de abril...
(A Bola de hoje!)
Obviamente que o Rio Ave não pode pedir/querer menos!
ATualizado a 1/7/13: Sport Tv e Gil Vicente desmentem a notícia. É pena, mas faz sentido. Só que naõ era dia 1 de abril...
Publicada por
João Paulo Meneses
27.7.12
ASC explica Fabinho
via O Jogo de hoje: «O Fabinho tem seis anos de contrato e se o Real Madrid exercer a opção no final da época, poderemos ter um bom encaixe financeiro», diz ASC, que acrescentou: «cedermos um jogador ao Real Madrid poderá ser importante na vertente financeira. O Rio Ave tem assumido cada vez mais a sua posição como Clube da 1ª liga e gostaríamos que, daqui a uns anos, estas situações não criassem tanta celeuma ou tantas dúvidas».
Publicada por
João Paulo Meneses
Subscrever:
Mensagens (Atom)




