Sinceramente não sei o que pensar.
De um lado o facto de não termos passivo, de não devermos nada ao Estado e de todos os anos apresentarmos lucros [e, sim, acredito que vamos fechar esta época, até 31 de junho, com resultados positivos, mais uma vez].
Do outro os avisos sobre o futuro do Rio Ave, encarado com grande preocupação pelo nosso presidente da AG.
Ora, como tenho Mário Almeida na conta de uma pessoa em quem se pode confiar, para além de super-Rioavista, não sei o que pensar.
Provavelmente está a escapar-me alguma coisa que o tempo se encarregará de esclarecer. Mas quantos clubes em Portugal têm as condições atuais do Rio Ave para encarar com alguma tranquilidade o futuro?
Mostrar mensagens com a etiqueta Peter Lim. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Peter Lim. Mostrar todas as mensagens
7.5.15
Vamos então falar da SAD (5) - aguardar
Perante o silêncio da Direção e a frase de Mário Almeida ("creio não haver nada e concreto"), penso que o mais sensato é aguardar por novos desenvolvimentos.
Mas, não tenhamos dúvidas, se for para avançar e já com a próxima época em vista, as coisas vão acontecer rapidamente.
Irá ASC dizer alguma coisa sobre o assunto quando intervier na Gala, logo à noite?
Cá estaremos.
Mas, não tenhamos dúvidas, se for para avançar e já com a próxima época em vista, as coisas vão acontecer rapidamente.
Irá ASC dizer alguma coisa sobre o assunto quando intervier na Gala, logo à noite?
Cá estaremos.
Mário Almeida fala sobre a notícia da SAD
No JVC desta semana podem ler-se declarações do presidente da AG sobre a notícia do interesse de Peter Lim/Jorge Mendes numa SAD do Rio Ave. Principais ideias:
- sempre defendi a solução SDUQ; com o fim dos fundos de investimento, o que se poderá refletir negativamente na vida dos clubes, «poderá levar a que se deva reequacionar a questão»;
- «Creio nada haver de concreto»;
- «Se a questão me for colocada, acertarei com o presidente da Direção a realização de uma ou mais reuniões para tudo ser pormenorizadamente esclarecido» (saber-se o que nos é oferecido, garantias dadas, melhoramentos a serem feitos, quem liderará a eventual SAD, «onde o Clube terá de ter um papel preponderante»);
- sempre defendi a solução SDUQ; com o fim dos fundos de investimento, o que se poderá refletir negativamente na vida dos clubes, «poderá levar a que se deva reequacionar a questão»;
- «Creio nada haver de concreto»;
- «Se a questão me for colocada, acertarei com o presidente da Direção a realização de uma ou mais reuniões para tudo ser pormenorizadamente esclarecido» (saber-se o que nos é oferecido, garantias dadas, melhoramentos a serem feitos, quem liderará a eventual SAD, «onde o Clube terá de ter um papel preponderante»);
(clicar para aumentar)
Publicada por
João Paulo Meneses
6.5.15
Vamos então falar da SAD (4) - Acautelar a reversão da SAD
Não sou jurista e posso estar a dizer algum disparate, mas, se a SAD vier a ser aprovada, seria de acautelar o cenário da reversão.
Tenho ouvido dizer que uma vez SAD nunca mais há volta a dar.
Mas, lá está, não percebo nada, isso não será se houver muitos acionistas? Havendo só um ou dois não será mais fácil?
Seja como for, e sempre no cenário de a coisa avance, devidamente aprovada pelos sócios, temos de pensar imediatamente no pós-SAD (porque Mendes/Lim podem descartar o negócio, quando as regras da FIFA mudarem, e porque não queremos que vendam a sua posição a qualquer um que apareça a seguir).
PS - No Beira Mar a questão da reversão foi estudada e, em alternativa, o clube pediu a insolvência da SAD.
Tenho ouvido dizer que uma vez SAD nunca mais há volta a dar.
Mas, lá está, não percebo nada, isso não será se houver muitos acionistas? Havendo só um ou dois não será mais fácil?
Seja como for, e sempre no cenário de a coisa avance, devidamente aprovada pelos sócios, temos de pensar imediatamente no pós-SAD (porque Mendes/Lim podem descartar o negócio, quando as regras da FIFA mudarem, e porque não queremos que vendam a sua posição a qualquer um que apareça a seguir).
PS - No Beira Mar a questão da reversão foi estudada e, em alternativa, o clube pediu a insolvência da SAD.
Publicada por
João Paulo Meneses
5.5.15
Vamos então falar da SAD (3) - em que circunstâncias votaria sim?
Como tenho vindo a escrever e a tentar explicar, sou - genericamente - contra a transformação do Rio Ave numa SAD.
Mas há algumas questões que podem ser acauteladas.
Por exemplo: quem quer comprar vai ter a maioria do capital ou aceita uma posição minoritária?
O negócio tem uma duração programada e anunciada?
Que tipo de contrapartidas serão propostas?
Está prevista a forma como se fará a reversão (quando Peter Lim/Jorge Mendes já não precisarem mais de ser proprietários de um clube)?
Questões como estas podem fazer a diferença
Mas há algumas questões que podem ser acauteladas.
Por exemplo: quem quer comprar vai ter a maioria do capital ou aceita uma posição minoritária?
O negócio tem uma duração programada e anunciada?
Que tipo de contrapartidas serão propostas?
Está prevista a forma como se fará a reversão (quando Peter Lim/Jorge Mendes já não precisarem mais de ser proprietários de um clube)?
Questões como estas podem fazer a diferença
Publicada por
João Paulo Meneses
4.5.15
Vamos então falar da SAD (2) - uma equipa para os primeiros lugares?
Uma das escassas informações que a notícia do Record nos dá é que PeterLim/Jorge Mendes querem «ter em Portugal um clube capaz de lutar por lugares cimeiros na classificação».
Claro que isso interessa ao empresário, para projetar melhor os seus jogadores, para terem mais visibilidade, para estarem em mais palcos e para conseguir atrair outro tipo de jogadores para este projeto - e, acredito, estão dispostos a gastar mais dinheiro para o conseguir.
Mas ao Rio Ave isso interessa?
Não será um projeto completamente artificial, que não estará de acordo com a realidade do Clube que o suporta?
Mas o que é que temos a perder? perguntaram alguns.
Para além da eventual perda de sócios, preocupa-me o pós-projeto!
(1º texto aqui)
Claro que isso interessa ao empresário, para projetar melhor os seus jogadores, para terem mais visibilidade, para estarem em mais palcos e para conseguir atrair outro tipo de jogadores para este projeto - e, acredito, estão dispostos a gastar mais dinheiro para o conseguir.
Mas ao Rio Ave isso interessa?
Não será um projeto completamente artificial, que não estará de acordo com a realidade do Clube que o suporta?
Mas o que é que temos a perder? perguntaram alguns.
Para além da eventual perda de sócios, preocupa-me o pós-projeto!
(1º texto aqui)
Publicada por
João Paulo Meneses
3.5.15
Vamos então falar da SAD (1) - que tipo de discussão?
(agora que o processo da criação de uma SAD parece ter entrado 'oficialmente' na nossa agenda, vou deixar aqui algumas reflexões, a que se poderão juntar as dos nossos leitores; afinal, se chegarmos a essa fase, será a decisão mais importante desde a fundação do Clube e todos somos poucos para participar!)
Precisamente por ser uma decisão muito importante, espero que tudo não se resuma a uma Assembleia Geral, marcada para discutir e aprovar/rejeitar a proposta. Isto não é o mesmo que votar o orçamento ou aprovar as alterações nos estatutos. Esta é uma proposta completamente revolucionária. Por isso, é preciso discuti-la bem, para que a decisão seja o melhor ponderada possível.
Duas assembleias (uma de informação, seguida, 15 dias ou um mês depois, de outra, então para votar) ou uma sessão de esclarecimento e depois a AG parecem-me o mais acertado.
Espero é que não apareça o argumento da pressa, a tempo da eventual nova gestão entrar a tempo da nova época.
Precisamente por ser uma decisão muito importante, espero que tudo não se resuma a uma Assembleia Geral, marcada para discutir e aprovar/rejeitar a proposta. Isto não é o mesmo que votar o orçamento ou aprovar as alterações nos estatutos. Esta é uma proposta completamente revolucionária. Por isso, é preciso discuti-la bem, para que a decisão seja o melhor ponderada possível.
Duas assembleias (uma de informação, seguida, 15 dias ou um mês depois, de outra, então para votar) ou uma sessão de esclarecimento e depois a AG parecem-me o mais acertado.
Espero é que não apareça o argumento da pressa, a tempo da eventual nova gestão entrar a tempo da nova época.
2.5.15
Mais de Peter Lim...
Só o Record pega no assunto que ontem trouxe em primeira-mão.
E diz que a ideia é que a nova época seja já liderada pela equipa de Peter Lim.
Apertado?
O jornal ouviu um especialista e diz que é possível, desde que a AG extraordinária seja convocada rapidamente.
(e, já agora, que a proposta seja aprovada...)
O jornal diz ainda que ASC e Mário Almeida recusaram comentar a notícia.
PS - Peter Lim no Rio Ave e no Ribeirão? Há alguma relação? Seria a equipa B do Rio Ave?
E diz que a ideia é que a nova época seja já liderada pela equipa de Peter Lim.
Apertado?
O jornal ouviu um especialista e diz que é possível, desde que a AG extraordinária seja convocada rapidamente.
(e, já agora, que a proposta seja aprovada...)
O jornal diz ainda que ASC e Mário Almeida recusaram comentar a notícia.
PS - Peter Lim no Rio Ave e no Ribeirão? Há alguma relação? Seria a equipa B do Rio Ave?
Publicada por
João Paulo Meneses
1.5.15
O que vai Peter Lim oferecer em contrapartida?
Não tendo o Rio Ave dívidas, o investidor terá de fazer uma oferta pela parte do capital que quer adquirir. 51%?
Nesse caso, entrará dinheiro no Clube (e não na SDUQ/SAD). Para quê? Um estádio novo, será a promessa?
Na notícia do Record fica a saber-se que a intenção de Peter Lim é «dar uma nova dimensão desportiva e financeira», podendo ter em Portugal um clube capaz de lutar por lugares cimeiros na classificação. Ou seja, o Rio Ave a lutar pelo título????
Publicada por
João Paulo Meneses
"Peter Lim prepara aquisição do Rio Ave"
É notícia no Record de hoje:
A notícia não dá grandes pormenores mas é credível, penso. Diz que é preciso primeiro constituir uma SAD e que Jorge Mendes está por trás.
O meu comentário: sempre me manifestei, por princípio, contra a SAD. É a minha posição. Veremos, a partir de agora, o que vai acontecer. Que justificações vão ser dadas, que contrapartidas vão ser apresentadas. Mas será, sem dúvida, uma questão muito polémica. Vem aí uma AG?)
Publicada por
João Paulo Meneses
Subscrever:
Mensagens (Atom)






