Ideias que retive do comentário de Rui Rodrigues ontem na Linear, ele que esteve em Olhão:
- derrota «mais por demérito do que o Rio Ave não fez»;
- Nuno não repetiu o mesmo onze «erradamente»;
- «faltou na ala esquerda uma referência»
- «bastava adaptar Wires a lateral direito»
- Rio Ave «foi uma equipa muito longe do que podia render»
- «não me lembro de uma oportunidade clara de golo»
- as substituições (...) «tardias e até descaracterizaram o jogo»
- «não era a altura de mudar [do 4-2-3-1 para o 4-4-2)»
- «Nuno leu tarde o jogo»
- «a equipa não reagiu positivamente ao golo sofrido»
- «a não acontecer o 5º lugar será uma frustração pela qualidade do plantel»
Mostrar mensagens com a etiqueta Nuno ES erros. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Nuno ES erros. Mostrar todas as mensagens
7.5.13
20.4.13
(26ªj Paços de Ferreira) Rio Ave perde 2-1
Derrota justa do Rio Ave, apesar de ter estado a vencer por 1-0.
A verdade é que sem ter jogado mal o Rio Ave não criou perigo no ataque e Cássio não fez uma defesa digna desse nome.
O ataque do Rio Ave foi inexistente, a ponto de Tarantini ter sido o melhor... atacante! Braga também teve um ou dois lances.
Na defesa, alguns lapsos (de Rodriguez e de Edimar, este no primeiro golo) deitaram tudo a perder, acabando por consentir os golos.
Há que reconhecer que as melhores oportunidades de golo foram do Paços de Ferreira e o Rio Ave marcou contra esse tendência (Tarantini teve alguma sorte, com o desvio).
O meio campo foi o melhor setor do Rio Ave, com Tarantini e Filipe Augusto bem e Braga dinâmico mas sem ser o desequilibrador de que necessitávamos naquela posição.
Relativamente a Nuno, nada a dizer na escolha do onze. Apenas uma dúvida sobre a primeira substituição: Diego Lopes entrou logo após o empate mas a substituição já estava preparada caso o Paços não tivesse marcado. Não poderia ter sido feito de outra forma? Até que ponto essa substituição não funcionou mal, empurrando a equipa para trás, perdendo agressividade e personalidade? Até que ponto essa substituição não acabou por contribuir para a derrota? É especulação, eu sei, mas, hoje, acredito que Nuno não a teria feito. Nota 2 para Nuno.
Em resumo: sem ter jogado mal, o Rio Ave foi vítima das falhas defensivas e de um ataque desastrado. E de um Paços melhor, há que o dizer.
A verdade é que sem ter jogado mal o Rio Ave não criou perigo no ataque e Cássio não fez uma defesa digna desse nome.
O ataque do Rio Ave foi inexistente, a ponto de Tarantini ter sido o melhor... atacante! Braga também teve um ou dois lances.
Na defesa, alguns lapsos (de Rodriguez e de Edimar, este no primeiro golo) deitaram tudo a perder, acabando por consentir os golos.
Há que reconhecer que as melhores oportunidades de golo foram do Paços de Ferreira e o Rio Ave marcou contra esse tendência (Tarantini teve alguma sorte, com o desvio).
O meio campo foi o melhor setor do Rio Ave, com Tarantini e Filipe Augusto bem e Braga dinâmico mas sem ser o desequilibrador de que necessitávamos naquela posição.
Relativamente a Nuno, nada a dizer na escolha do onze. Apenas uma dúvida sobre a primeira substituição: Diego Lopes entrou logo após o empate mas a substituição já estava preparada caso o Paços não tivesse marcado. Não poderia ter sido feito de outra forma? Até que ponto essa substituição não funcionou mal, empurrando a equipa para trás, perdendo agressividade e personalidade? Até que ponto essa substituição não acabou por contribuir para a derrota? É especulação, eu sei, mas, hoje, acredito que Nuno não a teria feito. Nota 2 para Nuno.
Em resumo: sem ter jogado mal, o Rio Ave foi vítima das falhas defensivas e de um ataque desastrado. E de um Paços melhor, há que o dizer.
Publicada por
João Paulo Meneses
30.3.13
(24j Benfica) Derrota por... 6-1 (ATUAL.)
O pior resultado dos últimos anos, a maior goleada deste campeonato.
Como se explica este resultado?
É uma soma, penso, destes fatores: azelhice gigantesca da nossa defesa (que falha em vários golos), eficácia brutal do Benfica (que marca seis golos em sete ou oito oportunidades) e uma má arbitragem (além do pénalti não assinalado na primeira parte houve uma chuva de cartões e dois jogadores nossos expulsos).
Nuno arriscou no sistema táctico e não podia ter corrido pior. Tão cedo não se vai esquecer do 5-2-3. A única coisa positiva aconteceu no nosso ataque: apareceu mas desinibido do que o costume, mais solto, mais atrevido. Nota 1 para Nuno.
ATUALizo a 30/3: Uma coisa que não entendi e para que não haja mal entendidos escrevi-o ao intervalo: o Rio Ave já estava a perder por 2-0 aos 15 mas a primeira substituição fez-se apenas ao intervalo (ou seja, continuámos com cinco defesas durante 45 minutos). No final do jogo Nuno disse que «O primeiro golo que sofremos foi numatentativa nossa de sair com a bola pelas zonas laterais; o segundo foi numa bola parada, A partir desse momento assumimos que era um erro manter os três centrais». A partir desse momento?
Como se explica este resultado?
É uma soma, penso, destes fatores: azelhice gigantesca da nossa defesa (que falha em vários golos), eficácia brutal do Benfica (que marca seis golos em sete ou oito oportunidades) e uma má arbitragem (além do pénalti não assinalado na primeira parte houve uma chuva de cartões e dois jogadores nossos expulsos).
Nuno arriscou no sistema táctico e não podia ter corrido pior. Tão cedo não se vai esquecer do 5-2-3. A única coisa positiva aconteceu no nosso ataque: apareceu mas desinibido do que o costume, mais solto, mais atrevido. Nota 1 para Nuno.
ATUALizo a 30/3: Uma coisa que não entendi e para que não haja mal entendidos escrevi-o ao intervalo: o Rio Ave já estava a perder por 2-0 aos 15 mas a primeira substituição fez-se apenas ao intervalo (ou seja, continuámos com cinco defesas durante 45 minutos). No final do jogo Nuno disse que «O primeiro golo que sofremos foi numatentativa nossa de sair com a bola pelas zonas laterais; o segundo foi numa bola parada, A partir desse momento assumimos que era um erro manter os três centrais». A partir desse momento?
Publicada por
João Paulo Meneses
27.3.13
18.3.13
(23j Moreirense) O comentário ao jogo de ontem
Não me lembro de, por opção, ter retardado tanto o comentário ao jogo. Preferia não ter de escrever, mas penso ser uma falta de respeito para com os nossos leitores.
Assim, e acrescentando que apenas me refiro ao jogo de ontem, aqui vai:
- o Rio Ave entrou a perder, com o esquema tático desenhado por Nuno (uma espécie de 4-4-2 tosco]. Braga não era nem segundo avançado nem ponta de lança; Ukra estava na direita, isolado, Diego Lopes não seria titular no Benfica B (independentemente de poder vir a evoluir muito).
- Nos primeiros 45 minutos, o Rio Ave teve três lances na área e apenas um podia ter dado golo. É muito pouco. A equipa esteve apática, desinspirada e, apesar da candidatura ao 5º lugar, pareceu desmotivada.
- No segundo período não estivemos melhor: as substituições de Nuno em nada resultaram e parece ter-se abatido um desânimo quase geral. Um ou dois lances de perigo é muito pouco.
A Nuno, neste jogo, dou nota zero - não foi capaz de montar uma equipa com ambição, não encontrou soluções ao longo do jogo e penso que é de questionar o facto de termos ficado sem dois pontas de lança (Tomás e Esmael) sendo previsível a convocatória de Hassan para o campeonato sub20 africano. Falta de planeamento? [nota: não questiono o empréstimo de Esmael, que agora seria fácil de fazer, mas quase de um momento para o outro termos ficado sem alternativas - e sem ter havido lesões].
Também critico Nuno pela incapacidade de, semana após semana, construir uma equipa que ganhe jogos em casa.
Resultado justo?
O Moreirense foi mais competente, fez o que o seu treinador pediu e marcou um golo. Nós fomos incompetentes, por isso...
PS - insisto: não misturo uma análise mais global da época com este jogo ou com um jogo em concreto.
Assim, e acrescentando que apenas me refiro ao jogo de ontem, aqui vai:
- o Rio Ave entrou a perder, com o esquema tático desenhado por Nuno (uma espécie de 4-4-2 tosco]. Braga não era nem segundo avançado nem ponta de lança; Ukra estava na direita, isolado, Diego Lopes não seria titular no Benfica B (independentemente de poder vir a evoluir muito).
- Nos primeiros 45 minutos, o Rio Ave teve três lances na área e apenas um podia ter dado golo. É muito pouco. A equipa esteve apática, desinspirada e, apesar da candidatura ao 5º lugar, pareceu desmotivada.
- No segundo período não estivemos melhor: as substituições de Nuno em nada resultaram e parece ter-se abatido um desânimo quase geral. Um ou dois lances de perigo é muito pouco.
A Nuno, neste jogo, dou nota zero - não foi capaz de montar uma equipa com ambição, não encontrou soluções ao longo do jogo e penso que é de questionar o facto de termos ficado sem dois pontas de lança (Tomás e Esmael) sendo previsível a convocatória de Hassan para o campeonato sub20 africano. Falta de planeamento? [nota: não questiono o empréstimo de Esmael, que agora seria fácil de fazer, mas quase de um momento para o outro termos ficado sem alternativas - e sem ter havido lesões].
Também critico Nuno pela incapacidade de, semana após semana, construir uma equipa que ganhe jogos em casa.
Resultado justo?
O Moreirense foi mais competente, fez o que o seu treinador pediu e marcou um golo. Nós fomos incompetentes, por isso...
(muitas vezes no futebol confunde-se querer com atitude; se fosse por querer, eu e muitos Rioavistas eram titulares; atitude é mais do que isso; e isso faltou a quase todos. Tarantini disso não pode ser acusado)
PS - insisto: não misturo uma análise mais global da época com este jogo ou com um jogo em concreto.
Publicada por
João Paulo Meneses
11.3.13
Diálogos imaginários 47
- Se me perguntarem porque é que meti o Braga ontem aos 89 minutos?
... respondo que o Brito também meteu o Saulo em Santa Maria da Feira...
... respondo que o Brito também meteu o Saulo em Santa Maria da Feira...
Publicada por
João Paulo Meneses
8.3.13
Não sou eu quem escreve os textos no JVC...
...nem sei quem o faz; mas parece!
Eu no final do jogo:
[caro Nuno: agora é tarde, mas quanto mais tempo passa, mais evidente se torna que um jogador com as características de Vítor Gomes faz falta].
JVC desta semana:
Eu no final do jogo:
[caro Nuno: agora é tarde, mas quanto mais tempo passa, mais evidente se torna que um jogador com as características de Vítor Gomes faz falta].
JVC desta semana:
Publicada por
João Paulo Meneses
5.3.13
Ainda Nuno, os jogos em casa (e as derrotas)
Em complemento a isto e isto, deixo estas ideias:
- O Estoril, apesar dos seus bons três atacantes, veio a Vila do Conde em busca de um ponto. A equipa nunca se abriu muito, nunca deu espaços e sinal disso foi a dificuldade que os nossos laterais tiveram para atacar. O Estoril veio a Vila do Conde tentar ganhar com alguma sorte, num lance fortuíto ou numa inspiração momentânea (Licá teve-a... infelizmente).
O Estoril jogou recuado, com o seu meio campo muito preenchido, sem dar espaços ao Rio Ave.
E quando é assim o Rio Ave dá-se mal; quando o adversário se fecha, o Rio Ave não tem encontrado antídotos para contrariar essa situação.
Foi o que aconteceu ontem.
Talvez se possa apontar alguma falha a Nuno neste contexto: ainda não conseguiu preparar a equipa para jogos com estas características. Quando Nuno afirma «Não dizemos fora ou casa, dizemos jogo», talvez haja uma má perspetiva por parte do nosso treinador.
PS - o Rio Ave teve o primeiro lance perigoso aos 60' (quando Ukra mete em Hassan e o guarda-redes defende). Não pode ser!
- O Estoril, apesar dos seus bons três atacantes, veio a Vila do Conde em busca de um ponto. A equipa nunca se abriu muito, nunca deu espaços e sinal disso foi a dificuldade que os nossos laterais tiveram para atacar. O Estoril veio a Vila do Conde tentar ganhar com alguma sorte, num lance fortuíto ou numa inspiração momentânea (Licá teve-a... infelizmente).
O Estoril jogou recuado, com o seu meio campo muito preenchido, sem dar espaços ao Rio Ave.
E quando é assim o Rio Ave dá-se mal; quando o adversário se fecha, o Rio Ave não tem encontrado antídotos para contrariar essa situação.
Foi o que aconteceu ontem.
Talvez se possa apontar alguma falha a Nuno neste contexto: ainda não conseguiu preparar a equipa para jogos com estas características. Quando Nuno afirma «Não dizemos fora ou casa, dizemos jogo», talvez haja uma má perspetiva por parte do nosso treinador.
PS - o Rio Ave teve o primeiro lance perigoso aos 60' (quando Ukra mete em Hassan e o guarda-redes defende). Não pode ser!
Publicada por
João Paulo Meneses
3.3.13
(21ªj Estoril) Mais uma derrota em casa (o pior jogo em casa)
... que se explica da seguinte forma:
- a equipa entrou sem ânimo e relaxada (só Tarantini mostrava alguma agressividade);
- no meio campo continua a faltar alguém que pegue na bola a partir da defesa e faça a transição para o ataque. Tarantini fez isso algumas vezes e foram as únicas. A bola não chegou aos extremos e Hassan teve uma única oportunidade de golo;
- Nuno ainda meteu Diego Lopes ao intervalo, tirando Bebé e deslocando Braga para a esquerda, mas Diego Lopes - sem ser mau jogador - não é o jogador de que o Rio Ave necessita.
- o Rio Ave não criou perigo, não foi persistente, não mostrou qualidades;
- O Estoril também não?
É verdade, mas marcou no único remate à baliza, indefensável tal a qualidade do gesto de Licá, e complementou com um penalti, mais um, por demais evidente.
O Rio Ave teve duas, no máximo três, oportunidades de golo e não marcou; o Estoril teve uma e marcou dois!
Resultado justo?
Talvez o empate se ajustasse mais, devido à nulidade geral dos dois ataques, mas o Rio Ave não mostrou argumentos e surpreendeu pela negativa.
A Nuno dou nota 1. Não sei o que se passou com Lionn (nem suplente foi) e não e emito juizo por isso. A nota deve-se ao facto de não ter conseguido que a equipa jogasse futebol. Faltou garra, faltou quase tudo. Também não percebi muito bem as substituições, desde a saída precoce de Bebé à entrada de Del Valle para extremo, com Tope no banco [caro Nuno: agora é tarde, mas quanto mais tempo passa, mais evidente se torna que um jogador com as características de Vítor Gomes faz falta].
Um dia para esquecer, naquele que terá sido o pior jogo que vi do Rio Ave esta época, em Vila do Conde.
PS _ jogo menos bom? Jogo MAU!
- a equipa entrou sem ânimo e relaxada (só Tarantini mostrava alguma agressividade);
- no meio campo continua a faltar alguém que pegue na bola a partir da defesa e faça a transição para o ataque. Tarantini fez isso algumas vezes e foram as únicas. A bola não chegou aos extremos e Hassan teve uma única oportunidade de golo;
- Nuno ainda meteu Diego Lopes ao intervalo, tirando Bebé e deslocando Braga para a esquerda, mas Diego Lopes - sem ser mau jogador - não é o jogador de que o Rio Ave necessita.
- o Rio Ave não criou perigo, não foi persistente, não mostrou qualidades;
- O Estoril também não?
É verdade, mas marcou no único remate à baliza, indefensável tal a qualidade do gesto de Licá, e complementou com um penalti, mais um, por demais evidente.
O Rio Ave teve duas, no máximo três, oportunidades de golo e não marcou; o Estoril teve uma e marcou dois!
Resultado justo?
Talvez o empate se ajustasse mais, devido à nulidade geral dos dois ataques, mas o Rio Ave não mostrou argumentos e surpreendeu pela negativa.
A Nuno dou nota 1. Não sei o que se passou com Lionn (nem suplente foi) e não e emito juizo por isso. A nota deve-se ao facto de não ter conseguido que a equipa jogasse futebol. Faltou garra, faltou quase tudo. Também não percebi muito bem as substituições, desde a saída precoce de Bebé à entrada de Del Valle para extremo, com Tope no banco [caro Nuno: agora é tarde, mas quanto mais tempo passa, mais evidente se torna que um jogador com as características de Vítor Gomes faz falta].
Um dia para esquecer, naquele que terá sido o pior jogo que vi do Rio Ave esta época, em Vila do Conde.
PS _ jogo menos bom? Jogo MAU!
Publicada por
João Paulo Meneses
23.1.13
Ainda os erros e as opções de Nuno
Nuno, esta época, mudou pelo menos três jogadores das suas posições 'naturais': Feliz, Braga e André Costa*.
Para Feliz reservou um lugar de médio avançado, atrás do ponta de lança, mas a opção - até ver - revelou-se errada e inconsequente. No Ribeirão voltou a jogar onde sabe.
Mais certezas tenho ainda relativamente a Braga: médio criativo ou segundo avançado são os lugares em que Braga rende (lembram-se da época passada, por exemplo, ou da anterior?). Nunca a extremo. Muitas experiências depois, Nuno desistiu. E Braga passou a suplente.
Finalmente André Costa, a experiência mais interessante.
Como não havia defesas-direitos no início da época, foi adaptado, ele que vinha como extremo.
Fez uma boa pré-época a defesa e já com a época a decorrer voltou a demonstrar qualidades.
Precisa de mais oportunidades.
* Há mais dois jogadores que poderiam ser incluídos nesta lista, Esmael e Del Valle. Na verdade não sei com rigor quais eram as suas posições de origem, mas mesmo que tenha havido alguma adaptação, é mínima, uma vez que vieram como avançados e assim continua(ra)m em Vila do Conde.
Para Feliz reservou um lugar de médio avançado, atrás do ponta de lança, mas a opção - até ver - revelou-se errada e inconsequente. No Ribeirão voltou a jogar onde sabe.
Mais certezas tenho ainda relativamente a Braga: médio criativo ou segundo avançado são os lugares em que Braga rende (lembram-se da época passada, por exemplo, ou da anterior?). Nunca a extremo. Muitas experiências depois, Nuno desistiu. E Braga passou a suplente.
Finalmente André Costa, a experiência mais interessante.
Como não havia defesas-direitos no início da época, foi adaptado, ele que vinha como extremo.
Fez uma boa pré-época a defesa e já com a época a decorrer voltou a demonstrar qualidades.
Precisa de mais oportunidades.
* Há mais dois jogadores que poderiam ser incluídos nesta lista, Esmael e Del Valle. Na verdade não sei com rigor quais eram as suas posições de origem, mas mesmo que tenha havido alguma adaptação, é mínima, uma vez que vieram como avançados e assim continua(ra)m em Vila do Conde.
Publicada por
João Paulo Meneses
22.1.13
Ainda o jogo de domingo: a troca de Rodriguez por Nivaldo
Que fique claro: não foi por Nivaldo ter falhado domingo que escrevo isto - por regra, nunca julgo um jogador por um (mau) jogo.
Mas este foi não o primeiro nem segundo mau jogo de Nivaldo. Em outubro escrevi isto, mas depois disso já houve os jogos com o Paços e a expulsão em Arouca.
Não será bem a Nivaldo um período de repouso?
Rodriguez não estava a justificar a titularidade?
Jeferson cumpriu sempre que foi chamado.
Mas este foi não o primeiro nem segundo mau jogo de Nivaldo. Em outubro escrevi isto, mas depois disso já houve os jogos com o Paços e a expulsão em Arouca.
Não será bem a Nivaldo um período de repouso?
Rodriguez não estava a justificar a titularidade?
Jeferson cumpriu sempre que foi chamado.
Publicada por
João Paulo Meneses
21.1.13
Ainda o jogo de ontem: os erros de Nuno no meio campo
E como coincide com o final da primeira volta, aqui vamos esmiuçar aqueles que nos parecem ser alguns dos erros do nosso míster:
- talvez o principal erro deste Rio Ave esteja no meio-campo.
Se a defesa está estabilizada e o ataque recupera do pós-Tomás, o meio-campo tem sido vítima de alguns equívocos.
Na verdade, com Wires, Tarantini e Filipe Augusto, o Rio Ave joga com... três trincos (eu sei que isto não é rigoroso, mas pretendo dizer que falta um outro jogador com outras características).
Wires, Tarantini e Filipe Augusto têm características diferentes, mas rendem bem em funções defensivas. Tarantini é o mais 'avançado' deles (e é o melhor elemento do plantel neste momento!), mas não é o médio criativo que o Rio Ave precisa e que todas as equipa têm.
Aliás, se se lembram bem, o melhor jogo de Filipe Augusto foi a segunda parte contra o Benfica, a trinco!
O erro de Nuno é portanto não ter um médio com outras características no onze.
Há pelo menos dois no plantel: Vítor Gomes e Diego Lopes, embora Braga também saiba jogar bem nessa posição, como já mostrou.
Nuno, estranhamente, não convoca Vítor, deixa Diego Lopes no banco e sonhou que Braga era extremo (ou seja, para que não se diga que há uma teimosia em relação a Vítor Gomes, por ser rioavista, apresento outras alternativas).
A corrigir rapidamente!
Publicada por
João Paulo Meneses
Subscrever:
Mensagens (Atom)
.gif)



