Mostrar mensagens com a etiqueta orçamento 2019/20. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta orçamento 2019/20. Mostrar todas as mensagens

10.7.19

Leo Jardim no Lille rende 3 milhõs e meio

Segundo O Jogo, que cita a imprensa gaulesa, o Rio Ave terá direito a 70 por cento do valor da transferência, cabendo a restante percentagem aos brasileiros do Grémio, a quem os vila-condenses compraram recentemente o passe de Léo Jardim por cerca de um milhão de euros. O Lille, segundo classificado da última edição da Ligue 1, vai pagar cinco milhões de euros pelo guarda-redes brasileiro, sendo que, dependendo de objetivos desportivos, o negócio poderá chegar aos seis milhões.
70% de 5 milhões dá 3,5 milhões.
Falta saber se é um valor líquido ou se o Rio Ave tem de abater o milhão que pagou ao Grémio pelo jogador. Falta também saber se o Lille paga os 3,5 milhões de uma vez ou aos bochechos.
(O Rio Ave ainda não anunciou o negócio)

PS - em qualquer caso é sempre um bom negócio. Pode ser um negócio fantástico ou apenas um bom negócio. Mas paga a diferença prevista para a próxima época e dá margem para avançar com... as obras na bancada!

2.7.19

O orçamento da equipa para a próxima época

Tornou-se um hábito muito saudável a SDUQ dar conta do que fez e do que conta fazer.
Na AG do passado domingo ficámos a saber que o futebol profissional vai custar, na época 19/20, 7 milhões de euros (4,1 milhões com ordenados dos jogadores e 450.000 euros de ordenados da equipa técnica).
Se a isto juntarmos 425 mil euros para a equipa Sub-23 e 690 mil euros para a formação, temos quase explicados os 9.248.000 euros de orçamento total (mais do que os 8.593 da época passada; o resto, que não é pouco, são os custos de estrutura, superiores a um milhão).
Para fazer face aos 9,2 milhões previstos, a SDUQ apresentou uma previsão de receitas de 8,2 milhões (5.2 milhões euros vindos da TV e 3 milhões  com a venda de passes de jogadores; um destes milhões resulta da venda do Pelé, que está a ser pago em prestações; há ainda a última prestação da venda de Ederson, que também deve entrar neste próximo exercício)
Ou seja, como as despesas não vão certamente baixar face ao que está previsto, este valor de 3 milhões vai ter de subir, para equilibrar as contas. A venda de Léo Jardim vai fazer a diferença...


8.7.18

Orçamento 18/19: 9 milhões (Pelé = 4 milhões)

A Assembleia Geral desta manhã não serviu apenas para saber novidades do Clube para a próxima época, permitiu também conhecer os planos da SDUQ.
Assim, ficámos a saber que o orçamento em previsão será de cerca de 9 milhões de euros (o maior de sempre, penso), cabendo aos 'gastos com pessoal' (sobretudo ordenados da equipa de futebol) quase 70 por cento deste valor (6 milhões).
O valor a pagar com ordenados à equipa principal vai subir 10 por cento, para permitir acompanhar a competitividade do campeonato português.
(A equipa B vai custar 90 mil euros e a sub23 430 mil).
Foi também revelado o Rio Ave vai receber 5.2 milhões de euros de direitos televisivos e que nas receitas deste orçamento já estão as vendas de João Novais e de Pelé [a sua venda ao Mónaco vai render 4 milhões em quatro prestações anuais, depois de abatidas verbas do mecanismo de solidariedade e as comissões do empresário].
Por falar em vendas, a pergunta de um sócio sobre a venda de Fabinho permitiu confirmar que o Rio Ave tinha 8 por cento, que a venda já se fez por 30 milhões e que ficaremos a saber o encaixe daqui a alguns meses.
(a informação só se soube porque intervim na AG e perguntei diretamente)


6.8.17

Os milhões explicados (detalhadamente!) por ASC

O melhor estava guardado para o final!
Quando pensava que vinha para casa com muitas dúvidas por esclarecer relativas aos negócios deste verão, ASC pediu a palavra e disse basicamente tudo. [teoricamente não é de elogiar quando nos limitamos a fazer o que deve ser feito, mas, tendo em vista a prática habitual, o que aconteceu esta manhã é inovador e merecedor de elogios!]

Sucintamente (porque não consigo reproduzir tudo nem há espaço), eis o que disse ASC:
- Ederson: depois dos acertos que eram necessários fazer (comissões, direitos de formação, etc), o Rio Ave ficou com 10 milhões. O Benfica vendeu-nos dois jogadores (100% dos direitos desportivos no caso de Nuno Santos e 50% no de Pelé) por 5 milhões (e não 6,5 milhões). Receita líquida da venda de Ederson para a nossa conta bancária: 5 milhões, a pagar em três prestações (agosto de 2017, 18 e 19). O Benfica não tem qualquer direito de preferência na recompra dos jogadores, disse ASC.
- Roderick: o Rio Ave tinha 50% dos direitos, o Benfica o restante. 1,5 milhões para cada parte a receber em duas prestações (agosto de 17 e 18). Mas o Benfica paga sempre 10% à Gestifute, só não percebi se já estão descontados no milhão e meio.

- Krovinovick: 3 milhões na venda ao Benfica, mas o Rio Ave só tinha 50%. Se bem percebi, o Rio Ave vai receber ou já recebeu cerca de 1,2 milhões.

Há ainda Jebor (vendido por 380 mil euros) e Wakaso, por quem o Lorient pagou 500 mil euros (em 2 prestações).

Relacionado com isto: ASC disse no final que o Rio Ave só tem dois jogadores emprestados no atual plantel: Yuri Ribeiro e Geraldes. Marcão, Barreto e Karamanos estão emprestados mas o Rio Ave tem opção de compra (em percentagens acima de 80%), o que pode garantir uma receita futura, havendo clubes interessados. [ainda mais uma novidade: o Rio Ave tentou tudo para recuperar Diego Lopes, mas o ordenado que o jogador recebe mensalmente é incomportável para o nosso Clube]

Antes já o presidente do Conselho Fiscal, Carlos Costa, tinha afirmado: "aqui não há que ter dúvidas" com "os bons negócios que esta Direção fez".  ASC: "vocês têm de confiar na Direção".

(o meu comentário: mantenho aqui o que escrevi em tempos. 5 milhões por estes dois jogadores é muito dinheiro. Pode parecer que estou a por em causa o seu valor, mas vejo a questão pelo lado do Rio Ave que nunca pagou tanto por um jogador nem tem, aparentemente, capacidade para tal. Imaginando que Nuno Santos custou 2,5 e Pelé outro tanti, estes, sim, são os jogadores mais caros da história do Rio Ave FC; será que ainda vamos ganhar dinheiro com eles? Nesse caso, serei o primeiro a penitenciar-me pelo que escrevi!)

27.6.17

Rio Ave tem 11 milhões para receber (ATUAL.)

O Jogo fez as contas. E parece que batem certo:
- Roderick para os ingleses do Wolverhampton (50% de 3 milhões de euros) [ATualziado: 1,5 milhões para o Benfica];
- Krovinovic para o Benfica (3 milhões de euros);
 Ederson, que se mudou do Benfica para o Manchester City, contando que o Rio Ave vai receber cerca de 6,5 milhões de euros;
(é verdade que este dinheiro não entra todo de uma vez; e que o Rio Ave tem contas para pagar; mas é uma oportunidade única; que planos existem para este dinheiro?


PS - No horizonte estão também encaixes pelas transferências do brasileiro Fabinho, que se destacou no Mónaco e poderá transferir-se para o Manchester United, cabendo ao Rio Ave oito por cento, e do liberiano Jebor, que esteve emprestado aos marroquinos do WAC de Casablanca e tem mercado em diferentes países, cujo passe pertence ao Rio Ave.