ATUALização: se tenho publicado este texto uma hora depois já não precisava de fazer esta atualização. É que entretanto o Rio Ave anunciou a contratação precisamente de um defesa-esquerdo, que vem do Benfica e tem 21 anos (os mesmos de Tiago André).
Pedro Amaral é jogador do Rio Ave e assinou por 5 temporadas.
É, pelo menos, certo que virá um defesa central (Ruben Semedo), um extremo (Galeno) e um substituto para Dala (como não é fácil encontrar alguém que faça simultaneamente de médio criativo e de ponta de lança, fica a dúvida sobre qual das posições será preenchida).
Mas entretanto perdemos um defesa-esquerdo.
Carvalhal chamou Tiago André, que está a treinar com a equipa principal.
E se Tiago convencer o míster de que é ele o defesa esquerdo que falta ao plantel, juntando-se a Matheus Reis?
Como escrevi várias vezes, Tiago foi o melhor defesa esquerdo do campeonato sub23 e por isso acredito muito nas suas potencialidades.
Mostrar mensagens com a etiqueta mercado 18-19. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta mercado 18-19. Mostrar todas as mensagens
4.7.19
A oportunidade de Tiago André? Não. Rio Ave anuncia contratação de defesa-esquerdo (ATUAL.)
Publicada por
João Paulo Meneses
21.3.19
Vendas novas
Há jogadores com valor no plantel do Rio Ave.
Assim, de memória, Coentrão, Monte, Filipe Augusto, Jambor, Borevkovic, Diego Lopes (para referir os que não são emprestados e apenas aqueles que têm jogado). E Leo.
Pelas mais variadas razões, parece lógico que o Rio Ave faça apenas uma venda no final da época: o guarda-redes.
Ontem já se falou no assunto, mas hoje o Record acrescenta que Benfica, FC Porto e Braga também estão interessados no jogador. Mesmo que seja especulação, sempre serve para valorizar a posição de quem vende.
Neste contexto parece absurdo pensar numa venda de 3 milhões.
Se assim for, e não estivermos aflitos de massas, mais vale esperar um época e conseguir o dobro ou triplo.
Assim, de memória, Coentrão, Monte, Filipe Augusto, Jambor, Borevkovic, Diego Lopes (para referir os que não são emprestados e apenas aqueles que têm jogado). E Leo.
Pelas mais variadas razões, parece lógico que o Rio Ave faça apenas uma venda no final da época: o guarda-redes.
Ontem já se falou no assunto, mas hoje o Record acrescenta que Benfica, FC Porto e Braga também estão interessados no jogador. Mesmo que seja especulação, sempre serve para valorizar a posição de quem vende.
Neste contexto parece absurdo pensar numa venda de 3 milhões.
Se assim for, e não estivermos aflitos de massas, mais vale esperar um época e conseguir o dobro ou triplo.
Publicada por
João Paulo Meneses
20.12.18
José Gomes: "a preocupação é só em termos defensivos"
Mais uma jornada em que o treinador lamenta os erros defensivos da equipa, mas agora de forma clara: "[Preocupado com os últimos resultados?] "Considero que seria preocupante se não construíssemos bom futebol. Construímos para fazer o golo e a preocupação é só em termos defensivos. Os meus jogadores acreditam no processo e não é preocupante."
(o meu comentário: o míster já reconhece - publicamente - que há essa preocupação. E que alguma coisa será feita. Surpreende-me, no entanto, porque jogam sempre os mesmos e ponho-me a pensar o que José Gomes viu em Silvério para achar que era pior do que aqueles que agora o preocupam. Mais uma nota: o míster também fala nas falhas do ataque ontem e disse que a eficácia determinou o sucesso da eliminatória. Eu, que acho que, na primeira parte, levámos um banho de bola do Sporting, não concordo)
Publicada por
João Paulo Meneses
12.12.18
Contratar um central? ASC não descarta hipótese
"Contratar um defesa central? É um assunto que ainda não foi discutido, mas tudo está em aberto. Se aparecer algum jogador com capacidade para entrar na equipa não rejeitaremos", disse ontem o Presidente.
(NMonte estará de regresso; e há no plantel um central que ainda não teve uma oportunidade de se mostrar; entrar um quinto elemento teria de levar à saída de alguém)
Publicada por
João Paulo Meneses
1.9.18
Coentrão será uma mais-valia (mas o meio campo...)
Quando José Gomes disse, há uma semana, que o Rio Ave procurava dois reforços não acredito que estivesse a pensar em mais um defesa (três defesas esquerdos) ou mais um extremo (tenho curiosidade para saber que Posição Coentrão irá fazer).
Se Coentrão esteve até à última da hora à espera do Sporting, é natural que o míster estivesse a pensar noutros jogadores.
Veio Coentrão e veio muito bem, porque acredito que será uma mais-valia para a equipa.
Mas basta olhar para o plantel para ver que há meio campo a menos. Cinco opções nesta altura para os três lugares.
Com Galeno, Vinicius e Coentrão na frente o Rio Ave terá um ataque de muita qualidade.
Se Coentrão esteve até à última da hora à espera do Sporting, é natural que o míster estivesse a pensar noutros jogadores.
Veio Coentrão e veio muito bem, porque acredito que será uma mais-valia para a equipa.
Mas basta olhar para o plantel para ver que há meio campo a menos. Cinco opções nesta altura para os três lugares.
Com Galeno, Vinicius e Coentrão na frente o Rio Ave terá um ataque de muita qualidade.
Publicada por
João Paulo Meneses
31.8.18
Fábio Coentrão regressa ao Rio Ave. “Sou eu o novo reforço do Rio Ave”; "Estou super feliz"
O que é que isto significa?
Os jornais desportivos dizem que sim!
"O lateral esquerdo internacional português rescindiu com o Real Madrid e assinou por uma temporada com o clube de Vila do Conde."
Atualização: Estou super feliz. Já passei por muitos bons clubes. Mas cheguei a um ponto da minha carreira em que acho que tenho de ser feliz. Preciso de ter felicidade no futebol e sei que a vou encontrar aqui no clube da minha terra. Sei que aqui sou amado, que as pessoas me querem aqui"
Os jornais desportivos dizem que sim!
"O lateral esquerdo internacional português rescindiu com o Real Madrid e assinou por uma temporada com o clube de Vila do Conde."
Atualização: Estou super feliz. Já passei por muitos bons clubes. Mas cheguei a um ponto da minha carreira em que acho que tenho de ser feliz. Preciso de ter felicidade no futebol e sei que a vou encontrar aqui no clube da minha terra. Sei que aqui sou amado, que as pessoas me querem aqui"
Publicada por
João Paulo Meneses
17 (18?) reforços - recorde?
No ano passado chegaram 8 jogadores; esta época - se vier o médio que esperamos - serão 18.
Provavelmente um recorde.
Não faz duas equipas, mas quase.
Continuam 9 (incluindo três renovações, Makaridze, Tarantini e Dala) e sairam 14.
Ou seja, entraram mais do que aqueles que saíram.
A explicação: as lesões. Com Nuno Santos, Ronan, Joca e agora Makaridze (*), são quatro jogadores que podem estar vários meses parados.
Veremos até ao fim do dia se são 17 ou 18 reforços.
E vamos deixar o balanço para mais tarde.
(ª) ainda não se percebeu bem o que se passa com Makaridze.
Provavelmente um recorde.
Não faz duas equipas, mas quase.
Continuam 9 (incluindo três renovações, Makaridze, Tarantini e Dala) e sairam 14.
Ou seja, entraram mais do que aqueles que saíram.
A explicação: as lesões. Com Nuno Santos, Ronan, Joca e agora Makaridze (*), são quatro jogadores que podem estar vários meses parados.
Veremos até ao fim do dia se são 17 ou 18 reforços.
E vamos deixar o balanço para mais tarde.
Murilo quase pronto? (foto: Facebook Rio Ave FC)
(ª) ainda não se percebeu bem o que se passa com Makaridze.
Publicada por
João Paulo Meneses
30.8.18
Silvério emprestado ao Varzim (ATUAL:)
Moeda de troca com o guarda-redes Paulo Vítor
Veremos no final quem ficou a ganhar, mas eu tenho as minhas suspeitas.
(José Gomes não contava com ele, entre jogar num campeonato profissional - mesmo sendo o Varzim... - e nos subs 23, a opção é clara)
PS - Já que se fala em Varzim: várias reações à chegada do guarda-redes Paulo Vítor tinham em conta o facto de vir do... Varzim. Sobre isso gostaria de deixar duas notas:
- Se o Varzim tiver um jogador de evidente qualidade, serei o primeiro a aplaudir a contratação;
- A questão é que no Varzim de hoje é difícil encontrar jogadores com a qualidade suficiente para jogarem no Rio Ave de hoje. Ser titular no Varzim é muito diferente de ser titular no Rio Ave.
O meu espanto, ontem, deve-se a isso e não a uma questão de ser o nosso rival.
ATualização: no Facebook oficial do Clube, em mais de 30 comentários apenas um é positivo. Esmagadora maioria critica decisão, com o treinador á cabeça.
Veremos no final quem ficou a ganhar, mas eu tenho as minhas suspeitas.
(José Gomes não contava com ele, entre jogar num campeonato profissional - mesmo sendo o Varzim... - e nos subs 23, a opção é clara)
PS - Já que se fala em Varzim: várias reações à chegada do guarda-redes Paulo Vítor tinham em conta o facto de vir do... Varzim. Sobre isso gostaria de deixar duas notas:
- Se o Varzim tiver um jogador de evidente qualidade, serei o primeiro a aplaudir a contratação;
- A questão é que no Varzim de hoje é difícil encontrar jogadores com a qualidade suficiente para jogarem no Rio Ave de hoje. Ser titular no Varzim é muito diferente de ser titular no Rio Ave.
O meu espanto, ontem, deve-se a isso e não a uma questão de ser o nosso rival.
ATualização: no Facebook oficial do Clube, em mais de 30 comentários apenas um é positivo. Esmagadora maioria critica decisão, com o treinador á cabeça.
Publicada por
João Paulo Meneses
Bruno Gomes, avançado, mais um reforço? (ATUAL.)
A notícia vem do Brasil: "O atacante Bruno Gomes não faz mais parte do elenco do Vitória. Emprestado pelo Estoril, de Portugal, o jogador pediu para rescindir seu contrato com o clube baiano nesta quarta-feira e deve acertar com o Rio Ave, também do Velho Continente."
Eu, que acho que não precisamos de mais avançados, desconfio.
Mas lembro-me do jogador no Estoril e era acima da média.
ATualizo: afinal vai para o Aves.
Eu, que acho que não precisamos de mais avançados, desconfio.
Mas lembro-me do jogador no Estoril e era acima da média.
ATualizo: afinal vai para o Aves.
Publicada por
João Paulo Meneses
29.8.18
Rio Ave contrata guarda-redes do Varzim??? (O Jogo confirma; é oficial)
O brasileiro Paulo Vítor, 29 anos, ia fazer a quarta época no Varzim, mas foi contratado pelo nosso Clube (fonte: Eurico Seabra; O Jogo confirma). assinou por três anos, confirma o Rio Ave.
(como sempre: se me enganar, serei o primeiro a reconhecer, mas esta é uma contratação que desilude - a vir alguém, que fosse de top. Nem percebo bem. Carlos Alves não tem valor para ser o segundo guarda-redes? Léo Jardim não será aposta? Quanto tempo vai demorar a recuperação de Makaridze? Alguém que explique pf)
(como sempre: se me enganar, serei o primeiro a reconhecer, mas esta é uma contratação que desilude - a vir alguém, que fosse de top. Nem percebo bem. Carlos Alves não tem valor para ser o segundo guarda-redes? Léo Jardim não será aposta? Quanto tempo vai demorar a recuperação de Makaridze? Alguém que explique pf)
Publicada por
João Paulo Meneses
Mais dois reforços até sexta
Na antevisão do jogo de Tondela, o míster disse que o Rio Ave procura reforços para duas posições.
Pelos vistos um será guarda-redes, mas só faz sentido se for um indiscutível, tão bom ou melhor do que Makaridze.
Acredito que po segundo será para a posição '10' onde só temos Diego Lopes (e Dala...). Ou será que vem para o meio campo, mas no caso para a posição '6' (temos Leandrinho e Jambor para o lugar).
Com Murilo quase a regressar e Vinicius apto (ficamos com Dala e Bruno Moreira, além de Vinicius, para o centro do ataque), não acredito que seja um avançado - Dala pode jogar a extremo.
Um defesa? Já temos dois jogadores para cada posição, pelo que tem de ser alguém que faça realmente a diferença.
Resta aguardar - até para ver se sai alguém.
Pelos vistos um será guarda-redes, mas só faz sentido se for um indiscutível, tão bom ou melhor do que Makaridze.
Acredito que po segundo será para a posição '10' onde só temos Diego Lopes (e Dala...). Ou será que vem para o meio campo, mas no caso para a posição '6' (temos Leandrinho e Jambor para o lugar).
Com Murilo quase a regressar e Vinicius apto (ficamos com Dala e Bruno Moreira, além de Vinicius, para o centro do ataque), não acredito que seja um avançado - Dala pode jogar a extremo.
Um defesa? Já temos dois jogadores para cada posição, pelo que tem de ser alguém que faça realmente a diferença.
Resta aguardar - até para ver se sai alguém.
Publicada por
João Paulo Meneses
28.8.18
Marafona (Braga) a caminho?
Pelos vistos o Rio Ave vai ter mais um gaurda-redes.
Marafona, Vilacondense que começou no Rio Ave (e foi depois para o Varzim), pode estar a caminho - diz O Jogo
Marafona, Vilacondense que começou no Rio Ave (e foi depois para o Varzim), pode estar a caminho - diz O Jogo
Publicada por
João Paulo Meneses
26.8.18
Convocados para Tondela sem surpresas
Monte e Diego Lopes ainda não estão.
Vinicius também não.
Makaridze continua a recuperar (além de Murilo, Nuno Santos, Ronan e Joca).
Vão os mesmos a Tondela logo à tarde.
Falta saber se jogarão os mesmos onze...
PS - na conferência de imprensa de ontem, José Gomes disse que o Rio Ave está a tentar trazer (pelo menos?) mais um jogador.
Vinicius também não.
Makaridze continua a recuperar (além de Murilo, Nuno Santos, Ronan e Joca).
Vão os mesmos a Tondela logo à tarde.
Falta saber se jogarão os mesmos onze...
PS - na conferência de imprensa de ontem, José Gomes disse que o Rio Ave está a tentar trazer (pelo menos?) mais um jogador.
Publicada por
João Paulo Meneses
24.8.18
Um esforço por Vinicius (ATUAL.)
A experiência profissional diz-me duas coisas (sobre as quais não tenho a certeza, como é evidente):
- quando uma notícia é confirmada alguns dias depois por outro jornal, é porque deve ser verdadeira;
- quando passam alguns dias sobre essas notícias [abundantes em Itália] e não surge a confirmação é porque surgiu algum problema;
Como sempre tenho dito, ASC tem mostrado saber zelar pelos interesses do Rio Ave no que diz respeito a contratações. Mas - Presidente - se o problema é dinheiro, penso que Vinicius justifica fazer-se um pequeno sacrifício.
Seguramente não é um jogador barato, mas vai dar-nos mais qualidade no ataque.
Atualizado: negócio fechado. Já está em Vila do Conde!
- quando uma notícia é confirmada alguns dias depois por outro jornal, é porque deve ser verdadeira;
- quando passam alguns dias sobre essas notícias [abundantes em Itália] e não surge a confirmação é porque surgiu algum problema;
Como sempre tenho dito, ASC tem mostrado saber zelar pelos interesses do Rio Ave no que diz respeito a contratações. Mas - Presidente - se o problema é dinheiro, penso que Vinicius justifica fazer-se um pequeno sacrifício.
Seguramente não é um jogador barato, mas vai dar-nos mais qualidade no ataque.
Atualizado: negócio fechado. Já está em Vila do Conde!
Publicada por
João Paulo Meneses
22.8.18
O Jogo confirma Carlos Vinicius
O Jogo confirma a notícia do Record de domingo: vem aí o ponta de lança contratado pelo Nápoles ao Real (20 golos, melhor marcador da segunda liga).
No zerozero já é jogador do Rio Ave!
Falta o Rio Ave confirmar e ter o jogador apto para ajudar a equipa.
No zerozero já é jogador do Rio Ave!
Falta o Rio Ave confirmar e ter o jogador apto para ajudar a equipa.
Publicada por
João Paulo Meneses
19.8.18
Vinícius (ponta de lança, ex-Real, emprestado pelo Nápoles) é reforço?
Publicada por
João Paulo Meneses
8.8.18
Mais (2) reforços?
Penso que esta é a pergunta que mais Rioavistas fazem nesta altura: o plantel está fechado ou virão ainda jogadores?
Se tivermos em conta que entraram 15 jogadores e saíram 13, isso significaria que o plantel está confortável - sendo que existe a equipa sub23 para ajudar.
No entanto, há desde logo lesões a ter em atenção (Nuno Santos, Ronan? Murilo a recuperar).
Depois, da análise dos três jogos fica a sensação de que precisamos de um ponta de lança e continua em aberto um segundo jogador para a posição 10 (concorrer com Diego Lopes).
Até 31 de agosto muito ainda vai acontecer, eu acho!
Se tivermos em conta que entraram 15 jogadores e saíram 13, isso significaria que o plantel está confortável - sendo que existe a equipa sub23 para ajudar.
No entanto, há desde logo lesões a ter em atenção (Nuno Santos, Ronan? Murilo a recuperar).
Depois, da análise dos três jogos fica a sensação de que precisamos de um ponta de lança e continua em aberto um segundo jogador para a posição 10 (concorrer com Diego Lopes).
Até 31 de agosto muito ainda vai acontecer, eu acho!
Publicada por
João Paulo Meneses
28.7.18
Joca (ex-Braga, extremo) é reforço (atual.)
Extremo, 22 anos, esteve no Tondela a época passada.
Rescindiu com o Braga (jogou na equipa B) e assinou pelo Rio Ave até 2021.
É o substituto de Nuno Santos, dizem os jornais.
Rescindiu com o Braga (jogou na equipa B) e assinou pelo Rio Ave até 2021.
É o substituto de Nuno Santos, dizem os jornais.
Atualizado: Bola diz que também joga a 10 para ser a sombra de Diego Lopes.
Publicada por
João Paulo Meneses
17.7.18
15.7.18
Subscrever:
Mensagens (Atom)





















