30.10.23

Um desastre nunca vem só!

Há muito que não me sentia tão deprimido no que toca ao Rio Ave.

Motivos:      - Assembleia do dia 26 de outubro.

                    - Resultados da equipa sénior de Futebol.

(Versão actualizada)

Falemos da assembleia:

Palavras que retive da nossa presidente durante a assembleia:

1.     - Descemos no ano em que tivemos o maior orçamento (12 milhões)

2.     - Tivemos uma baixa elevada de performance por parte dos jogadores

3.     - Caso Olinga, tivemos mais de um ano sem inscrever jogadores, o treinador já fala em 14 meses.

4.     - É fundamental a entrada de capital externo, ou venda de ativos.

5.     - Encontrar investidores é muito difícil.

6.     - É natural haver descontentamento, já tivemos outras ocasiões onde o endividamento era superior e ninguém se manifestou assim.

7.     - Saio se não me quiserem.

8.     - Peço união!

9.     Passamos de capitais próprios de 3,3 milhões positivos para 4,4 milhões negativos.

10.  - 3.4 milhões de dividas a clubes, com o Guimaraes, Sporting e o Benfica á cabeça.

11.  - 4.6 milhões de dividas a empresários, ou empresas que representam jogadores.

12.  - 3.9 Milhões de verbas antecipadas (das transmissões). 

Ora qual é meu comentário a tudo isto?

- Investir no ano em que descemos, creio que foi puro azar, o risco no futebol por vezes é cruel, e neste caso foi connosco, por isso não podemos dizer muito sobre o assunto, no entanto não consigo perdoar aos jogadores e á equipa técnica de então: Aqueles 2 jogos de descida, ainda não os consegui engolir, e já passaram mais de 2 anos, pois eramos claramente superiores ao nosso adversário.   

- É evidente que o caso Olinga tem, teve, e terá um peso enorme no nosso presente e futuro. O prejuízo é enorme, e um dia eu gostava de conseguir/poder quantificar este prejuízo. Mas não concordo com o SR Campos (que interveio no final da assembleia) em que insiste e continua a dizer que o Rio Ave não teve culpa porque o jogador era um jogador livre, quase parecendo que puxou para si a responsabilidade deste caso assumindo o fracasso desta contratação. Mas os dados estão todos vertidos no site da FIFA, só quem não sabe ler inglês não poderá entender, (já aqui falamos e explicamos oque aconteceu e de quem foi a culpa) que o Rio Ave foi muito amador neste processo e por causa disso agora chora baba e ranho, disso eu não tenho dúvidas. Um processo que a julgar pelos resultados desta época, nos pode custar uma nova descida, já pensaram nisso? A-ver-vamos, espero sinceramente que não.

- Já todos sabemos, que sozinhos não nos vamos safar, que sozinhos não vamos conseguir sair do buraco, ora a Presidente diz que em relação a este tema o que é fundamental é arranjar capital externo, mas que tudo é/está muito difícil, que não se consegue encontrar investidores assim tão facilmente. - Lembram-se daquela entrevista ao jogo, em que a presidente falou em parcerias (antes das eleições), e que já tinha algumas em carteira. Pois bem Sra. Presidente, onde estão essas parcerias? -ou melhor onde está o resultado da prospeção das mesmas? Eu achava que ao colocar tanto secretismo na questão do passivo, que este teria a haver com o que a Sra. Presidente andava a fazer em prol das tais parcerias. Mas pelos vistos não! Eu achei que a Sra. Presidente na passada quinta feira iria fazer  um anúncio ao jeito de ato eleitoral, e que iria anunciar um salvador chamado José Veiga, ou parecido mas enganei-me. Sinceramente não gostei da “ameaça” de que sai se não a quisermos, lembro que foi a sra. Presidente que se quis eleger em tempo recorde para que ninguém surgisse consigo. Que fez surgir 1400 sócios do nada, e que até hoje continuamos todos sem perceber de onde vieram. Demita-se e dê tempo aos sócios para se organizarem, e vai ver que aparecem corajosos, prometo-lhe.

- Descontentamento haverá sempre, eu sei, mas garanto-lhe que pior que o descontentamento, é a falta de soluções para os problemas criados pela sua e anteriores direções. Pior é a frustração de não conseguirmos ver a luz ao fundo do túnel. A isto eu chamo desgraça, será uma desgraça se todos não formos suficientes para a ajudar, ou para a sra. Presidente nos ajudar.  Fico sinceramente triste por si, pelas pessoas que a acompanham na sua direção que são sem dúvidas Rio-Avistas de grande valor. Sei que há muita dedicação, e muitas horas sem dormir, mas isso por si só não chega como me parece que já percebeu.

- Falemos então das contas,  gostava de lhe pedir a publicação do relatório e contas da SDUQ  do ano 2022/2023 a exemplo do que foi feito no nosso site para os anos anteriores. Creio que ninguém foi capaz de fixar tudo o que foi mostrado e dito por si na assembleia, e é prudente que todos nós quando falarmos sobre os números, falemos verdade, ou pelo menos que os digamos sem erros, sob pena de prejudicarmos o nosso clube.



- O que salta á vista de tudo isto é: a divida acumulada (13.3 milhões),  e ainda, salta á vista  a divida a clubes, a empresários, e operadores de tv(com receitas antecipadas), que tudo somado dá 11.9 milhões, eu fico espantado que não haja endividamento bancário, que quase não exista outro tipo de divida(sendo a restante residual), e que se consiga gerir a tesouraria sem pedir emprestado, acho isso um perfeito milagre, e parece BEM gerido.  Outra coisa que me chamou á atenção foi a de que se no ano passado apresentamos um passivo corrente de 12 milhões (está no relatório de 2021/2022), e este ano demos um prejuízo de 7.9 milhões, sendo que a nossa divida continue a ser praticamente a mesma da  do ano passado. Isso deixou-me confuso e a pensar, qual seria o motivo para tamanho milagre, pagamos nós divida? os Slides apresentados não fazem comparações, e por isso não consigo descortinar de onde vêm estas diferenças. Mas deixo aqui a pergunta, quanto perfazem os 2 passivos Rio Ave FC + SDUQ? 13.3 milhões?

- Já perceberam que 3 clubes (Sporting, Benfica e Guimarães) mais 2 empresas de empresários Gestifute e U11 podem “fechar” o Rio Ave se executarem as dividas contraídas para com eles?  

 - Vivemos de "Fiado" como antigamente, é isso?

- Eu sinceramente já não sei o que é melhor: 

      1 - Se ter contas negativas e os outros a mandar na nossa casa indiretamente (SDUQ)?

      2 - Ou se é ter os outros a mandarem na nossa casa diretamente e ter as contas positivas (SAD)? 

      Deixo á vossa consideração!

PS: Tive agora acesso aos dados apresentados na assembleia e corrigi os valores neste post. pelo que esta é uma versão atualizada.