Mostrar mensagens com a etiqueta mercado 19/20. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta mercado 19/20. Mostrar todas as mensagens

17.9.19

Reforços e empresários; Gaspar Freire e... Jorge Mendes!


Já é uma tradição, todos os anos, após o fecho do mercado, fazemos o balanço dos empresários envolvidos nas contratações (inclui empréstimos).
Este ano surge um empresário em destaque, Gaspar Freire (trouxe Kieszek e Aderllan). Mas as informações do co-autor deste trabalho, Eurico Seabra, apontam para uma colaboração muito próxima entre Freire e... Jorge Mendes! O mesmo Mendes que pode ter dado uma ajuda na vinda de Lucas Piazon.

Reforços e empresários (2019/20)
Jogador
Empresário/agente
Observações
Pedro Amaral
Pedro Morais
Indicação de Luis Nascimento? Treinou-o nas camadas jovens do Benfica.
Carlos Mané
Ulisses Santos

Kieszek
Gaspar Freire
Representado por um agente próximo de Jorge Mendes, que por exemplo tem Fábio Martins e Ofori em Famalicão.
Mehdi Taremi
Reza Fazeli
Chegou também com influência de :
Carlos Queiroz, André Villas Boas, Carlos Carvalhal e também de um agente português Fernando Maciel.  
Aderllan Santos
Gaspar Freire
O central regressa a Portugal, também com “selo Mendes”. Empréstimo até ao final da temporada pelo Al Ahli Jedah da Arábia Saudita.
Diogo Figueiras
Sports and Management
Emprestado pelo Braga
Lucas Piazon
Frederico Pastorello
Carlos Carvalhal foi decisivo como revelou o jogador e também podemos afirmar o peso da Gestifute.
(o Reis do Ave agradece a colaboração de Eurico Seabra)


(Há reforços e há Taremi...)

3.9.19

Manuel Namora regressa ao Rio Ave (sub23)

Nas últimas horas, além da contratação de Lucas Piazon, o Rio Ave fez mais três movimentações:
- não conseguiu transferir (mesmo emprestando) Miguel Rodrigues e inscreveu-o na equipa principal;
- emprestou o guarda redes brasileiro Vitor Luiz;
- e - grande surpresa - recebeu o arrependido avançado Manuel Namora (e não o irmão Nuno, como apareceu, por erro, na Liga), que nos deixou há alguns anos para ir para Braga.
Que mostre a sua qualidade, são os meus desejos.

2.9.19

Piazon, o avançado polivalente, que atua preferencialmente nas alas

Vem por empréstimo do Chelsea.
Era o avançado com o perfil desejado pelo Clube.
Plantel fechado.

O último dia para as decisões

Da 'lista' de pedidos, só falta o médio criativo (ou 2º avançado), o tal perfil que Dala preenchia.
Penso que todos estamos de acordo: é o lugar do plantel mais desguarnecido e a concorrência até a Diego Lopes fazia bem [Joca ainda está uns furos abaixo no nível de intensidade que põe no jogo, nomeadamente a defender, quando a bola sai da defesa adversária, como ontem se viu nos sub23].
Comprar por comprar não faz sentido, mas a equipa ficaria mais valorizada com esse elemento.
Há alguém como perfil?

ATUALizo: O Maisfutebol sabe que o avançado brasileiro já tem acordo com a equipa de Vila do Conde, mas neste fim de semana faltava ainda desbloquear uma situação: assinar a renovação de contrato com o Chelsea que lhe permita ser cedido à equipa de Carlos Carvalhal por duas épocas.


Como não vamos vender ninguém (Taremi fica!), os acertos no plantel teriam a ver com algumas saídas: há o caso de Miguel Rodrigues, há dois meses à espera de encontrar um clube, e há também o caso de alguns jovens dos sub23 que precisam de novos desafios para evoluir (Carlos Alves é o mais evidente*, mas também Tiago André ou Jaime, que poderiam jogar na segunda Liga ou pelo menos no Campeonato de Portugal).

* Carlos Alves não é um jogador popular entre os adeptos, que - basta estar na bancada para perceber isso - não lhe perdoam qualquer falha; até por isso sair lhe fazia bem.

31.8.19

Leandrinho no Setúbal (atual.)

Falta saber se emprestado (tem mais um ano de contrato) ou se rescindiu e é jogador livre. (porque falta a confirmação oficial)
De qualquer forma, deixa de ser jogador do Rio Ave e é menos um problema para resolver.
Ainda falta encontrar clube para Miguel Rodrigues (e para alguns jovens dos sub23 que precisam de sair para evoluir, como Tiago André, Carlos Alves ou Jaime).
atualizado a 2/9: é oficial

26.8.19

Monte a defesa direito - o que significa

Carvalhal explicou no final do jogo com o Aves que «O Júnio é um jogador jovem [22 anos], que está em evolução. Temos insistido com ele para melhorar a receção e o passe na primeira fase de construção, ele está a trabalhar afincadamente. Estamos convencidos que ele pode atingir um nível bom, mas vai precisar de uma ou outra semana para melhorar a saída».

Eu acho a escolha mais 'complexa' do que parece:
1) para começar, já o disse, Monte cumpriu. Não foi o melhor em campo, mas não também não foi o pior. Concordo com o Carlos Francisco quando diz que prefere um defesa que antes de atacar saiba defender, porque é para isso que lá está.
2) também não duvido que CC encontrou uma solução que corresponde aos seus objetivos para a equipa;
3) mas é estranho que tendo dois laterais direitos disponíveis no plantel, o míster tenha escolhido desviar um central (acaba por ficar uma certa 'censura' aos dois);
4) para mim, o que o míster está a dizer à Direção é que, além de um homem para a frente, precisa também de um defesa direito (não é a primeira vez que se fala nisso...).
5) agora estou mais convencido: Costinha ficará no plantel e, não tenho dúvidas, irá estrear-se pela equipa principal ao longo da época. Mas o míster (ainda?) não vê nele as qualidades que muitos de nós lhe reconhecemos e jogará sobretudo pelos sub23, como aconteceu mais uma vez no sábado.
(foto: Facebook Rio Ave FC)

20.8.19

Said(a) para o Lokeren (Bélgica) (ATUAL.)

Os jornais belgas dizem que Said já esteve a conhecer o clube mas a verdade é que ainda não é oficial.
Said veio em janeiro e nunca se afirmou na equipa principal - quatro jogos e um golo.
A imprensa diz que segue para Lokeren emprestado.
(a confirmar-se ,o plantel ficará com 17 jogadores da época passada mais sete reforços. 24 jogadores. As contas aqui)

ATualizo a 23/8: o Clube não o confirmou oficialmente, mas o Lokeren já o dá como oficial.

19.8.19

O que o jogo de sexta nos disse (reforços)

15 minutos antes do jogo ligaram-me da Rádio Estádio para deixar algumas ideias sobre a partida em Famalicaão.
E, ao contrário do que julgo ser a minha maneira de estar, não tive muito para dizer, a não ser que estávamos centenas à espera da vitória.
O que me deixou encrencado foi o onze que o míster escolheu.
No início da época CC disse que o 5º lugar era difícil, dando como exemplo o facto de termos perdido jogadores influentes (embora só dois titulares no final da época, Semedo e Dala).
Já entraram cinco jogadores e CC apenas usou um de início em Famalicão.
Depois do que se viu frente à Oliveirense (ficámos iludidos com o resultado?), o míster apostou nos mesmos.
Taremi pode estar a adaptar-se mas é titular de caras neste Rio Ave! Um bom jogador, mesmo a adaptar-se, mostra o seu valor. Taremi mostrou.
(foto: Facebook Rio Ave FC)


Outra coisa: antes do jogo, Carvalhal disse que "Temos dois jogadores por posição, mas estamos sempre abertos a melhorar o potencial e qualidade do grupo. Continuamos atentos ao mercado e se aparecer uma ou outra situação haverá sempre oportunidade para incorporar um ou dois jogadores". Acredito que tenha reforçado essa opinião. Como já se escreveu neste blogue, é urgente um médio para 'apertar' Diego Lopes e precisamos de um defesa direito de qualidade indiscutível (e não quero voltar a falar de Costinha). Já agora, quem é o substituto de Tarantini? Vitó? Jambor? Aquela posição é chave.

14.8.19

Saiu Strkalj

Rescindiu e vai para Tondela.

O plantel tem nesta altura 18 jogadores da época passada mais sete reforços. 25 jogadores. As contas aqui)

(ficámos sem conhecer o real valor do jogador. No Tondela poderá mostrar-se e António Araújo, o empresário, saiu vencedor. Agora só lhe falta encontrar clube para Leandrinho, que a situação atual é má para o jogador. E por falar em empresários, das cinco contratações, duas têm a assinatura de Gaspar Freire, Kieszek e Aderllan.).

13.8.19

O central é Aderllan (ex-Braga)

Santos é defesa-central, com 30 anos, de nacionalidade brasileira e vasta experiência no futebol português depois de ter representado CD Trofense e SC Braga, por quem conquistou uma Taça da Liga, antes de trajecto de relevo no futebol internacional pelos espanhóis do Valência e pelos brasileiros do São Paulo e Vitória.
(o comentário: Aderllan fez uma grande época no Braga em 2014/15 e foi vendido por quase 10 milhões ao Valência. Nunca se impôs e andou sempre emprestado. Na época passada o Al Ahli Jeddah da Arábia Saudita comprou o passe por 5 milhões e é emprestado pelos sauditas que Aderllan chegou ontem a Vila do Conde. Vem para relançar a carreira, mas se não desaprendeu continua a ser um central de qualidade.)

9.8.19

O problema dos contratos longos

O que é que Miguel Rodrigues e Leandrinho têm em comum?
Ok, para além disso...
Ambos assinaram contratos de 4 anos (Leandrinho está no último ano mas Miguel ainda tem este e mais dois...).
Nos últimos anos, fruto da estabilidade desportiva e financeira, o Clube começou a fazer contratos de longa duração (mais de 3 anos).
É cedo para fazer um balanço definitivo, mas esta parece ser uma medida com mais contrariedades: embora Borevkovic e Jambor tenham assinado por 5 anos há também Said, 3 épocas e meia., ou Buatu, 4.
Talvez faça mais sentido reduzir a duração e incluir cláusulas de opção (2+1 por exemplo)

PS - das quatro contratações do Rio Ave nesta época, só Pedro Amaral fez mais de 4 anos (no caso, 5).


8.8.19

O que significa a saída de Murilo?

- Como ontem se escreveu, e até podendo acontecer que Murilo venha a fazer uma grande época no Paços, a verdade é que não vai deixar saudades por cá;
- Com a sua saída, há menos um extremo? Só aparentemente. Como se viu frente à Oliveirense, Taremi faz aquela posição. Portanto fica tudo igual.
- E ainda há a possível dispensa de Said.
- Se não estou enganado, o Rio Ave mantém-se no mercado por dois jogadores: um central e um médio ofensivo que possa também fazer de 2º avançado. Não será Dala, mas será um de igual valor, acredito.
- E o defesa direito? O Presidente do Rio Ave disse que Costinha ia ficar no plantel principal. Assim sendo, a meu ver não se coloca a questão de mais um defesa direito.



Resgatar Hassan

Agora que perdemos Dala [vai jogar na Bélgica, num clube obscuro, quando podia ser muito feliz em Vila do Conde...], e se ainda precisamos de um ponta de lança [Taremi é extremo? segundo avançado? ponta de lança?], a solução está mais perto do que parece: Hassan ainda é (parcialmente) nosso jogador, anda perdido em Braga e nós sem nada beneficiarmos.
Na época passada fez 15 golos em 32 jogos pelo Olympiakos, mas os gregos não exerceram a opção.
Agora que passaram 5 anos sobre o primeiro golo marcado pelo Rio Ave na Liga Europa (Hassan, claro), aqui fica o desejo deste adepto!
A não ser que o jogador prefira ficar em Braga, onde ganha mais, mas a ver os outros jogarem...


7.8.19

Murilo rescinde e vai para Paços.

Menos um plantel.
Ainda tinha dois anos de contrato (de empréstimo).
Pelo menos a min não deixa saudades.
Vai para Paços de Ferreira.
(o plantel atualizado aqui)

6.8.19

Procurar clube para 4

O Rio Ave espera pelas 'dispensas' dos 'grandes, para reforçar o seu plantel com jogadores emprestados, mas, ao mesmo tempo, procura, ele próprio, emprestar 4 jogadores.
Dois deles são casos já conhecidos: Leandrinho e Miguel Rodrigues - não sei o que se passa, e posso estar a falar do que não sei, mas não é bom sinal os jogadores (ambos com muitos jogos na primeira liga) não terem conseguido até agora um clube da segunda liga interessado. Continuam a treinar com os sub23.
Os outros dois são casos diferentes: Tiago André e Jaime são jogadores que - todos concordam - fecharam um ciclo nos sub23.
Acredito que ambos têm valor para jogar na segunda liga, mas à medida que o tempo vai passando as hipóteses estreitam.

1.8.19

Maxi a caminho! (ATUAL.)

Será?

(atualizo a 2/8/19: ASC não confrma nem desmente)

30.7.19

A equipa para começar oficialmente a época

Este é o ponto da situação nesta altura, com algumas interogações, quer ao nível de contratações quer de excesso de contingente (baliza, defesa direito e ataque).

Curiosamente, quando comparamos com a última versão aqui publicada (4 de junho):
... percebemos as saídas definitivas de Leo, Afonso e Carlos e as dispensas de Miguel Rodrigues e Leandrinho (ainda sem clube), além das entradas de Kieszek, Pedro Amaral, Mané e Taremi.

29.7.19

A pior pré-temporada dos últimos anos

Cancelado o jogo com o FC Porto B (adversário escolhido tendo em conta o jogo com a UD Oliveirense, no sábado, agora sem efeito), fechámos a pré-época com duas vitórias (uma delas com a seleção concelhia).
Estatisticamente é o pior período de preparação dos últimos anos (18/19, 6 vitórias; 17/18, 5 vitórias; 16/17, 4 vitórias, incluindo sempre a seleção concelhia).
O que é que isto significa?
Provavelmente nada de importante, mas não é possível estar satisfeito - não pode haver ninguém satisfeito no Rio Ave nesta altura.
Até no ano passado, sem jogadores de início e com muita agente a entrar, as coisas correram melhor.

Honestamente esperava mais.
Não só porque há um onze herdado da época passada (da equipa que terminou o campeonato saíram apenas Ruben Semedo e Dala - dois jogadores fazem assim tanta falta?) mas também porque foram entrando reforços. E porque o treinador é Carlos Carvalhal!
Não estou satisfeito mas também não estou preocupado.
Venha o jogo de sábado para afastar as nuvens...
(foto: Facebook Rio Ave FC)


23.7.19

Ainda a contratação de Carlos Mané (ATUAL.)

No meio da trapalhada que foi a festa de apresentação, passou um pouco despercebida a contratação de Carlos Mané (ou pelo menos não teve o impacto que eu acharia que deveria ter).
Trata-se de um jogador de bastante qualidade, que poderia estar a jogar no Braga ou no Guimarães e que na época passada fez sete jogos pelo Sporting, antes de ser emprestado a um clube alemão.
As minhas expetativas são altas.
E acho da mais elementar justiça elogiar a capacidade do nosso Presidente que tem mostrado competência para negociar ao mais alto nível com os ditos 3 grandes do futebol português.

(sim, o secretismo que rodeia o futebol português, e o Rio Ave também, levam a que muitas vezes critiquemos esses negócios; quando se conhecem os contornos, percebe-se que regra geral são bons negócios para o Rio Ave)

ATualizo a 30//: o JVC desta semana olha negativamente para a contratação de Mané. Respeito mas discordo profundamente até pela 'suspeita' lançada.

15.7.19

Carvalhal vai ter de tomar decisões

O plantel já emagreceu mas, além dos casos de Miguel Rodrigues e Leandrinho (sem Jambor e Tarantini, Leandrinho continuou ausente), que estão dispensados da equipa principal, há ainda decisões que vão ter de ser tomadas:

- três defesas direitos não é aceitável (muito mais havendo equipa sub23); não vai ser fácil...
- já se sabe que virá um extremo (o substituto de Galeno, como já foi dito pelo Presidente) e o Rio Ave ficará com 5 para essa posição (além desse, há Nuno Santos, Gabriel, Murilo e Said). Jogam dois de cada vez. Se não houvesse equipa sub 23, até se poderia compreender, mas havendo lesões ou castigos há qualidade nos sub23 para substituições de recurso e temporárias (Jaime, Schute, Zé Domingos, por exemplo). Ainda por cima, além de médio mais avançado, Joca pode jogar a extremo. Essa polivalência pode ser benéfica para a sua manutenção no plantel;
- Já aqui se escreveu, Carlos Alves deveria sair para dar o salto que tarda há vários anos. O terceiro guarda redes deve ser dos sub23.
- finalmente, Strkalj: ficará o Rio Ave com três pontas de lança, mais aquele que virá para substituir Dala (2º avançado).
(foto: Facebook Rio Ave)

PS - há ainda o caso de Buatu, a quem o Clube disse para encontrar alternativas mas que se apresentará ao serviço se isso não acontecer. Eu penso que não há condições para ele continuar e que a sua permanência não será boa para ninguém.