O grupo de três sócios que pediram à Direção para realizar uma auditoria às contas da SDUQ recebeu finalmente uma resposta assinada pela Presidente.
Alexandrina Cruz recusa o pedido com base nestes 3 argumentos:
1) "a vontade manifestada da realização de uma auditoria, nos termos pretendidos, não é partilhada por um número significativo de associados, muito menos pela sua maioria";2) "as contas do Clube têm merecido aprovação quase unânime por parte dos associados, em todas as assembleias gerais realizadas para esse efeito, nos últimos dez anos e que as contas da SDUQ são permanentemente auditadas por um Revisor Oficial de Contas (ROC)"
3) "A realização, por parte de uma empresa credenciada, de uma auditoria externa às contas do Clube e da SDUQ, relativa ao período compreendido entre maio de 2013 e a atualidade, tal como é pretendido, demoraria largos meses e teria um custo estimado em várias centenas de milhares de euros".
O meu comentário: o argumento financeiro estaria sempre em cima da mesa e aí há pouco a dizer (embora não me parece que fossem centenas de milhares de euros). Posso, até, dizer que respeito o argumento. Já tenho todas as dúvidas quando a Presidente diz que a maioria dos sócios não quer uma auditoria às contas do Clube. Como é que isso se soube? Pelo contrário, na minha boa fé (ingenuidade?) sou levado a pensar que nenhum sócio seria contra. Porque razão alguém seria contra conhecer o estado financeiro do Clube/SDUQ? Outra coisa é a auditoria ser cara e o Clube não poder pagar. Mas são coisas diferentes.