"Temos de chegar à Liga Europa", diz Gonçalo Paciência.
Mostrar mensagens com a etiqueta objetivos 16-17. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta objetivos 16-17. Mostrar todas as mensagens
26.4.17
24.4.17
Jogadores com 'medo' da pressão?
Penso que já percebi a opção de Luís Castro, relativamente às ambições classificativas da equipa: para dentro há um discurso, para fora outro. No balneário, a equipa quer o 6º e o míster tem isso acertado com o plantel, mas para fora é menos claro e ambicioso.
Porquê?
O míster terá medo que a pressão prejudique o rendimento dos jogadores. E, assim, estará a aliviar a pressão (" Mas a equipa tem de estar tranquila porque a pressão limita").
Duas notas:
- há vários jovens na equipa (Rafa, Krovi e Gil Dias), mas a maior parte são jogadores experientes; não saberiam lidar com a pressão?
- grande exibição frente ao Arouca, mas, olhando para trás, não me parece que a opção de Luís Castro tenha resultado.
Porquê?
O míster terá medo que a pressão prejudique o rendimento dos jogadores. E, assim, estará a aliviar a pressão (" Mas a equipa tem de estar tranquila porque a pressão limita").
(foto: Facebook Rio Ave FC/Agostinho Santos)
Duas notas:
- há vários jovens na equipa (Rafa, Krovi e Gil Dias), mas a maior parte são jogadores experientes; não saberiam lidar com a pressão?
- grande exibição frente ao Arouca, mas, olhando para trás, não me parece que a opção de Luís Castro tenha resultado.
Publicada por
João Paulo Meneses
11.4.17
Os cinco pontos para o Marítimo
O Marítimo até final tem de jogar com o Benfica (já na próxima jornada) e o FC Porto; nós com o Benfica [jornada 32: Rio Ave -Benfica e Marítimo-FC Porto!].
Teoricamente temos um final de campeonato mais acessível (Tondela, Arouca, Nacional, Benfica, Chaves e fechamos em casa frente ao Belenenses) do que os madeirenses (Benfica, Belenenses, Feirense, FC Porto, Estoril e fecham em Paços).
Mas, depois do nosso empate de domingo, cinco pontos já dão para eles perderem um jogo e confinuarem à nossa frente.
É possível o sexto lugar? Claro que sim, mas ficou mais difícil.
Porque falhou a equipa num momento tão decisivo, frente a uma equipa com pouca ambição? Luís Castro também parece não ter explicação ("não tivemos a qualidade de jogo que costumamos ter, o que não foi normal. Queríamos um jogo fluído, mas nunca atingimos uma velocidade que nos levasse a criar mais oportunidades, sobretudo no primeiro tempo. A vontade existiu, mas o discernimento não."). Será que os jogadores já não acreditam?
Teoricamente temos um final de campeonato mais acessível (Tondela, Arouca, Nacional, Benfica, Chaves e fechamos em casa frente ao Belenenses) do que os madeirenses (Benfica, Belenenses, Feirense, FC Porto, Estoril e fecham em Paços).
Mas, depois do nosso empate de domingo, cinco pontos já dão para eles perderem um jogo e confinuarem à nossa frente.
É possível o sexto lugar? Claro que sim, mas ficou mais difícil.
Porque falhou a equipa num momento tão decisivo, frente a uma equipa com pouca ambição? Luís Castro também parece não ter explicação ("não tivemos a qualidade de jogo que costumamos ter, o que não foi normal. Queríamos um jogo fluído, mas nunca atingimos uma velocidade que nos levasse a criar mais oportunidades, sobretudo no primeiro tempo. A vontade existiu, mas o discernimento não."). Será que os jogadores já não acreditam?
(foto: Record)
Publicada por
João Paulo Meneses
2.4.17
O meu engano, no rescaldo da vitória no Bessa
Escrevi, na véspera, que o Rio Ave iria vencer no Bessa e que - com sete jogos para disputar - Luís Castro iria afinar o objetivo até final do campeonato: dos oito primeiros para os seis primeiros.
Enganei-me.
"Os três pontos neste momento eram importantes para nós consolidarmos aquilo que é o nosso objetivo. Estamos muitas equipas muito juntas a partir do décimo lugar e queremos atingir o objetivo que traçamos no dia em que cheguei e foi mais um passo rumo a esse objetivo."
Enganei-me.
"Os três pontos neste momento eram importantes para nós consolidarmos aquilo que é o nosso objetivo. Estamos muitas equipas muito juntas a partir do décimo lugar e queremos atingir o objetivo que traçamos no dia em que cheguei e foi mais um passo rumo a esse objetivo."
(foto: Record)
PS - "Boavista sem sorte tropeça em casa"??? A mesma notícia diz no final: "o Rio Ave resistiu à pressão final do Boavista e acabou por ficar com os três pontos, graças à superior qualidade individual dos seus jogadores e a um maior volume de jogo ofensivo, que, aliás, forçou Vagner a um trabalho muito mais aturado que aquele que Cássio teve"
Publicada por
João Paulo Meneses
31.3.17
O (verdadeiro) jogo do ano...
Gostaria de estar a escrever nesta altura sobre o jogo do ano, o Boavista-Rio Ave.
Mas para que o pudesse considerar assim, um jogo como este deveria ser assumido internamente como uma final.
No entanto, quem luta pelos 8 primeiros e está em 7º poderá não sentir este jogo tão decisivo.
Espero estar enganado.
PS - o Rio Ave vai vencer no Bessa e no final Luís Castro vai colocar a fasquia nos cinco primeiros!
Mas para que o pudesse considerar assim, um jogo como este deveria ser assumido internamente como uma final.
No entanto, quem luta pelos 8 primeiros e está em 7º poderá não sentir este jogo tão decisivo.
Espero estar enganado.
PS - o Rio Ave vai vencer no Bessa e no final Luís Castro vai colocar a fasquia nos cinco primeiros!
Publicada por
João Paulo Meneses
25.3.17
19.3.17
Assumir ou não a luta pela Europa
Luis Castro diz que até poderá realinhar os objetivos definidos, mas que é cedo para fazê-lo. Estamos em 7º e falamos em ficar nos 8 primeiros.
Por coincidência, o nosso adversário de logo, que está em 5º nesta altura, assume a luta pelo 4º lugar.
Por coincidência, o nosso adversário de logo, que está em 5º nesta altura, assume a luta pelo 4º lugar.
(O Jogo de ontem)
Publicada por
João Paulo Meneses
15.3.17
Assumir a luta pela Europa?
Luís Castro não assume, pelo menos diretamente.
Diz que o objetivo desde o princípio é o oitavo.
No final do jogo com o Moreirense disse mesmo "não vou aceitar a pressão da possibilidade da Europa, já que o objetivo definido foi ficar nos oito primeiros".
O míster é que sabe, mas eu acho mal.
E fiquei mais satisfeito quando admitiu essa possibilidade.
PS - os jogadores, pelos vistos, atiram para os seis primeiros lugares, como me parece que faz mais sentido.
Diz que o objetivo desde o princípio é o oitavo.
No final do jogo com o Moreirense disse mesmo "não vou aceitar a pressão da possibilidade da Europa, já que o objetivo definido foi ficar nos oito primeiros".
O míster é que sabe, mas eu acho mal.
E fiquei mais satisfeito quando admitiu essa possibilidade.
PS - os jogadores, pelos vistos, atiram para os seis primeiros lugares, como me parece que faz mais sentido.
Publicada por
João Paulo Meneses
22.2.17
O 6º lugar ainda é possível?
Bruno Teles diz que sim: "Estamos na décima posição agora. Queremos chegar entre os seis para jogarmos uma competição europeia ano que vem. Nos últimos jogos não fomos tão bem quanto a resultados, mas atuamos com qualidade e perdemos pois jogamos com dois grandes, fora de casa, como Porto e Sporting. Mas nossa equipe tem condição de chegar a esta meta".
(é muito importante os jogadores acreditarem, como é óbvio - tão importante como ganhar ao Paços no sábado!)
(é muito importante os jogadores acreditarem, como é óbvio - tão importante como ganhar ao Paços no sábado!)
Publicada por
João Paulo Meneses
4.2.17
Luis Castro no final do jogo de quinta
"O nosso objetivo já foi definido. Vamos fazer tudo para ficar nos oito primeiros lugares da tabela. Mas não vamos ficar em pânico, quando não estivermos lá, ou eufóricos quando lá estivermos. No fim é que conta."
Publicada por
João Paulo Meneses
2.1.17
Dia de ler os jornais... (ATUALI.)
Duas entrevistas no mesmo dia, com chamada à primeira página:
- Em A Bola, Luis Castro diz que foi ele que pediu um contrato curto;
- Em O Jogo, ASC fala sobre as implicações dos contratos televisivos nos orçamentos das equipas "que vão subir".
Vamos ler e depois comentar...
ATUALizado:
- Luis Castro já fala nos seis primeiros e mesmo no 5º lugar! (e bem!)
- Em A Bola, Luis Castro diz que foi ele que pediu um contrato curto;
- Em O Jogo, ASC fala sobre as implicações dos contratos televisivos nos orçamentos das equipas "que vão subir".
Vamos ler e depois comentar...
ATUALizado:
- Luis Castro já fala nos seis primeiros e mesmo no 5º lugar! (e bem!)
Publicada por
João Paulo Meneses
2.9.16
(da entrevista de ASC na Linear - 4) Plantel com 30
ASC lembrou que há três jogadores lesionados (Leandrinho é uma carta fora do baralho, nesta altura), reconhecendo que 26 "seria o ideal".
Mas Filipe Augusto estará de volta daqui a um mês.
Quanto aos três jovens da formação (Vitó, Jaime e Tiago André), a ideia é que eles tenham a sua oportunidade nos próximos meses, mas se isso não acontecer em janeiro poderão sair.
Plantel com menos qualidade do que na época passada?
O Presidente disse que não e explicou setor a setor. Apenas na defesa poderá haver um défice face a Edimar. Pede por isso "a compreensão dos adeptos" e "um pouco de paciência", certo de que - ao nível das exibições - "melhores dias virão".
(um comentário pessoal: se o Presidente considera que o plantel tem, pelo menos, a mesma qualidade da época passada, podemos exigir à equipa que lute por uma classificação igual, sem desculpas).
PS - a entrevista repete hoje depois das 18h
Mas Filipe Augusto estará de volta daqui a um mês.
Quanto aos três jovens da formação (Vitó, Jaime e Tiago André), a ideia é que eles tenham a sua oportunidade nos próximos meses, mas se isso não acontecer em janeiro poderão sair.
Plantel com menos qualidade do que na época passada?
O Presidente disse que não e explicou setor a setor. Apenas na defesa poderá haver um défice face a Edimar. Pede por isso "a compreensão dos adeptos" e "um pouco de paciência", certo de que - ao nível das exibições - "melhores dias virão".
(um comentário pessoal: se o Presidente considera que o plantel tem, pelo menos, a mesma qualidade da época passada, podemos exigir à equipa que lute por uma classificação igual, sem desculpas).
PS - a entrevista repete hoje depois das 18h
Publicada por
João Paulo Meneses
9.7.16
Da festa de apresentação de ontem
Genericamente foi uma boa sessão, na linha do que Marco Carvalho, o diretor de comunicação do Rio Ave nos tem habituado desde que chegou - faz agora dois anos - ao Clube. Podemos gostar mais disto ou daquilo, mas teve ritmo, boa apresentação (a cargo do próprio) e o sítio acabou por ser bem escolhido.
Só não gostei, mas é um detalhe, de não haver ninguém a cantar o hino (era uma gravação o que se ouvia, no fim dos discursos e antes do fogo), ainda por cima estando Filipe Fonseca na festa. Por isso, desta vez, não há vídeo...
Outras notas:
- ASC disse que foi uma "época de entreajuda entre sócios, jogadores, dirigentes". Gostei.
-O presidente apelou à paciência dos sócios, quanto a reforços, pedindo para que tenham confiança. "Gostava de ter apresentado aqui mais dois jogadores [deduz-se que Rafa Soares e Leandrinho] mas não estão confirmados",
Da intervenção do presidente da Assembleia Geral:
- "temos razões para estar confiantes";
- "o futuro do Rio Ave está garantido";
- "ainda acredito que Hélder Postiga fique".
- "temos um plantel de alta qualidade, vamos lutar pelo 5º lugar"
(Capucho não falou).
PS - A festa não tem de ser sempre no centro da cidade nem junto ao rio. Porque não nas Caxinas?
Só não gostei, mas é um detalhe, de não haver ninguém a cantar o hino (era uma gravação o que se ouvia, no fim dos discursos e antes do fogo), ainda por cima estando Filipe Fonseca na festa. Por isso, desta vez, não há vídeo...
Outras notas:
- ASC disse que foi uma "época de entreajuda entre sócios, jogadores, dirigentes". Gostei.
-O presidente apelou à paciência dos sócios, quanto a reforços, pedindo para que tenham confiança. "Gostava de ter apresentado aqui mais dois jogadores [deduz-se que Rafa Soares e Leandrinho] mas não estão confirmados",
Da intervenção do presidente da Assembleia Geral:
- "temos razões para estar confiantes";
- "o futuro do Rio Ave está garantido";
- "ainda acredito que Hélder Postiga fique".
- "temos um plantel de alta qualidade, vamos lutar pelo 5º lugar"
(Capucho não falou).
(foto: Rio Ave FC)
PS - A festa não tem de ser sempre no centro da cidade nem junto ao rio. Porque não nas Caxinas?
à(s)
09:03
Etiquetas:
comunicação,
festa de apresentação 2016-17,
Filipe Fonseca,
Hélder Postiga,
Mário Almeida,
mercado 16-17,
objetivos 16-17
Publicada por
João Paulo Meneses
23.6.16
Os "oito primeiros"?
ASC definiu, no arranque, os objetivos para a próxima época: "Queremos fazer um bom campeonato, estar entre os oitos primeiros e piscar o olho a mais uma qualificação para Europa e ir o mais longe possível nas Taças".
Volto a dizer algo que disse na época passada: ficar em 7º ou 8º é ficar em primeiro dos últimos (ou em último dos primeiros...). São lugares que nada garantem. "Psicar o olho a mais uma qualificação" ou lutar pela qualificação? 8º ou 6º lugar?
Volto a dizer algo que disse na época passada: ficar em 7º ou 8º é ficar em primeiro dos últimos (ou em último dos primeiros...). São lugares que nada garantem. "Psicar o olho a mais uma qualificação" ou lutar pela qualificação? 8º ou 6º lugar?
Publicada por
João Paulo Meneses
Subscrever:
Mensagens (Atom)












