Mostrar mensagens com a etiqueta orçamento 2017/18. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta orçamento 2017/18. Mostrar todas as mensagens

4.11.18

SDUQ com prejuizo de 1,6 milhões. Sócios aprovam contas quase por unanimidade

Acabou há instantes a Assembleia Geral, marcada pela apresentação de contas relativas à época passada. E o que fica é que apesar do resultado ter sido bastante negativo (na SDUQ e, portanto, no Clube, que é o único proprietário da Sociedade), as contas foram aprovadas apenas com uma abstenção.
Isto diz muito sobre a confiança que os sócios depositam na Direção e também sobre a qualidade das explicações: basicamente o que aconteceu foi que os dois jogadores que foram vendidos na época passada (Pelé e João Novais) entraram depois de 30 de junho, quando fecharam as contas. Se tem sido uns dias antes, o Rio Ave poderia fechar a época com alguns milhões de lucro (5 ou 6 disse ASC, já que Pelé deu 4 milhões e João Novais 1,5 milhões, liquidos [embora o pagamento seja faseado no tempo, 4 anos no caso de Pelé!]).
Foi ainda revelado que na época 17/18 o Rio Ave vendeu apenas dois jogadores, RRibeiro e Fabinho e que isso significou 3,8 milhões (como na altura se falou em 400 mil euros por Ruben deduz-se que foram 3,4 milhões por Fabinho!).Sem a SDUQ, o Clube apresentou um lucro de 26 mil euros.

(Não me lembro de uma assembleia em que tenha escrito tanto! Duas horas e muitas novidades, de que tentarei dar conta ao longo dos próximos dias. Por falar nisso: as atas, e respetiva leitura, demoram quase tanto tempo quanto as reuniões a que se referem; uma ata não é isso)

28.12.17

7.8.17

As contas da SDUQ para 17/18

Na AG de ontem foram-nos dadas "as linhas orientadoras" da SDUQ para esta época:
- orçamento de 7 milhões de euros (5 milhões para custos com pessoal);
- meio milhão para obras (novos relvados, sobretudo a substituição do sintético, e estádio);
- os resultados correntes apresentam um valor negativo de 2,4 milhões, a ser devidamente compensado por 4,6 milhões de receitas já garantidas com a venda dos jogadores neste verão (Ederson, Roderick, Krovinovic). Ou seja, deverá haver um resultado francamente positivo no final;
- o futebol custa 3,4 milhões;
- Equipa B custa 280 mil euros;
- A receitas de TV chegarão aos 4,5 milhões;

(peço desde já desculpa se percebi mal alguns dos valores, transmitidos oralmente na AG)

6.8.17

Os milhões explicados (detalhadamente!) por ASC

O melhor estava guardado para o final!
Quando pensava que vinha para casa com muitas dúvidas por esclarecer relativas aos negócios deste verão, ASC pediu a palavra e disse basicamente tudo. [teoricamente não é de elogiar quando nos limitamos a fazer o que deve ser feito, mas, tendo em vista a prática habitual, o que aconteceu esta manhã é inovador e merecedor de elogios!]

Sucintamente (porque não consigo reproduzir tudo nem há espaço), eis o que disse ASC:
- Ederson: depois dos acertos que eram necessários fazer (comissões, direitos de formação, etc), o Rio Ave ficou com 10 milhões. O Benfica vendeu-nos dois jogadores (100% dos direitos desportivos no caso de Nuno Santos e 50% no de Pelé) por 5 milhões (e não 6,5 milhões). Receita líquida da venda de Ederson para a nossa conta bancária: 5 milhões, a pagar em três prestações (agosto de 2017, 18 e 19). O Benfica não tem qualquer direito de preferência na recompra dos jogadores, disse ASC.
- Roderick: o Rio Ave tinha 50% dos direitos, o Benfica o restante. 1,5 milhões para cada parte a receber em duas prestações (agosto de 17 e 18). Mas o Benfica paga sempre 10% à Gestifute, só não percebi se já estão descontados no milhão e meio.

- Krovinovick: 3 milhões na venda ao Benfica, mas o Rio Ave só tinha 50%. Se bem percebi, o Rio Ave vai receber ou já recebeu cerca de 1,2 milhões.

Há ainda Jebor (vendido por 380 mil euros) e Wakaso, por quem o Lorient pagou 500 mil euros (em 2 prestações).

Relacionado com isto: ASC disse no final que o Rio Ave só tem dois jogadores emprestados no atual plantel: Yuri Ribeiro e Geraldes. Marcão, Barreto e Karamanos estão emprestados mas o Rio Ave tem opção de compra (em percentagens acima de 80%), o que pode garantir uma receita futura, havendo clubes interessados. [ainda mais uma novidade: o Rio Ave tentou tudo para recuperar Diego Lopes, mas o ordenado que o jogador recebe mensalmente é incomportável para o nosso Clube]

Antes já o presidente do Conselho Fiscal, Carlos Costa, tinha afirmado: "aqui não há que ter dúvidas" com "os bons negócios que esta Direção fez".  ASC: "vocês têm de confiar na Direção".

(o meu comentário: mantenho aqui o que escrevi em tempos. 5 milhões por estes dois jogadores é muito dinheiro. Pode parecer que estou a por em causa o seu valor, mas vejo a questão pelo lado do Rio Ave que nunca pagou tanto por um jogador nem tem, aparentemente, capacidade para tal. Imaginando que Nuno Santos custou 2,5 e Pelé outro tanti, estes, sim, são os jogadores mais caros da história do Rio Ave FC; será que ainda vamos ganhar dinheiro com eles? Nesse caso, serei o primeiro a penitenciar-me pelo que escrevi!)

31.7.17

Orçamentos

Primeiro: as informações que as revistas do Record e de O Jogo  publicam, relativas a esta época, podem não ser as mais exatas (problema não apenas das informações relativas aos orçamentos...). Por outro lado, em alguns casos há números relativos às mesmas equipas tão diferentes que isso lhes retira credibilidade.
Mas dão-nos informação que serve para extrair algumas conclusões:
- o fosso entre os três grandes e os restantes clubes;
- Rio Ave e Guimarães com o mesmo orçamento?
- Como é possível fazer orçamentos com 2 milhões se os direitos televisivos são quase esse valor?
- Guimarães, Rio Ave e Marítimo aparecem depois do Braga;

Clube
Record
O Jogo
Benfica
60
80
Fc Porto
80
90
Sporting
60
75
Guimarães
6,5
6,5
Braga
12
15
Marítimo
7
5
Rio Ave
6
6,5
Feirense
3
3,5
Boavista
2,5
3
Estoril
3,5
3,5
Chaves
3
3,5
Setúbal
3
4
Paços de Ferreira
3
3
Belenenses
2,5
4
Moreirense
3,5
4
Tondela
2,5
2,5
Portimonense
2,5
2
Aves
4
4,5
(em milhões de euros)

27.6.17

Rio Ave tem 11 milhões para receber (ATUAL.)

O Jogo fez as contas. E parece que batem certo:
- Roderick para os ingleses do Wolverhampton (50% de 3 milhões de euros) [ATualziado: 1,5 milhões para o Benfica];
- Krovinovic para o Benfica (3 milhões de euros);
 Ederson, que se mudou do Benfica para o Manchester City, contando que o Rio Ave vai receber cerca de 6,5 milhões de euros;
(é verdade que este dinheiro não entra todo de uma vez; e que o Rio Ave tem contas para pagar; mas é uma oportunidade única; que planos existem para este dinheiro?


PS - No horizonte estão também encaixes pelas transferências do brasileiro Fabinho, que se destacou no Mónaco e poderá transferir-se para o Manchester United, cabendo ao Rio Ave oito por cento, e do liberiano Jebor, que esteve emprestado aos marroquinos do WAC de Casablanca e tem mercado em diferentes países, cujo passe pertence ao Rio Ave.

22.6.17

Jebor, estrela!

Cedido ao WAC Casablanca, de Marrocos, o liberiano William Jebor poderá render uma boa soma aos cofres do Rio Ave. O avançado converteu-se na estrela da companhia, com golos e exibições que aguçaram o apetite de outros emblemas da região e de África.

(venha o meio milhão de euros!)

14.6.17

Roderick: três milhões a dividir..

por Benfica e Rio Ave, diz o Record de hoje.
(mais Jorge Mendes?)

Krovinovic, três milhões [ATUAL.]

"[Krovinovic] Vai assinar um vínculo de cinco épocas. Está tudo definido. Esta quarta-feira fará exames e se não for quarta será quinta que acontecerá a sua oficialização como jogador do Benfica", assegura António Araújo, adiantando os principais pormenores que compõem o negócio entre Rio Ave e Benfica. "Estamos a falar de uma transferência no valor de três milhões de euros. O Rio Ave está feliz. Tal como o jogador, por poder representar um clube como o Benfica", acrescenta.

ATualizo às 19h48: é oficial.

13.6.17

Adeus Krovinovic


1.6.17

12 milhões por Ederson????? (venda ao City é oficial)

A venda do guarda-redes ao Manchester City já é oficial.
O Benfica já informou as autoridades competentes.
"O Rio Ave fala em direitos económicos, o Benfica em mais-valias, mas na prática, como a transferência de Ederson para a Luz se fez por um montante relativamente baixa, a diferença não será muito relevante."Agora o Rio Ave deve informar os seus sócios.


Comunicado:

A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD informa, nos termos e para o efeito do disposto no artigo 248º do Código dos Valores Mobiliários, que chegou a acordo com a Manchester City Football Club Limited para a transferência a título definitivo dos direitos do atleta Ederson Santana de Moraes pelo montante de € 40.000.000 (quarenta milhões de euros), existindo o compromisso de entregar 50% da mais-valia obtida nesta transferência a terceiros.

Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD
Lisboa, 1 de junho de 2017

30.5.17

Ederson vendido por 40 milhões (50?) [ATUAL.]

(diz alguma imprensa de hoje. Mas há quem  fale em 50!)
10 milhões são garantidos, mais uns trocos????
O que vai o Rio Ave fazer com este dinheiro? Uma bancada nova?



Atualização:Quando o Benfica contratou Ederson ao Rio Ave por cerca de 500 mil euros, em 2015, ficou acordado que os vila-condenses receberiam uma mais-valia de 50% numa futura venda. Assim, a concretizar-se o negócio por 40 milhões, o Benfica receberá mais de 20 milhões. A restante fatia será divida em duas partes: 30%, ou seja, 11,85 milhões, seguem para o Rio Ave e 20% (7,9 milhões) para o empresário Jorge Mendes, que comprou essa percentagem do passe do jogador ao Rio Ave.

2.1.17

ASC em O Jogo de hoje: "continuarei" se... (e dois reforços a caminho)

Entrevista muito interessante de ASC a O Jogo de hoje.
O Presidente diz por exemplo que "se sentir que os sócios e as forças vivas da cidade e do Clube estão ao meu lado, continuarei"; Diz ainda que acha que haverá concorrência nas próximas eleições e que até poderá apoiar essa lista, se vir que é "uma concorrência capaz e e que são pessoas responsáveis"; mas avisa: "agora é muito fácil criticar".
Outras ideias:
- Fala das obras no Estádio (bancada nova nascente, cobertura nova na poente, mas sem datas;
- Vem aí um defesa esquerdo e um ponta de lança ("temos de estar preparados para lesões e castigos");
- Relacionado com isto, "alguns miúdos do plantel serão emprestados para evoluírem a nível competitivo" (não são referidos nomes, mas é fácil perceber que Tiago André estará na lista, tal como Vitó);
- "Vender jogadores só por valores que sejam significativos";
- Sobre os dinheiros da MEO e dos novos contratos televisivos em geral: ASC lembra que esse dinheiro é apenas a partir de 2018, mas o Presidente acha que há clubes já a gastar por conta ("Não é o caso do Rio Ave") e que os orçamentos vão subir, porque haverá mais dinheiro para gastar;