Mostrar mensagens com a etiqueta mercado janeiro 19. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta mercado janeiro 19. Mostrar todas as mensagens

10.4.19

É (quase) só inquietação, inquietação...

1) O Rio Ave já teve uma centena de cantos esta época e quase todos marcados por Galeno; nenhum resultou em golo, se não estou enganado. Duas duas, uma: ou nos treinos, Galeno marca cantos fantásticos ou então não deve haver mesmo mais ninguém no plantel que os marque daquele lado;
2) Também acho que fazia bem a Galeno descansar (e ao Rio Ave); quanto mais se pede ao jogador, maior é a pressão e mais os falhanços. Galeno aplica-se muito nos jogos, mas isso nesta altura é claramente insuficiente - que me desminta já no próximo, se jogar;
3) Tarantini foi dos melhores em Alvalade; não é o Tarantini que ganhou duas vezes o Rei do Ave mas a raça e a atitude estão lá (melhor oportunidade da nossa equipa...);
4) Não julgei ser possível, mas Daniel Ramos juntou no mesmo onze Jambor, Filipe Augusto e Tarantini (a perder 3-0).
5) Se calhar era inevitável que isso acontecesse, mas a equipa parece traumatizada com a onda de expulsões. Filipe Augusto não faz faltas, por exemplo, e em geral somos uma equipa mansinha. O Sporting deu muito mais pau do que nós, mesmo a ganhar.
6) Gabriel desperdiça oportunidades atrás de oportunidades.
7) Os dois avançados contratados em janeiro deixaram de ser opção. Não se percebe (a sua contratação).
7) Messias deixa fugir o avançado que faz o primeiro golo e atira-se para cima do sportinguista no lance do penalti. Um dia mau ou ?
(foto: Rio Ave FC)

1.3.19

Ainda as saídas de Vinicius e Schmidt (e o que diz o JVC)

Nos últimos números o Jornal de Vila do Conde tem insistido nas críticas à Direção pelo facto de ter permitido as saídas de Vinicius e Schmidt. "Foram incompreensíveis pois tinham contrato até final da época. Só saíram porque a Direção do Clube o permitiu para encaixar umas centenas de milhar de euros. Foi um erro..."

Antes de mais quero dizer que, não tendo a Direção explicado aos sócios o que se passou, todas as especulações são possíveis [e por favor não me venham dizer que o fará na próxima AG, que será em agosto. Estamos no século XXI, não faz sentido esperar 8 meses por informação). Critiquei e critico a Direção por isso. A informação acaba com a especulação.
Dito isto, não sei se o JVC tem razão, mas acredito que não.
Acredito que os jogadores saíram porque o Rio Ave não tinha alternativa. Saíram porque os seus clubes de origem assim o determinaram e o Rio Ave nada pôde fazer.
É nisto que acredito.
Se foi como JVC diz é mais grave

19.2.19

Será justo dizer que Daniel Ramos ainda não engatou?

Daniel Ramos leva 7 jogos como treinador do Rio Ave.
Certamente nem o próprio estará satisfeito com o que foi alcançado: duas derrotas (uma delas com o Benfica), duas vitórias (fora) e três empates (Setúbal, Feirense e Tondela, em casa). Fez quatro jogos em casa e não ganhou nenhum.
Mas, resultados à parte, penso que será justo dizer que o treinador ainda não conseguiu impor o seu estilo de jogo. Pelo menos não é reconhecível um fio de jogo, talvez fruto da instabilidade no no onze e no plantel e também nos resultados.
Tirando o primeiro jogo (Benfica), frente ao Santa Clara vi o melhor Rio Ave de Daniel Ramos. Não é ainda um bom Rio Ave, mas talvez os sinais possam ser encorajadores para os 12 jogos que se seguem.
Até porque os jogadores que têm estado lesionados começam a regressar (Dala e Nuno Santos ainda podem ajudar a equipa) e há ainda reforços que não se estrearam*.
(foto: site Rio Ave FC)

* Sou daqueles que pensam que ir buscar jogadores em janeiro só se justifica se eles fizerem realmente a diferença. Trazer jogadores em janeiro que depois nem convocados são faz-me confusão.

17.2.19

5 reforços. 2...

Vieram 5 reforços em janeiro, quatro já jogaram.
Mas, sejamos objetivos, apenas dois tiveram minutos suficientes e apenas (os mesmos) dois mostraram que são mais-valias.
Filipe Augusto é um jogador muito acima da média.
A forma como preenche o meio campo deixa qualquer um sem folego.
Ruben Semedo pode não ser o melhor central do mundo mas é melhor do que aqueles que cá estavam e tem mostrado segurança.
Além destes dois, jogaram ainda Carlos (em Portimão, e saiu da convocatória no último jogo) e Said.
Carlos esteve poucos minutos na relva e não é honesto dizer o que quer que seja.
De Said não se viu muito mais, mas sempre teve 20 minutos.
Como escrevi na sexta, além da força não vi sinais que lhe permitam fazer a diferença. Mas 20 minutos é muito pouco.
(foto: Rio Ave FC)

Falta Messias, que ainda nem convocado foi.

Em resumo: dois já se afirmaram no onze. Não é mau. Mas quando se fala em 'reforços de janeiro' temos de ser exigentes e pensar em jogadores que vêm fazer a diferença, que são melhores do que aqueles que estão e que, assim, justificam a contratação.
Ainda há três que esperam para ganhar esse estatuto.

8.2.19

4 reforços nos convocados para amanhã

Só falta Messias.
(foto: Rio Ave FC)

Além de Rúben Semedo, estão Carlos, Said e Filipe Augusto.

Gabriel regressa, mas Coentrão não.
Ronan e Vitó continuam.

6.2.19

Schmidt já apresentado no Japão

Se o Rio Ave não nos diz nada é porque ainda não é oficial, mas o jogador já foi apresentado no Nagoya e já fala como jogador da equipa.
Que contrapartidas para nós?
(a saída foi atempadamente tratada, com a contratação de Filipe Augusto; não são dois jogadores iguais, porque Filipe Augusto defende melhor do que Schmidt, mas Schmidt tinha mais capacidade atacante, penso)

1.2.19

E a equipa ficou assim...

Saíram quatro jogadores (para já, que há mercados com datas diferentes) e entraram cinco.

Entraram dois centrais e saiu um (Miguel Rodrigues).
O plantel fica com cinco (Semedo, Messias, Buatu, Monte e Borevkovic) e certamente ficará mais forte.
Entrou um jogador para o meio campo (Filipe Augusto) e - pelo menos até agora - não saiu ninguém. Assim sendo, o meio campo ficou mais forte.
Finalmente, entraram dois avançados e saíram dois. Acontece que um (Damien) pouco jogou mas o outro foi o melhor ponta de lança que passou pelos Arcos desde João Tomás. Em qualquer cenário nunca seria fácil substituí-lo.
Num primeiro balanço, se a grande lacuna da equipa era o centro da defesa, penso que devemos dar o benefício da dúvida aos responsáveis: procuraram soluções e à partida parecem boas soluções.


 
ENTRAM
 Ruben Semedo (emprestado)
 Filipe Augusto (2 época e meia)
 Carlos (avançado, 2 épocas e meia)
 Messias (central, empréstimo. Época e meia, com opção)
 Said (avançado, 3 épocas e meia)
SAEM
 Miguel Rodrigues (emprestado Estoril)
 Damien Furtado (emprest. Famalicão)
 Vinicius (cancelamento empréstimo)
 Makaridze (rescisão; Setúbal)

PS - Said pode ser uma jóia de um moço, além de grande goleador, mas esta não é cara que se faça a quem lhe dá as boas vindas...




31.1.19

3 reforços a fechar

Mais um central (Messias)
Mais dois avançados (Carlos e Said)
Detalhes aqui

Mais um defesa central a caminho?

Depois de Ruben Semedo, chega Messias?
Chega por empréstimo do Atlético Mineiro (onde fez 104 jogos), segundo a imprensa brasileira. O Rio Ave paga 200 mil euros, o jogador assina até final de 2020 e o Rio Ave fica com direito de opção.
(Sairá mais algum defesa, além de Miguel Rodrigues?)
PS - por falar em saídas, já é oficial a saída de Vinícius. As explicações do nosso lado parece-me bastante fracas. Ou seja, ficamos sem saber porque é que perdemos o melhor jogador. Apenas porque ele pediu para sair? Com que contrapartidas?

Sobre o regresso de Filipe Augusto (ATUAL.)

1) Foi um dos melhores centrocampistas que passou pelo Rio Ave na última década; como não desaprendeu, só pode ser uma mais-valia.
2) FA joga a 6 ou 8. Para essas posições temos Jambor e Schmidt (além de Tarantini). À partida não parecia uma prioridade. Mas com a onda de lesões...
3) Para Daniel Ramos ter avalizado este regresso é porque vai apostar (penso) cada vez mais no 4-4-2; Ou seja, Jambor e Filipe Augusto poderão jogar em simultâneo com Schmidt e Diego Lopes. ATUAlizo: a menos que Schmidt esteja de saída...

PS - tal como Diego, Filipe Augisto desvinculou-se do Benfica e assinou (duas época e meia) com o Rio Ave. O Benfica terá ficado com uma parte dos futuros direitos desportivos?

30.1.19

Ruben Sem-medo (ATUAL)


O central que pode ser reforço está encontrado e contratado.

À partida, a contratação de Ruben Semedo não me oferece grandes reservas no que diz respeito à qualidade do jogador: é forte, destemido, rápido, jovem, com vontade de relançar a carreira. Parecem-me argumentos mais que suficientes para aceitar de bom grado a sua chegada.

Para ser mesmo reforço é preciso saber com que cabeça chega Ruben a Vila do Conde: vem de espírito aberto? Vem com vontade de triunfar? Não vem contrariado? 

A estas perguntas poderão juntar-se outras mais relacionadas com o estado físico do jogador e a sua rotina de jogo para saber se vai entrar de pronto na equipa. Vamos esperar pelas respostas.

ATualizo: Miguel Rodrigues emprestado ao Estoril

25.1.19

Sobre a saída de Vinícius

- O Rio Ave vai receber 300 mil euros, diz A Bola. Muito? Necessariamente pouco, para o jogador em causa.
- Encontrar substituto é importante, até pela irregularidade de Dala (lesões);
- O que não fica claro é se o Rio Ave tinha ou não alternativa em deixar sair o jogador.

PS - percebo que só queiram dizer quando a saída for oficial, mas via site deviamos ter sido informados que o Rio Ave autorizou o jogador Vinícius a fazer exames médicos (e porquê)

24.1.19

"Já fomos"... -Vinícius já está no Mónaco!

Foto: www.abola.pt
Já foi embora...A noticia é da Bola, Vinícius já é jogador do Mónaco, ao que apurei só falta fazer os habituais exames médicos e assinar.
Ficam as perguntas:
  1. Quanto ganhamos com este negócio?  - Sendo certo que perdemos o melhor jogador nesta posição que vi jogar no Rio Ave nos últimos 20 anos!
  2. Quem vamos contratar para o substituir?

23.1.19

Aderllan Santos é o central a caminho?

A notícia vem na Bola.
(é um jogador de valor, pertence ao Valência [pagou 10 milhões ao Braga] mas tem andado emprestado; se é ele o escolhido, que venha o mais depressa possível)

16.1.19

Makaridze foi-se embora

Um ano em Vila do Conde e apenas dois jogos.
Ainda por cima dois jogos de má memória (Liga Europa, frente aos polacos, sendo que, na parte final do último, pareceu-me que o guarda-redes já não estava a 100 por cento).
Foi uma passagem infeliz de um jogador com méritos.
O Rio Ave é que não podia ficar com três guarda-redes de qualidade (mais Carlos Alves), pelo que se saúda a resolução do processo.
Ficam os desejos de que tudo, finalmente, lhe corra bem!

PS - o mercado de janeiro mexe nos Arcos mas ainda não da forma que todos esperávamos. Contratámos um jogador croata (Tomislav Štrkalj, avançado) mas só para a próxima época. Que tenha a mesma qualidade de Jambor e o mesmo potencial de Boretkovic

10.1.19

O melhor jogador do Rio Ave?

Acho que penso como a maioria: Vinicius.
Desde João Tomás que não tinhamos um avançado tão bom.
O Record de hoje diz que os 3 'grandes' estão interessados.
Vamos ficar sem ele este mês?
Isso é que era uma má notícia.

8.1.19

E o central?

Parece (e vem) que a Direção procura um novo central.
A vir alguém tem de ser um jogador de qualidade indiscutível.
E já cá devia estar...
(claro que pedir não custa e a Direção se calhar esperou pela opinião de Daniel Ramos, mas, quanto mais vemos, mais urgente se torna...).


PS - a vinda de um 'chefão' vai também
ter vantagens a nível indireto. A grande desilusão que tem sido Nélson Monte vai certamente melhorar com um novo companheiro.

28.12.18

Grémio quer reaver Léo Jardim antes do tempo?






Notícias com origem no Brasil dizem que o Grémio quer reaver Léo Jardim antes do tempo. Mas parece que o contrato assinado com o Rio Ave não o permite. E ainda há a intenção do nosso Clube de comprar o passe! (fala-se em meio milhão de euros, mas parece-me pouco...)






PS - Leo vai descansar no jogo de hoje. Paulo Vítor a titular. Damien Furtado, Tiago André, Vitó e Diogo Teixeira da equipa sub23 chamados.

27.12.18

Rio Ave garante opção sobre Leo Jardim

Parece que o Sporting está interessado, mas o Rio Ave ativou - ou vai ativar - a cláusula de preferência para garantir a contrataçõ de Leo Jardim (e uma mais-valia na sua eventual venda).

8.11.18

Era Galeno, agora Vinicius, quem se segue?

O FC Porto quer Vinicius - primeira página de A Bola de hoje!
(o que diz o jornal é que o FC Porto pondera pedir o empréstimo do jogador ao Nápoles)