Mostrar mensagens com a etiqueta Nuno Santos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Nuno Santos. Mostrar todas as mensagens

17.4.19

As decisões dos treinadores (de Silvério a Nuno Santos)

José Gomes achou que Silvério não era bom a sair com a bola dominada e o jogador foi emprestado. Como se viu, enquanto Gomes foi o míster, afinal nenhum central saía com a bola, seja porque as instruções eram para jogar para os lados seja por limitações dos próprios jogadores (Borevkovic parecia ser o mais confiante nesse aspeto).
Lembrei-me disto ao ver Nuno Santos regressar a extremo, jogando junto à linha e cruzando.
Miguel Cardoso insistia que não queria extremos e Nuno Santos era obrigado a jogar para dentro, negando a essência do seu futebol - que, como sabem aqueles que o acompanham desde que aqui jogou nos juniores, é de de grande qualidade (e desvalorizando um dos principais ativos do Clube).
Saúdo, por isso, Daniel Ramos por estar a potenciar aquilo que Nuno Santos tem de melhor.
E o jogador já correspondeu!
(janeiro de 2013!)

14.4.19

(2-1 ao Guimarães). O melhor jogo em vários meses

1) Vitória justa da melhor equipa!
2) Mérito de Daniel Ramos que mexeu no onze e mexeu bem (com Nuno Santos, Dala, Borevkovic e Junió). Até Junió fez melhor do que Nadjack.
3) Nuno Santos fez mais em 80 minutos do que Galeno nos últimos 4 ou 5 jogos.
4) Galeno está mesmo numa fase má: é ele que provoca a grande penalidade que anima o adversário.
5) Tarantini só não foi o melhor em campo, porque Nuno Santos merece esse título;
6) Arbitragem correta, mas fico com a ideia de que pode ter havido uma grande penalidade a nosso favor (falta de Wakaso sobre nuno Santos) que Manuel Oliveira não marcou.
7) Não foi um grande jogo mas foi o nosso melhor jogo desde a derrota na Luz com o Benfica (6 de janeiro).


22.3.19

Nuno Santos regressou e já marcou!

Excelente notícia, quase 8 meses depois.
Hoje num jogo-treino com os sub23.

12.12.18

A (necessária) abordagem ao mercado de janeiro. Vinicius de saída?

Com o regresso de Nuno Santos, Joca, Ronan e Makaridze, a equipa cresce.
E fica muito gorda.
Veja-se a situação dos extremos: Galeno e Coentrão, mais Gabriel, Murilo e Nuno Santos. Dois correm o risco de nem ser convocados.
No ataque, com Vinicius e Dala, Bruno Moreira já deixou - em alguns jogos - de ser convocado. E ainda haverá Ronan.
Que oportunidades terá Joca no meio campo, se Dala for a primeira opção para substituir Diego Lopes?
E que sentido faz ter três guarda-redes que podiam ser titulares, havendo ainda pelo menos um na equipa sub23?
Poderá sempre haver lesões, mas - acredito - já tivemos a nossa dose esta época!
Por isso é de esperar algumas movimentações a partir de agora, no sentido de reduzir o plantel.
Afinal qualquer treinador gosta de trabalhar com 22 a 25 elementos (e já não há Taça da Liga).
Fibalmente, há ainda a questão de algum jogador emprestado poder ser resgatado, antes do tempo, como deixou perceber ASC ontem: "O Galeno tem contrato connosco e não sai, pelas novas regras dos empréstimos em Portugal, enquanto o Carlos Vinicius tem contrato de um ano e iremos fazer todos os possíveis para ser cumprido",
Nuno Santos, o maior reforço para a segunda volta; acredito que se voltar com a mesma qualidade de quando se lesionou será uma mais-valia

PS - na Liga estão inscritos 38 jogadores, 12 dos quais da equipa B; no site, são 30, 4 da equipa B. Ou seja há 26 jogadores na equipa principal; a questão, portanto, nem é tanto o número mas a necessidade de muitos deles jogarem.

18.7.18

"Vou voltar mais forte do que nunca"

"Nem sei por onde começar. (…) Sei que vou ter momentos difíceis durante a recuperação e eu próprio já sei o que é isso, porque infelizmente já é a segunda vez que isto me acontece, mas só posso dizer que vou voltar mais forte do que nunca"

17.7.18

E se o substituto de Nuno Santos fosse... Nadjack? (ATUAL.)

Patetice?
Se calhar.
Mas quanto mais vejo Nadjack jogar mais me convenço que podia dar um bom extremo.
Tem velocidade, técnica no um para um e cruza bem a bola.
O que se pede mais a um extremo?
(foto: Facebook Rio Ave FC)

(PS - esta opção fragilizaria a defesa? Junio parece ser a primeira opção. E no último jogo foi Toni quem entrou para defesa direito substituto).

ATUALizo: Nadjack titular em Famalicão como... extremo!

16.7.18

Nuno Santos com lesão grave

Uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo pode implicar regressar apenas na parte final do campeonato (na segunda volta).
Que volte o mais cedo possível! E pelo menos tão bem como agora estava.
(foto Rio Ave FC)

(escrevi-o aqui: era o jogador em maior evidência no atual plantel. Uma baixa de grande peso, que precisa de ser compensada com uma contratação à altura).

11.7.18

Do (5º) jogo treino frente ao Espinho (4-1) Nuno Santos em destaque

1ª parte
Carlos Alves;
Junio, Monte, Buatu e Matheus.
Leandrinho, Tarantini e Diego Lopes.
Nuno Santos, Ronan e Gabrielzinho (depois Damien).
(3-0 ao intervalo, 2 de Ronan e 1 de Leandrinho - CORR.)

2ª parte:
Carlos Alves (depois Leo Jardim).
Nadjack (depois Nuno Santos), Miguel Rodrigues, Toni e Afonso.
Silvério, Jambor e Schmidt.
Damien, Rafa e Galeno.
(4-1 final, marcou Damien)

Notas:
- Rio Ave melhor na primeira do que na segunda (total falta de entrosamento e jogadores  à procura do seu espaço);
- Jogador mais em evidência: Nuno Santos (decisivo em vários golos; irreverente, atrevido, irrequieto, mesmo quando trapalhão; reentrou na segunda parte e agitou);
- Atuações positivas também de Monte, Ronan (marcou dois golos de cabeça, beneficiando da altura), Miguel Rodrigues, Jambor e Rafa (embora em várias posições).
- Galeno não teve uma 'estreia' feliz (muita corrida, zero resultados);
- Murilo e Bruno Moreira, com limitações físicas, não jogaram; Makerizde também não.
- Adversário bastante fraco mas muito mais agressivo do que nós;

2.5.18

O futuro de Nuno Santos

O Rio Ave tem dois ativos, como agora se diz, que não potenciou devidamente nesta época: Gabrielzinho e Nuno Santos, curiosamente dois dos três jogadores mais caros de sempre.
São questões diferentes, penso.
Nuno Santos é um peixe fora das águas de Miguel Cardoso.
Daria Nuno Santos um bom defesa esquerdo? É difícil de dizer, até porque raramente o vemos defender.
Mas parece claro que não faz sentido repetir, na próxima época, o que aconteceu nesta.
Um empréstimo a uma equipa que jogue com extremos é um cenário que - penso - não deve ser descartado.

11.2.18

Um-a-um frente ao Marítimo: um rei Pelé?

Cássio: 2 (corrigiu um erro cometido a jogar com os pés; não teve muito trabalho, ao contrário do que diz o treinador do Marítimo);
Lionn: 3 (regressou bem, mas ainda não está a 100%. menos solicitado no ataque)
Marcelo: 2 (não gostei. Dois lances confusos)
Monte: 3 (bem a defender. A lançar o ataque, com os seus passes em profundidade, esteve mais infeliz)
Yuri Ribeiro: 4 (na segunda parte desapareceu um pouco, talvez por esgotamento físico, mas na primeira esteve em excelente evidência).
Pelé 4 (o melhor e não apenas por ter marcado o primeiro golo. É o pulmão da equipa. Não só defende, como acontecia no início da época, como aparece cada vez mais no ataque. Joga e faz jogar)

Tarantini: 2 (desinspirado. Na primeira parte lutou bastante, mas perdeu fulgor na segunda)
Barreto: 1
Geraldes: 3 (lutou até cair. Nem tudo lhe saiu bem, mas coragem a pedir a bola não lhe falta. Não se esconde. Cai e levanta-se. Merecia mais neste jogo)
Novais: 4 (dois livres para golo; um parado pelo guarda-redes do Marítimo e outro entrou).
Guedes: 2 (ganhou o lance do penalti, mas não foi daqueles jogos em que esteve mais presente)
Diego Lopes: 3 (entrou e marcou. À ponta de lança. Ganha confiança)
Nuno Santos: 1 (o Paulo, que estava ao meu lado, usou esta frase curiosa: o Nuno Santos é um 'corpo estranho na equipa'; Tem razão o Paulo: Nuno gosta de correr e chutar a bola, mas obrigam-no a dançar com ela...; além disso, esteve pouco tempo em campo)
Pedro Moreira: 1 (sem tempo)

16.1.18

Nuno Santos (e o direito à informação) (ATUAL.x2)

A alguns dos nossos leitores terá acontecido o mesmo: já me perguntaram várias vezes, nas últimas semanas, se Cássio está fora da equipa por causa das notícias do fim do ano, relacionadas com os jogos para perder.
Tenho respondido que é coincidência, que Cássio está lesionado (o mesmo acontecendo, penso, com Nadjack e que prova disso é a presença de Marcelo no onze - ainda por cima em grande forma), mas a verdade é que, à força de não querer dar informação genérica sobre eventuais problemas físicos dos atletas, o Clube acaba, neste caso, por involuntariamente prejudicar os jogadores.
Já não é apenas o direito dos sócios a um mínimo de informação, é que - afinal - essa informação favorecia toda a gente.
Vem a isto a propósito da ausência de Nuno Santos dos convocados nos dois últimos jogos, coisa que ainda não tinha acontecido (no jogo da Taça estava na tribuna).
Lesionado?
Opção do míster?
Perguntas sem resposta, infelizmente.
ATUALização: via Facebook ficamos a saber que Nuno Santos está mesmo lesionado, tal como Cássio, Nadjack e Yazalde.
ATUALização a 18/1: parece que as nossas palavras não cairam em saco roto. Muitas semanas depois, uma informação sobre o estado físico de alguns atletas (curta mas informativa, como se pretende).

31.12.17

O que fica ainda do jogo de ontem (o melhor e o pior)

1) Se eu fosse o Nuno Santos pedia para ser emprestado! Vê-lo jogar neste esquema parece uma tortura. O Nuno Santos que  nós conhecemos dos juniores~, e que depois teve várias oportunidades de se mostrar, gosta de ir à linha, de fazer uma ou outra finta, e de meter a bola na área. E é bom nisso. Eu sei que a minha ideia é estúpida, mas acredito que o jogador, futebolisticamente falando [e que eu não conheço], não está feliz em Vila do Conde.

2) MC explicou no final que as duas substituições que fez ao intervalo tiveram a ver com a gestão de esforço e com o calendário (ou seja, estavam planeadas). Novais descansou, Lionn ganhou ritmo. Faz sentido.

3) Vimos mais uns minutos de Gabriel. Mas não deu para construir uma ideia sobre o jogador.

4) Não gostei de Yazalde. Lento, desinspirado. Podia ter feito melhor? [por falar em fazer melhor, já vi o lance do segundo golo do Leixões na televisão: julgo que Rui Vieira larga a bola antes de ser tocado.]

5) O melhor para o fim: a estreia de Vitó. Marcou o primeiro golo mas distinguiu-se sobretudo pelos passes de qualidade que fez, passes verticais (para a construção do ataque) que por vezes faltam à nossa equipa. Eu, que já o vi jogar dezenas de vezes, sei o que vale. E gostava de o ver mais vezes titular na equipa. Não é favor por ser da formação, tem qualidade para isso.



6.9.17

A identidade do novo Rio Ave (3): os laterais-extremos (e o único extremo)

Com 5 médios (dois mais recuados e três criativos, em que qualquer um deles poderia ser um '10'), não sobra espaço para extremos.
Sem extremos, a bola vai chegar menos vezes ao ponta de lança.
Por isso, é fundamental que os laterais sejam como que extremos, subindo, se possível até ao momento do cruzamento.
Por aquilo que se viu, o Rio Ave está bem servido de laterais com essas características, destacando-se a ousadia de Nadjack.

(tenho curiosidade para saber como um extremo puro e talentoso, como Nuno Santos, se vai adaptar a esta nova identidade; porque falo em Nuno Santos? É o único extremo no atual plantel, se considerarmos que Yazalde é muito mais um avançado do que apenas um extremo)

3.9.17

Do jogo de ontem: os que estiveram bem, os que estiveram mal e o resto

1) Era dos que pensava que Miguel Cardoso ia poupar vários dos titulares. Só poupou três (Guedes, Barreto e Nadjack, sendo que estes dois últimos entraram). Que leitura? Por um lado, significa que o míster atribui grande importância à competição; por outro parece evidente que se acentua uma fronteira entre os que jogam e os que não jogam. Mas o campeonato é longo e acredito que todos terão a sua oportunidade;
2) Nuno Santos e Karamanos estrearam-se a titulares. Não gostei. O primeiro pareceu-me desenquadrado com a equipa (talvez prefira jogar como extremo e não como meio-campista), muito preso ao pé esquerdo e sem clarividência para fazer a diferença quando tinha a bola. Sobre Karamanos prefiro aguardar para ver mais. [Monte também foi titular, mas a defesa-direiro, que não é exatamente a sua praia, embora já tenha feito muito bons jogos nessa posição; ontem esteve irregular]
3) O Cova da Piedade não tem metade da qualidade do Rio Ave mas gostei. Tem a qualidade de um Tondela ou de um Moreirense, penso. Cássio teve de se aplicar duas ou três vezes.
4) Além de Cássio, merecem nota positiva Bruno Teles e os centrais (até pelos golos); Tarantini e Geraldes. Uma nota para RR: ontem não esteve na melhor sintonia...; e outra para Gabriel(zinho): menos de 10 minutos em campo não permitiram tirar a pinta.
(foto: Rio Ave FC/Agostinho Santos)

5) Miguel Cardoso não mudou de sistema tático em função deste adversário. A equipa continuou com o 4x2x3x1, o que leva a crer que será assim para toda a temporada.
6) Vitória justa, embora o jogo tenha sido aborrecido, muito por culpa da nossa equipa.
7) Objetivo atingido, venha a fase de grupos da Taça da Liga, com o objetivo de lutar pelo primeiro lugar! [vai depender, também, do que o sorteio nos disser]

6.8.17

Os milhões explicados (detalhadamente!) por ASC

O melhor estava guardado para o final!
Quando pensava que vinha para casa com muitas dúvidas por esclarecer relativas aos negócios deste verão, ASC pediu a palavra e disse basicamente tudo. [teoricamente não é de elogiar quando nos limitamos a fazer o que deve ser feito, mas, tendo em vista a prática habitual, o que aconteceu esta manhã é inovador e merecedor de elogios!]

Sucintamente (porque não consigo reproduzir tudo nem há espaço), eis o que disse ASC:
- Ederson: depois dos acertos que eram necessários fazer (comissões, direitos de formação, etc), o Rio Ave ficou com 10 milhões. O Benfica vendeu-nos dois jogadores (100% dos direitos desportivos no caso de Nuno Santos e 50% no de Pelé) por 5 milhões (e não 6,5 milhões). Receita líquida da venda de Ederson para a nossa conta bancária: 5 milhões, a pagar em três prestações (agosto de 2017, 18 e 19). O Benfica não tem qualquer direito de preferência na recompra dos jogadores, disse ASC.
- Roderick: o Rio Ave tinha 50% dos direitos, o Benfica o restante. 1,5 milhões para cada parte a receber em duas prestações (agosto de 17 e 18). Mas o Benfica paga sempre 10% à Gestifute, só não percebi se já estão descontados no milhão e meio.

- Krovinovick: 3 milhões na venda ao Benfica, mas o Rio Ave só tinha 50%. Se bem percebi, o Rio Ave vai receber ou já recebeu cerca de 1,2 milhões.

Há ainda Jebor (vendido por 380 mil euros) e Wakaso, por quem o Lorient pagou 500 mil euros (em 2 prestações).

Relacionado com isto: ASC disse no final que o Rio Ave só tem dois jogadores emprestados no atual plantel: Yuri Ribeiro e Geraldes. Marcão, Barreto e Karamanos estão emprestados mas o Rio Ave tem opção de compra (em percentagens acima de 80%), o que pode garantir uma receita futura, havendo clubes interessados. [ainda mais uma novidade: o Rio Ave tentou tudo para recuperar Diego Lopes, mas o ordenado que o jogador recebe mensalmente é incomportável para o nosso Clube]

Antes já o presidente do Conselho Fiscal, Carlos Costa, tinha afirmado: "aqui não há que ter dúvidas" com "os bons negócios que esta Direção fez".  ASC: "vocês têm de confiar na Direção".

(o meu comentário: mantenho aqui o que escrevi em tempos. 5 milhões por estes dois jogadores é muito dinheiro. Pode parecer que estou a por em causa o seu valor, mas vejo a questão pelo lado do Rio Ave que nunca pagou tanto por um jogador nem tem, aparentemente, capacidade para tal. Imaginando que Nuno Santos custou 2,5 e Pelé outro tanti, estes, sim, são os jogadores mais caros da história do Rio Ave FC; será que ainda vamos ganhar dinheiro com eles? Nesse caso, serei o primeiro a penitenciar-me pelo que escrevi!)

17.6.17

Sobre a contratação de Nuno Santos

1) Quem se lembra da época que fez nos juniores sabe da qualidade que tem;
2) Há muito que Nuno Santos é seguido no Rio Ave!
3) Rescinde com o Benfica e vem para Vila do Conde.
4) Pode ajudar a fazer a diferença.
5) Sem Heldon e sem Gil Dias, Nuno Santos terá o seu espaço para se afirmar.

16.6.17

Rio Ave anuncia Nuno Santos

Ex-Benfica.
5 anos.
Faz parte  do acordo  para  o Benfica nos pagar  menos por  Ederson

25.7.15

Nem Hélder nem Kayembé. O Rio Ave quer Nuno Santos

O extremo que Pedro Martins quer é o nosso antigo júnior Nuno Santos, actualmente na digressão do Benfica (Record)

8.5.15

Monte não vai ao Mundial sub-20

Monte fica de fora da convocatória.
Injustiça!
Dos cinco defesas, nenhum está a competir ao mais alto nível. Só Monte estaria nessas circunstãncias.

PS - Nuno Santos, que jogou nos nosos juniores há duas épocas, vai

16.10.13

Nelson Monte, contrato profissional já (ATUAL)

Nélson Monte tem vindo a afirmar-se na equipa junior, sendo titular indiscutivel (e, além disso, também marca!).
Vilacondense, Monte é um jogador que - certamente - nos interessa manter. Para jogar na equipa principal e/ou para vender como ativo.
Impõe-se, portanto, propor-lhe um contrato profissional, muito mais agora que fez os três jogos da seleção de sub20 a titular (e com grandes elogios). Colocá-lo a treinar com a equipa principal, a partir de janeiro, seria outra medida motivadora
(esperemos, do nosso ponto de vista, que não aconteça com Monte aquilo que aconteceu com Nuno Santos: deu nas vistas no Rio Ave, foi para o Benfica - onde é o melhor elemento da equipa junior)

ATUALizo com declarações do jogador ao site do Rio Ave: «O que quero concretizar mais depressa é chegar à equipa principal do Rio Ave. Cada vez mais, por ser uma equipa afirmada na primeira divisão e por se estar a tornar um grande clube, todos temos esse sonho»