Paquito é o substituto de Zé Gomes à frente dos sub18 (transita dos sub13, onde fez um excelente trabalho).
Mostrar mensagens com a etiqueta Paquito. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Paquito. Mostrar todas as mensagens
9.8.16
16.4.15
Os internacionais pelo Rio Ave, além de Ukra (4) Paquito
Em 1979 Paquito foi diversas vezes chamado à seleção de sub18.
E em junho de 1981 somou quatro internacionalizações sub21, ainda como jogador do Rio Ave.
(ao serviço do Guimarães somou entre 83 e 84 quatro chamadas à seleção olímpica).
Francisco Saura/Paquito jogou até 81/82 em Vila do Conde, nunca mais tendo voltado a vestir a nossa camisola, a não ser como técnico da formação, com excelentes resultados, aliás.
(Nesta foto Paquito é o último em baixo, da esquerda para a direita; sim, também lá está o craque José Mourinho...)
E em junho de 1981 somou quatro internacionalizações sub21, ainda como jogador do Rio Ave.
(ao serviço do Guimarães somou entre 83 e 84 quatro chamadas à seleção olímpica).
Francisco Saura/Paquito jogou até 81/82 em Vila do Conde, nunca mais tendo voltado a vestir a nossa camisola, a não ser como técnico da formação, com excelentes resultados, aliás.
(Nesta foto Paquito é o último em baixo, da esquerda para a direita; sim, também lá está o craque José Mourinho...)
Publicada por
João Paulo Meneses
31.5.14
Um destaque para a equipa sub13
Como sabem, não gosto de falar de competição entre os mais novos, mas como destaca o JVC desta semana o percurso da equipa de sub13 é verdadeiramente notável.
Associamo-nos à homenagem feita pelo jornal:
Associamo-nos à homenagem feita pelo jornal:
Publicada por
João Paulo Meneses
16.3.14
"75 anos-75 fotos" (50): 1978-79 - o ano da subida à primeira divisão; a primeira de Paquito e Quim
Em cima:
Anderson, Rodrigues Dias, Mário Reis, Carlitos, Serrão, Moreira,
Fernando Ferreira e Maravalhas.
Em baixo:
Varela, Paquito, Tininho, Álvaro, Quim, Duarte, Ladinho e Rocha.
Publicada por
João Paulo Meneses
20.2.13
A equipa de infantis do Rio Ave (ATUAL)
Não gosto muito de falar em competição das equipas de juniores para baixo, mas é verdade que os campeonatos existem e não devemos ignorar - sobretudo quando as coisas correm bem. Ou muito bem, como é o caso do trabalho que está a ser feito com a equipa de infantis, liderada por Paquito.
O Rio Ave lidera a série 1 da AF Porto, a par do Varzim e à frente do FC Porto.
Mais, este fim de semana, fomos ganhar a casa dos portistas!
(não demora muito e o Porto vem cá contratar a nossa equipa...)
ATUALizo: O objetivo da equipa passa por garantir um dos dois primeiros lugares, já que os dois primeiros de cada série (nesta altura Rio Ave e Varzim , na série 1 e Penafiel e Tirsense, na série 2), irão discutir a quatro o título distrital da AF Porto (o título máximo a que podem alcançar neste escalão).
O Rio Ave lidera a série 1 da AF Porto, a par do Varzim e à frente do FC Porto.
Mais, este fim de semana, fomos ganhar a casa dos portistas!
(não demora muito e o Porto vem cá contratar a nossa equipa...)
ATUALizo: O objetivo da equipa passa por garantir um dos dois primeiros lugares, já que os dois primeiros de cada série (nesta altura Rio Ave e Varzim , na série 1 e Penafiel e Tirsense, na série 2), irão discutir a quatro o título distrital da AF Porto (o título máximo a que podem alcançar neste escalão).
Publicada por
João Paulo Meneses
2.1.13
A outra equipa do Rio Ave que vai em primeiro
Há uns dias destaquei a equipa de juvenis, que lidera o seu campeonato distrital e o título do texto poderia dar a entender que não há outra equipa do Rio Ave em primeiro lugar.
Há, e até com mais destaque.
Sem nada diminuir o trabalho da equipa de juvenis, a verdade é que os infantis estão a competir numa divisão de equipas 'A', superando por exemplo o FC Porto (zero derrota, apenas quatro golos sofridos e 44 marcados. No mínimo, impressionante!)
Até aos juniores não gosto muito de falar de competição, porque me parece que o mais importante é a formação desses jovens, mas esta equipa merece todos os aplausos. E o seu treinador, Paquito, em particular:
Há, e até com mais destaque.
Sem nada diminuir o trabalho da equipa de juvenis, a verdade é que os infantis estão a competir numa divisão de equipas 'A', superando por exemplo o FC Porto (zero derrota, apenas quatro golos sofridos e 44 marcados. No mínimo, impressionante!)
Até aos juniores não gosto muito de falar de competição, porque me parece que o mais importante é a formação desses jovens, mas esta equipa merece todos os aplausos. E o seu treinador, Paquito, em particular:
Publicada por
João Paulo Meneses
20.12.11
Uma vitória histórica, 30 anos depois
De hoje a oito dias, 27 de Dezembro, passam 30 anos sob a vitória histórica nas Antas - 2-1.
Com esse pretexto, mas sobretudo para tentar honrar e valorizar a memória/história do nosso Clube, o Reis do Ave organiza, em colaboração com a Linear, uma iniciativa com as seguintes características:
- a partir de hoje, a seguir às notícias das 9h e das 17h, a Linear emite depoimentos de alguns protagonistas desse jogo (hoje, dia 20 - Sérgio Cafeteira; 4ª feira, dia 21 - Figueiredo; 5ª feira, dia 22 - Adérito; 6ª feira, dia 23 - Álvaro Soares; 2ª feira, dia 26 - Trindade e 3ª feira dia 27 - Félix Mourinho);
- estes depoimentos repetem na Linear no próprio dia 27, das 10 às 16h;
- dia 27/12, a partir das 21h, juntamos Duarte, Paquito e Quim (mais três protagonistas desse jogo) no Restaurante Praça Velha, para uma tertúlia, com transmissão directa na Linear (programa que repete, depois, na quinta-feira, a partir das 18h, nas Memórias Vivas).
- vamos também recuperar noticias dos jornais desses dias;
O nosso agradecimento à Linear e em particular ao Paulo Vidal pela ajuda.
Com esse pretexto, mas sobretudo para tentar honrar e valorizar a memória/história do nosso Clube, o Reis do Ave organiza, em colaboração com a Linear, uma iniciativa com as seguintes características:
- a partir de hoje, a seguir às notícias das 9h e das 17h, a Linear emite depoimentos de alguns protagonistas desse jogo (hoje, dia 20 - Sérgio Cafeteira; 4ª feira, dia 21 - Figueiredo; 5ª feira, dia 22 - Adérito; 6ª feira, dia 23 - Álvaro Soares; 2ª feira, dia 26 - Trindade e 3ª feira dia 27 - Félix Mourinho);
- estes depoimentos repetem na Linear no próprio dia 27, das 10 às 16h;
- dia 27/12, a partir das 21h, juntamos Duarte, Paquito e Quim (mais três protagonistas desse jogo) no Restaurante Praça Velha, para uma tertúlia, com transmissão directa na Linear (programa que repete, depois, na quinta-feira, a partir das 18h, nas Memórias Vivas).
- vamos também recuperar noticias dos jornais desses dias;
O nosso agradecimento à Linear e em particular ao Paulo Vidal pela ajuda.
à(s)
10:41
Etiquetas:
Duarte,
história,
iniciativa Reis do Ave/Linear,
iniciativas Reis do Ave,
Paquito,
Quim,
vitória nas Antas 81
Publicada por
João Paulo Meneses
14.10.11
Saura, um nome com história em Vila do Conde (ACT)
Via JVC desta semana, encontramos uma foto da equipa de 54/55 (1ª divisão distrital) onde está o espanhol André Saura.
Foi o início de uma longa ligação a Vila do Conde.
(ACTualização a 19/10/11: e que continua!
11.9.10
Paquito...sauro - 50 anos! (ACT)
Paquito faz hoje 50 anos e não deixamos passar em claro.
Apesar de apenas ter jogado três épocas pela principal equipa do Rio Ave, Paquito fez toda a sua formação em Vila do Conde e é uma das nossas referências. E em boa hora foi convidado a colaborar com a formação verde e branca.
Como memórias, há que recordar a sua passagem pela equipa principal nesse ano mítico de 79/80, a estreia na primeira divisão: «Desde os 15 anos de idade que Paquito vestiu a camisola listada a branco e verde do Rio Ave, percorrendo todos os escalões de formação, tornando-se até internacional português nas camadas mais jovens, até surgir na equipa sénior na temporada 1979/80 com o clube ainda a militar na 1ª Divisão Nacional. No final dessa temporada, contudo, o clube vilacondense foi relegado ao escalão secundário pois terminou posicionado no último lugar da classificação, apenas conseguindo amealhar 13 pontos ao longo de toda a prova».
ACTualizo: passei antes do almoço pela zona do Saura e lá estava Paquito, às voltas com os guarda-sóis, na esplanada. Nem hoje???
Apesar de apenas ter jogado três épocas pela principal equipa do Rio Ave, Paquito fez toda a sua formação em Vila do Conde e é uma das nossas referências. E em boa hora foi convidado a colaborar com a formação verde e branca.
(foto: Glórias do Passado: Paquito é o terceiro da fila de baixo, depois de Mário Reis e de Quim)
Como memórias, há que recordar a sua passagem pela equipa principal nesse ano mítico de 79/80, a estreia na primeira divisão: «Desde os 15 anos de idade que Paquito vestiu a camisola listada a branco e verde do Rio Ave, percorrendo todos os escalões de formação, tornando-se até internacional português nas camadas mais jovens, até surgir na equipa sénior na temporada 1979/80 com o clube ainda a militar na 1ª Divisão Nacional. No final dessa temporada, contudo, o clube vilacondense foi relegado ao escalão secundário pois terminou posicionado no último lugar da classificação, apenas conseguindo amealhar 13 pontos ao longo de toda a prova».
(imagem: Estádio da Avenida)
Como nota menos positiva da sua carreira: a passagem de um ano pelo Varzim...ACTualizo: passei antes do almoço pela zona do Saura e lá estava Paquito, às voltas com os guarda-sóis, na esplanada. Nem hoje???
25.11.09
(Vem aí o jogo 500) 81/82: uma segunda época brilhante
Depois da péssima época de estreia, e da descida de divisão, o Rio Ave voltou à primeira divisão em 1981/1982. E voltou da melhor maneira, com 13 vitórias, 8 empates e apenas 9 derrotas (22 na experiência anterior).
Grande responsável pelo sucesso: Félix Mourinho, à frente de uma equipa onde se podem destacar Trindade ou Caíca, Duarte, Quim ou Adérito, Alfredo, Baltemar Brito, Paquito, Figueiredo ou João Eusébio. Foi nesse ano que o Rio Ave ganhou nas Antas. Também lá estava José Mourinho! Félix Mourinho entrara a meio da época anterior, com a equipa no primeiro lugar da zona norte da segunda divisão (Cabrita fora o treinador que descera e continuara em Vila do Conde).
Para os 500:
Foram 13 vitórias, 8 empates e 9 derrotas.
PS - mais sobre Paquito.
(crédito Fernando Soares)
Grande responsável pelo sucesso: Félix Mourinho, à frente de uma equipa onde se podem destacar Trindade ou Caíca, Duarte, Quim ou Adérito, Alfredo, Baltemar Brito, Paquito, Figueiredo ou João Eusébio. Foi nesse ano que o Rio Ave ganhou nas Antas. Também lá estava José Mourinho! Félix Mourinho entrara a meio da época anterior, com a equipa no primeiro lugar da zona norte da segunda divisão (Cabrita fora o treinador que descera e continuara em Vila do Conde).
Para os 500:
Foram 13 vitórias, 8 empates e 9 derrotas.
PS - mais sobre Paquito.
(crédito Fernando Soares)
à(s)
10:33
0
comentários
Etiquetas:
500 jogos,
Alfredo,
Baltemar Brito,
Duarte,
Félix Mourinho,
João Eusébio,
José Mourinho,
Paquito,
Quim
Publicada por
João Paulo Meneses
20.11.09
(Vem aí o jogo 500) 79/80: uma primeira época muito má
O Rio Ave já tinha 40 anos quando se estreia na primeira divisão (e, nessa altura, o Varzim era muito mais forte, com algumas presenças nas primeiras divisões). Depois da estreia, em Maio de 1939, acontece finalmente a subida de divisão na época 1978/1979 (1979/80 é portanto a época de estreia). Treinador? Pedro Gomes, o antigo internacional do Sporting, que continua no activo, apesar de inúmeros insucessos recentes (e comentador de futebol na TSF). Curiosamente, Pedro Gomes não foi o treinador nessa primeira época primodivisionária, mas voltou a Vila do Conde dois anos depois, para orientar uma equipa com, entre outros, Alfredo, Baltemar Brito, Paquito, Quim ou o mítico N'Habola.
O primeiro treinador foi o argentino Ruben Garcia, que durou pouco no lugar; foi aliás uma época tumultuosa; o nosso Duarte e Mário Reis tiveram, por exemplo, a sua oportunidade, até chegar Fernando Cabrita; muito cedo se percebeu que Rio Ave estava condenado a descer de divisão e, entre outros registos, sofreu nessa época a maior goleada da sua história, 8-0 na Luz.
Para os 500:
Foram 5 vitórias, 3 empates e 22 derrotas.
(informações recolhidas no livro A Paixão do Povo, além da Internet; se tiverem outras informações sobre esta época e quiserem contribuir...; a ideia é fazer um texto sobre cada uma das épocas em que o Rio Ave esteve na primeira divisão)
O primeiro treinador foi o argentino Ruben Garcia, que durou pouco no lugar; foi aliás uma época tumultuosa; o nosso Duarte e Mário Reis tiveram, por exemplo, a sua oportunidade, até chegar Fernando Cabrita; muito cedo se percebeu que Rio Ave estava condenado a descer de divisão e, entre outros registos, sofreu nessa época a maior goleada da sua história, 8-0 na Luz.
Para os 500:
Foram 5 vitórias, 3 empates e 22 derrotas.
(informações recolhidas no livro A Paixão do Povo, além da Internet; se tiverem outras informações sobre esta época e quiserem contribuir...; a ideia é fazer um texto sobre cada uma das épocas em que o Rio Ave esteve na primeira divisão)
à(s)
12:09
0
comentários
Etiquetas:
500 jogos,
Alfredo,
Baltemar Brito,
Duarte,
Mário Reis,
N'Habola,
Paquito,
Quim
Publicada por
João Paulo Meneses
Subscrever:
Mensagens (Atom)






