Apesar de apenas ter jogado três épocas pela principal equipa do Rio Ave, Paquito fez toda a sua formação em Vila do Conde e é uma das nossas referências. E em boa hora foi convidado a colaborar com a formação verde e branca.
(foto: Glórias do Passado: Paquito é o terceiro da fila de baixo, depois de Mário Reis e de Quim)
Como memórias, há que recordar a sua passagem pela equipa principal nesse ano mítico de 79/80, a estreia na primeira divisão: «Desde os 15 anos de idade que Paquito vestiu a camisola listada a branco e verde do Rio Ave, percorrendo todos os escalões de formação, tornando-se até internacional português nas camadas mais jovens, até surgir na equipa sénior na temporada 1979/80 com o clube ainda a militar na 1ª Divisão Nacional. No final dessa temporada, contudo, o clube vilacondense foi relegado ao escalão secundário pois terminou posicionado no último lugar da classificação, apenas conseguindo amealhar 13 pontos ao longo de toda a prova».
(imagem: Estádio da Avenida)
Como nota menos positiva da sua carreira: a passagem de um ano pelo Varzim...ACTualizo: passei antes do almoço pela zona do Saura e lá estava Paquito, às voltas com os guarda-sóis, na esplanada. Nem hoje???