(foto retirada do site do Rio Ave)
Este fim de semana, frente ao Casa Pia, Petit completou uma volta completa no campeonato ao serviço do Rio Ave. Desde que assumiu o comando técnico da equipa, a 9 de novembro de 2024, no jogo contra o Boavista, o treinador já defrontou todas as equipas da Primeira Liga.
A estreia de Petit trouxe algum entusiasmo, com uma vitória fora de casa – a primeira do Rio Ave em mais de um ano e meio. No jogo seguinte, para a Taça de Portugal, garantiu o apuramento para os oitavos de final e, na segunda partida para o campeonato, voltou a vencer, desta vez contra o Moreirense. No entanto, o impacto inicial do treinador esfumou-se ao longo das jornadas.
Desde esses primeiros três jogos positivos, o Rio Ave tem tido um percurso irregular. Nas 17 jornadas sob o comando de Petit, a equipa conquistou 5 vitórias, 5 empates e 7 derrotas. Os números deixam a nu algumas fragilidades defensivas e a incapacidade de manter consistência ao longo da época.
Estatísticas de Petit
- Pior série da era Petit – Atualmente o Rio Ave soma agora três derrotas consecutivas.
- Apenas uma vitória nos últimos oito jogos – A equipa venceu apenas uma vez nos últimos oito jogos do campeonato.
- Quatro derrotas nos últimos cinco jogos – A equipa perdeu 4 dos seus últimos 4 encontros
- 16 jogos consecutivos a sofrer golos – Desde a sua estreia frente ao Boavista, a equipa nunca mais conseguiu manter a baliza inviolável.
- Eficácia ofensiva e vulnerabilidade defensiva – O Rio Ave marcou em 76% dos jogos sob o comando de Petit, mas sofreu golos em 94% das partidas.
(dados retirados do Zerozero)
Os números são claros: Petit tem uma equipa com capacidade ofensiva (não deixa de ser curioso este dado visto que só temos Clayton como avançado - Zoabi só entra em último caso -), mas demasiadamente permeável na defesa (teoricamente foi o setor mais reforçado).