O Rio Ave saiu de Alvalade com uma derrota por 2-0 frente ao Sporting, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. O resultado deixa a eliminatória em aberto, mas a tarefa do Rio Ave ficou bem mais complicada.
Petit surpreendeu ao lançar Tomé no onze titular, um jogador que há muito tempo não fazia parte das primeiras escolhas. Outra decisão inesperada foi a titularidade de Graça no meio-campo, deixando Martim Neto no banco. No entanto, estas alterações não tiveram o impacto desejado e o Rio Ave teve uma exibição muito pálida.
A equipa nunca conseguiu impor o seu jogo, sendo incapaz de controlar a posse de bola e de criar perigo no último terço do terreno. O único lance digno de registo foi um remate de André Luiz, que nem sequer acertou na baliza. Clayton tentou puxar pelo ataque, mas a sua individualidade acabou por prejudicar a fluidez ofensiva da equipa.
Do outro lado, o Sporting dominou a partida e criou uma avalanche de oportunidades claras. Gyökeres voltou a demonstrar por que é um dos melhores avançado da Europa, sendo uma constante dor de cabeça para a nossa defesa. O resultado final de 2-0 acabou por ser lisonjeiro para o Rio Ave, uma vez que o Sporting teve ocasiões suficientes para resolver a eliminatória ainda nesta primeira mão.
Com este resultado, a segunda mão em casa será uma verdadeira missão difícil para o Rio Ave. A equipa terá de apresentar um futebol completamente diferente se quiser sonhar com uma presença na final da Taça de Portugal.