Começo por dizer que quando um treinador afirma que jogam aqueles que treinam melhor (porque estão mais empenhados) acho isso uma treta. Se o Gyokeres treinar com uma perna às costas joga na mesma...
E se trago isto é porque pretendo desenvolver um tema que anda a intrigar muitos Rioavistas: porque joga a equipa tão mal? Penso que não será exagero dizer que esta é a pior fase da equipa, não só desportivamente mas também a nível de exibições.
A primeira coisa que penso ser justo dizer é que o problema não era de Freire. Eu pensei que era, mas a equipa, apesar de ter conseguido mais pontos, joga igual ou pior - a vitória frente ao Braga foi uma exceção. O problema, acho, não está nos treinadores.
Assim, sendo restam os jogadores.
a) Muitos têm grande currículo, mas na hora de cruzar ou roubar a bola ao adversário o currículo não joga, Pensar que Omar fez alguns jogos na primeira equipa da Bayern até arrepia... Não é o único. Pohlmann é outro caso ou mesmo Panzo. A explicação talvez esteja no facto de não terem recuperado psicologicamente da despromoção.
b) Sabe-se que há jogadores que jogam porque Marinakis manda. Acredito que Petit ainda faça o onze, mas se calhar não todo. E se há alguns que jogam porque o telefone toca de Atenas, isso só vai provocar desmotivação em alguns dos restantes.
Não sei se isto explica tudo o que se passa e se outro treinador não conseguiria fazer melhor (estou a falar em abstrato e não no despedimento de Petit), mas quem jogou o que o Rio Ave jogou frente ao FC Porto e Braga pode e sabe fazer mais do que temos visto nos últimos jogos.