11.4.25

Joga quem treina melhor ou jogam por outros motivos?

Começo por dizer que quando um treinador afirma que jogam aqueles que treinam melhor (porque estão mais empenhados) acho isso uma treta. Se o Gyokeres treinar com uma perna às costas joga na mesma...

E se trago isto é porque pretendo desenvolver um tema que anda a intrigar muitos Rioavistas: porque joga a equipa tão mal? Penso que não será exagero dizer que esta é a pior fase da equipa, não só desportivamente mas também a nível de exibições.

A primeira coisa que penso ser justo dizer é que o problema não era de Freire. Eu pensei que era, mas a equipa, apesar de ter conseguido mais pontos, joga igual ou pior - a vitória frente ao Braga foi uma exceção. O problema, acho, não está nos treinadores.

Assim, sendo restam os jogadores.

a) Muitos têm grande currículo, mas na hora de cruzar ou roubar a bola ao adversário o currículo não joga, Pensar que Omar fez alguns jogos na primeira equipa da Bayern até arrepia... Não é o único. Pohlmann é outro caso ou mesmo Panzo. A explicação talvez esteja no facto de não terem recuperado psicologicamente da despromoção.

b) Sabe-se que há jogadores que jogam porque Marinakis manda. Acredito que Petit ainda faça o onze, mas se calhar não todo. E se há alguns que jogam porque o telefone toca de Atenas, isso só vai provocar desmotivação em alguns dos restantes.

Não sei se isto explica tudo o que se passa e se outro treinador não conseguiria fazer melhor (estou a falar em abstrato e não no despedimento de Petit), mas quem jogou o que o Rio Ave jogou frente ao FC Porto e Braga pode e sabe fazer mais do que temos visto nos últimos jogos.