3.8.24

Swansea 3-0 Rio Ave . Como vai ser em Alvalade?

 Derrota merecida no último jogo de preparação contra o Swansea por 3-0 levanta preocupações.

 Com golos de Jay Fulton na 1ª parte e Kyle Naughton e Matt Grimes na 2ª, o Swansea City bateu sem apelo nem agravo o Rio Ave FC SAD. 
 Numa 1ª parte lenta e sem grandes jogadas de perigo, o Rio Ave pareceu ter mais posse, mas a jogar a 10 a hora é impossível marcar. Sempre muito defensivo, pareceu uma entrada com muito receio.

  Clayton e Tiago Morais ainda fizeram por merecer destaque nos únicos lances de relevo da nossa equipa na 1ª parte. Por isso não admira que o adversário marcasse cedo, num golo onde todos ficaram a pedir fora de jogo. Sinceramente, é certo que podia ser considerado fora de jogo, por ressalto de bola, sim poderia, mas o árbitro não marcou e entendeu que houve passe interceptado(ver video), deixando seguir o jogo, cruzamento do adversário,  linha defensiva toda a descoberto e golo do numero 4 Jay Fulton aconteceu aos 22´. Note-se que o lance deste 1º golo nasce de um canto do outro lado do campo.

 Na 2ª parte a equipa entrou bem mais rápida, bem melhor e a pressionar mais, e, na sequência dessa atitude, jogada envolvente da equipa do Rio Ave e Clayton quase marca num remate ao poste (não tenho imagens deste lance). Podíamos e deveríamos ter empatado aqui e talvez tudo mudasse.

 Mas nada mudou  depois desse tal golo falhado no inicio da 2 parte, o que mudou foi o treinador do RAFC: aos 63 e 86 min,  trocou vários Jogadores, a acrescentar houve também muitas alterações por parte do Swansea e o jogo perdeu muita qualidade. Eu perdi-me e já não sabia quem era quem... É precisamente nesse período que a equipa do Swansea melhora e nós pioramos, o Swansea aproveita 2 “bónus”, sim porque se o 1-0 já tinha sido uma oferta, o 2-0 e 3-0 são 2 golos consentidíssimos muito mal a defesa (Aderlan) e o meio campo aqui. O nosso Guarda-redes Miszta que tinha acabado de entrar e ainda nem sequer tinha aquecido as luvas, sofreu de imediato o 3-0.

 Jogo com pouca história, uma desilusão da minha parte que vi a equipa pela 1ª vez, o Swansea foi melhor e soube aproveitar as poucas oportunidades de jogo. Nós jogamos mal, lentos, sem acutilância, falta de agressividade, sem entrosamento, muitos toques na bola, jogadas a sair do Guarda redes sem qualquer consequência positiva, pouco jogo direto ou em profundidade. Velocidade reduzida lá na frente, enfim um jogo fraco que merecemos perder.  

Este poderá muito bem ser o onze inicial contra o Sporting, mas eu colocava Graça de início e tirava Tiago Morais, falhou imensos passes, e não pressiona tão bem como o Graça. A equipa tem que melhorar muito em termos de entrosamento, este 3-5-2 em ataque e o 4-2-3-1 já bem habitual do nosso treinador em momentos defensivos precisa ainda de muitos afinamentos.

 Uma última palavra para os golos sofridos: todos eles muito consentidos, o que denota a falta de ritmo e concentração da equipa, um jogo destes em Alvalade e por certo que vimos de lá com uma mão cheia. Muito cuidado mister, isto está muito longe de estar pronto para o próximo jogo oficial!

Equipas:

Swansea City: Lawrence Vigouroux; Josh Key Kyle Naughton 65), Ben Cabango, Harry Darling, Josh Tymon; Matt Grimes (capitão), Jay Fulton, Goncalo Franco (Ollie Cooper 65); Azeem Abdulai, Liam Cullen (Josh Thomas 84), Eom Ji Sung (teste 65).

Substituições não utilizadas: Nathan Broome, Evan Watts, Kristian Pedersen, Nathan Tjoe-A-On, Liam Smith, Dan Watts, Filip Lissah.

Rio Ave: Jhonatan (Cezary Miszta 83), Miguel Nobrega (Jonathan Panzo 83), João Novais (Brandon Aguilera 83), Clayton Silva (Karem Zoabi 63), Amine Oudrihiri (Vitor Gomes 83), Tiago Morais (Valentim Sousa 63) ( Hélder Sá 87), Marios Vrousai, Kiko Bondoso João Graça 63), Aderlan Santos (capitão) (Julien Lomboto 86), Renato Pantalon, Olinho.

Ponta final do jogo depois do minuto 89 entraram   Patrick William, Amine Rehmi, Brandon Aguilera, João Tomé. não consegui anotar, ver quem saiu.

Árbitro: Tom Owen

Espectadores:  5.439

PS: O Treinador do Rio Ave usou todos os suplentes