14.8.24

Anunciado o fim da AARAFC-G39 (Grupo-39). Eis as declarações dos seus responsáveis

 


Hoje fomos confrontados com a notícia do fim da associação de adeptos do Rio Ave FC - Grupo 39 (inexplicavelmente a comunicação não foi feita pela direção e não há qualquer comunicado) que, durante anos, desempenhou um papel vital no apoio ao nosso clube. Esta associação, cujo objetivo principal era mobilizar adeptos e garantir uma maior presença no estádio, foi, sem dúvida, uma peça fundamental na vida do clube. No seu término, decidi contactar os seus responsáveis e tentar esclarecer a razão que leva a este desfecho.

Apesar de não concordar com alguns dos procedimentos da associação, reconheço a importância inegável desta associação. Promovia eventos, organizava deslocações, e, acima de tudo, era um pilar de apoio aos adeptos que, muitas vezes, encontravam na associação um meio de estar mais próximos do clube

As respostas que obtive serão partilhadas de seguida, mas não posso deixar de expressar o meu pesar pelo fim desta associação e deixar duas questões:

  1. Se são motivos pessoais que levam ao afastamento dos corpos diretivos, porquê que existe a necessidade/possibilidade de criar uma nova associação em vez de se convocar eleições para a associação já existente? (Tiago fala em criar nova associação)
  2. Perante este cenário, os protocolos feitos com esta associação ficam imediatamente suspensos?
É também muito importante que antes que esta Associação termine ou a Direção cesse funções que sejam apresentadas todas as suas contas. O clube (não SAD), como parceiro próximo desta direção, deve exigir isso.

Eis as declarações dos dois membros principais (previamente autorizadas) assim como o associado que diz que irá abraçar a responsabilidade daqui a diante com a criação de uma nova associação:

Declarações de Igor Abreu - Presidente (cessante?) da Associação

"Bom dia Daniel, é muito simples. Infelizmente a minha vida pessoal não me permite continuar na frente deste projeto e assim sendo, o Tiago Sencadas disponibilizou-se para dar continuidade ao mesmo. Relativamente à associação, existiam uma serie de coisas a nível burocrático em atrasado e então penso que o Tiago Sencadas decidiu recomeçar. É tudo o que sei"


Declarações de Quim Lapa - 

"Bom dia Daniel, foram 3 anos bonitos de um grupo de apoio ao Rio Ave. Abracei este projecto em 3 anos consecutivos, em momentos onde eu achava que o clube mais precisava. Agora é continuar a apoiar como sabes que sempre fiz."
Mais vais continuar futuramente? "Vou continuar a apoiar sim. Agora só o Tiago Sencadas saberá que equipa quer a acompanhar-lhe"

Declarações de Tiago Sencadas - 

“Bom dia Daniel, relativamente à extinção: numa publicação tua, deixei o registo de que não mais fazia parte da direcção da associação. Por esse motivo, não sou a melhor pessoa para te falar do passado. No entanto, como membro da associação, fui informado que o Igor não teria mais possibilidade de dirigir a associação por motivos pessoais. Nesse momento fui também informado que mais nenhum integrante da direcção teria disponibilidade para continuar.”

Sobre o futuro: “ A direcção que irei formar, estará pendente de uma aprovação em eleições. Herdei algumas coisas da direcção anterior, e estou responsável por elas. Neste momento estou debruçado sobre os estatutos e atas para poder avançar cumprindo com a legalidade que o processo exige.



Ainda o comunicado feito pelo Tiago Sencadas