13.8.24

Sairam muitos jogadores do Rio Ave FC em comparação com os outros clubes?



Luís Freire tem partilhado muitas vezes a ideia que este é um começo de época dificil porque teve muitos jogadores a sair e tem de construir basicamente uma equipa nova.
A semana passada, também tivemos Alexandrina Cruz a dizer que este era um ano zero porque tivemos a entrada do investidor e a equipa foi muito alterada.
Escrevi há uns dias que não entendia este "lamento" porque durante meses (ou talvez anos) existiam várias queixas por parte de Freire de que não recebia reforços e que tinha de jogar com os que tinha.
Por curiosidade, fui fazer um comparativo no Zerozero entre os planteis da época passada para esta (de todas as equipas menos as 5 primeiras classificadas do ano passado). É certo que não é a base oficial da Liga, mas já dá para ter uma ideia.

Tendo em consideração o plantel disponível o ano passado e este ano, quantas mudanças tem cada equipa?

Estrela - 26 saídas
Gil Vicente - 22 saídas
Estoril - 21 saídas
Casa Pia - 20 saídas
Rio Ave - 19 saídas
Aves - 15 saídas
Famalicão - 14 saídas
Moreirense - 12 saídas
Farense - 11 saídas
Nacional - 11 saídas
Arouca - 10 saídas
Santa Clara - 9 saídas
Boavista - 9 saídas


Rapidamente verificamos que há clubes que deixaram sair mais jogadores que o Rio Ave da mesma forma que vemos que outros clubes tiveram menos saídas.

Para o Rio Ave ter deixado sair 19 jogadores, já estou a contar jogadores como Namora, Magrão, Lucas, André Pereira, etc.

Parece-me também que o Rio Ave FC não deverá deixar sair muitos mais jogadores. Desconheço a realidade das outras equipas para saber dizer se vão deixar sair mais jogadores aumentando assim os seus números.

É certo que a saída de muitos jogadores não abona a favor da equipa, mas o Mister desejou muitas vezes jogadores novos. Ora para eles entrarem, alguns têm de sair.