8.8.24

L. Freire tem 11, mas não tem "Banco"

O Rio Ave precisa DE MAIS REFORÇOS! 

As soluções oferecidas pela Rio Ave FC SAD podem colocar o projeto ambicioso de lutar pelos 10 1ºs, em causa...

Luis Freire parece-me ter um leque de jogadores para conseguir fazer um bom 11, mas as alternativas são escassas, e explico porquê:

 

  Mais do que perceber em que esquema tático o nosso treinador vai colocar a nossa equipa a jogar esta temporada, que começa já amanhã Sexta Feira, decidi ir á procura de respostas para as dúvidas que tenho e que surgiram pouco depois de ver a equipa a jogar contra o Swansea. Queria perceber quão jovem era o nosso plantel, e quantos jogadores na minha opinião verdadeiramente contam para o treinador, quis perceber que banco tínhamos.
 Depois de reunir os dados, há uma conclusão que salta á vista: o plantel é de facto muito Jovem e devido a esta juventude e INESPERIÊNCIA duvido que seja capaz de entregar ao treinador soluções de "calibre" elevado para uma época inteira. Assim prevejo que cheguem mais reforços. 
 Os dados  que colecionei têm origem no site do clube e no Transfermarket, da coleta dos dados obviamente que muitas perguntas poderiam surgir, concentrei-me apenas em 4, e a partir dos dados na tabela, posso afirmar com alguma evidência que "o nosso Banco é fraco ou se preferirem curto".

1.       Os reforços que entraram para o onze Inicial jogaram regularmente  2023/24 ?  Os números dizem que os reforços jogaram muito menos, mas muito menos que qualquer suplente ou titular.

2.       Os reforços que vieram para colmatar saídas, mas não para serem titulares,  que idade têm, Jogaram com regularidade em 2023/24? 22 anos é a média de idades dos suplentes e dos jogadores contratados que são claramente uma incógnita, tanto para o treinador como para todos nós. Já a média de idades dos Titulares é de 28 anos. Ou seja, existe uma mescla de experiência e juventude nos titulares, mas ao contrario isso já não acontece com os restantes, a experiência nos não titulares é pouca ou quase inexistente. Quase todos os jogadores que chegaram de várias nacionalidades e clubes, chegaram muito jovens e com poucos minutos de jogo na época 2023/24.

3.       Quantos e quais dos reforços são verdadeiros reforços? Serão estes opção para o treinador no decorrer do jogo?  Dos 25 jogadores, e pelo o que consegui observar, ao longo da pré-época identifiquei apenas 6 jogadores que considero como verdadeiras alternativas para o treinador, coluna amarela. Os outros 6 jogadores que estão na coluna laranja, são muito jovens sem experiência quase nenhuma, e quase sem minutos jogados na época anterior, e também segundo apurei nos jogos de treino da pré-temporada onde alguns fizeram pequenas aparições apenas e em alguns casos mesmo, jogaram pouco mais de 5 minutos, logo e por isso tudo depende da evolução de cada um e da coragem/trabalho do treinador em apostar neles.

  4.       Quantos jogadores temos por posição no plantel neste momento?  Temos 3 Guarda redes, 8 defesas, 7 médios, 7 avançados num total de 25. Neste aspeto está equilibrado.

O meu comentário final:

 O TREINADOR não tem “BANCO”, a equipa precisa rapidamente de reforços. A diferença de qualidade/experiência entre titulares e reservas é gritante. Existem 6 jogadores que quanto a mim têm que ir rodar para os sub23, ou seja, perante este número eu acho que o Rio Ave tem que ir ao mercado buscar pelo menos mais 3/4 jogadores, 1 ou 2  por posição, mas desta vez terá que o fazer pensando em jogadores com EXPERIÊNCIA e que possam ser claramente alternativas ao plantel titular.

PS: Luis Freire na antevisão ao jogo de amanhã confirma: "- Luta pelos lugares cimeiros da tabela, plantel muito jovem que precisa de tempo de adaptação, disse ainda que testou a equipa que vai defrontar o Sporting em Inglaterra, e que quer a equipa a crescer rapidamente na intensidade, e no entrosamento" .  - que assim seja! Boa sorte Mister, boa sorte Rio Ave FC SAD para o 1º jogo oficial do resto das nossas vidas!