18.8.24

Jogadores no lugar, equipa a ganhar.

Fotos; Rio Ave FC
  1. Exibição fraca, Vitória justa.
  2. 1ºs Pontos
  3. Equipa sempre muito motivada.
  4. Exibição de luxo de "Xerife".   
  5. Vento prejudica as 2 equipas.

 


No jogo contra o Sporting critiquei muito a tentativa do nosso treinador de "inventar" sistemas de jogo com jogadores fora das posições. Hoje (ontem) tenho que elogiar o mesmo, pois não só se percebeu que houve uma preocupação em colocar os jogadores a jogarem nas suas posições, assim como houve a preocupação de evitar que o Farense fosse forte nas alas. Luis Freire (LF) recorreu a um lateral de raiz,  Tomé,  colocando Vrousai como ala esquerdo, o lugar que me parece mais natural para este jogador e onde eu acho que ele rende mais.

 Para além desta alteração, a equipa não alternou/variou tanto nos sistemas, mas a verdade é que Kiko, ao entrar na equipa, a espaços conseguiu esticar o Jogo, mas diga-se esteve muito agarrado taticamente, fechando quase sempre o flanco com Tomé. Pohlmann esteve sempre muito pouco ativo nas questões táticas (jogou de bola no pé, tem 2 passes de morte, pouco defendeu e pouco mais se viu). Enquanto estivemos a favor do vento gostei do alemão, contra o vento, não passava do meio campo, não sei se por indicação do treinador se por questões físicas. A verdade é que, de todos os jogadores, foi o que me pareceu menos fresco.

 Se ontem houve dinâmica  no jogo esta foi dada pela dupla Kiko, Tomé, aliás a equipa jogou e bem muitas vezes pelo lado direito, principalmente aqueles 30 min da 2ª parte conforme referiu o JPM, o jogo de assistências pertenceu quase  todo a Tomé pelo lado direito, muito mais que o esquerdo, que apenas melhora com a entrada de Tiago Morais, a equipa jogou "manca" com o lado direito sempre muito mais forte que o esquerdo, corrigiu bem LF na 2ª parte com T. Morais, talvez a fraca exibição de Pohlmann  explique a ineficácia do lado esquerdo.

  Palavras finais para Xerife (Aderlan) e Tomé. Aderlan fez um jogo como há muito não o via fazer e para mim foi mesmo o melhor em campo, O Patrick também jogou bem, mas para mim Aderlan foi mesmo o melhor em campo. Tomé, porque não é fácil entrar na equipa após o que disse LF, sabemos que o treinador quer alas naquele lugar, mas a verdade é que não só tivemos Tomé a defender bem, como ainda o tivemos a ir à linha cruzar para os nossos avançados. Tomé não é Costinha, mas tem quanto a mim "quilate" de jogador. 

PS: O vento quase nos dava mais uma dor de cabeça, ao invés deu-nos a cabeçada  de Aderlan, por sorte a bola não entrou para eles e entrou para nós. José Mota não tem razão nas queixas, há falta no lance do golo e a sua equipa falhou pelo menos 4 golos onde de facto podia ter marcado. Ou seja Mota só se pode queixar da sua equipa e jogadores, pois não marcaram!