Erros repetidos, estratégia confusa.
1º 11 da temporada |
Erro 1 - Culpa do Treinador: 3 defesas (centrais) com mais 2 laterais fora das posições???. O que quis fazer Freire? Quis jogar num 3-4-3 dinâmico e fazer Vrousai jogar por dentro, ou seja igualar o Sporting em termos posicionais. Umas vezes defendia com uma linha de 4 com Vrousai sobre a direita, e quando em bloco baixo defendia como o Sporting, ou seja o Sporting jogava em largura com jogadores nas linhas e o Rio Ave tentava fechar largura, e jogava com 5 defesas, sendo Tiago a baixar para fazer o 5 elemento da defesa. Mas correu tudo muito mal, ele de facto havia ensaiado isto contra o Swansea, mas a estratégia para ontem ruiu aos 6 min.
Defesa a 3 |
E onde está o erro? Na minha opinião nem Vrousai foi suficiente pela direita (ele é um médio ala ESQUERDO) e muito menos Tiago Morais, que é mais extremo do que lateral, Tiago é péssimo a defender, já contra o Swansea me queixei dele, saiu e bem no inicio da 2ª parte, mas pelos vistos o nosso treinador insistiu na ideia e no erro de o colocar de início.
Quando se tem um lateral direito de raiz no banco, ou seja, não se coloca Tomé a jogar, ainda por cima num jogo contra uma equipa muito superior, quanto a mim, isto indica que não se confia no jogador (Tomé). Depois do falhanço que foi o teste em Gales, moralmente Tomé devia ter jogado e não Tiago Morais. Freire vai ter mesmo que mudar, porque insistir "neste" Tiago pode trazer-lhe mais dissabores.
Defesa a 4 |
Erro 2 - Erros individuais. Com culpas ao treinador. Não há muito a dizer quando um jogador falha individualmente e normalmente dizemos que a culpa "nunca" é do treinador. Será? Ontem Jhonattan não estava nos seus dias (2 golos consentidos) e prejudicou grosseiramente a equipa. Mas há um erro repetido e que merece reparo ao treinador: se viram o resumo do Swansea com certeza que repararam que o jogo começa quase com um erro na defesa, a equipa do Rio Ave quer sair de trás e Jhonatan, que está envolvido, quase sofre um golo com a bola a bater no poste. Então, porquê insistir em colocar Jhonattan a jogar com os pés, quando sabemos que isso não é possível?
Das duas uma, ou se arranja um Guarda redes que o faça, ou Freire, se continuar a insistir neste erro, vai ter mais dissabores, pois todos sabemos que o nosso Jhonatan é bom entre os postes, e nos cruzamentos, mas não lhe peçam para jogar com os pés.
Defesa a 5 |
Erro 3 - Estratégia para o Jogo. A abordagem ao jogo e a escolha dos jogadores foi errada. O treinador quis copiar o mestre, Ruben Amorim, mas falhou redondamente, e porquê? 1º, foi teimoso, depois e principalmente, porque colocou os jogadores fora das posições e criou uma confusão "dinâmica" em vez de uma "tática dinâmica". Percebe-se e percebeu-se que os jogadores desde o minuto 1 não estavam confortáveis, havia um "vais tu, vou eu" constante e como todos sabemos isso cria dúvidas nos jogadores.
A este nível os jogadores não podem estar com dúvidas destas, senti a equipa sempre muito presa à tática e posicionamento, e muito pouco dada a iniciativa para surpreender o adversário, e aqui posso dizer que a culpa é só do TREINADOR.
Mister, se me é permitido um conselho, quanto a mim o que lhe tem valido é sua capacidade de trabalho, mudança, e criação de rotinas, mas não invente tanto... Parece-me que ontem inventou em demasia e tirou, muito, os jogadores da sua zona de conforto. 3 sistemas defensivos no mesmo jogo? 3-4-3 / 4-2-3-1 / 5-3-2 não lembra a ninguém, isto cria muita confusão nos jogadores. Pode até dizer-me que é o futuro, e eu até aceito, mas há uma pergunta simples que temos que fazer:
Não será que estamos a fazer omeletes sem ovos?
Temos jogadores para executar isto? Sinceramente não creio!
Mister, boa sorte para o resto do Campeonato.