16.8.24

Farense – Jogo de vida ou de morte?

 Um jogo que à 2ª jornada é muito mais importante do que parece.

 

   O Rio Ave FC inicia este este sábado o seu campeonato em casa contra um Farense que perdeu o seu primeiro jogo frente ao Moreirense. Uma derrota muito mal aceite pelo treinador José Mota, mas para quem viu o jogo como eu, percebe que a 1ª parte de avanço que o farense deu ao Moreirense, só podia resultar numa derrota, mais ainda porque este Moreirense promete, é muito forte nas transições. Aliás as transições é a grande característica deste Farense, sente-se confortável a jogar com pouca posse, baixa linhas, e tenta usar jogadores rápidos para o contra-ataque. Não nos podemos esquecer que é José Mota, um treinador que privilegia a organização defensiva. Ora este é o pior sistema para se opor à nossa equipa, e porquê? Porque nós jogamos “como equipa grande” não gostamos de equipas que se fecham muito lá atrás. Acredito aliás que possa haver alterações ao onze do Rio Ave, pois se por um lado o nossotreinador inventou um pouco contra o Sporting, acredito que amanhã não o faça, e volte ao sistema de 3-5-2 em posse, e 5-4-1  quando a defender no nosso terreno.

 Vrousai é Lateral, é medio ala, joga na esquerda, Joga na direita? Para mim ele é um ala esquerdo, que o treinador, o tente usar noutras posições porque não “confia” em Tomé isso é outra história, mas eu não tenho dúvidas, que o treinador, ainda não fechou o sector defensivo, substituir Costinha está ser uma dor de cabeça, e em termos de centrais, o nosso Santos e Patrick não estão em forma, não caminham para novos, e isso deve estar a preocupar o nosso treinador. Portanto, amanhã, deveremos colocar o Kiko Bondoso a titular e talvez Morais saia da titularidade. Mas não vi treinos, apenas um palpite, pois contra uma equipa que se defende muito precisamos de gente rápida nas alas e Kiko pode dar isso á equipa.

 Finalmente e em relação ao Farense, dizer que ao jogar com, Rio Ave(F), Sporting(C), Nacional(F), FC Porto(F) nos próximos 4 jogos (3 fora 1 em casa) este Farense arrisca-se chegar á 5ª jornada com zero pontos, e isso pode gerar uma crise de treinador. Sabendo disso J. Mota deve estar a motivar os seus jogadores para fazerem um jogo de vida ou de morte, tentando assim evitar a critica interna.

 Quanto ao nosso Rio Ave, esta máxima também se aplica, a equipa não fez uma pré-temporada de encher os olhos, nem um bom jogo contra o Sporting, nota-se que os “novos ainda não estão oleados”, e jogar contra os 4 grandes nas 1ªs  jornadas fora, atribuí uma dupla importância aos jogos em casa e aos pontos que conquistarmos contra os adversários diretos, tal como é para já este Farense. Um empate quanto a mim, será sempre um mau resultado, a pressão sobre a nossa equipa e depois da derrota contra o Sporting está claramente a níveis elevados, principalmente porque todos sabemos o que vem a seguir: FC Porto, no Dragão!

Boa sorte Rio Ave FC Sad.