22.10.25

SAD vai apresentar €19 milhões de prejuízos

Vamos por partes: ninguém fica indiferente a um resultado como este, que será anunciado na AG da próxima semana e que a presidente do Clube (e agora da SAD) terá oportunidade de explicar (importante perceber o impacto destes números no controlo que a FIFA faz do fairplay financeiro).

Mas só ficará espantado quem andou a dormir ou se esqueceu do que foi dito.

Há exatamente um ano, na AG, foi anunciado que Marinakis iria gastar/investir 26 milhões na época 24/25 (os pormenores estão mais abaixo). Como é sabido, em janeiro deste ano vieram mais jogadores (André Luiz, Ntoi, Abbey, por exemplo), o que acresce à despesa, sem que algum jogador tivesse sido vendido. Lembram-se de aqui termos falado na lista de ordenados?

O valor final não é mais elevado porque chegaram €5,2 milhões da TV, basicamente a única receita. 

Ou seja, bem vistas as coisas, e não pretendo ser sarcástico, 19 milhões até nem é muito... 

Aliás, estou certo que Alexandrina Cruz nos dará um horizonte relativo a 2025/26 e não se admirem se a despesa já tiver ultrapassado os 22 milhões! 

 

Outubro 2024:

"Alexandrina Cruz (AC) revelou que o investidor (RAH Sports) meteu 6,5 milhões de euros até ao momento da criação da SAD (31/5/24), através de 4 empréstimos com escritura pública;

- depois disso, mais 7,7 milhões, o que dá, até ao momento, 14,6 milhões.

- Até ao final da época está previsto investir mais 12 milhões, o que significa que a 20/6/25 a família Marinakis terá 'deixado' em Vila do Conde 26 milhões de euros. Destes 26 milhões, 17 são o orçamento da SAD e 6 são ativos de jogadores [aqui acresce o investimento feito em janeiro de 2025]. O restante até aos cerca de 26M é para investimentos, outras despesas e abatimento de parte do passivo. O passivo foi abatido em 1 milhão, até agora."