21.9.25

Nos jogos contra os grandes, jogar com o Spikic é jogar com menos um?

 Jogar com Spikic, e apenas 2 médios na próxima terça feira, pode ser um desastre.

 Sabemos que Mourinho não prescinde do jogo no meio campo com intensidade. Para Mourinho, ter no minimno 4 jogadores para "atacar" a transição defensiva é obrigatório. Se formos à luz a pensar que conseguimos defender pelo miolo com apenas 2 jogadores, num período tão critico para o SLB, acredito que podemos ser os bombos da festa. 

Foto: RAFC

 Mas então que alternativas temos? Temos que ter 4 jogadores, no mínimo equilibrar o meio campo do slb, sendo certo que isso implica a mudança tática e sistema por parte do nosso treinador. Não interessa se são alas ou médios ou até avançados, o importante é que em momento defensivo estejamos posicionados o suficiente para podermos atacar a bola, intraquilizar o adversário, e possivelmente conseguirmos contra-atacar. Como Spikic não defende( vimos isso nos 2 jogos recentes), temos ainda André Luis que não defende, e Liavas que defende mal, essencialmente posiciona-se mal... 

Quem resta?  Resta Aguilera, ora, é muito pouco. Se adicionarmos o facto de os nossos laterais serem (toscos) o Vrousai tem pouca qualidade a atacar, a defender não é mau, mas a atacar é fraco. O outro lateral o Athanasiou, não é ala, mas o treinador insiste que ele deve jogar em zonas mais avançadas. é fraco no jogo interior, e a sua fraca estatura coloca-o sempre em inferioridade quando encontra avançados altos.

Foto: RAFC

 Eu se fosse o Mister, jogava simples, alterava o sistema, igualava o SLB, e preparava a equipa para jogar em transições rápidas, lembram-se da expressão autocarro? Não é isso que pretendo, dizer ou sugerir, isso seria contraditório, o que pretendo é que a nossa equipa consiga defender com mais gente, mas numa posição mais adiantada no terreno( com as linhas mais próximas do meio campo encurtando espaços, Quanto mais "alta" estiver a equipa para recuperar a bola, mais próximos da finalização estaremos. Uma coisa é certa, sem mais intensidade, e sem mais jogadores a apoiar a transição defensiva, não interessa se é o SLB o FC Porto ou outro qualquer, é sempre pouca gente na zona nevrálgica do terreno. Com certeza que Mou, já viu o Jogo do Rio Ave com o Porto, já identificou as nossas debilidades, e vai explorá-las ao máximo, só não sei se  o grego o vai fazer, e  isto é uma aposta minha, mas quase de certeza que na ida á Luz Sotiris vai mexer na equipa(onze), mas já não acredito que altere o seu 3x4x3, ou preferencialmente o seu 5x3x2. Se não o alterou com o Porto, não acredito que o faça com o SLB. 
Mister quer jogar como equipa grande? Jogue, mas jogue contra os pequenos, contra os do seu campeonato, querer ser maior que os grandes sem capacidade é que está errado.

Sotiris, se não alterar o sistema e se equipa mantiver o registo de fraca intensidade  acredito que não seja nada fácil ver este jogo como adepto do Rio Ave FC.