21.9.25

Quem é Matteo Tognozzi?

 Guru do scouting "cai" em Vila do Conde!

 Em junho de 2025 a comunicação social internacional dava como certo que Matteo Tognozzi seria contratado pelo Scouting do Arsenal. A verdade é que isso não veio a acontecer e Marinakis percebendo as escolhas do Arsenal e do trabalho deste Italiano, essencialmente na Juventus pensa em contratá-lo  para o seu Grupo.  

Matteo tem de facto curriculum, é jovem (38), mas já tem mais de 15 anos ora como olheiro(Scouting), ora como Director Desportivo.  Esteve no scouting da  Juventus 6 anos(não é coisa pouca dada a dimensão do clube). 
  Na época passada esteve no Granada como director desportivo, e já este ano antes do convite do Arsenal foi mesmo convidado novamente pela Juventus para regressar, mas recusou. Algo de bom deve ter ficado quando foi chamado novamente pela Juventus. Não se sabe porque não aceitou em Junho um destes 2 convites (Arsenal ou Juventus) mas é certo que ao aceitar o desafio Rio Ave FC, este,  vem para aportar ao grupo Marinakis aquilo que verdadeiramente ainda não têm, um "GURU" do scouting, construir um verdadeiro departamento de scouting, conseguir trazer verdadeiro talento para o grupo, e não `"flops" tais como alguns que já proliferam pelas nossas equipas.

 Matteo Tognozzi desempenhou um papel fundamental na fundação da Juventus Next Gen - que é essencialmente uma equipa Sub-23 que joga na terceira divisão italiana - antes de se tornar diretor desportivo do Granada em 2023.
 Durante a sua passagem pela Juve, Tognozzi desenterrou e contratou nomes como Dean Huijsen, Kenan Yildiz e Matias Soule. 

 A chegada de Matteo ao nosso clube, pode realmente impulsionar as tentativas por parte de Marinakis de iniciar um projeto a sério de Scouting indo ao mercado buscar alguém identificado e do agrado de grandes clubes (Juventus, Arsenal). 
curioso: - Qual será o saláro deste Director desportivo?

E porquê o Rio Ave? Faz sentido que tão recheado CV  "caia" em  Portugal e em Vila do Conde (Rio Ave)? 
 - Para mim faz.

  Corremos o risco de começar a ter jogadores jovens talentosos com valores sempre acima de milhões, Matteo vem para contratar talento e colocá-los a jogar nas nossas camadas jovens se possível na equipa principal, ganhar uma Youth league pode parecer um sonho, mas pode ser realidade dentro de alguns anos se realmente começarmos a caçar "verdadeiro" talento, e não os talentos dos "empresários".
 
 Eu diria que até agora estivemos a testar o sistema, re-utilizando os excedentários dos outros clubes do grupo, e que a partir de agora e com este novo director desportivo deveremos conseguir criar um verdadeiro  departamento de scouting. A não ser que o talento identificado seja português, no futuro o nosso departamento juvenil terá muita dificuldade em concorrer com os talentos de todo o mundo em detrimento dos nossos (Bileiros).  Habituem-se!

 Mas porque não vai Mateo para o Nottingham, ou Olympiacos? 
 Porque são jogadores com talento identificado, olhados por dezenas de Olheiros de todo o mundo, vistos como investimento prioritário por parte do grupo Marinakis, jogadores sem grande experiência de grandes ligas que para confirmarem esse talento têm que jogar, sendo que não o podem fazer  nos grandes clubes do grupo onde a exigência e experiência (Olympiacos, Nottingham) tem que ser muito maior. 
Este modelo é conhecido de todos os departamentos de scouting espalhados pelo mundo inteiro, e por isso nós não vamos ser a excepção.

Transfer Market

As questões passam a ser: 
- Quantos jogadores vão chegar em Janeiro? 
- Haverá estabilidade na nossa equipa? 
- Vamos conseguir a manutenção? 
- Não estamos a arriscar demais?

A verdade é que a noticia da contratação é dada por Fabrizio Romano, e como de costume, nós os sócios só vamos saber quando o Rio Ave anunciar em comunicado. É triste perceber que  assim é sempre. O Rio Ave FC comunica mal e quase sempre tarde.

Conselho para Mateo: - Comece por encontrar um  Treinador de Projeto, porque este Sotiris é claramente muito fraco!