28.2.10

Ainda a vitória em Coimbra

Eu não disse que o nosso Vilas Boas se ia impor ao futuro (putativo) treinador do Sporting?
Toma lá!
Algumas notas mais, para além das que o Gil já assinalou:
- Bruno Moraes foi suplente, tal como Filipe Alberto e Bruno Fogaça (ataque com Chidi, Nelson Oliveira [que falhou um golo na 'cara'] e Bruno Gama); os dois ultimos jogaram.
- Wires é o segundo melhor marcador, depois de Tomás;
- Carlos foi decisivo e até Brito (que não é muito dado a essas coisas) reconheceu isso mesmo.
- A sorte que tem faltado em Vila do Conde parece ser mais frequente fora de casa!

PS - não há é necessidade de exagerar: «O Rio Ave voltou a entrar na corrida pela Europa»

21ª j - Académica, 0 - Rio Ave, 1 - ACT

Vitória!

Golo de Wires aos 38 minutos.

Consequências imediatas da vitória em Coimbra:
- 12 pontos de vantagem para o 15ª lugar;
- ultrapassámos o Marítimo e provisoriamente estamos no 8º lugar em igualdade pontual com o Leiria;
- goal average positivo de 1 golo;
- tantas vitórias fora como em casa;
- mais pontos conquistados fora do que em casa, mas com mais um jogo fora.

27.2.10

(Académica; convocatória) Felipe Alberto estreia-se e Fogaça regressa

Brito leva 19 a Coimbra:
Guarda-redes: Carlos Fernandes e Mora.

Defesas: Gaspar, Fábio Faria, Zé Gomes e Sílvio.
Médios: Ricardo Chaves, Vitor Gomes, André Vilas Boas, Adriano, Wires e Tarantini.
Avançados: Wesllem, Bruno Fogaça, Felipe Alberto, Chidi, Bruno Moraes, Nelson Oliveira e Bruno Gama

Os comentários da praxe:
- só quatro defesas (os outros quatro, Magno, Jeferson, Bruno Mendes e Valdir, estão lesionados;
- Meio campo na máxima força;
- ataque com a estreia de Felipe Alberto e o regresso muito aguardado de Fogaça;
- Ficam de fora por opção de Brito: Trigueira (o cristo...), Terroso e Evandro;
- Sidnei também está lesionado;
- sete avançados!

Haverá mesmo treino?

Como aqui está referido e eu concordo, com um tempo destes não deve ser fácil fazer um treino esta tarde.

Transfere-se para o Pavilhão Municipal?

A nova caderneta!

Eu vou já comprar a minha!

26.2.10

Brito quer 28 pontos (o número mágico)

«Ainda não fiz essas contas, mas provavelmente 28 pontos chegam. Nós já temos 24 e estamos a fazer uma grande época e qualquer que seja o número mágico, a nossa intenção é conquistar o mais rapidamente possível a estabilidade e garantir que na próxima época volte a jogar na Liga.»

Faria e Gaspar lesionados?

A conferir amanhã no treino, mas para já «Jefferson, Sidnei e Fábio contraíram traumatismos e vão ser reavaliados no sábado. Depois, Gaspar ressentiu-se de uma lesão muscular e fez trabalho de recuperação».

Para Coimbra: «A Académica tem vindo a alcançar bons resultado, especialmente desde que ganhou em Alvalade. Espero um jogo equilibrado, porque o Rio Ave não é uma equipa que só defende e às vezes mesmo a jogar em casa não é um dado adquirido que a equipa ganhe», explicou Carlos Brito

PS - treino marcado para amanhã às 15h30? O mais certo é não haver!!!

Meias finais da taça já têm dias e horas

Primeira-mão:
Quarta-feira (24 Março):
Rio Ave - FC Porto, 20:15 (SportTV).

Segunda-mão:
Quarta-feira (14 Abril):
FC Porto - Rio Ave, 20:45 (TVI).
(fonte)

Num mês, três jogos com o FC Porto, dois deles seguidos (e com poucos dias de intervalo), o da 26ª jornada e o da meia final no Dragão. Desses três jogos, dois são em Vila do Conde, o que dá perspectiva para boas casas; espero que a vitória frente à Olhanense, na 24ª jornada, signifique a total tranquilidade para depois podermos preparar um final de época cheia de emoções fortes (dois jogos com o FC Porto, com o Sporting e com o Benfica!)

O destino; de Faria ou de Terroso

Não serei o único rioavista que já se interrogou sobre o 'destino' de Fábio Faria. O mesmo Fábio Faria que esta época tem mostrado uma qualidade impressionante no desarme dos adversários, uma confiança inexcedível na colocação da bola e até marca golos de livre directo é o mesmo que raramente era convocado na época passada. Dir-se-ia: mudou o treinador e tudo mudou para Faria. Negativo, como se sabe. Brito pura e simplesmente não contou com ele, mesmo quando Edson não estava disponível (avançou Bruno Mendes).
Pressionada pela necessidade de vender o jogador, a Direcção 'convenceu' Brito a apostar em Faria. E, assim, surgiu a oportunidade. E assim se fez um grande jogador, que está a surpreender tudo e todos.
Mas não é difícil imaginar que a fronteira entre o sucesso e a frustração é muito pequena.
Veja-se, ao contrário, o caso de Tiago Terroso [e falo mais uma vez no Tiago porque continuo a pensar que é um jogador muito talentoso]: não apostaram nele e o tempo vai passando. O Tiago, como muitos tiagos deste futebol, corre o risco de ser dispensado e de acabar na segunda divisão (há excepções, mas voltar à ribalta será muito mais difícil). Não é tanto uma questão de qualidade mas de sorte ou azar. Ou, para quem acredita, de destino!

Vítor Gomes e Bruno Gama chamados à selecção de sub23

(dos nossos, ainda: Miguel Lopes e Fábio Coentrão, também chamados).

Falta apenas Sílvio.

A felicidade do Vítor e do Bruno são também as nossas!

Yazalde, lembram-se?

De herói da época passada, a desejado nesta, Yazalde é agora suplente na Olhanense.

25.2.10

O estranho site da Federação (ACT)

Andamos algumas vezes com queixas sobre a qualidade do nosso site. Mas há um que consegue ser mais confuso que o nosso: o site da Federação. Por exemplo, a informação sobre os jogos realizados na página dos jogadores é no mínimo confusa. Aqui se diz que Trigueira tem 4 jogos realizados, 1 completo e 1 a titular. Pelas minhas contas, somando Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Sagres, tem apenas 1. Bruno Gama 4 jogos todos a titular. Na Taça de Portugal, competição organizada pela Federação, 4 jogos sim, mas apenas 3 como titular. E há mais exemplos assim, é só ir espreitando.

Por lá também se descobre que Chidi é português. Ter-se-á naturalizado? É provável, não discuto. Já Carlos, recentemente internacional por Angola, é congolês. Informação desactualizada? Talvez. Ou refere-se a nacionalidade à naturalidade? E então Chidi nasceu em Portugal?

Pelo menos a foto do Carlos é um must! Será mesmo ele ou um primo mais novo?

ACTualizo com o comentário do nosso leitor e colega bloguista S. Oliveira:
«De facto tanto o site da Federação (conteúdos, informações e aspecto visual) como o site da Liga (mais o aspecto visual do que os conteúdos e informações) deixam a desejar.

Comparando com os sites da FA e da Premier League ainda estamos a anos luz.
O mais grave no entretanto é chamarem-nos Rio Aves»

Esclarecer (Bruno Gama) (ACT)

Para não deixar o nosso amigo aqueduto na dúvida, aqui fica a informação:
O Rio Ave tem (apenas) 20% do passe de Bruno Gama; 30% pertence ainda ao FC Porto e o restante ao empresário.

Ou seja, Bruno Gama continuar ou não em Vila do Conde não depende do Rio Ave. Trata-se de um jogador que custou 700 mil euros ao FC Porto e que nunca viria de borla para Vila do Conde. Em Julho, quando chegou, admirei-me imediatamente, sem saber ainda do puzzle que é o seu contrato. Comprar uma parte ao empresário seria opção, se este quisesse vender e o Rio Ave tivesse dinheiro. Mas não acredito. Portanto, é provável que mais cedo ou mais tarde Bruno Gama saia e fiquem em Vila do Conde 200 mil euros.

ACT a 26/2: Pelos vistos há quem tenha informações em vários sentidos....

Sidnei marca ao Boavista (1-2)

«Os vila-condenses levaram a melhor no jogo-treino que realizaram, esta quinta-feira, no Estádio do Bessa, frente ao Boavista. O encontro, que serviu para o Rio Ave preparar o jogo com a Académica, em Coimbra, decorreu à porta fechada. Evandro e Sidnei apontaram os tentos da equipa de Carlos Brito. (...) Carlos Brito rodou todos os jogadores em condições físicas»

PS - terá dado para Brito observar Nuno Lopes?

A lesão de Valdir...

... já cá faltava; estavam a correr demasiado bem as coisas...

(Abandonar o futebol aos 26 anos não é comum nem desejável; mas o atleta é a primeira vítima de uma situação como esta!)

A recandidatura de ASC

Já tive oportunidade (no mês passado) de, pessoalmente, incentivar o nosso presidente a recandidatar-se a mais um mandato. Por duas razões, basicamente: porque tem feito um trabalho sem dúvida positivo e porque, depois de arrumada a casa, poderia finalmente avançar relativamente ao estádio. Seria a obra marcante do seu mandato, e pelo qual seria recordado pelos rioavistas (sendo que, sejamos claros, nem todas as suas promessas foram cumpridas até agora)
 ASC não tinha de se comprometer, quando o tentei convencer a avançar, mas fiquei com a certeza de que, salvo qualquer imponderável, vamos ter o mesmo presidente nas próximas eleições.

os 26 anos de Chidi e os 20 golos

A propósito dos 26 anos feitos ontem por Chidi (quem ler o nosso 'site' fica a saber que fez anos mas não quantos, como se isso não fosse importante...) fiz umas contas rápidas, a partir do zerozero: cinco épocas em Vila do Conde, 20 golos (não estão os eventuais golos da Taça de Portugal). 4 golos por época, em média (sendo que em 2006/2007 marcou oito, o que inflaccionou a média). (mais informação sobre esses anos em Vila do Conde aqui)

PS1 - sobre Chidi são sobejamente conhecidas as minhas ideias: só quero dizer mais isto: não 'sou' de nenhum jogador nem tenho qualquer 'incompatibilidade' com qualquer um deles  (desejo sempre que cada um dos que entram em campo marquem dois ou três golos). Mas acima de qualquer jogador está o Rio Ave, para o qual desejo o melhor.
PS2 - enganei-me redondamente quando disse em 23 de Janeiro que o seguinte seria o último jogo de Chidi a titular esta época. É certo que marcou dois golos em Setúbal e que isso pode ter alterado alguma coisa, mas enganei-me e aqui estou!

Poupar ou pontuar em Coimbra?

Gaspar e Bruno Gama ficam de fora frente à Naval se virem amarelos em Coimbra.

O jogo com a Naval é muito importante, para se conseguir o objectivo da manutenção, mas não acredito que Brito vá poupar algum destes jogadores no domingo (ainda que qualquer um deles esteja desgastado [Gaspar até está 'tocado'] e Bruno Gama até tenha estado muitos furos abaixo do que é normal no passado domingo).

O bjectivo é pontuar em Coimbra, certamente!

24.2.10

600 novos sócios?

A página oficial diz que a campanha de angariação de novos sócios está a atingir os 600.É uma óptima notícia.
Falta saber quantos entretanto saíram (estive este domingo numa AG do nosso Círculo Católico de Operários e foi-nos dito que a crise levou à desistência de alguns associados).

PS - a questão que aqui coloquei sobre a apresentação dos novos sócios (uma boa ideia que, esperava, não fosse interrompida) está ultrapassada; no domingo houve essa apresentação!

(Uma ideia: porque não tentar que alguns vilacondenses conhecidos entrassem para sócios ou apadrinhassem a apresentação? Será que a Manuela Azevedo gosta de futebol? O valter hugo mãe? etc...)

(avaria no blogger, silêncio no Reis...)

Face a uma 'avaria' no blogger, foi preciso contornar o problema e estamos de novo online!

Magno não sabe perder!

O Jogo faz hoje uma observação muito interessante a propósito do regresso próximo de Magno: «O lateral-direito tem a particularidade de nunca ter perdido um jogo ao serviço do Rio Ave, ainda que só tenha alinhado em oito partidas»

PS - encontrei o meu vizinho Magno no final do jogo de domingo; em meados de Março estará a cem por cento, promete!

Um campeonato que Wires não quer ganhar

... mas que lidera semana após semana.
No domingo terá feito mais duas faltas (uma delas foi logo o amarelo!) e destacou-se na liderança dos mais faltosos, face à semana anterior.

PS - as 45 faltas de que fala a Lusa/WTvision não são as 43 do Mais Futebol...

23.2.10

Cadê Alípio?

Nos juvenis (Obrigado Miguel...) juniores do Real Madrid... depois de passagens pelo Real Madrid Castilla e Real Madrid C.

O sonho está a demorar um bocadinho mais a realizar-se do que o parangonado em tempos...

Fogaça já marca...

... é nos treinos, é certo, mas pode ser sinal de que temos Fogaça a cem por cento!

Ascenção e queda de... Adriano

Veio rotulado de craque, encheu de esperanças os responsáveis técnicos pela equipa mas nunca se impôs.
Adriano começou por não conseguir encontrar um lugar no onze (tapado por Vítor Gomes e agora por Tarantini), mas era o suplente mais utilizado; depois falhou em questões extra-desportivas e agora deixou de ser opção (nem suplente não utilizado). No domingo, pela primeira vez, foi o 19º. Curiosamente isto coincide com a promessa de que iria jogar mais... Vai? Brito não é muito adepto da rotatividade, pelo que esta 'despromoção' pode ser indicativa de qualquer coisa. Veremos.

PS1 - Adriano sai no fim da época? Parece-me o mais óbvio
PS2 - O outro 19º foi Evandro (e não Wesllem, como imaginei)

O treinador da Académica já faz contas para domingo

«"Este foi um salto importante [ a vitória ontem em Belém]. Talvez 26 pontos sejam suficientes, ou não. Vamos tentar continuar a pontuar e ambicionar o mais alto possível. Com o Rio Ave, vamos tentar fazer os 26 pontos e depois construir mais qualquer coisa", realçou André Villas-Boas»

Vilas Boas foi o Rei (e o estranho caso de Tarantini)

Mais uma vez a nossa avaliação coincidiu: Vilas Boas ganhou o 'Rei do Ave' desta semana, com 27 pontos.
Com menos um ponto ficou Faria.
O terceiro lugar é ocupado por Carlos (25) e logo a seguir aparecem Gaspar e por Vítor Gomes (24).
Destaque, pelo insólito, para a má prestação de Bruno Gama, com apenas 22 pontos (os mesmos de Nelson Oliveira).
O titular menos pontuado foi Wires (18), menos do que os suplentes Bruno Moraes (19) e sobretudo Tarantini (21). O caso de Tarantini é curioso: entrou aos 83 minutos, não marcou qualquer golo nem mandou uma bola à barra, mas tem mais pontos do que Sílvio (20), que fez o jogo todo!

PS - foi a primeira vez que Vilas Boas liderou.

22.2.10

Ulisses, rei da conferência de imprensa

No final do jogo com o Rio Ave, Ulisses Morais deu uma das melhores conferências de imprensa que me lembro de ouvir. O treinador do Paços foi muito inteligente, sério, diria mesmo brilhante na forma como fez a análise do jogo.

O conteúdo não está livre de clichés, mas não é banal. A forma como contornou sem arrogâncias nem demagogias a questão da felicidade da vitória merece nota máxima.

A melhor transcrição está no Mais Futebol. Nos diários desportivos (é um exagero dizer-se tal coisa quando falam 90 % de futebol e 80% desses 90 dos 3 grandes...) é feita uma PAUPÉRRIMA resenha do que foi dito. Confiram aqui, aqui e aqui.

Queda sem reflexos na vantagem sobre lugares de descida

Sim, estamos em queda. Mas no essencial, no objectivo da manutenção, o Rio Ave manteve a vantagem sobre os lugares de descida. Longe do ideal, foi um mal menor.

Temos agora o mesmo número de golos marcados e sofridos, mas as derrotas já são mais que as vitórias.

Quanto aos jogadores, Vilas Boas foi pela primeira vez o mais votado da jornada. O capitão subiu um lugar em direcção ao trono do Rei Gaspar (que reforça a liderança) e é 9º por troca com o emi(g)rado João Tomás.

Ainda a venda de Fábio Coentrão

Não, não é mais uma vez a percentagem do passe de Coentrão, mas volto à venda do jogador ao Benfica para reafirmar um sentimento que, sei, não é apenas meu: vendemos os nossos jogadores por muito pouco.
A Bola faz hoje uma página com os milhões que vale o onze do Benfica e, adivinhem, quem é o jogador de campo mais barato desse onze? Coentrão (um milhão de euros!). Os outros estão a grande distância...

Sei que um valor se estabelece entre duas partes, que não é só pedir, é preciso que a outra parte aceite comprar. Mas, ao menos, não nos tentem enganar, dizendo que temos recebido «avultados encaixes financeiros»!

Uma desgraça nunca vem só... (ACT)

Depois do 'desastre colectivo' de ontem, veio não a bonança mas mais um temporal. E lá se foi a cobertura da bancada!

PS - ainda por cima, foi um castigo...

ACTualizo a 23/2: afinal foram algumas telhas da cobertura da estrutura e chegaram mesmo a arrancar cadeiras da bancada

A pior classificação (10º)

Pela primeira vez nesta época estamos em 10º lugar.
Não é difícil perceber que há uma linha descendente na classificação.

A mim, pessoalmente, interessa-me garantir a manutenção o mais depressa possível. Nunca fui em euforias nem em utopias, por muito lindas que sejam. E nem se poderá dizer que há uma relação entre a polémica da UEFA e o resultado. A polémica é anterior e já houve empate na Madeira. Além disso, ontem havia a motivação extra dos 27 pontos em 20 jogos. Em vão.

Uma crise de confiança no ataque (e pouco dos reforços)

Obviamente que todos esperávamos muito dos reforços.
Dois deles já se estrearam, um ainda não.
E do que se viu não há razão para grandes entusiasmos (esta é uma análise muito preliminar, como é óbvio):
- Nelson Oliveira tem boa técnica e bastante vontade, mas percebe-se a inexperiência e a dificuldade de se 'relacionar' quer com os colegas quer com os defesas;
- Bruno Moraes foi uma nulidade total. O jogador que me desculpe, mas não se viu um pormenor de jeito em 45 minutos. Será normal, por causa da longa pausa? Estará com receio? Falta de confiança? Precisa de ser titular?

Parece-me que poderá haver uma crise de confiança no ataque (coincidência os últimos golos terem sido marcados por Wires e Faria?) e uma excessiva dependência de Bruno Gama (o que é mau para o próprio jogador). Relacionada com a saída de Tomás? Fogaça, que era o suplente de Tomás, poderá estar pronto! E falta ver o outro reforço.

21.2.10

20ªj - Paços - Triste

Não sei que motivo levou a que a equipa estivesse tão triste. A sério que não. Objectivamente o Rio Ave teve mais do que oportunidades suficientes para vencer o jogo. Na boa. Mas esteve o tempo quase todo numa estranha e melancólica atitude de quem tem uma azeitona no prato e não lhe consegue espetar o garfo.

Acho que o treinador hoje esteve ao nível da equipa ao lançar um caos no terreno ao intervalo. Chegaram a ser quatro avançados no terreno e às vezes confundiam-se mais do que produziam, Gama improdutivo, Chidi igual, Moraes completamente a leste e Nélson Oliveira com muita vontade, mas só isso. No meio-campo foi a luta de sempre com Vilas Boas a ser de novo o melhor, Vítor Gomes a não ser esclarecido, mas a deixar tudo no terreno e Wires a não ser brilhante mas a cumprir. Atrás, com excepção do desastrado, lento e sempre fora de sítio Sílvio todos mais ou menos cumpriram. Sofremos 2 golos, mas não os crucifico, porque o ataque esteve mil vezes pior.

Brito nota 1. Perdemos e ele não teve a equipa motivada o suficiente para quase arrumar já hoje o assunto manutenção. Que sirva de exemplo e neste aspecto acho que ainda bem que a derrota aconteceu agora que ainda faltam 10 jogos.

(Paços) Quando Bruno Gama e a defesa não estão bem...

É certo que o Paços de Ferreira teve sorte na primeira parte (um lance, um golo!), mas a mim ficou-me a ideia de que faltou sempre alguma coisa ao Rio Ave. E na segunda parte isso ainda foi mais visível. Talvez o empate até se aceitasse, mas temos que ver que o Paços também teve algumas oportunidades de marcar (o Paços é boa equipa, sem margem para dúvida).
Como analiso individualmente, houve jogadores muito abaixo do que seria de esperar, a começar pela defesa (o pior jogo da defesa do Rio Ave, esta época, que eu tenha visto). Se a isto juntarmos um Bruno Gama encolhido e infeliz (todos os jogadores têm maus dias, hoje foi a vez de Bruno) e um ataque que não deu uma para a caixa, temos a explicação para a derrota e, penso, para a tal sensação de 'vazio' em que me encontro.
Capela não só não é um bom árbitro como não fez uma boa arbitragem, mas não foi por ele que o Rio Ave perdeu. O penalti que Faria fez pareceu-me claro e a falta de Wires é merecedora de amarelo. O resto são pormenores mais ou menos significativos...
Escolher o melhor em campo não é fácil (se Gaspar, Faria e Bruno Gama estiveram abaixo...), mas Vilas Boas foi o que menos errou e esteve bem ao seu nível. Não faço mais nenhum destaque (e isso também é revelador...).
Para Brito nota 1: se frente ao Leixões lhe atribuí responsabilidades pelo ânimo geral, hoje tenho de dizer o contrário. E parece-me incompreensível que tenha deixado Chidi em campo tanto tempo. Chidi está a começar a ganhar muitos anticorpos na bancada (e não é por mim...) e Brito deve protegê-lo.

(Paços, um a um) Desastre colectivo

(as do Gil a verde)

Carlos 2 (mal batido no segundo golo?) 2
Zé Gomes 1 (quase sempre desastrado) 3
Gaspar 2 (mais desinspirado do que o costume) 3
Faria 2 (algumas falhas complicadas, e até marcou) 2
Sílvio 1 (acertou uma?) 1
Vilas Boas 2 (o que menos vezes falhou) 3, o melhor em campo
Wires 1 (cartão bem mostrado no primeiro minuto e uma exibição condicionada a partir daí; jogou 45 minutos) 1
Vítor Gomes 2 (muito interventivo, grande raça, mas poucos resultados; podia e devia ter rematado mais vezes) 2
Nelson Oliveira 1 (tem toques de classe mas parece muito inexperiente) 1
Bruno Gama 2 (quando o melhor jogador do Rio Ave está desinspirado, o Rio Ave está desinspirado) 1
Chidi 1 (vejam aqui porquê, por favor) 1
Bruno Moraes 1 (muito fraco; é melhor ir aos treinos...) 1
Tarantini 1 (1+, foi o melhor dos suplentes, mas só porque os outros foram muito maus) 2
Sidnei 1 (nada de jeito) 1

Aviso aos jogadores

Hoje quero sair do estádio com os 3 pontos.

Estamos entendidos?

Tomás arrasa nos Emirados

Primeiro jogo, dois golos!
«Cajuda classificou a exibição o ponta-de-lança como "incrível"»


PS - a jogar assim não regressa em Julho! E isso é mau. É certo que ganharemos algum, mas os golos de Tomás são um bem precioso.

20.2.10

Futsal: derrota com Sporting

1-3 foi o resultado final, num jogo em que ficaram patentes algumas diferenças óbvias entre as equipas. O Rio Ave bateu-se bem, mas sentiu muitas dificuldades sobretudo quando o adversário jogava mais rápido.

(Paços) convocatória na máxima força (e sem surpresas)

Brito chamou 20 para o jogo de amanhã:
Guarda-redes: Carlos Fernandes e Mora.

Defesas: Gaspar, Jeferson, Fábio Faria, Zé Gomes e Sílvio.
Médios: Ricardo Chaves, Vitor Gomes, André Vilas Boas, Adriano, Wires e Tarantini.
Avançados: Evandro, Wesllem, Chidi, Bruno Moraes, Sidnei, Nelson Oliveira e Bruno Gama.

Algumas notas:
- só cinco defesas (um no banco apenas) e sete avançados;
- Não há surpresas na convocatória: ficam de fora os lesionados (Magno e Bruno mendes) mais aqueles que têm ficado: Valdir, Terroso, Fogaça, Felipe Alberto e Trigueira.
- Wesllem e Adriano? na bancada;

Do treino desta manhã

Bruno Mendes no ginásio e Magno à parte.

Destaque para o treino especifico de bolas paradas a que Fábio Faria e Bruno Gama se dedicaram.
Gama mostrou especial pontaria apontando alguns excelentes golos. Que se repitam amanhã!

Esta é para te inspirar para amanhã, 77!

«a very fast and creative player who has good technique on the ball»

19.2.10

Brito quer fazer 27 pontos domingo

«Embora todos os jogos sejam decisivos, reconheço que uma vitória permite à equipa somar 27 pontos, o que nos deixa com uma boa margem para aquilo que são os nossos objectivos. Importante é não marcar passo», atirou Carlos Brito na conferência de imprensa de antevisão ao encontro de domingo (16 horas) com o Paços de Ferreira»;

PS - vamos reencontrar Livramento (e Danielson?).

O árbitro para domingo: esperar o pior

João Capela, eis o nome do árbitro que vai estar no Rio Ave - Paços de Ferreira.
Se a vossa memória não vos ajudar, eis o que quero dizer!

18.2.10

Brito vai poder apresentar o melhor onze...

... no domingo, sem lesões (em jogadores-chave) ou castigos.

Duas dúvidas:
- Vítor Gomes ou Tarantini (porque parto do princípio de que Wires é intocável)?
- Bruno Moraes a titular (sai Chidi) com Nelson Oliveira e Bruno Gama?

Miguel Lopes: o FC Porto...

... não tinha até final de Janeiro para decidir (ou não...) comprar o resto do passe?
(não tenho a certeza)

Bruno Gama resiste no pódio dos mais atacantes

Di Maria caiu para 4º; Varela passou para segundo, mas Bruno Gama resiste no terceiro lugar (Alan, do Braga, é líder).

O meu comentário: nos quatro primerios lugares estão jogadores do Braga, Benfica, FC Porto e Rio Ave! Ainda por cima, o Rio Ave não é uma equipa de muito ataque (a 8ª equipa com mais ataques...), o que só valoriza Bruno Gama! Penso que hoje já ninguém tem dúvidas sobre a qualidade de Bruno Gama e a mais-valia que é para a equipa. A mim nunca me enganou!

22ª jornada: Rio Ave - Naval é sábado às 19h

e não dá na televisão!

PS - nenhuma equipa nos marcou três golos, a não ser a Naval; em nenhuma circunstância marcámos dois golos e perdemos! Só com a Naval!

A última vez de Fogaça

foi na 8ª jornada, suplente não utilizado contra o Braga. O jogador tem passado por peripécias várias e deve ser dos jogadores mais frustrados do plantel.

Poderá Brito no domingo chamar o brasileiro pelo menos ao banco? E trocar Chidi por Moraes no onze inicial?

Wires

Não é que houvesse dúvidas, mas N' A Bola Wires esclarece tudo: é UÍRES que se deve pronunciar o seu nome.

17.2.10

Grande jogo de futsal em perspectiva (sábado)

O Rio Ave recebe o Sporting para a Taça de Portugal.
Sábado às quatro da tarde.

Wires, o homem que dá pau em meio mundo!

Há três jogadores do Rio Ave nos onze mais faltosos. Dois deles são do meio campo. E nenhum deles é Vilas Boas! Wires lidera a tabela nacional, depois aparece Bruno Gama (em terceiro) e em 11º Vítor Gomes. Ou seja, nenhum da defesa.

PS - Apesar disto, o Rio Ave é apenas a quarta equipa mais faltosa...

Ainda o regresso de Tomás (ACT)

Hoje é A Bola que recupera o tema: «Se o jogador continuar no Al-Sharjah ou se preferir dar outro rumo à sua carreira, o Rio Ave terá sempre de ser indemnizado, por quebra do que ficou definido nem há um mês».

PS - nem o JVC nem A Bola esclarecem em quanto é que o Rio Ave será indemnizado mas é possivel dizer que não são 50 mil euros...; de qualquer forma, o que interessa mesmo é o regresso de Tomás, apesar de Cajuda já ter dito que o quer mais uma época

(O nosso amigo 'aqueduto' não precisava de citar A Bola; se a nossa informação lhe passou despercebido, tinha o JVC...)

ACTualizo: Tomás já treina no Sharjah, mas ainda não é opção para o próximo jogo.

Os 19 jogos de Gaspar, os mil minutos de 10 e as 15 vezes de Evandro no banco

Gaspar continua a impressionar: 19 jogos, 19 vezes titular. Leva 1710 minutos, mais 60 do que Bruno Gama, que também tem 19 jogos, 19 vezes titular, mas foi substituído.
Há 10 jogadores com mais de mil minutos nas pernas (Gaspar, Zé Gomes, Gaspar, Faria e Sílvio, Vilas Boas, Wires e Vítor Gomes, Bruno Gama e Tomás, o que significa que o lado esquerdo da defesa é a grande incógnita: Chidi e Sidnei estão nos 900 minutos).
Magno já foi 6 vezes o 19º e Evandro 15 vezes suplente não utilizado;
Sílvio, Vilas Boas e Wires já viram sete amarelos, mas estes dois últimos também um vermelho.
Tudo isto e muito mais aqui;

16.2.10

Brito, o mais democrático dos treinadores portugueses!

A propósito disto, O Jogo lembra hoje «a tendência de Carlos Brito para dividir os pontos com os adversários. A carreira do técnico na liga principal confirma-o, pois quatro equipas que treinou já terminaram em primeiro lugar no campeonato dos empates: o Rio Ave em 2003/04, com os mesmos 12 de Marítimo e Leiria, e em 2004/05, isoladíssimo, com 17; o Boavista em 2005/06, juntamente com o Marítimo (ambos com 14); e o Leixões em 2007/08 novamente com 14, número registado também pela Académica»

Vilas Boas pronto para domingo

Com o regresso do capitão, suponho que Tarantini será sacrificado.

Mau ataque, bom ataque

O Rio Ave já marcou 18 golos e tem o 9º ataque mais concretizador da Liga a par com o Guimarães e Paços. Atrás de nós na tabela, a Académica tem 24 golos. Mas estes 3 adversários têm mais golos sofridos.
É menos de um golo por jogo, mas continuamos a marcar mais do que sofremos: 1 golo marcado a cada 95 minutos, 1 sofrido por cada 100, ainda a única equipa abaixo do 5º lugar com diferença positiva de golos.

O Paços, adversário da 20ª jornada, tem uma curiosa proximidade dos nossos números: tem mais 2 golos marcados fora, mas mais 4 sofridos em casa. E sim, fora marca mais do que sofre e pontua mais que em casa. São a 6ª melhor defesa da Liga, mas o Rio Ave é a 5ª. E o Rio Ave nos últimos 3 jogos marcou mais golos (5) do que em qualquer outro período da Liga.

Tudo somadinho, parece que vai dar um jogo bem renhido. Que contudo eu espero vencer.

O futuro de Evandro

Tal como aqui se escreveu, não haverá rioavista que nas próximas décadas não se lembre de Evandro - e não será apenas pelo 'milagre' de Santa Maria da Feira, também pelas belas jogadas que fez e bons golos que marcou (ou seja, pelas muitas alegrias que nos deu ao longo de dez épocas).
Mas isso não impede que se diga claramente que esta será a última época de Evandro no Rio Ave (o que não significa que se seja a sua última época como jogador de futebol, depende de si querer ou não continuar).
Por mim, e como tudo tem um princípio e um fim, acho que o Rio Ave deveria, depois de comunicar atempadamente ao jogador que não pretende renovar, fazer-lhe uma justa homenagem. De preferência esta época, se possível no último jogo do campeonato em Vila do Conde. Seria sinal de que tudo foi tratado com dignidade e de que não se iria repetir o folhetim Niquinha (de que, continuo a pensar, não saímos bem...).

Wires, Rei...no Carnaval!

Wires (Uaires, como dizia aquele jornalista da Madeira) foi o rei da jornada, com 27 pontos, mais três do que os segundos classificados (Gaspar e Bruno Gama, com 24). E para se perceber como três pontos de vantagem são, neste contexto, muito, refira-se que a partir do segundo lugar estão todos separados por um ponto. Foi, portanto, uma vitória inequívoca. Com 23 aparecem três jogadores, com 22 mais três e por aí adiante.
Não se pode dizer que Nélson Oliveira tenha tido uma boa estreia, uma vez que foi o titular menos pontuado (19, mais dois que Chidi, o segundo pior).
Bruno Moraes somou os seus primeiros 12 pontos e desta vez não houve nenhum suplente com mais pontuação do que um titular (Sidnei, com 18, quase conseguia).

Nota: foi a primeira vez que Wires liderou a jornada, mesmo não tendo sido a semana em que obteve mais pontos.

15.2.10

Carlos Brito no Sporting

por troca com Carvalhal que vem para o Rio Ave?

Está aqui, não sou eu que digo...

(e quem é o Aires?)

O espantoso equilíbrio dos números

Qual é a equipa com mais empates? O Rio Ave, com 9. O Rio Ave e o Olhanense. Mas o Rio Ave tem cinco vitórias e cinco derrotas. Tudo empatado (o Olhanense só três vitórias). Também nos golos marcados e sofridos o equilíbrio é espantoso: 18 marcados (só há cinco equipas com menos) e 17 sofridos (só os quatro primeiros classificados têm menos).

Brito e a renovação

Entre esta notícia e esta declaração há algumas diferenças: «O técnico garantiu que não pensa na questão "em nenhum momento", mas confessou ter ficado "satisfeito pelo interesse"».

As minhas especulações:
- Brito, como qualquer outro treinador, gostaria de treinar uma equipa mais ambiciosa. Uma equipa que lutasse pela Europa ou, quem sabe, mesmo mais. É legítimo e compreensível. Mas difícil de acontecer nos próximos tempos; primeiro porque essas equipas estão 'servidas', depois porque Brito teve algumas oportunidades que, à excepção do Rio Ave, não correram bem (não digo que tenham sido fracassos, mas também não surpreenderam); finalmente porque - pela sua maneira de ser - Brito não cria 'mercado'; Brito é um treinador jovem, mas todos os anos aparecem treinadores mais jovens, uma espécie de 'filhos' de Mourinho, que vão ocupando os lugares disponíveis. Brito tem consciência disso, o que não quer dizer que não haja essa ambição. Penso que o mais importante é manter-se activo. Porque cada época que passa no activo é mais uma época em que Brito se destaca como o treinador com mais jogos no campeonato. Jesus? Jesualdo? Bento? Não, Brito!
Vamos lá, então, renovar! Eu acredito que isso vai acontecer.

Ainda sobre a acreditação para a UEFA (V)

Desenvolvimentos:
- «O clube tomou a opção de não se inscrever atempadamente, uma vez que "seria muito complicado ficarmos nos cinco primeiros lugares", explicou António da Silva Campos, presidente da Direcção, afirmando ainda que, caso o Rio Ave atinja a final da Taça de Portugal, "logo se verá como se interpretam" os regulamentos que falam numa inscrição "a título excepcional". "Vamos jogar com o FC Porto as meias-finais e depois veremos, mas lembro que o objectivo do Rio Ave esta época passa pela permanência e ainda temos que assegurá-la", completou o dirigente»;
- «O técnico Carlos Brito, na antevisão ao jogo com o Nacional, revelou "não fazer a mínima ideia" sobre a não inscrição da equipa nas competições europeias da próxima época, "apenas o que saiu nos jornais"»

O meu comentário:
1) explicação fraquinha de ASC; pelos 2500 euros não foi de certeza; pelo trabalho que daria a preencher também não, porque em anos anteriores a inscrição fez-se; por descuido?
2) tenta a inscrição a título excepcional parece fora de hipótese, mas veremos (parece mesmo que fomos apanhados com as calças nas mãos!);
3) a resposta de Brito parece-me ser indiciadora de alguma incomodidade;
4) ainda bem que ontem, na Madeira, os jogadores deram uma resposta positiva ao caso;
5) O silêncio [na não utilização do site para esclarecer os sócios] foi uma opção lamentável; assumia-se o erro e pronto.


A propósito, outro leitor (Alexandre Saraiva Dias) contactou-nos via email; eis um excerto da longa mensagem: «A minha satisfação para com o desempenho da actual direcção é total: armou uma equipa ganhadora e tem todo o mérito nesse trabalho. Espero que, em comunhão com os sócios, trabalhem juridicamente na viabilidade do «enquadramento de excepção» quanto antes – não vamos esperar pela eliminação do Porto! – e que viabilizem a vontade dos sócios (se para tal for necessário faça-se aprovar em Assembleia-geral) de inscrever o nosso Rio Ave no próximo mês de Dezembro»

Manuel Machado outra vez infeliz

É a segunda vez que Manuel Machado diminui o Rio Ave, mesmo que não seja essa a sua intenção: «contra equipas que se apresentam como o Rio Ave, não é fácil fazer bons espectáculos. Joga com linhas muito baixas, curtas e encorpadas, de uma forma muito organizada defensivamente, esperando numa transição fazer um golo e quando assim é, normalmente os jogos têm um sentido único e não deverá ser um espectáculo muito agradável para quem a eles assiste».

O meu comentário: até gosto de Manuel Machado, mas acho que não está a seguir o melhor caminho. Até porque o Rio Ave-Nacional da primeira volta foi um bom espectáculo! A verdade é que o Rio Ave jogou três vezes com o Nacional e somou uma vitória, além de dois empates. Os números não mentem, caro Machado.

14.2.10

(Nacional) Um empate que podia ter sido mais?

O Rio Ave empatou a um golo frente ao Nacional.
Wires marcou o golo do empate, num jogo que fica marcado:
- pela estreia a titular de Nélson Oliveira (que não parece ter sido uma mais-valia);
- pela estreia no campeonato de Bruno Moraes (jogou os últimos 15 minutos);
- pelo golo de Wires, que é o segundo melhor marcador da equipa, com três golos (os mesmos de Bruno Gama);
- pelo penalti que o árbitro não assinalou a favor do Rio Ave;
- pelos 24 pontos alcançados, que significam a possibilidade de atingir um objectivo de início de época;
- pela boa exibição, que podia ter dado outro resultado!

Empate com Nacional

1-1, com um bom desempenho pelo que pude ouvir na Linear. Golo de Wires, 5 minutos após o Nacional se ter adiantado.

Para o objectivo de garantir a permanência foi bom, uma vez que o Belenenses perdeu e o Leixões empatou. Terceiro jogo sempre a somar pontos, o que iguala a segunda melhor série de resultados desta Liga, entre a 4ª e 6ª jornada. Para os 27 pontos há agora que vencer o Paços em casa.

Justiça para Evandro

O facto passou-me completamente ao lado e não devia.

Evandro fez 36 anos na sexta-feira! Parabéns Evandro! É a 10ª época que levas connosco, é uma vida de dedicação a um clube de futebol. Nesta década deste-me alegrias imensas e estou-te muito grato por isso! Sei que a tua carreira não se esticará eternamente, mas pela parte que me toca, devo dizer-te que foi uma boa carreira a que fizeste ao serviço do melhor clube do mundo, o nosso RIO AVE!

Parabéns Evandro! Que hoje na Madeira em campo tenhas uma prenda ao nível do que mereces!

«O Rio Ave merecia ter mais pontos»; adivinhem quem diz?

«Vamos defrontar aquela que para mim, depois dos três primeiros classificados, é a melhor equipa do campeonato. O Rio Ave merecia ter mais pontos que tem, pelo equilíbrio que mostra nos jogos, tanto ofensivo, como defensivo. É uma equipa muito bem arrumada, e concerteza vai trazer muitas dificuldades para o Nacional», diz o guarda-redes do Nacional, Bracalli.

É para nos adormecer logo????
Cuidadinho, malta!

Juniores perdem com FC Porto (ganhavam aos 89 minutos!)

«Um golo de Dias, em cima dos 90 minutos, permitiu ao FC Porto sair de Vila do Conde com um triunfo tangencial sobre o Rio Ave, e regressar ao comando da Zona Norte. Os dragões sentiram dificuldades para se imporem, tiveram sempre de correr atrás da desvantagem - aos 88 minutos perdiam por 2-1 - mas em dois minutos deram a volta ao marcador.» (O Jogo)

Estranho!

«Bem perto da Póvoa, em Vila do Conde, existe outro exemplo de um casal que vive há décadas no Estádio dos Arcos, recinto do Rio Ave, exercendo a sua actividade profissional nos serviços do clube, zelando pelo recinto e tratando dos equipamentos das várias equipas do emblema da foz do Rio Ave. Também neste caso, o estádio dos vila-condenses "acompanhou" o crescimento desta família, a quem a direcção do Rio Ave não permitiu partilhar ao DN as suas experiências e testemunhos de dedicação ao clube» (Diário de Notícias)

13.2.10

Brito na última vitória no Nacional

«Curiosamente, o técnico esteve presente, ainda como jogador, na última partida em que o Rio Ave venceu na Choupana, na época de 1995/96, algo que Brito afasta como talismã para este desafio. "Não estou à espera que inspire a equipa. Hoje temos um Nacional com outras ambições, que passam por um lugar europeu", disse o técnico, acrescentando: "Espero que a minha equipa esteja à altura de corresponder às exigências deste desafio"» (Lusa)

Tomás assinou pelo Rio Ave antes de partir

O JV desta semana confirma a notícia que aqui deixei uns dias antes de Tomás partir para as arábias: «assinou contrato para a próxima época, assumindo mesmo o pagamento de uma indemnização no caso de não vir a cumprir tal contrato».

O meu comentário: João, és grande!!!!!

12.2.10

Dúvidas no meio campo?

O Jogo diz que Wires ou Chaves são a dúvida no meio campo para domingo.
Acho que O Jogo está enganado.
O meio campo vai ser Wires, Vítor Gomes [não sei se por esta ordem ou ao contrário] e Tarantini [sem ninguém dar por isso, Tarantini transformou-se numa opção indiscutível para Brito].

Um início de Abril quentinho...

Vejam na coluna da direita como será Abril: vamos a Alvalade, recebemos o FC Porto e vamos ao Dragão (Taça). Em 11 dias!

PS - temos as próximas quatro jornadas para fazer 6 pontos e 'fechar' o campeonato; a partir daí podemos pensar de outra forma.

(Nacional/convocados): Bruno Moraes confirmado; Vilas Boas de fora

Brito leva 19 à Madeira:
Guarda-redes: Carlos e Mora.
Defesas: Jeferson, Zé Gomes, Fábio Faria, Sílvio e Gaspar.
Médios: Ricardo Chaves, Vítor Gomes, Adriano, Wires e Tarantini.
Avançados: Evandro, Wesllem, Chidi, Bruno Moraes, Sidnei, Nélson Oliveira e Bruno Gama.

Notas: Bruno Moraes aí está!
Vilas Boas (tal como Magno) não recuperou, mas Jeferson está.
De fora, além de Felipe Alberto, Trigueira, Valdir, Fogaça, Bruno Mendes e Terroso (ambos também com um problema físico)
Sete avançados (para cinco médios e cinco defesas) e Fogaça ainda não está!!!

Fazer 27 pontos nos próximos dois jogos

... vale os próximos prémios de jogo para a equipa. Por isso, vamos lá conseguir um empate e uma vitória nesses dois jogos.

PS - 10 jogos 15 pontos foi conseguido; agora 20-27 e depois 30 jogos 37 pontos??

Vilas Boas apto para a Madeira?

Será que a sua ausência não é assim tão segura?

Vilas Boas é um dos indiscutíveis no plantel do Rio Ave. Somos uma equipa mais forte com ele! Por isso...

Rio Ave - Naval na final

João Ricardo Pateiro avisou-me antes do sorteio: vai ser Rio Ave-Naval!
Depois do sorteio, o João explicou-me: sonhei com esse jogo; pensei que seria na meia final, mas, pelos vistos, será na final.
Lá estaremos - sinal da fé nas previsões do João, a festa já começou!

E quem pensa o mesmo é super-Gaspar: «infelizmente para eles nós vamos jogar. Vamos ter que jogar esse jogo»

Ainda sobre a acreditação para a UEFA (IV)

A notícia foi conhecida na terça-feira; hoje é sexta. Na terça à noite houve reunião da Direcção. O silêncio mantém-se. Parece claro que não existirá uma explicação pública aos sócios e adeptos relativamente ao que se passou (nem por se perceber que existe um sentimento mais ou menos generalizado de revolta ou, pelo menos, de desânimo). Mais uma vez: lamento.

Espero, ao menos, que a situação tenha sido devidamente explicada aos jogadores [vejam a coincidência de datas desta declaração de Vítor Gomes]!

11.2.10

Taça e Europa

Já sabem o que eu penso da Taça: por norma só estorva.

E de repente está de novo a estorvar, mesmo que nos tenha saído o Porto na meia-final. Mas vamos por partes: tivéssemos perdido em Braga estaria alguém a discutir a acreditação para a Europa? Se calhar ninguém se lembrava do assunto porque não era pertinente. Mas agora, maldita pertinência, maldita Taça! Não pretendo desculpar ninguém, mas na preparação da época, esse deve ter sido o último ponto na lista de prioridades. E em Dezembro o assunto pode ter passado em claro por haver um hiato de dois meses entre jogos da Taça de Portugal. Terá sido falta de experiência, de lembrança, de cuidado, mas o que quer que tenha sido, veio mostrar que por vezes a história se repete e que por termos memória curta, nem sempre os nossos erros nos ensinam alguma coisa. O sentimento de frustração não desaparece, porém. Terá sido uma decisão consciente do clube em não se acreditar? Seja como for, uma palavrinha da Direcção não ficava mal.

Por outro lado, esta regra da acreditação é um bocado parva. Terá o Pinhalnovense pedido acreditação? Imaginemos que tinha vencido a Naval, agora jogava com o Chaves e que os eliminava [ACT: a questão não se põe porque o Pinhalnovense, ao contrário, por exemplo do Chaves, não disputa uma competição profissional; para os clubes não profissionais o prazo é prorrogado]. Na final com o Porto (que pode ter acesso às competições europeias de outra forma), cruzes credo... Europa fora de questão porque um pequeno clube nunca imaginou ir tão longe numa competição interna. Mude-se esta regra. É quase como dizer a um guarda-redes que marque um golo que o mesmo não vale, porque ele está ali para defender e não para marcar. O Trigueira agradecia... E mais uma vez: maldita Taça que só estorvas! E não és nada amiga, que diabo! Guimarães, Braga e agora os andrades? Fónix...

Taça: Rio Ave - FC Porto (porra!)

Correu mal, pronto.

Há mais alguma coisa a dizer?
Numa eliminatória a uma só mão, em Vila do Conde, ainda poderíamos ter as suas chances. Agora a duas mãos, o FC Porto terá sempre mais hipóteses (ainda por cima o primeiro jogo é em Vila do Conde; Os jogos do conjunto vilacondense vão decorrer nos dias 24 de Março, primeira-mão, e 14 de Abril, segunda-mão).
Como dizia esta semana o treinador da Académica, 95% de hipóteses para o FC Porto

PS 1- claro que não entramos em campo derrotados, mas a lei do mais forte...

PS 2 - salva-se a receita, ao menos

PS 3 - a polémica da UEFA perde sentido?

Coentrão: 20% são três milhões (mas - quase - nada para nós)

O Benfica vendeu 20% do passe de Fábio Coentrão por três milhões de euros a um fundo de investimento em jogadores.

Cá para mim o Benfica vendeu os 20 % que eram do Rio Ave. Sim, que eram, porque já tive oportunidade de confirmar o negócio. Basicamente o Rio Ave tinha 20 por cento do passe numa hipótetica venda, mas a esse valor - garantiu-me o presidente - teriam de ser deduzidos alguns valores, como o dinheiro que o Benfica já gastou com o atleta (com ordenados?) ou uma percentagem para o empresário. Ou seja, de acordo com a Direcção, o Rio Ave arriscava-se a não receber nada (como já tinha antecipado aqui). Por isso, a ideia foi garantir desde já uma verba de algumas centenas de milhar de euros em vez de ver o pássaro a fugir.

O meu comentário: manifestei a minha opinião atempadamente e tenho seguido o caso com interesse. Agradeço a disponibilidade do nosso presidente para me explicar o negócio e tenho de respeitar - com os dados que possuo - as suas opções. Mas, no mínimo, fica uma certa sensação de que, quando Fábio Coentrão foi vendido, os futuros interesses do Rio Ave não tenham sido bem acautelados. Estarei errado? Talvez numa próxima AG Paulo de Carvalho o possa explicar. Este espaço está disponível para isso (nomeadamente para que nos possam explicar o conceito de mais valia líquida»

Ainda sobre a acreditação para a UEFA (III)

Desenvolvimentos de um caso ainda sem explicação:
- são 2500 euros, não reembolsáveis é certo, mas apenas 2500 euros para licenciar os clubes para as provas da UEFA! 2500 euros não pesa nada num orçamento de 4 milhões!
- a minha grande dúvida: qual o impacto desta decisão/notícia no balneário, sobretudo se a equipa soube pelos jornais? Já alguém lhes explicou o que se passa?

Um nosso leitor, Miguel Dias, enviou-nos, via e-mail, um comentário sobre o caso. Por ser muito extenso para otamanho normal dos nossos textos, não o podemos reproduzir na íntegra, mas aqui fica um excerto que me parece relevante do seu ponto de vista: «quero aqui expressar o meu contentamento com o trabalho levado a cabo pela presente direcção, pelo menos os resultados desportivos e financeiros que vêm a público parecem justificar essa satisfação. Também por isso, não é fácil escrever sobre esta questão, muito menos fazê-lo em poucas linhas, mas vou tentar ser o mais conciso possível. Acima de tudo, para tentar explicar por que razão me parece absolutamente intolerável esta situação, duplamente inadmissível se pensarmos que é reincidente. Ainda tenho alguma esperança que tudo não passe de um mal entendido, e que venha alguém desmenti-lo nas próximas horas. Pois se assim não for, tenho a certeza que muitos se sentirão tão defraudados e traídos como eu (...)»

10.2.10

Brito não quer renovar? Não pode passar de Maio!

Pelo menos é o que se percebe desta notícia: «Carlos Brito também não fecha a porta a uma eventual saída e os convites (mais aliciantes)apenas podem ter lugar no verão. Depois de passagens por Boavista e Nacional, o treinador, que em Vila do Conde espreita novamente a Europa, gostava de voltar a orientar um emblema que assuma fasquias mais elevadas».

O meu comentário: assim à primeira vista não é uma posição muito agradável para o Rio Ave; eu fico se não tiver mais ninguém? Gostava que Brito explicasse isto de viva voz e acho que a Direcção deve estabelecer um prazo. Obviamente que não podemos ficar à espera que apareçam convites para Brito. É preciso preparar a nova época (com Brito, como desejo, ou sem Brito) e em Maio a questão tem de estar resolvida.

Ainda sobre a acreditação para a UEFA (II) (ACT)

Eis o que se pode saber:
- O Rio Ave sabia que o prazo para licenciar terminava a 20 de Dezembro mas não se quis inscrever;
- O argumento, tanto quanto percebi, é este: o Rio Ave não tinha aspirações para uma classificação europeia;
- O licenciamento custa dinheiro (3mil euros? 5 mil euros?) mas não foi isso que levou à não inscrição;
- A vitória frente ao Guimarães, para a Taça, mudou um pouco a perspectiva dos nossos dirigentes; daí agora falar-se em querer fazer a inscrição;

A confirmarem-se estas informações, eis o meu comentário:
1) A decisão de não licenciar o Rio Ave não foi estratégica, antes de curto-prazo (como não temos perspectivas já não queremos); acho mal. Porque, afinal, se houvesse hipóteses já faria sentido esse licenciamento. Daí agora esta tentativa apressada;
2) Eu gosto de decisões estratégicas, pensadas com base em bons critérios: não vamos porque não temos condições; vamos porque somos ambiciosos [aqui entra o factor da motivação dos jogadores, que gostariam de disputar uma prova europeia; teria de se lhes explicar que ganhar a Taça de Portugal e não ir às competições europeias não é incompatível]; Posso não concordar mas respeito-as, agora assim...
3) Na dúvida, por 3 mil euros, devia ter sido feito o licenciamento; não aprendemos com os erros do passado, e isso é triste;
4) Aguardo que a Direcção divulgue uma explicação aos sócios, através do site, por exemplo;

ACtualizo: são 18h desta quarta-feira, a polémica está instalada há mais de 24 horas e nem uma informação oficial. Isso, caro ASC, é, entre outras coisas, uma falta de consideração pelos sócios e adeptos.

Bruno Moraes convocado

... para o jogo de domingo frente ao Nacional.

Sem Vilas Boas na Madeira. Com Vítor Gomes?

Parece certo que não teremos Vilas Boas na Madeira.

Brito tem duas opções mais ou menos lógicas: Wires e Ricardo Chaves. Para mim, a opção seria outra: Vítor Gomes (gostei bastante de o ver na segunda parte frente ao Leixões, nesta posição; mas também gostei muito de Wires em Braga, só que a defesa-direito)

9.2.10

O Rio Ave não se inscreveu na UEFA (ACT)

De acordo com o Record, o Rio Ave não pediu o licenciamento para a UEFA, que tinha de acontecer até 20 de Dezembro. Isso significa que se formos à final e ganharmos ou, perdendo, o FC Porto for campeão, não iremos disputar a Liga Europa *.

O meu comentário: como escrevi há meses, acho que não temos condições para disputar uma prova europeia. Mas (no mundo ideal...) gostaria de ver este assunto discutido por exemplo numa AG (e gostava de saber as razões que levaram à não inscrição, [ACT] até para evitar a repetição do caso de há uns anos)...

* apesar de se afirmar que "Se os clubes não estão licenciados, não há nada a fazer, estão fora. O licenciamento devia ter sido feito até 20 de dezembro e os clubes foram avisados das consequências que sofrem quando não se inscrevem. O regime de exceção só existe para clubes não profissionais, cujo prazo termina em abril, mas não é o caso" (e que portanto, não há excepções), a mesma notícia (na versão em papel) dá a entender que o Rio Ave está a pensar pedir esse licenciamento. Em que ficamos? Não o pediu até 20 de Dezembro porquê?

A 3 pontos da salvação?

Nas 3 épocas anteriores com o campeonato a 16 equipas, somar 26 pontos foi suficiente para garantir a manutenção.

Na 18ª jornada dessas 3 épocas, o 15º classificado e primeiro abaixo da linha de água tinha os seguintes pontos:
08-09 - 14 pontos
07-08 - 15 pontos
06-07 - 13 pontos

Por curiosidade, na época passada o Rio Ave era 16º com 13 pontos, menos 10 que este ano. Tínhamos menos 5 golos marcados e mais 7 sofridos.

Os 160 ataques de Bruno Gama (ACT)

Bruno Gama é o terceiro jogador com mais ataques na Liga. 160 ataques em 18 jogos (o que dá uma média de 9 ataques por jogo).
Curiosamente - ou não - é o único avançado do Rio Ave que aparece nos 20 primeiros lugares. Digo 'ou não', porque Gama é o avançado com mais jogos realizados (18, contra os 15 de Tomás ou os 8 mais 9 a suplente de Chidi) e isso é importante (não é uma tabela de médias mas de mais ataques).

PS - Se não há Tomás para responder aos centros de Gama, marca Gama!

ACTualizo: além de muito atacar, porradinha não falta.

Os novos sócios deixaram de ser apresentados?

Nos últimos jogos em casa tem sido feita a apresentação pública de novos sócios. Uma boa ideia que domingo foi interrompida. Espero que seja isso mesmo, uma interrupção e não um fim abrupto como aconteceu com outras iniciativas do marketing (lembram-se da tentativa de animar os intervalos com as colectividades locais?).

O marketing é hoje (hoje???) uma ferramenta fundamental em qualquer negócio, mas ainda há quem ache que o marketing é coisa para jeitosos. É pena. Sendo uma área que me interessa particularmente, penso dar um contributo, quando, como tenho feito ao longo dos tempos, chamo a atenção para várias situações, desde a falta de ligação da equipa principal aos miudos das escolas do concelho (é 'criminoso' este desperdicio de capital e de investimento no futuro) até a pequenos gestos, que poderiam ajudar a criar identidade rioavista (até a homenagem a Niquinha foi o que foi...).

PS - é uma boa ideia.

Sorteio da Taça, quinta às 12h30

Chaves, Chaves, Chaves...

PS - A Linear vai transmitir em directo, com reacções em cima da hora!

Vai ser treinador do Rio Ave, um dia

Por isso - e porque foi nosso jogador - acompanho sempre com muito interesse a carreira de Daniel Ramos.

8.2.10

As substituições - FAQ

Carlos Brito já teve de se socorrer do banco por 5 vezes na primeira parte. 3 vezes por lesão (jornadas 1, 11 e 18), 1 por opção (16) e 1 por expulsão do guarda-redes, na jornada 17.

Deste quadro já vosso conhecido pode tirar-se algumas conclusões curiosas acerca das substituições, quando ocorrem e qual o resultado verificado, por exemplo; que o momento preferencialmente escolhido para a primeira substituição é entre o minuto 56 e o 65; que também é esse o momento preferido do treinador para a segunda substituição. Já para a terceira mudança no onze, o período moda é entre os 75 e 86 minutos.

Aquando da primeira substituição estávamos a vencer em 4 ocasiões, empatados em 9, a perder em 5. Para a segunda tivemos 5 vitórias, 9 empates, 4 derrotas. Na terceira, 6 vitórias, 7 empates e 4 derrotas. Os empates somam 25 substituições, a vitória 15 e a derrota 13.

Em média, a que minuto ocorrem as substituições? A 1ª aos 47 minutos, a 2ª aos 65 e a 3ª aos 80.

E que relação existe entre o resultado e o minuto em que ocorrem as substituições?
No caso da 1ª substituição, se o resultado for vitória, a média diz-nos que a substituição ocorrerá pelo minuto 63. Em caso de empate, o minuto 40 (este número está baixo devido às 4 substituições forçadas). A perder o minuto 48.
2ª substituição: com vitória o minuto 71, com empate o 65, com derrota o 57.
3ª substituição: com vitória o minuto 82, com empate o 79, com derrota o 78.

E que tempo demoram entre si as substituições?
Entre a 1ª e a 2ª em média 20 minutos. Em 2 jornadas (7ª e 8ª), estas substituições ocorreram ao mesmo tempo. A menor diferença, excluindo as jornadas em que ocorreram em simultâneo, foram 3 minutos na 9ª jornada e a maior 55 minutos logo no 1º jogo do campeonato.
Entre a 2ª e a 3ª em média 16 minutos. Menor diferença em 6 minutos nas jornadas 1, 5, 6 e 10 e a maior diferença 34 minutos na 17ª jornada.
Entre a 1ª e a 3ª em média 33 minutos. A menor diferença ocorreu na 6ª jornada com apenas 6 minutos de intervalo e a maior com 78 minutos de diferença registou-se no 17º jogo.

Rio Ave recupera goal average positivo

e é a única equipa abaixo do 5º lugar que tem mais golos marcados que sofridos.

Bruno gama o 'rei do Ave' a Gaspar? ACT

(ACTualizado com os resultados que faltavam:) Bruno Gama é o vencedor destacado, tem 39 pontos, contra 34 de Gaspar. Silvio e Faria estão empatados com 30. Tarantini aparece logo a seguir, com 29.
Vilas Boas e Sidnei são os titulares menos pontuados (20), mas Vilas Boas saiu cedo. Wesllem, que foi suplente, fez mais 1 ponto. Nelson Oliveira somou os seus primeiros pontos, 8)

Sílvio subiu 2 posições, passando Tomás e Wires. Wesllem ganhou 3 lugares.

Brito, o ânimo e a gestão do plantel

A minha nota relativamente a Brito ficou marcada pelo aspecto desagradável que referi. Mas não falei das questões positivas (2 em 3). Quero fazê-lo agora: há muito mérito na forma como tem conseguido mobilizar animicamente a equipa quando as pernas doem. Já o disse, o Rio Ave não tem nem pode ter equipa para disputar três competições num mesmo mês. Uma coisa é o Benfica, FC Porto ou mesmo o Sporting ou Braga, outra equipas como o Rio Ave (só o FC Porto fez melhor do que nós!).
Fizemos um mês de Janeiro muito bom e com algumas adversidades pelo meio (Carlos fora, João Tomás e a apendicite). Há mérito dos jogadores, sem dúvida, mas o treinador tem de ser responsabilizado. Neste caso no melhor sentido da palavra. Brito faz uma gestão muito cuidadosa do balneário e teremos de encontrar aqui explicação para esse sucesso (mesmo quando não se percebe ou se concorda com alguma das opções).

Brito renova (ACT)

ASC diz hoje na TSF que Brito é para renovar.

Não há qualquer dúvida!

ACTualizo a 9/2: «"Esse é o nosso desejo. No entanto, ainda não falámos com o treinador, nem marcámos nenhum dia para nos reunirmos especificamente tendo em vista este assunto. Não sei, sequer, se o Carlos Brito está recetivo, mas muito sinceramente espero que sim", afirmou, esperançado, o dirigente, dando depois conta da satisfação com que tem acompanhado o desenrolar da temporada vila-condense: "Estou muito contente com aquilo que a equipa tem feito, claro. Ainda para mais depois do que sofremos no ano passado..."»

Livres:

Bruno Gama e Fábio Faria, por favor (Adriano pode ter marcado bons livres em épocas anteriores, mas nesta...)!

Ainda a vitória em Braga

A passagem do Rio Ave à meias-finais da Taça de Portugal traduziu-se num número recorde de visitas a esta página. São números impressionantes (quase 550 visitas diferentes), que mostram sobretudo uma coisa: há muita gente a interessar-se pelo Rio Ave, precisam é de motivação!!!! Ora motivação é coisa que não nos falta. E à equipa também não!

Sorteio da Taça ainda sem data

Quem esperava saber já hoje o adversário... vai ter de esperar

O ciclo que ontem se fechou

teve 9 jogos em 38 dias, 1 jogo por cada 4 dias. Começou a 3 de Janeiro com o Guimarães para a Taça da Liga e acabou então ontem com o Leixões para a Liga. (lista e datas aqui)
Nesses 9 jogos, 2 jogadores participaram em todos: o inevitável Gaspar e Tarantini. Com um total de 8 participações são 5 atletas: Mora, Sílvio, Vilas Boas, Bruno Gama e Chidi.

Quanto ao tempo de utilização, lidera Gaspar (!) que jogou 792 dos 870 minutos possíveis. Com 700 ou mais minutos e por ordem decrescente de tempo temos: Sílvio, Mora, Vilas Boas e Bruno Gama.

Confiram aqui os totais de cada jogador.

7.2.10

18ªj - Leixões - Prova superada

Ao intervalo estava aborrecido porque não houve grande futebol. Achei o Leixões mais dominador mas sem desequilibrar, enquanto que nós do meio-campo em diante vivemos daquilo que o endiabrado Gama foi capaz de fazer. Pensei que depois nos íamos ressentir do jogo de Braga, que o vento e a chuva ainda seriam mais dois adversários, mas felizmente enganei-me. Não foi perfeito, porém: Gama estava mais tapado e menos em jogo, Vitor Gomes lutava muito no míolo, mas teve duas desconcentrações que podiam ter sido fatais e ainda por cima Adriano que estava fora-de-jogo, na ânsia de marcar, retira um golo a Gaspar ao tocar na bola quando esta ia inevitavelmente entrar na baliza. A coisa começava a ficar tão cinzenta como o céu. Mas Gama lá desfez o nó, primeiro com um excelente golo de livre e depois com novo golo após boa assistência de Chidi. E de Gama tenho a dizer que das vezes que fui crítico com ele era porque esperava que jogasse mais vezes como fez hoje. E hoje foi o mais desequilibrador, correu, fintou, cruzou, marcou. O melhor dos 14 que jogaram.

Com este jogo fechou-se um ciclo terrível de muitos jogos em 2010, 9, dois deles com direito a 120 minutos de jogo, mais penalties. Foi desgastante e a equipa esteve globalmente bem. Se hoje se notasse peso a mais nas pernas teríamos de saber relativizar. Como venceu, há que enaltecer e reforçar pelo esforço extra a que tem sido submetida.

À luz disto tudo o que fica dito e por mais esta vitória fundamental rumo à tranquilidade, Carlos Brito leva de mim a nota 3.

(Leixões) Gama e mais dez? (com uma crítica a Brito)

O Leixões é um adversário fraco (vai lutar até ao fim para se manter na primeira) e o Rio Ave não fez (nem podia, sejamos claros, fazer) um bom jogo - primeira parte fraquinha, segunda mais inspirada e com mais oportunidades de golo.
A equipa entrou em campo cansada, tentando gerir o enorme  esforço - e acreditando que o golo poderia aparecer. Correu bem, mas até podia ter corrido mal. O Rio Ave, até marcar, não foi muito superior ao Leixões e na verdade só Bruno Gama (além da defesa) fez a diferença. O melhor em campo, unanimemente (e como digo abaixo, já estava a ser antes de marcar). Mostra classe, garra e objectividade no ataque. É, da defesa para a frente, o melhor jogador do Rio Ave!
A vitória é, penso, indiscutível. Justa pelo que fizemos globalmente na segunda parte, mas também o seria se o resultado fosse 1-0. O Rio Ave teve mais e melhores oportunidades e controlou sempre o terreno. Falar em sorte não faz qualquer sentido!
Para Brito nota 2. Discordo completamente na aposta em Chidi mas acho sobretudo que teve uma grande falha em não dar uma oportunidade a Terroso, quando estava 2-0 e meteu Nelson Oliveira. Obviamente que este comentário não atinge o jovem jogador que o Benfica nos emprestou, apenas Brito, que está em falha com o jovem talentoso jogador vilacondense (realmente, às vezes, ser 'da casa' é um obstáculo) . Se relativamente à opção de Chidi, discordando, respeito, no caso de Terroso manifesto a minha frontal discordância.

(Leixões) Um a uma: Gama descobre o caminho...

(notas do Gil a verde)

Carlos 2 (sempre seguro, tirando os pontapés de reposição de bola...) 3
Zé Gomes 2 (menos exuberante mas quase sempre bem) 3
Gaspar 3 (mais uma exibição magestosa do rei Gaspar) 3
Faria 3 (Gaspar inspira-o e ele não quer ficar atrás) 3
Sílvio 3 (até cair para o lado; atacou muito e quase sempre bem) 3
Vilas Boas 2 (só uma lesão o tira de campo) 2
Vítor Gomes 2 (muito melhor quando substituiu Vilas Boas e passou a jogar recuado. Teve dois lapsos que podiam ter sido fatais) 1
Tarantini 2 (não deslumbra, não marca a diferença, mas é forte aposta de Brito; podia ter marcado; roubou muitas bolas e chutou) 3
Sidnei 1 (correu muito mas fez pouco) 1
Chidi 1 (não tivesse sido o passe para o segundo golo e teríamos de abrir uma excepção e dar zero!) 1
Bruno Gama 3 (já era o melhor antes de marcar; depois...) 3, melhor do jogo
Adriano 1 (um pouco como Sidnei; vontade não lhe falta, mas parece que tudo sai mal) 1
Wesllem 1 (não agarrou a oportunidade) 1
Nelson Oliveira 2 (tocou 4 vezes na bola e mostrou qualidade; a nota é um incentivo) 1

6.2.10

Enquanto não chega o jogo do Leixões...

vejam aqui o fabuloso penalti à Gaspar!!!

Os receios de Brito para amanhã

Como se assinala em baixo, Brito só tem quatro defesas convocados (e disponíveis, mais Valdir).
Ou seja, vão jogar os quatro e não sobram opções, por força das lesões de Magno, Jeferson e Bruno Mendes.
Durante o ligeiro treino desta tarde Faria sentiu uma picada no adutor mas está convocado. Brito - com quem conversei informalmente no final desse treino - está um pouco precupado. Em caso de emergência teria de fazer recuar Vilas Boas ou Chaves. E não é a mesma coisa, claro.
A outra preocupação de Brito é o desgaste físico. Houve um jogo a meio da semana, que o Leixões não teve, e o cansaço pode ser disfarçado mas está lá.

Para os jogadores que nos lêem no estágio: ganhar ao Leixões depende de vocês! Lembrem-se do jogo que fizeram em Braga. Basta repeti-lo para somar os três pontos!!!!

(Leixões/convocatória) Bruno Moraes ainda não; só quatro defesas

Brito chamou 18 para o jogo de amanhã, que entraram em estágio:
Guarda-redes: Carlos Fernandes e Mora.

Defesas: Gaspar, Fábio Faria, Zé Gomes e Sílvio.
Médios: Ricardo Chaves, Vitor Gomes, André Vilas Boas, Tiago Terroso, Adriano e Tarantini.
Avançados: Evandro, Wesllem, Chidi, Sidnei, Nelson Oliveira e Bruno Gama.

Algumas notas:
- se excluirmos os três lesionados (Magno, Jeferson e Bruno Mendes), o pós-lesionado Fogaça, o castigado Wires e se tirarmos os dois reforços (Felipe Alberto e Bruno Moraes), sobram Valdir e Trigueira. Ou seja, Brito basicamente chamou todos os disponíveis.

5.2.10

Fogaça é outra vez opção! (do treino desta manhã)

Fogaça já treina sem limitações (Bruno Mendes, Jeferson e Magno não estão em condições para domingo).

É provável, porque está há mais de um mês sem competir, que não seja convocado para domingo, mas é reforço para a segunda volta! Acho que Fogaça ainda nos vai dar algumas alegrias!

EXIGIR uma vitória no domingo não me parece...

... exagerado. Afinal já lá vão quase cinco meses desde que vimos o padeiro (da Liga...) em Vila do Conde pela última vez!

Porque é que todos os rioavistas sentem hoje...

... uma vontade enorme de ir jantar a Chaves (os jogos, em duas mãos [23, 24 ou 25 de Março e 13, 14 ou 15 de ABril], são a meio da semana, outra vez)?

Quando é que vemos os reforços em acção? (ACT)

Brito tem estado a atrasar a entrada dos reforços, seja porque não estavam inscritos, seja porque não estão (estavam?) em forma, seja - e é essa, penso, a razão principal - por aquilo que ele entende ser o respeito pelo plantel, por aqueles que já lá estavam antes de Janeiro.
É uma maneira de ver as coisas, e que compreendo, porque Brito é o treinador e sabe como se lidera o balneário, mas há duas perspectivas que não posso esquecer:
- os que chegaram também são da equipa, também fazem parte do plantel do Rio Ave;
- se foram contratados é porque fazem (muita, digo eu) falta;

Agora que estão os três inscritos, é tempo de os vermos em acção?

ACTualizo: ainda não será domingo, pelos vistos.

AInda os penalties: Tarantini e Bruno Gama não perdoam

O Rio Ave teve 13 penalties nos dois últimos jogos da Taça (só penalties de desempate).
Quatro com o Guimarães (todos concretizados) e nove com o Braga (três falhados).
Bruno Gama e Tarantini marcaram nas duas ocasiões. Wires também teve essa oportunidade, mas falhou em Braga.

Ir aos treinos (só) para ver Bruno Moraes?

Diz-me quem acompanha os treinos com alguma regularidade que ver Bruno Moraes em campo vale o dinheiro de um bilhete. 
Espero - eu e todos os rioavistas - que possamos ver esse Bruno Moraes em campo o mais rapidamente possível!

4.2.10

Toda a estatística

Da Taça de Portugal e das 3 competições oficiais já actualizada.

A propósito da estatística que se vai compilando neste blogue, ela realça um jogador em particular: GASPAR.

O central é líder na pontuação 'Rei do Ave!', é o jogador com mais minutos e jogos nas pernas de toda a época até à data, falhando apenas um jogo em 26 possíveis. Já marcou 1 golo para a Liga, 2 para a Taça de Portugal (1 no desempate por grandes penalidades contra o Braga e já com direito a marca registada), e tem apenas 4 amarelos no total. Foi 5 vezes eleito por nós como o 'Melhor em Campo'. Não há registo melhor.
Há mais 15 16 jogos possíveis até ao fim da época. Se algo se passasse e Gaspar não pudesse jogar mais, teria participado em quase 60% dos jogos e esta não deixaria de ser uma grande época de um grande jogador.

ÉS O MAIOR GASPAR! AINDA BEM QUE OS ÁRABES NÃO TE VIRAM! (devem ter cá vindo no jogo que falhaste...)

Dás-me a tua camisola? Autografada?

E o penálti de Gaspar? (ACT)

Entrou directamente para a lenda do futebol. Um penalti à Gaspar!

ACTualizo com as imagens do penalti. Dos 3'18'' aos 3'36''!!!!!!!!!!!

O melhor jogo da época? (ACT)

Li num jornal que Brito disse que o jogo em Braga terá sido o melhor da época (embora aqui haja alguma diferença).
Para mim a vitória de 2-0 sobre o Nacional continua a ser o melhor jogo da época!

ACtualizo a 6/2: e como é  segundo melhor jogo da época, fica o registo do video para a história

Braga e Guimarães - as diferenças!

Dois jogos para a Taça, dois empates no tempo de jogo, dois jogos decididos nas grandes penalidades!
E acabam aqui as coincidências.
Com o Guimarães fizemos um jogo razoável (sofrível, diria o Gil) e beneficiámos da arbitragem; com o Braga fomos melhores, tivemos mais oportunidades de golo e não houve arbitragem.
Foi por isso uma vitória que enche(u) de orgulho todos os rioavistas.

PS 1 - a melhor vitória desde Santa Maria da Feira?

PS 2 - ... e 'vingámos' o que o Braga nos fez na pré-época!!!

Mora até (à) final

Penso que Brito tem a mesma ideia, mas aqui fica: Mora deve ser o guarda-redes até ao final da nossa caminhada na Taça!

O que mais me impressiona (ACT)

... é a resistência desta equipa. Todos sabemos que há muito cansaço acumulado, que jogadores como Gaspar, Vilas Boas ou Sílvio (e mesmo Faria, Wires ou Vítor Gomes) devem estar a precisar de férias, mas isso não se reflectiu nem em Setúbal nem ontem em Braga. Sempre por cima, sempre a correr. Que atitude! [O Rio Ave disputou três competições nas últimas semanas, 8 jogos desde o dia 2 de Janeiro; e, também o sabemos, o Rio Ave não tem nem pode ter plantel para disputar três competições em tão pouco tempo - mais mérito da equipa, portanto]

ACTualizo: nem de propósito «A equipa do Rio Ave foi a que maior distância percorreu globalmente (131 490 metros) no jogo frente ao Sporting de Braga (...). Entre os vila-condenses aparecem três jogadores que ultrapassaram a barreira dos 13 000: os médios Tarantini (13 350 metros) e Wíres (13 306) e o defesa Sílvio (13 177)». O meu comentário: Tarantini é surpresa, mas os números não enganam!

Rio Ave a um passo do Jamor

(primeira página do Terras do Ave de hoje)

Sidnei no jogo de ontem

Ontem também eu esperava uma estreia no onze inicial. Mas à falta dela, estive atento à acção de Sidnei, jogador que tem estado intermitente nas suas contribuições à equipa.

Sidnei foi subindo de rendimento à medida que o jogo foi decorrendo. O Rio Ave ia ganhando confiança e Sidnei foi um espelho disso mesmo. Continua a cometer alguns pecados (os fora-de-jogo e perdas de bola), mas no global a sua acção foi razoável.
Eis a sua acção nas 5 partes do jogo:

Passes curtos: 21
certos: 19 - 7+6+3+3
errados: 2 - 1+0+1+0

Recuperações: 2 - 0+2+0+0
Cortes\intercepções: 5 - 3+1+1+0
Perdas de bola: 9 - 4+3+1+1
Cruzamentos: 5 - 0+4+1+0
Cabeceamentos: 2 - 1+1+0+0 (todos à baliza e defendidos pelo redes contrário)

Remates: 4
baliza: 1 - 0+1+0+0
fora: 1 - 0+1+0+0
interceptados: 2 - 0+1+1+0

Cantos: 3
marcados: 3 - 3+0+0+0

Faltas
sofridas: 4 - 0+3+1+0
cometidas: 6 - 2 (2 foras de jogo) + 3 (2 foras de jogo) + 1 (fora de jogo) + 0

Golos: 1 no desempate por grandes penalidades

[o meu comentário (JPM): esperava que Nélson Oliveira fosse titular, mas enganei-me]

3.2.10

Taça de Portugal - Braga - Orgulho

Se tivessemos perdido nos penalties diria o mesmo: que excelente Rio Ave! Acho que não houve um único parâmetro de jogo em que tenhamos sido batidos pelo adversário! Tacticamente irrepreensíveis, esforçados, solidários, combativos, inteligentes. Sim, falta algum peso no ataque e ainda e sempre um médio mais ofensivo e criativo, mas nem isso hoje tira brilho e mérito a uma EQUIPA de corpo inteiro que deixou os bracarenses, jogadores e adeptos, à beira de um ataque de nervos nos 120 minutos de bola corrida. O esforço pode deixar marcas para o fim de semana, mas uma coisa de cada vez: fomos muito bons esta noite na pedreira! Tive o privilégio de lá estar e apeteceu-me abraçar cada um dos bravos que esta noite me têm tão contente com o desempenho e com a passagem à 1\2 final.

Carlos Brito: 3 de campeão! Atitude e desempenho impecáveis. A equipa estava bem motivada e instruída. E aquela reunião em círculo e grito de força à entrada para o prolongamento é de líder! Avé Brito!

(Braga/Taça) M E R E C I D O

Um grande jogo do Rio Ave, do princípio ao fim. Esteve sempre mais perto de marcar, correu mais e melhor (e, atenção, jogou no domingo, enquanto o Braga jogara na sexta). Só não ganhou nos 90 minutos porque no ataque falta alguma qualidade.
Mesmo no prolongamento, o Rio Ave foi sempre a melhor equipa, com Eduardo a fazer algumas boas defesas.
Ganhámos nos penalties e fez-se justiça!
Excelente atitude, que atribuo ao nosso treinador, mesmo com alguns suplentes no onze. O Rio Ave mostrou que quis ganhar o jogo, do princípio ao fim. Nota máxima para Brito.
É difícil fazer destaques numa equipa que faz um jogo tão bom frente ao super-Braga, que apresentou a primeira equipa (excepto os que não puderam jogar). Atribuí várias notas máximas e está tudo dito, mas curvo-me perante a qualidade de jogo de Gaspar (fez um um jogo inesquecível), de Faria e de Wires.
Que grande alegria nos deram, ainda por cima com sabor a justiça!

(Taça/Braga) Um a um: Dos muito bons aos bons

(Gil a verde)
Mora: 3 defendeu penalties e esteve sempre seguro; talvez o melhor jogo de Mora esta época; 3
Wires: 3 (IMPRESSIONANTE o seu pulmão); 3
Gaspar: 3 (o melhor em campo; GENIAL); 3, sim o melhor
Jeferson: 3 (esteve sempre bem até sair); 3
Sílvio: 3 (atacou menos do que nos últimos jogos mas esteve sempre bem); 3
Vilas Boas: 3 (um jogo à Vilas Boas!); 3
Vítor Gomes: 2 (custa-me muito dizer isto, mas foi dos elementos menos acertados; os seus passes estiveram muitas vezes desastrados e causou alguns calafrios); 2
Tarantini: 2 (lutou muito, mas faltou qualquer coisa); 3
Wesllem: 2 (também muito lutador, mas a acusar a estreia; inseguro); 2
Chidi: 2 (o elemento menos determinante em campo; teve um remate muito perigoso em todo o jogo e mais dois lances à baliza [actualizei]); 2
Sidnei: 2 (pilhas duracell e muita vontade; demasiados foras-de-jogo e cruzamentos tortos); 2
Fábio Faria: 3 (começo a pensar que Faria vai ser um caso sério no futebol português; o que jogou hoje é suficiente para ser titular no Benfica ou no FC Porto); 3
Bruno Gama: 3 (trouxe perfume, qualidade e desequilibrios); 3
Evandro: 2 (não teve tempo para mais); 1

Uma estreia logo

Estou com um palpite de que logo haverá uma estreia na equipa do Rio Ave!

PS - ... e estou com um palpite bom para logo!

É impressão minha ou o Braga, logo, vai estar mais fraco?

Sem Vandinho, Mossoró ou Paulo César, o Rio Ave pode tirar partido?

Mensagem de Tomás a todos nós

“Em primeiro lugar, quero agradecer o fantástico apoio que recebi dos adeptos do Rio Ave Futebol Clube. Apesar de agora me despedir da equipa vilacondense, espero que seja somente um até breve. Durante os meses em que estive por Vila do Conde foi sempre com grande orgulho que enverguei a camisola do Rio Ave Futebol Clube, equipa em que a humildade e a camaradagem são a base do trabalho diário. A ida para os Emirados Árabes Unidos não é totalmente uma experiência nova, uma vez que já joguei no Quatar e espero que a experiência corra tão bem quanto correu a anterior. O meu muito obrigado a todos os que me apoiaram no Rio Ave Futebol Clube! Até breve!”

Gostei Tomás, não te demores!

2.2.10

O que leva Tomás com ele

40% de todos os nossos golos na Liga, 40% dos nossos golos na Taça da Liga e 11,11% dos golos até agora marcados na Taça de Portugal.

9 golos, 31.03% do total dos 29 golos marcados pelo Rio Ave nas 3 competições oficiais.

Ó Tomás, isso não se faz!