21.2.10

(Paços) Quando Bruno Gama e a defesa não estão bem...

É certo que o Paços de Ferreira teve sorte na primeira parte (um lance, um golo!), mas a mim ficou-me a ideia de que faltou sempre alguma coisa ao Rio Ave. E na segunda parte isso ainda foi mais visível. Talvez o empate até se aceitasse, mas temos que ver que o Paços também teve algumas oportunidades de marcar (o Paços é boa equipa, sem margem para dúvida).
Como analiso individualmente, houve jogadores muito abaixo do que seria de esperar, a começar pela defesa (o pior jogo da defesa do Rio Ave, esta época, que eu tenha visto). Se a isto juntarmos um Bruno Gama encolhido e infeliz (todos os jogadores têm maus dias, hoje foi a vez de Bruno) e um ataque que não deu uma para a caixa, temos a explicação para a derrota e, penso, para a tal sensação de 'vazio' em que me encontro.
Capela não só não é um bom árbitro como não fez uma boa arbitragem, mas não foi por ele que o Rio Ave perdeu. O penalti que Faria fez pareceu-me claro e a falta de Wires é merecedora de amarelo. O resto são pormenores mais ou menos significativos...
Escolher o melhor em campo não é fácil (se Gaspar, Faria e Bruno Gama estiveram abaixo...), mas Vilas Boas foi o que menos errou e esteve bem ao seu nível. Não faço mais nenhum destaque (e isso também é revelador...).
Para Brito nota 1: se frente ao Leixões lhe atribuí responsabilidades pelo ânimo geral, hoje tenho de dizer o contrário. E parece-me incompreensível que tenha deixado Chidi em campo tanto tempo. Chidi está a começar a ganhar muitos anticorpos na bancada (e não é por mim...) e Brito deve protegê-lo.