28.5.09

O que fazer com este ataque (e o caso Chidi)

Sejamos claros: os nossos atacantes não marcam golos. Chidi e Ronaldo tiveram diversas oportunidades e fracassaram. Henrique teve muito menos e é o único que pode dizer que merece mais.
O caso de Chidi - que goza de alguma popularidade entre os adeptos - é sintomático: chegou a Vila do Conde na época 2005-2006 vindo do Famalicão mas tarda em mostrar que é esse goleador:
2005-2006: fez 34 jogos e marcou 3 golos
2006-2006: fez mais de 30 jogos e marcou 8 golos
2007-2008: esteve em 28 jogos (20 a titular) e marcou 4 golos
2008-2009: foi 14 vezes titular mais 11 suplente e marcou um golo

em resumo, cerca de 120 jogos e 16 golos! (não são suficientes 10 jogos para marcar um golo...)

É certo que os números valem o que valem (e as médias são por vezes injustas), mas a minha preocupação, tal como no ano passado, é o melhor para o Rio Ave; mais não posso fazer...

PS - ... por isso não vamos convidar o goleador para jantar; ninguém conseguiu marcar seis (!) golos!

14 comentários:

Anónimo disse...

Também não é demais lembrar os jogadores k já passaram pela formação do Rio Ave à cerca de uns anitos e não tiveram oportunidade no clube do seu coração o caso de António Marques, mais conhecido pelos amigos por "TONINHO", que este ano vestiu a camisola do Arouca.Jogador k já jogou na selecção e já vestiu as camisolas do FC Porto.
Vejam:
http://www.zerozero.pt/jogador/toninho/2008_2009/ficha/138/default/28811

Anónimo disse...

Deviam convidar o Yaza!

João Paulo Meneses disse...

só se ele pagar...

Anónimo disse...

Seis golos na liga não era nada de extraordinário, por isso se ninguém conseguiu, não merecem jantar.
O Yaza marcou 4 em meia época, mas não lhe paguem na mesma, pode ser que sirva de estimulo para ele ficar mais um ano no Rio Ave, e para o ano ganhar o prémio de ir jantar ao S. Roque...
Era Bom... mas não me parece.

Anónimo disse...

JP acho que Chidi realmente desiludiu em termos de materialização de golos...
Agora parece-me o seguinte:
-Este jogador tem grandes capacidades em jogar de costas para a baliza, dando depois bastante jogo aos colegas que vem de trás ou que joguem nas lalas... Alem disso não é tosco de todo, e é bastante possante.
Logo, trata-se de um jogador que em certas e “devidas” situações, é muito útil a qualquer treinador...
Por isso não me parecendo uma solução, mas parece-me no entanto uma opção valida, quando a equipa precisa de defender ou segurar a bola na frente. Parece-me também que podia ser muito mais aproveitado nas assistências, caso o Rio ave jogue com extremos puros, e isso depende do sistema implementado pelos treinadores... Ora Brito gosta muito do 4x3x3, logo parece-me que existe espaço para ele(Chidi)…

Apesar dos números serem cruéis... o jogador vale o preço e quanto a mim tem qualidade para continuar! Só não tem, nem é goleador! Ou seja, não é o tal que nós precisamos.

Agora resta saber se existem opções mais validas no mercado e mais baratas…Duvido!
E resta saber também se Brito fica…Ou já há fumo branco para esses lados?


Caxineiro

João Paulo Meneses disse...

o 'caxineiro' anda distraído; a notícia é de ontem e está online desde ontem (http://reisdoave.blogspot.com/2009/05/brito-assina-hoje.html)!!!

PS - esses argumentos sobre jogadores que não-são-mas-dão-um-jeito foram repetidos até à exaustão no final da época passada e depois foi o que se viu...

Anónimo disse...

Acho que a frase:
Brito: não tenha mudar de mexer no plantel!

Merece ser corrigida...ou então precisa de ser explicada!

Caxineiro

João Paulo Meneses disse...

tem razão.
faltava a palavra chave, medo!

Lima3767 disse...

Concordo com o "caxineiro", na medida em que o Chidi é um jogador bastante útil para o Rio Ave. Pode não ter sido uma época muito feliz para ele, principalmente em termos de finalização, mas é um avançado que ainda pode dar muito ao nosso RA. Tenho confiança nas capacidades dele para a próxima temporada, tal como tenho confiança no Carlos Brito para que possa levar o RA mais longe (não peço outro sétimo lugar, mas pelo menos uma temporada sólida e segura)! Abraço!

Anónimo disse...

“Mea” culpa...estava mesmo distraído!

Não vi que Brito já havia assinado...

Parece-me, bom que ele fique, pelo menos temos a certeza que para o ano já existe o Rei dos empates no nosso campeonato!

Desde já agradeço á direcção por o ter contratado, pois após o bom trabalho, ter Brito como treinador é sinonimo de estabilidade e continuidade no bom trabalho, logo, e por isso não me parece má aposta.
Acho também que Brito deve ter tido muito tempo, para ver muitos jogos, e assim analisar hipóteses de reforços para a próxima época...Esperemos que acerte nas contratações e que não seja preciso ir duas semanas ao Brasil ver jogadores, como aconteceu com outras direcções e onde depois se assistiu á chegada de alguns contentores…! Pede-se “qualidade” a baixo custo, e aposta na prata da casa! E não contentores….do Brasil…


Caxineiro

João Paulo Meneses disse...

Permita-me comentar os seus argumentos: se estamos a falar de fé (de crença) não discuto («ainda pode dar muito ao nosso RA. Tenho confiança nas capacidades dele»); quanto ao que é objectivo, factual, já tenho as maiores dúvidas («Chidi é um jogador bastante útil para o Rio Ave. Pode não ter sido uma época muito feliz para ele, principalmente em termos de finalização»); bastante útil? uma época não muito feliz? Ou três?

Anónimo disse...

Se este jogador tapar, a entrada de um, de melhor valor com o "MESMO CUSTO"...Entao que saia...

Creio que no inicio da epoca medisseram que Chidi era o avançado mais barato do Rio Ave esta temporada, alguem pode confirmar isto?

Caxineiro

João Paulo Meneses disse...

acho que não é tanto uma questão de dinheiro (é barato, fica!), mas de precisarmos de outro tipo de avançados. eu preferia apostar em Henrique e dispensar Chidi

Anónimo disse...

Os avançados que não conseguem marcar golos ou muitos golos são os mais caros; mesmo que ganhem pouco dinheiro estam a tapar o lugar de um avançado melhor.
Se o Chidi e o Moutinho ganharem os dois juntos 8 mil euros, mais valia contratar um avançado que ganha os mesmos 8 mil euros sozinho mas que na hora da verdade está lá para valer pontos ao Rio Ave...
Já agora, pelo mesmo preço do Chidi podiam contratar o Antchouet, está livre, mora em Vila do Conde e pode estar prestes a jogar no futebol asiatico.
Cometeu um erro? Sim! Mas alguns dos que jogam, inclusive no Rio ave, também cometem; têm é tido sorte...
O Antchouet por onde tem passado vale em media 15 golos por época...
Gostam do Yaza; eu também; mas o antchouet marca mais do que ele.
Os dois na equipa do Rio Ave, ui, ui...