Jogos época 20-21

 Jogos pré época:

(apreciações da responsabilidade de João Paulo Meneses)

(1) LE Borac BL, 0 - Rio Ave, 2

Vitória inequívoca do Rio Ave na Bósnia. O Rio Ave era melhor e foi melhor. Na primeira parte houve domínio, mas alguma desinspiração.  Na segunda, a equipa esteve muito melhor e após a entrada de Dala tudo se alterou: foi quase um massacre que se traduziu em dois golos tardios mas podiam ter sido mais. [Felizmente tudo correu bem, mas acho que Dala entrou tarde] A passagem à eliminatória seguinte e a vitória inequívoca não escondem algumas limitações de entrosamento, naturais no primeiro jogo oficial. Top: Dala (pelo dinamismo, pelos passes que deram golo e pela alegria que contagia quem está a ver o jogo], embora Matheus e Aderllan também tenham estado num nível superior. Flop: Filipe Augusto (bolas perdidas e um cartão amarelo despropositado)

(2) L1j Domingo, 20 de setembro CD Tondela, 1 - Rio Ave FC, 1 

O Rio Ave empatou em Tondela, um resultado que foi conseguido na segunda parte, em que procurámos sempre o golo e tivemos várias oportunidades. Em contrapartida, demos 45 minutos ao adversário, já que no primeiro tempo andámos a dormir. Tudo muito lento, desinspirado, sendo Diego Lopes (a falso extremo) apenas um exemplo. As alterações feitas pelo treinador trouxeram mais dinâmica, a começar por Meshino que em cinco minutos conseguiu agitar o jogo e marcar. Diego veio para o meio e também melhorou. Notas ainda para Dala, bastante interventivo, mas que saiu lesionado [e não havia André Pereira no banco...]; para Pedro Amaral, 'a dormir' no lance do golo adversário; para Monte, que voltou a ser defesa direito (defendeu bem mas atacou mal) e para Aderllan, o melhor.PS - má arbitragem de Rui Costa, que nos negou uma grande penalidade limpinha (o braço do jogador do Tondela corta a bola). O VAR também não o ajudou. TOP: Aderllan; Flop: Piazon

(3)  LE Besiktas, 1 - Rio Ave, 1 [2-4 GP]
Como tem acontecido, primeira parte frouxa da nossa equipa, mas depois das alterações feitas pelo treinador só deu Rio Ave (Dala, jambor, Meshino e Gabriel). Tivemos as melhores oportunidades (com exceção de um lance que Kieszek e o poste defenderam...) e fomos a melhor equipa na parte final.
 No final dos 90 minutos aceitava-se o empate, apenas porque no primeiro tempo nos limitámos a esperar (e Kieszek, aí, foi enorme). Mas no prolongamento, o Rio Ave foi claramente melhor e teve duas oportunidades flagrantes para marcar. Com alguma injustiça, na minha opinião, chegámos à decisão das grandes penalidades e não só não falhámos como Kieszek ainda defendeu uma.
 Grande elogio para a capacidade de sofrimento da equipa, que jogou no domingo à noite e aguentou estoicamente mais de 120 minutos sem vacilar! Mané, um dos gigantes de Istambul, juntamente com Aderllan, Matheus e Filipe Augusto; Bruno Moreira mandou uma ao ferro, marcou um golo e mais uma grande penalidade. Diego entrou muito bem e foi determinante na mudança; Top: Mané; Flop: Ivo Pinto

(4) L2j Domingo, 27 de setembro Rio Ave FC, 0 - Vitória SC, 0

Acredito que o Milan estivesse na cabeça da maior parte dos nossos jogadores. E talvez por isso este tenha sido um jogo fraco da nossa equipa, pouco intenso, pouco inspirado, quase sem oportunidades de golo. Mário Silva fez cinco mudanças no onze, tirando alguns dos indiscutíveis, e Mané ainda se lesionou. Na segunda parte as coisas não melhoraram e por duas vezes valeu Kieszek. Não mereciamos mais do que o empate.Como melhor em campo, embora pudesse destacar Ivo Pinto, Kieszek ou Jambor, quero nomear Tarantini: o mais velho continua a ser o mais fresco em campo! Fez os 90 minutos Flop: Pedro Amaral

(5) LE  1/10 Rio Ave, 2 - Milan, 2 (7-8 nas grandes penalidades)
Mário Silva surpreendeu com os três centrais e acertou. Claro que Mané teve dificuldades na esquerda e Bruno Moreira andou longe do jogo, porque a bola não lhe chegou, mas a ideia era controlar o adversário e não o deixar marcar. Depois, outra vez na segunda parte, o treinador mexeu e Geraldes e Dala (também Jambor) fizeram diferença. Aos 120 minutos o Rio Ave estava apurado, mas ninguém - nem o próprio jogador - podia contar com aquele braço no último segundo. Nos penalties, já se sabe; pode dar para os dois lados, mas fomos competentes. Top: Geraldes; Flop: Borevkcovic

(6) L3j Domingo, 04 de outubro FC Famalicão, 1 - Rio Ave FC, 1

Foi a repetição de um filme já visto esta época: claramente má primeira parte, em resultado de fracas opções do treinador (Monte a defesa-esquerdo!; sem avançado na direita...) e da evidente desinspiração de muitos dos titulares (Jambor, Geraldes, Tarantini, Monte, Gabriel, entre outros, mas em particular André Pereira - é preocupante se ficarmos com o atual lote de avançados até final de dezembro...). Ao intervalo apenas perdiamoss por 1 golo e já Kieszek e o VAR brilhavam (golo anulado ao Famalicão po 9 centímetros).  Três alterações ao intervalo que resultaram bem. Pelé estreou-se e com nota muito positiva, Pedro Amaral veio trazer a dinâmica que Monte não soube dar e Diego trouxe alguma agressividade. Mas só depois de marcar, perto do fim (por Santos), é que o Rio Ave se mostrou melhor e até teve ainda 2 oportunidades para marcar e ganhar o jogo - o que não seria justo, diga-se.

Top: Santos (pelo que marcou e pelo que defendeu) e Kieszek (decisivo quatro vezes). Flop: Jambor

Mário Silva antes do jogo: "Os dias seguintes [ao Milan] confirmaram no plano anímico os enormes profissionais que temos. Depois da desilusão, senti que eles querem provar que continuam como antes do jogo com o AC Milan e ainda mais reforçados por terem notado que a sua qualidade lhes permitiu ombrear com um ‘gigante". Com exceção de Kieszek, Ivo Pinto (que jogador!) e de Santos pouco ou nada disso se viu. Se calhar era inevitável que assim foose, mas a verdade é que a equipa esteve sonoloenta, a deixar o Famalicão jogar e acabou por ter sorte.  Mário Silva após o jogo: "Responsabilidade da primeira parte é minha porque a estratégia que montei não funcionou. Tivemos diversos problemas em termos defensivos e ofensivos nunca conseguimos ser a equipa que queiramos. Corrigimos ao intervalo." Muito bem!


(7) J4 Rio Ave FC, 0 – SL Benfica, 3

[O Rio Ave fez o seu pior jogo desta época, com falhas individuais e coletivas, com jogadores experientes a comportarem-se como jovens nervosos e um treinador que parece estar a ter muitas dificuldades para se impor. e o treinador prefere Monte a Pedro Amaral, contratado como defesa-esquerdo. Para além do que significa (para o jogador) esta escolha, Monte a defesa esquerdo é jogar com menos um. Mário Silva continua a apostar mal no onze. Dois exemplos: Bruno Moreira a titular e Pelé no banco! Não sei porque razão, mas Mário Silva não está a ser capaz de tirar partido dessa qualidade. Top: Ivo Pinto; Flop: Aderllan; O segundo golo do Benfica é digno dos 'apanhados'. Impensável que uma equipa com a maturidade e a qualidade do Rio Ave cometer o erro de mandar subir os centrais (acredito que alguém lhes deu indicação para subir, mas se estou enganado também é grave) num livre marcado perto da linha de meio campo!

(8) J5 Domingo, 24 de outubro SC Farense, 0 – Rio Ave FC, 1

[Mau jogo do Rio Ave! Entrada claramente em falso, compensada aos 20 minutos por um grande golo de Mané, e até ao intervalo a nossa equipa conseguiu equilibrar e até ter um ou dois lances de perigo. Na segunda parte limitámo-nos a defender, sem criar perigo, valendo a maior qualidade e experiência de muitos dos nosso jogadores. Sinceramente não gostei. O empate seria claramente mais justo, sendo que hoje jogámos mal e ganhámos. Mas nem sempre será assim! Coentrão foi titular e não esteve mal até se lesionar e sair; Pelé foi dos melhores e Ronan, surpresa no onze, não vingou (teve dois lances em que podia ter feito melhor). Saiu ao intervalo para entrar Dala que ainda se viu menos. Melhor em campo: apesar do super-golo de Mané, escolho Monte, numa exibição muito acertada e muito esforçada, finalmente a jogar na sua posição, em resultado da lesão de última hora de Aderllan! PS- há um lance aos dois minutos que resultou em golo do Farense mas que foi anulado antes da bola entrar. Sinceramente não percebi o motivo (e falo nisso porque não tenho palas nos olhos e se fosse ao contrário estaria a expressar a minha indignação). Arbitragem ajudou-nos!

(9) J6 Sábado, 31 de outubro Rio Ave FC, 2 – Moreirense FC, 0

Sem ter sido um bom jogo da nossa equipa, foi o melhor dos disputados até agora para o campeonato e foi um jogo em que fomos claramente melhores do que o adversário. Ao contrário dos anteriores jogos, não entrámos a dormir e tomámos conta das operações. Que seja um sinal de crescimento da equipa. Ainda assim criámos pouco perigo (Mané desinspirado, Bruno Moreira pouco perigoso, Diego muito abaixo). Mas Piazon marcou duas vezes e foi o homem do jogo (flop: Diego Lopes). Vitória justa, sem margem para dúvidas. Notas finais: Coentrão não está recuperado e faz muita falta porque as limitações de Pedro Amaral são evidentes; Dala não foi utilizado; Pelé e Filipe Augusto jogam em sobreposição. É bom porque isso dá consistência defensiva, mas ninguém está a fazer o papel de Tarantini, que se aproximava mais da área adversária e era o mais completo a fazer a ligação entre setores. A rever, penso.

(10) J7 Sexta-feira, 06 de novembro Belenenses SAD, 0 – Rio Ave FC, 0
A equipa entrou mais uma vez a dormir e só foi verdadeiramente perigosa nos últimos 10 minutos. O treinador esteve, mais uma vez, mal, demorando muito a reagir e a mexer no onze. Quando mexeu o Rio Ave foi superior e podia ter marcado, mas havia pouco tempo. O Belenenses é uma das equipas mais fracas deste campeonato mas compensou isso com atitude, garra, velocidade. O Rio Ave cria pouco perigo e hoje isso voltou a ser verdade. Ainda por cima, Piazon esteve distante. 
Top: Ivo Pinto; Flop: Diego Lopes

(11) Taça de Portugal 22/11, 14h30 : Monção, 1 - Rio Ave, 2

Quem esperava que o 5º classificado da principal liga portuguesa dominasse por completo (eu...) a equipa dos distritais de Viana enganou-se por completo. O Rio Ave marcou nos primeiros lances da primeira parte e da segunda e pouco mais. Ao intervalo, o empate era justo. Na segunda parte o Rio Ave teve dois ou três lances que podiam ter dado golo, mas esta foi uma vitória que vale apenas por isso mesmo. Nas competições internas o Rio Ave continua muito longe do que pode e sabe. Costinha e Leo Vieira foram titulares.

(12) J8 Domingo, 29 de novembro Gil Vicente FC, 2 – Rio Ave FC, 0
Precisamos de um novo treinador (ATUAL.) Mais uma vez - quantas vezes aconeceu esta época??? - o Rio Ave só reage após as (3) substituições. Durante 70 minutos fomos uma equipa que passeou as camisolas, sem nada o treinador fazer. MS continua a apostar numa dupla de pivôs defensivos, que nada trás ao jogo, insiste em Piazon e Diego ao mesmo tempo e, sobretudo, não consegue tirar partido da qualidade dos jogadores. Que falta de visão e de qualidade! Melhor em campo: Aderllan.
(O técnico disse compreender alguma insatisfação dos adeptos, mas também considerou que "não é preciso dramatizar", lembrando que nos últimos cinco jogos a equipa somou três vitória, um empate e uma derrota. "Os adeptos têm legitimidade de se manifestar, eles são a alma do clube, e tudo vamos fazer para os alegrar. Claro que também queríamos ter feito melhor, mas temos de ter confiança e união neste momento. Tudo vamos fazer para evoluir", disse Mário Silva.)


(13) J9 Domingo, 06 de dezembro Rio Ave FC, 0 – Boavista FC, 0 [Rio Ave podia ter ganho com tres oportunidades na primeira parte, mas no geral foi um jogo desinspirado, mais um, com pouca produção atacante, pouco pressionante. Os erros do costume, dois pivôs defensivos, um extremo que não é extremo [Diego] e a equipa a atrasar-se. Top: Pelé; flop: Diego; treinador prometeu vitória antes do jogo! Amanhã [domingo] vamos ganhar e queremos juntar uma boa exibição”, disse Mário Silva.

(14) Taça de Portugal 12/12, 21h (canal 11) Rio Ave 2 - Famalicão 1

(MS repetiu o onze, com exceção do guarda-redes. Rio Ave sempre na liderança do jogo, mais afirmativo, mais impositivo. Poucas oportunidades, duas concretizadas, Correu bem.  Mas não foi uma fantástica exibiçãoTop: FA: MS: Fantástica exibição. )

Total de jogos: 14 (6 v, 5e, 3d; 14m, 12s) [vitória sobre Besiktas contababilizada como... vitória; derrota com o Milan é derrota]
Total Liga: 9 (2v, 5e, 2d, 5m, 7s)
Grandes penalidades: [sem desempate na Liga Europa]
Total ASC desde 8/11/2008: completou 500 jogos
Top (todas as competições) : Monte, Dala, Aderllan (3), Mané, Tarantini, Geraldes, Ivo Pinto (2), Piazon, Pelé, FA
Flop: Filipe Augusto, Piazon, Ivo Pinto, Pedro Amaral (2), Borevkovic, Jambor, Aderllan, Diego Lopes (4), Geraldes



(15) J10 Terça-feira, 22 de dezembro Sp. Braga, 3 -Rio Ave, 0
[Braga sempre superior, exceto nos últimos 20 minutos da primeira parte; Rio Ave não cria perigo; defesa muito mais desinspirada do que o costume. Top: Pelé; flop Pedro Amaral, comido autenticamente num dos golos]

Total de jogos: 15 (6 v, 5e, 4d; 14m, 15s) [vitória sobre Besiktas contababilizada como... vitória; derrota com o Milan é derrota]
Total Liga: 10 (2v, 5e, 3d, 5m, 10s)
Grandes penalidades: [sem desempate na Liga Europa]
Total ASC desde 8/11/2008: completou 500 jogos
Top (todas as competições) : Monte, Dala, Aderllan (3), Mané, Tarantini, Geraldes, Ivo Pinto (2), Piazon, Pelé (2), FA
Flop: Filipe Augusto, Piazon, Ivo Pinto, Pedro Amaral (3), Borevkovic, Jambor, Aderllan, Diego Lopes (4), Geraldes

(16) J11 Segunda-feira, 28 de dezembro Rio Ave-Marítimo, 18H45 (Sport TV)