7.11.20

Três sugestões para o treinador

Começo por dizer que não critico o treinador pelo onze escolhido. Por um lado é evidente que, tebndo feito uma análise positiva do jogo anterior, quis repetir o onze; por outro, percebe-se que anda à procura do ponta de lança (que, entre todos os que tem à sua disposição, tem estado sentado no banco e chama-se GD).

Aponto em alternativa três coisas que me parecem erradas na nossa equipa [o Rio Ave não joga bem e o treinador não é o único responsável, mas estas três sugestões são dirigidas a ele]:

1) Tática: Filipe Augusto e Pelé jogam lado a lado. Pode ser bom em termos defensivos, mas frente a adversários claramente mais fracos como o Belenenses (e outros, com quem temos jogado), isso tira-nos agressividade atacante. Não será possível que um deles jogue mais à frente, ocupando o espaço que está vago entre o médio mais avançado e o mais recuado? Faz mais sentido um pivô defensivo (Pelé ou Filipe  Augusto), um '8' (se não é Pelé, pode ser Tarantini ou Jambor) e depois um médio na frente. Aliás, frente a adversários como o Belenenses o Rio Ave poderia jogar em 1x2 (Pelé, Geraldes e Diego, por exemplo) e não em 2x1 (como tem feito). Isso significaria deixar Filipe Augusto no banco? Os objetivos da equipa (ganhar) têm de estar acima;

[por falar em tática, em jogos como este, o 4x4x2 não estaria mais adaptado aos jogadores disponíveis?]

2) Pouca intervenção antes das substirtuições: Via-se que Diego não 'pegava no jogo'. Piazon também não estava inspirado. Não poderiam ter trocado, para ver se resultava? Mané tem de jogar sempre no mesmo lado? Seria uma tentativa de agitar o jogo e confundir o adversário, algo que imensos treinadores fazem.

3) Substituições tardias: a nossa primeira parte foi fraca, sem ideias (apenas lances individuais, como o de Mané). Esperava reação ao intervalo com Dala, por exemplo. Mais poder de fogo, com menos um pivô defensivo e Geraldes ou um extremo. O treinador mexeu aos 65 minutos (Dala e Geraldes), depois os 73 (Bruno Moreira) e aos 85 (Meshino e Tarantini). Aos 85 é acender uma velinha e esperar. Às vezes resulta, mas nem sempre...  Quando mexeu, a equipa melhorou finalmente.

PS - MS no final: "Não estivemos confortáveis como gostávamos de estar em termos de qualidade de jogo. Ao fim de dez jogos, incluindo Liga Europa, o que quero salientar é que perdemos apenas um. Não nos contentamos com o empate e, agora que vai haver uma pausa, a reflexão que faço é esta: temos um grupo que trabalha, que se sacrifica, que sabe sofrer e que, até hoje, perdeu apenas um jogo"

(foto: Facebook Rio Ave FC)