7.2.10

(Leixões) Gama e mais dez? (com uma crítica a Brito)

O Leixões é um adversário fraco (vai lutar até ao fim para se manter na primeira) e o Rio Ave não fez (nem podia, sejamos claros, fazer) um bom jogo - primeira parte fraquinha, segunda mais inspirada e com mais oportunidades de golo.
A equipa entrou em campo cansada, tentando gerir o enorme  esforço - e acreditando que o golo poderia aparecer. Correu bem, mas até podia ter corrido mal. O Rio Ave, até marcar, não foi muito superior ao Leixões e na verdade só Bruno Gama (além da defesa) fez a diferença. O melhor em campo, unanimemente (e como digo abaixo, já estava a ser antes de marcar). Mostra classe, garra e objectividade no ataque. É, da defesa para a frente, o melhor jogador do Rio Ave!
A vitória é, penso, indiscutível. Justa pelo que fizemos globalmente na segunda parte, mas também o seria se o resultado fosse 1-0. O Rio Ave teve mais e melhores oportunidades e controlou sempre o terreno. Falar em sorte não faz qualquer sentido!
Para Brito nota 2. Discordo completamente na aposta em Chidi mas acho sobretudo que teve uma grande falha em não dar uma oportunidade a Terroso, quando estava 2-0 e meteu Nelson Oliveira. Obviamente que este comentário não atinge o jovem jogador que o Benfica nos emprestou, apenas Brito, que está em falha com o jovem talentoso jogador vilacondense (realmente, às vezes, ser 'da casa' é um obstáculo) . Se relativamente à opção de Chidi, discordando, respeito, no caso de Terroso manifesto a minha frontal discordância.