Jogos 25-26

(a partir apenas de opiniões de JP Meneses) 

 

1j

 

2j Rio Ave, 1 - Nacional 1 

Avaliação geral: 12

Melhor em campo: André Luiz

Pior em campo: Aguilera

Árbitro (Claudio Pereira): sem influencia, mas super-permissivo com os exageros no banco do Nacional;

Sotiris: tivemos ocasiões para vencer o jogo, mas estivemos algo precipitados. Tem de haver mais dinâmica para podermos marcar. Tal como disse antes, mesmo que tivesse vencido eu não ia ficar satisfeito com a performance na segunda parte." 

3j Arouca 3 - Rio Ave 3

Avaliação geral: 15

Melhor em campo: Clayton

Pior em campo: Ntoi

Árbitro: Hélder Carvalho

Sotiris: Estamos apenas a falhar em pequenos detalhes, que refinar o nosso jogo, para controlá-lo a 100 por cento. Mas, por vezes, o último minuto não é sobre a tática, não é sobre o posicionamento, é mais sobre estar focado, concentrado e perceber do que o jogo precisa. Penso que, nestes pequenos detalhes, não estivemos tão bem quanto gostaria.» 

 

4j Rio Ave, 2 - Braga 2

Avaliação geral: 14

Melhor em campo: André Luiz

Pior em campo: Spikic

Árbitro: Fábio Veríssimo (permissivo com o Braga),

Sotiris: Se jogássemos como jogámos na primeira parte, certamente o resultado seria diferente. Não estou satisfeito com o nosso jogo na segunda parte, mas vi muitas coisas positivas”.   

========================

PAUSA seleções e fecho do mercado

===========================

Jogo particular em Chaves 4-1 Olinho (x2), Graça e Liavas marcaram os golos da equipa rioavista num triunfo por 4-1

11 inicial do Rio Ave FC:

Kevin Chamorro, João Tomé, Petrasso, Lomboto, Ntoi, Dario Spikic, Liavas, Olinho, João Graça, Toto Medina e Marc Gual

Kevin, Tomé, Petrasso, Lomboto, Ntoi e Liavas; Graça e Olinho; Medina, Gual Spikic;

Jogaram ainda:

Caíke, Fil, Lobato, Ferati, Sawané e Antoine.

 ===================================================================

 5j Moreirense, 3- Rio Ave, 1 13 setembro às 15h30

Avaliação geral: 7

Melhor em campo: André Luiz

Pior em campo: Liavas

Árbitro: Márcio Torres (sem influência)

Sotiris: "Sofremos um golo no primeiro minuto. Não há desculpa para isso. A exibição da equipa foi abaixo depois de sofrer esse golo. (...). Controlar as emoções é um teste para nós. Se tivéssemos chegado ao 3-2, o final do jogo poderia ser diferente, mas não tivemos o compromisso suficiente para nos mantermos focados para recuperar a desvantagem. Depois de sofrer o primeiro golo, quase não estivemos em campo. Temos de ser mais sólidos. Temos de nos 'olhar ao espelho' e assumir as responsabilidades por esta derrota, a começar por mim".

 ««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

6j Rio Ave, 0 - FC Porto, 3 19/9 20h15 (SEXTA)

 Podiam ter sido 6... Perante a equipa mais forte do campeonato, nesta altura, caracterizada pela intensidade e pressão que põe no jogo, Sotiris mete três avançados e dois médios (ainda por cima macios, como Aguilera).

Avaliação geral: 4

Melhor em campo: Ntoi

Pior em campo: Liavas

Árbitro: Anzhony Rodrigues VAR Rui Jorge Silva devia ter anulado o primeiro golo por fora de jogo


««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

1j Benfica, 1 - Rio Ave, 1 23/9, 20h15 (TERÇA)

Vários fatores terão contribuído para isso, mas as mudanças no onze (cinco), sobretudo na defesa, terão sido decisivas. Brabec, sobretudo, foi o maestro de um trio de centrais que foi desfazendo o ataque benfiquista. E Ntoi parece ser o médio de cobertura de que se falava desde o início da época Claro que o Benfica teve mais oportunidades, mas quantas defesas de golo fez o Miszta? O Rio Ave ontem defendeu muito bem e o meio campo deu luta (Ntoi...), coisas que não tenho visto nos jogos anteriores. A grande diferença é que estivemos em campo 90 minutos (mais os descontos💚) e em nenhum outro jogo isso aconteceu. O resultado, com alguma sorte, é certo, foi também o corolário desse empenho.

Avaliação geral: 15

Melhor em campo: Brabec

Pior em campo: Gual

Árbitro: Sérgio Guelho (boa arbitragem) VAR anulou golo com imagens que  BTV escondeu

Sotiris:  nosso plano era ficar fortes na primeira parte e depois podíamos fazer algumas alterações que nos ajudariam a tirar o que pudéssemos do jogo. Nestes jogos, temos de ser a melhor versão de nós mesmos. Muitos jogadores fizeram isso, especialmente em termos de compromisso, de determinação, de espírito de equipa, estivemos a um nível muito alto. É um ponto importante, mas não é algo que nos define. Nenhum resultado nos define, seja uma vitória, um empate ou uma derrota. Temos de ser humildes

 

'''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''' 

7j Famalicão, 0 Rio Ave, 0  29/9 Domingo (20h15)

 o jogo entre o Famalicão e o Rio Ave foi um jogo em que a equipa adversária estabeleceu 3 novos recordes da Liga.- mais remates (28)  - mais acções com bola na área contrária (55)  - maior ineficácia de remate, com 2,49 xG desperdiçados

Avaliação geral: 7

Melhor em campo: Vroussai

Pior em campo: André Luiz

Árbitro:  (boa arbitragem) VAR anulou golo ao Famalicão por 2 cms

Sotiris: "Tornou-se difícil também pelo nosso calendário. Tivemos de jogar três jogos em nove dias, num horário muito tardio, e com oponentes muito complicados, FC Porto, Benfica e Famalicão. Mas tiramos boas impressões nesses jogos. Foi a segunda vez que a organização da nossa defesa foi muito boa. E eu acho que manter esta mentalidade, manter esta forma de defender e a maneira como sofremos juntos é algo muito positivo. É claro que temos de melhorar coisas, mas não esqueçam que a energia estava baixa. Tivemos muitos jogos. Mas os jogadores deram muito do coração, muito do espírito de luta. E eu acho que isso é algo muito positivo" 

????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????? 

8j Rio Ave, 3 - Tondela, 0 5/10 17h30

 Sotiris tem finalmente um onze. Estabilizado. O Tondela foi a equipa mais fraca que defrontámos

 Avaliação geral: 15

Melhor em campo: Vroussai

Pior em campo: Spikic

Árbitro:  (sem interferência)

Sotiris: "Já estava na hora! Acho que merecíamos algumas vitórias em jogos anteriores. Tivemos um calendário muito duro no início e esta vitória é muito importante não só pelos pontos, mas pela coesão que temos no grupo, pelo rendimento...",

 000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

TdP Sintrense 3 - Rio Ave 2

Sotiris antes. "O que posso dizer aos fãs é que continuem nos apoiando, amando o time e estando ao nosso lado em todos os jogos. O apoio deles é muito importante e eles devem confiar no processo, porque estamos no projeto e, no final, tenho certeza de que todos ficarão felizes e orgulhosos."  

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

9j Amadora, 1 - Rio Ave, 2 29/10 /Rio Ave de vermelho)

Síntese: a intervenção do treinador ao intervalo, com a mudança tática, foi essencial, mas, estando todos os Rioavistas satisfeitos, ninguém ficou encantado com a exibição. 

 Avaliação geral: 13

Melhor em campo: André Luiz

Pior em campo: Spikic

Árbitro:  (sem interferência)

Sotiris: O mais importante para nós é que conseguimos emendar algumas coisas na segunda parte, especialmente com a mudança de sistema tático e, claro, com os rapazes que entraram em campo e deram muita energia, pelo que acho que é uma vitória que reflete o que queríamos. Foi uma equipa que nunca desistiu, que não parou, e é isso que queremos para o jogo todo, não apenas para uma parte do encontro.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

10j Rio Ave - Estoril (1/11, 18h) 

 Sotiris antes: :"Posso ser discreto, mas conquistei títulos na Grécia e tenho experiência em vitórias. Aqui, precisei de tempo para me adaptar ao campeonato, que é muito competitivo, com boas equipes e ideias diferentes. Agora, sinto que estamos evoluindo e que a equipe está começando a mostrar do que realmente é capaz", enfatizou, ressaltando que a atual sequência de vitórias reflete a união da equipe e a consistência do trabalho diário."Quando vencemos, tudo melhora: o ambiente, a confiança, a energia. Mas o mais importante é manter o foco e a mentalidade. Essa é a única maneira de evoluir e continuar competindo bem. Estamos positivos e motivados para o jogo e queremos dar um bom espetáculo aos nossos torcedores", disse ele. E continuou: "O campeonato português é um dos mais competitivos da Europa. Todos os jogos são difíceis, todos os adversários têm qualidade. Isso me ajuda a evoluir como treinador e ajuda a equipe a evoluir", disse ele.