4.1.21

A situação é má.

 Não adianta tapar o sol com a peneira. É preciso é consertar a peneira, porque passa tudo.

Ironia das ironias: o único jogador que não tinha um suplente directo no banco foi o melhor de todos. E, coitado, sofreu dois golos sem poder fazer mais. Pronto, já falamos da única coisa positiva de ontem. 

Agora o resto: uma equipa que está tão visivelmente fragilizada, não pode ser tão desunida. Mas nós fomos e não percebemos que não podemos ter o elástico tão esticado porque a elasticidade já se foi. 

Coisas para mudar, tomar nota: 

- convencer o Aderllan a não pintar o cabelo. Com o cabelo assim pintado chama demasiado a atenção. Atrai os jogadores do adversário como uma lâmpada acesa numa noite de Verão atrai os mosquitos.

- lembrar ao Aderllan que não é o número 10, o médio criativo da equipa. 

- instalar um dispositivo no equipamento do Pelé pra lhe dar um choque se ele não soltar a bola ao fim de 3 segundos. Com tanta indecisão em decidir a parte estica-se e depois não encolhe. 

- arranjar nova equipa para o Pedro Amaral. A nossa B ou outra que não tenha "Rio Ave" no nome. Amaral ainda não tem calibre pra nós, não sei se alguma vez terá, infelizmente. Não é desprimor, é o que é, eu também gostava de ser melhor em muitas coisas.

- dar 2 cafés ao André Pereira antes dos jogos para o espevitar. E depois mostrar-lhe vezes sem conta o vídeo da jogada da segunda parte em que pressionou um adversário e ganhou uma bola.

- convencer toda a equipa que se pode jogar mais para a frente e mais rápido, mais próxima e em em bloco, em vez de passar o tempo em passes para o lado e para trás até chegar ao guarda-redes.

- mostrar à equipa os jogos de futebol que passam na RTP Memória em que nos pontapés de baliza e com um único pontapé se punha logo a bola no meio-campo do adversário.

Por agora é isto.

Pedro Cunha tem matéria para dar a volta ao texto. Defendo que tem que fazer descansar uma série de elementos para os recuperar anímicamente, gostem eles ou não. Insistir em elementos jogadores desgastados não é bom para a equipa nem para os jogadores. Outros farão pior? O que é pior do que não ganhar?



O treinador não teve uma estreia de sonho, na sua cadeira de sonho. A azia que confessou no fim jogo é a de todos nós. Daqui para a frente só pode ser melhor. Que não perca a ilusão nem lhe falte energia para dar a volta à situação actual.