5.1.21

A Culpa: os Laterais

Quantidade não é qualidade. 6 laterais. Quantos em condições?!

Na direita Ivo Pinto tem, aparentemente, sido o melhor do Rio Ave até este momento. Explico o aparentemente abaixo.

É pelo menos, na minha opinião aquele que mais disponibilidade e entrega tem tido desde o início da época. Não pondo isto em causa, a minha questão é: Sofremos golos pelo lado dele contra o Marítimo e contra o Braga, pelo menos... (ou em jogadas do adversário pela nossa direita indo à linha ou o ponta-de-lança a entrar entre Ivo e Bore). Será culpa de Bore que tem de ir dobrar e depois dizemos que não está no meio(?), do extremo que em algumas ocasiões não acompanha o lateral contrário(?), de Pelé e/ou F. Augusto que são por norma quem deveriam ser quem faz a compensação(?) ou Ivo Pinto com aquela vontade toda de carregar sozinho a equipa, depois não está em condições de fazer aquilo que em primeira instância se pede a um lateral: defender o seu lado e cobrir por dentro quando o avançado descai(?)...

Não querendo ser mal interpretado: será que não seria mais prudente o Ivo Pinto, percebendo que é o único jogador em forma e com mais qualidade na defesa do Rio Ave FC, ficar mais contido ao invés de atacar tanto?

Repito: é o jogador do Rio Ave FC com mais atitude. Mas, seria importante alguém (só pode ser Mário Silva) esclarecer se efetivamente é aquilo que se pede ao Ivo e os outros abrem o buraco ou se ele próprio abre o buraco e achamos nós que a culpa é de quem o tenta tapar...
Posto isto: é o único jogador nas laterais de quem vale a pena falar.

Costinha parece não contar (outra vez) e a verdade é que não lhe correu bem a exibição na oportunidade dada. Portanto, Ivo por muito mal que jogasse também não iria sentir o lugar em risco.
Mas atenção esta tem de ser a alternativa. Não contratar Pedros Amarais para a direita.
Junio... vamos ver como e quando volta... não espero muito.


Pedro Amaral... com todo o respeito, não é por acaso que Monte foi titular contra o Milan... a lateral esquerdo... Não tenho mais nada a dizer.
Matheus Reis, por muito porco que tenha sido e foi (sem dúvida que foi e merece estar encostado) com o clube, por muito que me custe dizer isto... faz muita falta. E aqueles que diziam que era sobrevalorizado, pois bem, a diferença entre ele e Amaral é tipo o dia e a noite.
Coentrão: sinceramente achei que seria uma boa contratação porque imaginei que ao integra-lo tinham feito uma avaliação física exaustiva a um jogador que estava reformado. A culpa não é dele... É de quem não viu ou aceitou que já não dava.

Posto isto: Em 6 laterais, temos um lateral direito de primeira liga e não temos lateral esquerdo.
Sabendo nós que também só há 3 centrais... Temos 4 jogadores para 8 ou 9 lugares da defesa no plantel.