8.1.21

A Culpa: A Direcção fora de campo; o staff e a tal conivência dos sócios

Os outros factores relativos à direcção, que sendo mais discretos têm uma grande importância estão nos últimos dias a levantar ondas porque os resultados desportivos são maus. Mas as coisas não são de agora.

 -Quantos jogadores de Vila do Conde ou com pelo menos 3 ou 4 anos de formação no Rio Ave FC temos no plantel?

-Nos últimos 10 anos quantos jogadores com formação completa de Rio Ave FC subiram a sénior?

-Quantos treinadores têm sido contratados para a formação que nunca passaram pelo Rio Ave FC nem são de Vila do Conde?

-Director geral é do Rio Ave desde pequenino?… (pela forma como fala parece… mas não é)

-Director de comunicação de onde é?

Quando é preciso comunicar para fora cá dentro (Vila do Conde) é preciso conhecer o meio, conhecer as pessoas. Desengane-se quem acha que passaremos a ser um clube de amplitude nacional sem primeiro sermos um clube que consiga agregar todo o concelho.

Falta identidade fora e dentro do campo.

Não há jogadores nem elementos no staff que possamos dizer que as pessoas da cidade se identifiquem ainda mais com o clube.

 Isso leva a questionar quais os interesses...

Porque é que determinadas pessoas, mesmo quando mudam de cargo de uma época para a outra dentro da estrutura do Rio Ave FC, são sempre elas a aparecer em determinado tipo de acções mesmo que tenham mudado de funções?

Porque é que são essas pessoas que determinam quem as substitui quando decidem mudar de função?

Que moral têm essas pessoas para criticar sócios e verdadeiros Rioavistas, afirmando e escrevendo que fazem mais pelo clube do que estes, quando na realidade só são do Rio Ave porque é o Rio Ave FC que lhes paga e bem ao fim do mês? Invocam um Rioavismo de coração quando na verdade só o são por causa do ordenadão.

 

Portanto:

.Quando temos elementos no staff clube que quando é para ir a escolas à chuva mandam jogadores, mas para aparecer na televisão, juntam-se ou apoiam casos ou causas que já são mediáticos e portanto sabem que vão ter visibilidade e aparecem eles;

-Quando temos elementos que se acham mais do Rio Ave FC do que quem sempre foi Rioavista;

-Quando temos elementos que dizem que não há orçamento para transmitir jogos da B, sub23, feminino e futsal estando mais preocupados com a imagem que vai passar do seu trabalho para quem futuramente os queira contratar do que com a vontade e paixão dos Rioavistas que claro que não se importavam de ver os jogos nem que fossem filmados pelo telemóvel;

-Quando não há orçamento para essas transmissões mas há para ir uma semana antes da equipa para Istambul;

-Quando se dá ordem para se apagar comentários de sócios insatisfeitos mas que não ofendem, feitos em posts do facebook oficial do clube…

Isto é uma total demonstração de desprezo e de sobranceria por quem de facto é do Rio Ave FC ... por quem de facto sente o clube

 

Em relação ao Presidente:

Tirando as falsas promessas em relação à formação, cobertura da bancada e o facto de apesar de não ter o dever legal, não ter tido a educação de ter apresentado a lista a tempo e horas, desprezando em quem nele ia votar, tem sido um presidente eficiente desde que assumiu o cargo e evoluiu o Rio Ave na última década para um patamar que há 10 anos atrás seria pouco expectável.

O grande problema estará em quem, quando se viu o clube a crescer, entrou, colou e o rodeia e até talvez o tenta enredar.

Se calhar há quem o queira convencer a persuadir os sócios de que a SAD é inevitável e que vai ter mesmo de existir, porque se calhar esse "quem" espera um dia vir a ser como o Dr Miguel Ribeiro, que passou de um cargo no Rio Ave FC para outro noutro clube... mas esse "quem" talvez queira essa promoção sem ter de sair do Rio Ave FC. No fundo... quer ser tudo desde que apareça e desde que com isso ganhe mais. Foi uma coisa, agora é outra, mas num cargo ou noutro está sempre lá para a fotografia… (Será que os jogadores não notam isso... que há alguém que tenta ser mais estrela que eles?).

Se calhar temos alguém dentro do RAFC que não o Presidente que ambiciona e tudo fará para ser o Presidente da SAD.

Quem nos guarda as costas é quem melhor as conhece para poder espetar a faca, e o nosso braço direito é quem está em melhor posição para nos cortar a asa.

Em relação aos sócios e adeptos

É aqui entronca a questão dos sócios.

Não deixa de ser curioso que quando abordei as várias responsabilidades no primeiro texto desta “saga”: “ A Culpa” a única que suscitou "curiosidade" nos comentários tenha sido a parte em que abordava a conivência dos sócios.

Quando temos de analisar algo amplamente é sempre mais fácil olhar para todo o lado e meter a nossa para debaixo do tapete. Claro que a nossa.

Em relação a nós a questão é que:

Por muito que tenhamos questionado a identidade;

Por muito que em determinadas alturas tenhamos pedido oportunidades para quem realmente é da casa, que é do Rio Ave FC desde sempre (quantas vezes em anos anteriores já tínhamos pedido Pedro Cunha? E Costinha, Tiago André, Vitó...);

Por muito que tenhamos nas redes socias questionado a prepotência com que assalariados postem nos seus Facebook pessoais ataques à paixão de quem é do Rio Ave FC;

Por muito que tenhamos questionado a arrogância e sobranceria de apagarem posts no facebook do clube...

em termos concretos poucos de nós fazem algo que possa mudar isso.

 Contra mim falo. Não vou às assembleias, nunca escrevi ao Presidente da Mesa da Assembleia, nem sequer li alguma vez com a atenção que deveria os estatutos do clube. Bem sei que não somos todos, mas a grande maioria age assim. Basta ver o número sócios e quantos estão de facto presentes nas assembleias. Assumo: eu não estou.

Era aí que queria chegar quando falei dos sócios. Enquanto a equipa foi ganhando, íamos falando, mas pouco fazendo. Talvez esteja na hora de fazermos algo mais.

É BOM QUE CONSIGAMOS PERCEBER DOS QUE ESTÃO DENTRO DO CLUBE QUEM SERVE O RIO AVE E QUEM SE SERVE DO RIO AVE. QUEM VIVE O RIO AVE E QUEM VIVE DO RIO AVE.

PS: há 2 anos numa situação difícil foi um homem do Rio Ave FC e de Vila do Conde, Daniel Ramos que endireitou a Caravela. Hoje esse papel cabe a outro Vilacondense e Rioavista: Pedro Cunha. Pedro Cunha não está sozinho. Estamos com ele. Estamos juntos. Estamos com o Rio Ave FC.