6.1.21

A Culpa: Meio-campo

Para mim o sector mail equilibrado. Temos 2 jogadores de qualidade por posição e com características diferentes, ao contrário do que sucedia o ano passado no início da época.

No entanto, peca por 2 motivos: não estarem as peças a serem utilizadas como poderiam e em alguns jogadores de quem se esperava mais.

Esperava mais de Pelé. Está muito muito longe se ser o jogador que foi o melhor do Rio Ave na sua anterior passagem. Se só estivesse longe, se calhar já chegava.
Filipe Augusto não está ao seu nível habitual - é um facto. A verdade é que, se jogamos mal com ele, sem ele foi o que se viu.
 
Tarantini não tem a disponibilidade de outros anos e andar a tapar buracos à esquerda e à direita já não é para ele, apesar de tentar.
Jambor creio que peca pelo feitio. Sai de trombas quando joga, entra de trombas quando é suplente, fica de trombas quando marca. Alguém que por tudo e por nada arranja um problema não será um bom companheiro. Percebo que por isso não o ponham a jogar mais vezes, além de pessoalmente também o achar muito mole; contudo, perante as prestações de Pelé e F. Augusto, já poderia ter sido dada nova oportunidade ao jogador pelo rendimento que apresentou na fase inicial da época.

Diego, Geraldes e Piazon. Bem... há mais algum plantel na Liga (à excepção dos 4 da frente) que tenha 3 "10" destes? Não deve haver... Mas também não deve haver muitos com a falta de comprometimento destes...
Diego joga à esquerda... fora do sítio, desmoraliza ou não gosta... e não corre. Piazon jogava à direita... fora do sítio..., gosta muito que lhe deem a bola, mas correr atrás dela, está fora de questão... e Geraldes tem jogado ao meio mas de forma diferente do que jogava com Miguel Cardoso. Ou seja, fazia sentido Geraldes jogar ao meio se tivesse 3 ou 4 médios atrás dele a fazer o 4-5-1 que Miguel Cardoso utilizava, em que ele fintava um ou 2 jogadores e estava pronto para remate ou para fazer último passe. Pedir a um jogador leve, pouco intenso e lento que venha pegar no jogo ao meio-campo defensivo e que conduza a bola não faz qualquer sentido. É bom lembrar que a época que lançou Geraldes no Moreirense foi feita a médio direito... Se calhar podia fazer mais sentido...
Contudo, isto serve para os 3, se não querem jogar fora da posição, só joga um de cada vez. Não nos podemos dar ao luxo de ter jogadores que nem sequer pressionam numa primeira fase.
Vou incluir Diogo Texeira. Acho que pode ser um João Novais. E se não conseguimos entrar com a bola pela baliza dentro como gostam alguns como Diego, Geraldes ou Mané... então que seja à bomba e aí Teixeira pode fazer a diferença. Já ficamos em 5º assim com muitos golos de Novais. Para fazer golos é preciso quem remate e ele remata muito e bem, ao contrário de outros que nem bem nem mal: não rematam.

Posto isto, espero mexidas por parte de Pedro Cunha, seja com o reforço do meio-campo a nível do músculo, seja nos nomes que por norma surgem a titular.
Acredito até que Rúben Gonçalves podia ser solução, mas foi mais um que o mandaram à vida dele.