6.1.21

A Culpa: os Avançados

Extremos:

Meshino pouco mostrou e o que mostrou não foi grande coisa apesar de já ter feito o gosto ao pé, o que esta época vale ouro no nosso clube.

Mané é um extremo de linha. É a jogar na direita que rende... não é na esquerda a vir para dentro. Para mim está sub-aproveitado, apesar de também não estar em bo momento; parece-me até com falta de confiança.
Gabrielzinho voltou como foi... serve para jogar na Taça ou sair do banco quando estamos em vantagem para jogar em contra-ataque. Tem lugar no plantel mas não tem qualidade para ser titular.

Pontas-de-lança:

Bem sei que não os podemos comparar com Vinícius ou Taremi que vieram cá parar tendo um nível diferenciado, mas:
- Ronan vai, vem, fica, não joga, vai e torna a vir. Acredito que para ele não seja fácil. Praticamente sem oportunidades pode ser interessante tê-lo no plantel em situações de excepção, em que há necessidade de jogar com 2 homens de área.

Bruno Moreira era um bom suplente se tivéssemos um Taremi ou um Vinicius, mas não tendo, podia até ser um bom titular se os nossos médios e/ou extremos tivessem golo porque trabalha muito e abre muito espaço. Não é o caso: temos médios e extremos sem golo. Contudo, devia ter ficado e fazer parte do plantel e espero que não vá reforçar o Portimonense que neste momento é adversário directo na luta pela manutenção.

André Pereira - serviu para descontar em de Taremi. Um meco de 1 milhão. Não serve.

Said - não sei como está ou se Pedro Cunha conta mesmo com ele, nem sei bem o que poderá oferecer.

Não fui fazer as contas mas a soma de golos destes jogadores na última época, chega a 10 golos? Quando estamos a falar de avançados a estatística deve ser levada em conta.
As que entram têm de entrar na equação, porque são as que entram que contam. Não interessa ter um batalhador, um pinheiro e um que segura bem de costas se nenhum deles tem golo.
É preciso fazer contas e ter um homem que marque golos.
E deixaram sair o Schutte...

Dala:
Há uma posição só para Dala. Das duas vezes que saiu lembro-me de muitas vezes comentarmos: "e quem faz de Dala?". Para mim é um segundo avançado para jogar em 4-4-2, mas num 4-3-3 está muito mais perto de ser um 10 do que um "9". 
Para mim, neste momento tem lugar na equipa e ou joga na esquerda ou joga a 10. Dala partindo da esquerda para o meio pode ser muito mais desequilibrador. Mas quem estaria atrás dele seria o Amaral... o que implica que ter de ajudar a fechar. No entanto, com um jogador em condições atrás dele, se calhar já não teria de o fazer tantas vezes.


Acabando aqui análise aos jogadores, as necessidades são:
Primeiro: Metê-los a jogar nas posições certas;
Segundo: Tirar da equipa quem não tem atitude;
Terceiro: contratar um lateral-esquerdo;
Quarto: Ter um 4º central que possa lutar por um lugar a titular;
Quinto: Ir buscar um matador (jogador que tenha feito pelo menos 15 golos em cada uma das últimas 3 épocas nem que seja na 2ª liga ou até no campeonato de Portugal - um gajo que as meta lá dentro).
Sexto: Extremo canhoto (não é um extremo destro que jogue bem à esquerda. É alguém que dê largura, que vá à linha cruzar... mas não adianta contratar este sem que venha uma referência para a área para as meter lá dentro).